Mediacine
Destaques da semana

Festival de Animação de Annecy divulga selecionados

O Festival de Animação de Annecy divulgou na última quarta-feira, 27 de abril, os filmes selecionados para sua 56º edição. O evento que acontece entre os dias 13 e 18 de junho, recebe na competição de longa-metragem, uma produção francesa, La Jeune Fille sans Mains, de Sébastien Laudenbach, e duas coproduções, Ma vie de Courgette, de Claude Barras (França/Suíça) e Psiconautas, the Forgotten Children, de  Pedro Rivero e Alberto Vázquez (Espanha/França). A França e o Brasil também estão presentes nas demais categorias do Festival. Na competição de curta-metragem são oito produções e oito coproduções francesas e um filme brasileiro, Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo. Em Filmes para Televisão foram selecionadas cinco produções francesas, uma coprodução Bélgica/França e uma coprodução Chile, Brasil, Argentina e Colombia, Puerto Papel “Amor de Papel”, de Alvaro Ceppi e Hugo Covarrubias. O Brasil entra com a coprodução The World of Austin em parceria com os Estados Unidos na sessão Commissioned Films, onde encontramos outras sete produções francesas e uma coprodução França/Japão. Em Graduation Films é onde encontramos maior número de produções francesas, 13 no total, e três coproduções. Uma coprodução Brasil/Canadá completa a competição.

 


Festival Varilux - Oficina Franco-Brasileira de roteiro chega à Recife

O Festival Varilux de Cinema Francês 2016 promoverá em junho a quinta edição da oficina Franco-Brasileira de roteiros audiovisuais. Neste ano o evento traz duas novidades: a oficina será ministrada pela primeira vez em Recife, na modalidade formatos para televisão e dividida em três temas, roteiro para TV, cinema e comédia. Alguns dos roteiristas palestrantes são Corinne Klomp, Romain Compingt, Claire Barré e Alain Layrac, com orientação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e Diretor Geral do Festival International de Programmes Audiovisuels - FIPA de Biarritz, França. As aulas acontecem entre 6 a 11 de junho, no Rio de Janeiro, e 13 a 17 de junho, no Recife. As inscrições vão até 10 de maio e a lista dos aprovados será divulgada no dia 16 de maio. Mais informações no site do Festival Varilux


Cannes – Divulgada Seleção Oficial do Júri

O cineasta George Miller, diretor do premiado Mad Max: Fury Road (2015) e ganhador do Oscar 2007 de melhor animação com Happy Feet, será o Presidente do Júri da 69º edição do Festival de Cannes. Ao seu lado, compondo a mesa dos jurados, estão mais oito personalidades do cinema mundial, são eles: os diretores Arnaud Desplechin e László Nemes, as atrizes Kirsten Dunst, Vanessa Paradis e Valeria Golino, os atores Mads Mikkelsen, vencedor da categoria de Melhor Ator de Cannes em 2012 pelo filme A Caça, Donald Sutherland e a produtora Katayoon Shahabi. A cerimônia de premiação do festival acontece na noite do dia 22 de maio. 


Aide aux Cinéma du Monde em Cannes

O Festival de Cannes 2016 selecionou 12 coproduções que receberam apoio do programa Aide aux Cinéma du Monde, do Centre National du Cinéma et de l’image animée (CNC) e do Institut Français (IF). A ajuda contempla projetos de longa-metragem de ficção, animação ou documentário e funciona como porta de entrada no mercado para cineastas do mundo inteiro.  Cinco longas estão na seleção oficial do festival, quatro participam da mostra Un Certain Regard, dentre eles o filme de abertura da mostra, Clash, de Mohamed Diab (Egito). Três filmes foram selecionados para a Semaine de La Critique, três para a Quinzaine des réalisateurs e, enfim, um na ACID. Esta seleção para a 69º edição do festival confirma o sucesso dos mecanismos de apoio à produção cinematográfica internacional dos países do Sul promovida pela França, afirmando seu papel como primeiro país de coprodução de filmes estrangeiros. 


Encontro entre CACI e EFADs discute novos rumos do mercado audiovisual

Durante o Festival Cinélatino, a cidade de Toulouse, França, foi palco para o encontro entre a Conferência de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica (CACI) e o European Film Agency Directors (EFADs), que aconteceu nos dias 15 e 16 de março. A conferência reuniu chefes do setor cinematográfico de diferentes países da América Latina e da Europa a fim de compartilhar e pensar soluções para os principais desafios atuais do mercado de cinema. Os membros do EFADs e CACI concordam sobre a necessidade de reforçar a cooperação e os intercâmbios, em particular em relação aos marcos regulatórios que regem o mercado audiovisual e VoD em seus respectivos países. Consideram importante que todos estejam em pé de igualdade, assegurem uma concorrência leal no mercado, e ao mesmo tempo estimulem o desenvolvimento econômico e a diversidade cultural. A importância da realização de coproduções também foi outro ponto importante do diálogo. Enxergada como mecanismo de geração de receita através das vendas internacionais, essencial para os produtores audiovisuais, em particular nos pequenos mercados nacionais. Esse cenário encontra caminhos positivos com a abertura do fundo Eurimages aos países não membros da União Européia. O fundo, que antes funcionava como um apoio ao cinema europeu, agora  se estende às coproduções entre países europeus e latinos. Mais informações aqui.


Abertas as inscrições para o Festival Anima Mundi 2016

O Festival Internacional de Animação do Brasil, Anima Mundi, abriu as inscrições para a participação na pré-seleção de sua 24º edição. O evento acontecerá entre os dias 25 e 30 de outubro, no Rio de Janeiro e entre 2 e 6 de Novembro, em São Paulo, devido aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos sediados pela cidade do Rio de Janeiro. Inscrições e outras informações no site do evento.


Cinemaison no Rio de Janeiro

40 - AMOR

 Terre Battue (Bélgica, França 2014). De Stéphane Demoustier. Com Olivier Gourmet, Valeria Bruni Tedeschi e Charles Mérienne. Em cores/95’.

 

 

NOITE SPICEE NO CINEMAISON

Na próxima terça-feira, 10 de maio à 19h00o Cinemaison do Rio de Janeiro organiza um evento para divulgar a midia digital inovadora, Spicee. A Spicee propõe reportagens e documentários inéditos e de alta qualidade em HD, fora dos padrões encontrados nos canais de TV. Esse evento contará com a presença de Matthieu Firmin (redator chefe da “Spicee”), Jean-Bernard Schmidt (co-criador da “Spicee”), Thomas Huchon (diretor do filme Caça-Conspirações que será exibido na sessão) e como moderador, Ian SBF criador do canal Porta dos Fundos. A sessão será seguida de um coquetel gratuito com musica ao vivo no novo espaço do Consulado da França no Rio : A Maison. Mas informações aqui.


09/05 ÀS 13H CLEVELAND VERSUS WALL STREET

Cleveland contre Wall Street (França, Suíça 2010). De Jean- Stéphane Bron. Em cores/98’.


09/05 ÀS 18H VERSALHES

Versailles (França 2008). De Pierre Schoeller. Com Guillaume Depardieu, Judith Chemla, Max Baissette de Malglaive. Em cores/114’.


À Beira do Mundo

09/05 ÀS 20H A BEIRA DO MUNDO

Au bord du monde (França 2013). De Claus Drexel. Em cores/98’. Classificação etária Livre.


Em cartaz no Brasil
Incompreendida

ESTREIA MAIO SEM DATA : INCOMPREENDIDA

[L'Incompresa, França, Itália, 2014], de Asia Argento. Gênero: drama. Com Charlotte Gainsbourg


Um brinde à vida

ESTREIA 12/05 : UM BRINDE A VIDA

[À la vie, França, 2014], de Jean-Jacques Zilbermann. Gênero: comédia dramática. Com Julie Depardieu, Johanna ter Steege, Suzanne Clement

 


NA EUROPA

Festival San Sebástian : convocatória para V Fórum de Coprodução Europa – Latino América

Estão abertas as inscrições de projetos para o Fórum de Coprodução entre Europa e América Latina que acontece no Festival San Sebástian, na Espanha. O evento pretende promover o desenvolvimento de coproduções e redes de distribuição entre os dois continentes. Serão apresentados 20 projetos em sessões de pitching para os membros da indústria, a fim de estreitar parcerias e firmar negócios no mercado internacional de cinema. O Fórum de Coprodução Europa-Latino América acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro na 64º edição do Festival San Sebastian.


Festival Latino-americano Cinemaissí na Finlândia abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema Latino-americano da Finlândia – Cinemaissí, um dos principais eventos do cinema da América Latina nos países nórdicos. O festival chega à sua 12º edição e acontece no mês de outubro, na cidade de Helsinki. O Cinemaissí recebe inscrições de curta e longa-metragem até o dia 31 de maio.

 


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.