Mediacine
Destaques da semana

SELEÇÃO CANNES 2016 : O BRASIL E A FRANÇA CONCORREM À PALMA DE OURO

Foi divulgada a Seleção Oficial do 69º Festival de Cannes (http://www.festival-cannes.com/fr.html), que acontecerá de 11 a 26 de maio. Depois de 8 anos, o Brasil volta à disputa pela Palma de Ouro do prestigioso festival francês com “Aquarius", o novo longa-metragem de Kléber Mendonça Filho que é uma produção minoritaria francêsa. O Brasil será representado também na competição oficial de curtas-metragens, com “A Moça que Dançou com o Diabo", de João Paulo Miranda Maria.Como de costume, a França sempre esteve presente no panorama mundial da produção cinematográfica através de suas muitas co-produções internacionais. Este ano, entre os 20 filmes selecionados na competição pela Palma de Ouro, 10 deles correspondem a co-produções francesas, seja majoritária ou minoritariamente, dos quais dois são 100% franceses: Mal de pierres, de Nicole Garcia e Rester vertical de Alain Guiraudie. Também foi divulgada a Seleção Oficial da categoria « Un certain regard» que conta com a presença da França em sete filmes, dentre os quais quatro são produções majoritariamente francesa. Parabéns a eles!


ABPITV no MIFA

Este ano no MIFA estara novamente presente uma delegação de produtores brasileiros organizada pelo Brazilian TV Producers, programa de exportação da ABPITV, e uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Mercado Internacional de Cinema de Animação, o mais importante do gênero,  vai se desenrolar na França, na cidade de Annecy, entre os dias 15 e 17 de junho. Serà uma boa oportunidade para produtores conhecerem players do mercado de animação, fecharem negócios e expandirem suas redes de contato. 


FESTIVAL DE CANNES 2016 : AS OUTRAS CATEGORIAS

Categoria Semaine de la Critique
Foi anunciada a Seleção Oficial da 55º Semaine de la Critique. Os filmes  franceses Grave de Julia Ducournau, Diamond Island de Davy Chou concorrem pela Competição  Oficial de longas-metragens. Na Seleção Oficial de curta-metragens se destaca  uma produção brasileira, “Delírio é a redenção dos aflitos” de Fellipe Fernandes, e também os franceses  L’enfance d’un chef de Antoine de Bary e Le soldat vierge de Erwan Le Duc. A comédia francesa « Victoria », de Justine Triet,  será exibida como filme de abertura da Semana.  Mais infomações sobre a seleção podem ser acessadas aqui (http://www.semainedelacritique.com/selection.php). Categoria Quinzaine des Réalisateurs Sobre os 18 longas-metragens que irão concorrer pela categoria « Quinzaine des Réalisateurs», novamente, a França se destaca com vários produções e co-produções. Representada por uma grande diversidade de gêneros, a seleção inclui os franceses Tour de France de Rachid Djaïdani e Mercenaires, o primeiro filme de Sacha Wolff.


Verão dos Clássicos na Cinemateca SP

Atè o dia 8 de maio, a Cinemateca Brasileira de São Paulo exibirá a Mostra Verão dos Clássicos, em parceria com a Embaixada da França no Brasil. Os filmes escolhidos são Pickpocket de Robert Bresson, O desprezo de Jean-Luc Godard, A esquiva de Abdellatif Kechiche, Les baisers de secours de Philippe Garrel, J'entends plus la guitare de Philippe Garrel, La naissance de l'amour de Philippe Garrel, 35 doses de Rum de Claire Denis, O último metrô de François Truffaut, Van Gogh de Maurice Pialat, Guarda chuvas do amor de Jacques Demy, Os olhos sem rosto de Georges Franjou, French Cancan de Jean Renoir, Amores Apache de Jacques Becker, Carrossel da esperança de Jacques Tati, O Demônio da Argélia de Julien Duvivier, Zero em comportamento de Jean Vigo, Viagem à Lua de Georges Méliès, Pierrot le fou de Jean-Luc Godard, A grande ilusão de Jean Renoir e Desejos Proibidos de Max Ophüls. Veja a programação completa no site.


Mostra Corpo e Cinema com Agnès Varda no RJ

Mostra Corpo e Cinema convida a assistir Réponse de femmes (Notre Corps, notre sexe), de Agnès Varda. 1975 foi o ano da mulher na França. Antenne 2, o canal publico da televisão Francesa perguntou a sete cineastas femininas para responder em sete minutos a questão : « o que é uma mulher ? ». Esse curta metragem documentário de Agnès Varda é a resposta : uma mulher gravida dançando nua, mulheres falando de desejos, de sexo, da imagem delas na publicidade, de crianças (o direito de ter ou não eles). O festival acontecerá na Caixa Cultura do Rio de Janeiro, de 19 de abril a 1° de maio, em parceria com o Institut Français e a ambaixa da França no Brasil.


Mostra Claire denis no CINUSP

Essa mostra, em parceria com o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, apresentarà na USP os melhores filmes da realizadora Francesa Claire Denis, que recebeu pelo filme Nénette et Boni o Leão de prata no Festival de Veneza no ano 1996. Educada no Cameroun, ela foi marcada pelas paisagens deserticas e a musica, que acompanha as imagens com força. Esses elementos se encontram por exemplo no seu Chocolat que foi presentado na 41° ediçao do Festival de Cannes.  Os filmes escolhidos são Minha terra, áfrica, Chocolate, Bom trabalho, Sexta-feira à noite, Us go home, Que se dane a morte!, Jacques rivette, o vigilante, O intruso, 35 doses de rum, Nenette e boni, Bastardos, Desejo e obsessão, Noites sem dormir e Do lado de Mathilde.


AUDREY AZOULAY, MINISTRA DA CULTURA E COMUNICAÇÃO DA FRANÇA, ANUNCIA PARA 2017 O LANÇAMENTO DE UM FESTIVAL DE SÉRIES

Audrey Azoulay, Ministra da Cultura e Comunicação da França, reforçou a necesidade de se criar na França em 2017 um evento com dimensão internacional dedicado às séries, apoiando assim a dinâmica de sucesso em que a ficção francesa está inserida há vários anos.A iniciativa anunciada visa reforçar outras já existentes na região de Paris, como o Festival Série e Mania Series, que têm tido certo êxito. Para implementar um projeto artístico tão ambicioso como este, será necessário um trabalho conjunto entre a Cidade de Paris e Região, o Forum des Images - institução cultural de Paris dedicado ao audiovisual - e os festivais e profissionais do setor. Essa atuação é o que permitirá dar a luz a esse grande evento internacional, que promoverá a indústria de ficção através de atividades educacionais, tais como ateliers para incentivar o surgimento de novos talentos.


Cinemaison no Rio de Janeiro

25/04 AS 13H MICHEL PETRUCCIANI

Michel Petrucciani (França, 2011). De Sébastien Jousse Documentario.102'


25/04 AS 15H COR DA PELE : MEL

Couleur de peau : miel (França, Bélgica, 2012). De Jung, Laurent Boileau. Em cores. Animação. 75'


25/04 AS 18H O PAIS DAS MARAVILHAS + FILLE DU CALVAIRE + UM MUNDO SEM MULHERES

Le Pays qui n'existe pas (França, 2012). De Cécile Ducrocq. Drama. 18'- Fille du Calvaire (França, 2012). De Stéphane Demoustier. Comédià Dramatica. 20'- Un Monde sans femmes (França 2011). De Guillaume Brac. Comédia dramatica. 58'


25/04 AS 20H 40-AMOR

Terre Battue (França, Bélgica, 2014). De Stéphane Demoustier. Drama. 95'


Em cartaz no Brasil

ESTREIA 21/04: Uma história de loucura

[Une histoire de fou, França, 2015], de Robert Guédiguian. Gênero: drama. Com Simon Abkarian, Ariane Ascaride, Grégoire Leprince-Ringuet


ESTREIA 21/04: O TESOURO

[Comoara, Romênia, França, 2015], de Corneliu Porumboiu. Gênero: drama. Com Cuzin Toma, Adrian Purcarescu, Corneliu Cozmei


ESTREIA 28/04: FOGO NO MAR

[Fuocoammare, Itália, França, 2016], de Gianfranco Rosi. Gênero: documentário


ESTREIA 28/04: DOIS REMY, DOIS

[Deux Rémi, Deux, , França, 2015], de Pierre Léon. Gênero: drama. Com Pascal Cervo, Serge Bozon, Luna Picoli-Truffaut


ESTREIA 28/04: O QUE EU FIZ PARA MERECER ISSOU

[Une heure de tranquillité, França, 2014], de Patrice Leconte. Gênero: comédia. Com Christian Clavier, Carole Bouquet, Valérie Bonneton


Na França

L'ABPITV au MIFA 2016

Une fois encore, le Brazilian TV Producers, le programme d’exportation de l’ABPITV (l’association brésilienne des producteurs indépendants) va organiser avec l’Agence brésilienne de promotion, d’exportation et d’investissements (l’APEX-Brasil) la venue d’une délégation de producteurs brésiliens au International Animation Film Market. Le MIFA, le festival de référence dans le domaine du film d’animation, se tiendra à Annecy du 15 au 17 juin. Cet évènement  est l’occasion pour les professionnels de rencontrer des acteurs du marché du film d’animation, de réfléchir des projets communs et d’étendre leur réseau.  


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.