Mediacine
Destaques da semana
É TUDO VERDADE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS

Festival É Tudo Verdade no RJ e SP

O É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários acontecerá de 7 a 17 de abril no Rio de Janeiro e em São Paulo. Há 21 anos, o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade discute a pertinência da produção documental no Brasil e no mundo. Com a realização das Olimpíadas no Rio em agosto, este ano o festival não poderia deixar de incluir no programa uma mostra especial dedicada à primeira visita dos Jogos Olímpicos à América do Sul. O ciclo Cinema Olympia visa assim compreender a íntima relação, estabelecida desde suas origens, entre o cinema, notadamente o documental, e o maior evento esportivo planetário. O circuito também passará pelo Cinemaison RJ que, no dia 11 de abril, receberá a exibição de Olympia '52 de Chris Marker, às 18h, seguida da projeção do documentário Novo olhar sobre Olympia '52, com apresentação do diretor Julien Faraut, às 20h. Para a programação completa, acesse o site e visite o Facebook. 


Programa Internacional de Capacitação no RJ

Em 2016, o Rio de Janeiro sedia uma nova edição do Programa Internacional de Capacitação. Esta ação do Brazilian TV Producers é destinada às produtoras que desejam iniciar ou ampliar sua atuação no exterior. A quinta edição do PIC será realizada em três módulos diferentes no decorrer do ano e terá foco nas empresas. O novo formato é fruto da parceria com a RioFilme e a Embaixada da França, que oferecerão workshops em desenvolvimento de projetos tipo exportação em maio, coprodução internacional em agosto e agenciamento e distribuição internacional em novembro de 2016. Os associados ABPITV têm descontos especiais.Para se inscrever, acesse o site da Brazilian TV Producers.


INSCRIÇÕES ABERTAS: FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTÍSSIMOS

O Festival nasceu na França em 1998 como canal de exibição, divulgação e formação de público para filmes curtíssimos. Atualmente ele é exibido em mais de 100 cidades pelo mundo. No Brasil, o evento está na 9ª edição terá exibições de 8 a 11 de junho em Brasília. As inscrições para envio dos filmes estão abertas até 25 de abril. O diretores de filmes com até 3' de duração podem escolher entre as categorias Curtíssimos de Animação, Originalidade, Curtíssimos Brasília e Melhor Filme na Mostra Competitiva Nacional. Além disso, os filmes vencedores nas categorias Melhor Filme e Melhor Curtíssimo de Brasilia receberão R$ 7.500,00 em locação de equipamentos da Moviecenter, além do Prêmio da DOT Cine, que corresponde a uma finalização em sistema DCP. Clique aqui para inscrever seu filme no Festival Internacional de Filmes CurtíssimosA lista de selecionados será divulgada no dia 10 de maio, após o júri avaliar as categorias Melhor Filme, Animação e Originalidade. O público também poderá escolher as produções que mais agradaram.


Retrospectiva Varan chega ao Rio de Janeiro

Ateliers Varan é uma escola de formação de documentaristas que possibilitou que centenas de pessoas documentassem o cenário político e cotidiano de seus países. Entre os dias 2 e 23 de abril, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, recebe a Retrospectiva Varan, em parceria com o  Institut Français, que exibirá 45 títulos desse acervo – inédito no Brasil. Os filmes, assim como as demais atividades, terão entrada gratuitaVaran, cuja sede fica em Paris, foi oficialmente fundada em 1981, por iniciativa dos cineastas Jean Rouch e Jacques d'Arthuys, com o objetivo de formar jovens documentaristas em países onde ainda não havia uma produção cinematográfica própria. Do Afeganistão pós-guerra a um retrato da África do Sul durante o apartheid, os Ateliers produziram documentários que mostram as tensões políticas, os conflitos, as transformações sociais e a cultura de diversos países. A retrospectiva exibirá parte desse imenso acervo de obras produzidas pelos Ateliers Varan, seus estagiários e fundadores, nos mais de 30 anos de oficinas pelo mundo. Veja aqui a programação completa.


Semana da Europa em todo o Brasil

A Semana da Europa chega a sua 11ª edição com o tema “Desenvolvimento e cidadania”, promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE). Concebida para exaltar a unidade do continente europeu e ao mesmo tempo destacar a diversidade de seus países-membros, o evento expande suas atividades e oferece ampla programação em várias cidades do Brasil, passando por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Manaus, Florianópolis, Natal, Aracaju e Belém. Serão quase dois meses, entre os dias 3 de maio e 30 de junho, de rica programação que terá, além das atividades citadas, corrida de rua, regata, performance de dança e exposição de pinturas, quase todos com entrada franca. Será projetado um filme para cada um dos 17 países participantes. A França apoia o festival com o filme Hope, de Boris Lojkine. O filme foi premiado na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2014 e ganhou o prêmio da Crítica no Festival de Hamburg. Veja mais no site do evento.


FICINE (Fórum Itinerante de Cinema Negro) no RJ

O Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE), em parceria com o Cinemaison, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e a Cinemateca Africa do Institut Francais, começa no dia 12 de abril, com uma seleção exclusiva de filmes do cinema africano. O FICINE tem por objetivo a construção de uma rede internacional de discussões, projetos e trocas que tenham como ponto de partida e ênfase a reflexão sobre os Cinemas Negros na diáspora e no continente africano. Buscando conectar iniciativas, divulgar e estimular redes de circulação/exibição, nos últimos três anos, o Fórum realizou atividades em Burkina Faso, Moçambique, Cabo Verde, Cuba e em alguns estados brasileiros, chegando agora finalmente à cidade do Rio de Janeiro. A mostra acontecerá em quatro sessões a serem realizadas no Cinemaison, começando pelo filme La noir de..., do diretor senegalês Ousmane Sembene, considerado o “pai do cinema africano”. O debate após a sessão será conduzido pela pesquisadora Janaína Oliveira, especialista nas cinematografias africanas e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE – www.ficine.org). Confira o site oficial  e a página no Facebook.

 


Mostra Cinema Francês em POA

O Cine Santander Cultural, em parceria com o Institut Français, acontecerá de 31 de março a 27 de abril de 2016 em Porto Alegre e, para celebrar a cinematografia francesa, a Mostra Cinema Francês apresentará 18 filmes, sendo 9 clássicos e 9 contemporâneos, todos exibidos em cópias de alta definição, muitos deles pela primeira vez em Porto Alegre. Entre as obras escolhidas estão O Boulevard do Crime de Marcel Carné e Os Guarda-Chuvas do Amor de Jacques Demy. Entre títulos contemporâneos estão Apenas um Suspiro de Jérôme Bonnell e o documentário A Escala, filme de estreia de Kaveh Bakhtiari. Haverá também duas sessões comentadas ao longo do mês: no dia 1º de abril, o pesquisador Marcelo Severo falará sobre o clássico do horror Os Olhos Sem Rosto de Georges Franju e no dia 15 de abril o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc, comentará o documentário Escola de Babel de Julie Bertuccelli. Para ver a programação completa, consulte o site oficial.


Professor da Sorbonne Nouvelle dá curso em SP

Philippe Dubois, professor no Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e membro sênior do IUF - Instituto Universitário da França, ministra o curso "Cinema e Fotografia", de 6 a 8 de abril, das 19h às 21h30, no Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo. Dubois, que participa do programa "Cátedras Franco-Brasileiras", uma parceria entre o Consulado da França em São Paulo e a USP, também realiza a palestra "O Cinema vai ao Museu", no dia 13 de abril às 19h, com entrada aberta ao público. O evento acontecerá no CINUSP, em São Paulo.


MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA FRANCOFONO EM BH

O cinema Humberto Mauro apresenta sua nova mostra permanente de cinema francófono. Com o objetivo apresentar um panorama dos filmes de países que falam a língua francesa, a Mostra Cineclube Francófono exibirá no último sábado de cada mês, sempre às 14h, a partir do dia 26 de março. As sessões serão seguidas por debates com especialistas em cinema. A programação apresenta uma diversidade de estilos e estéticas que compõem a cinematografia francófona, com ênfase aos grandes clássicos. Os 3 primeiros filmes serão Jacquot de Nantes, de Agnès Varda (30/04), As Damas do Bosque de Boulogne, de Robert Bresson (28/05) e Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo, de Claude Chabrol (25/06). Acompanhe no blog da embaixada em BH.


Inscrições abertas: BIG Festival em SP

Os desenvolvedores de jogos independentes do mundo todo já podem inscrever suas criações na competição principal do BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), o maior festival de jogos independentes da América Latina, que acontecerá de 25 de Junho a 3 de Julho no Centro Cultural São Paulo. A edição deste ano terá foco na França. No ano passado, foram 690 jogos inscritos de 43 países diferentes. Para submeter um jogo, basta acessar o site oficial do evento e seguir as instruçõesAs inscrições vão até 25 de abril. Os games serão analisados pelo Comitê de Seleção do festival e os finalistas irão competir nas categorias Melhor Jogo, Melhor Jogo da América Latina, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, Inovação, Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social e Voto Popular, além de uma premiação especial para o Melhor Jogo Ambiental. Ao todo, serão R$ 52 mil em prêmios para cerda de 40 títulos finalistas. Todos eles estarão disponíveis em computadores, tablets, smartphones e consoles em um grande salão, para oss visitantes poderem testá-los e votar gratuitamente. Saiba mais no site.


Cinemaison no Rio de Janeiro
Os Filhos do Vento

11/04 ÀS 13H OS FILHOS DO VENTO

Les Fils du Vent (França 2012). De Bruno Le Jean . Em cores/96’.


A Bela Vida

11/04 ÀS 15H A BELA VIDA

La belle vie (França 2013). De Jean Denizot. Com Solène Rigot, Zacharie Chasseriaud. Em cores/93’. Classificação etária Livre.


Olympia 52

11/04 ÀS 18H UM NOVO OLHAR SOBRE OLYMPIA 52

(França 1952). De Chris Marker. Em preto e branco/82’. Classificação etária Livre.


Um Novo Olhar Sobre Olympia 52

11/04 ÀS 20H UM NOVO OLHAR SOBRE OLYMPIA 52

Regard neuf sur Olympia 52 (França 2013). Em cores/81’.


Em cartaz no Brasil
Asterix e o Domínio dos Deuses

ESTREIA 06/04: Astérix e o domínio dos deuses

Astérix - Le Domaine des Dieux (Bélgica, França 2014). De Louis Clichy. Com Lorànt Deutsch , Roger Carel. Em cores/86’.


A Três Vamos Lá

ESTREIA 14/04: A TRÊS VAMOS LÁ

A trois on y va (França 2014). De Jérôme Bonnell. Com Anaïs Demoustier, Félix Moati, Sophie Verbeeck . Em cores/86’.


Mais Forte Que Bombas

ESTREIA 06/04: Mais forte que bombas

Louder Than Bombs (Dinamarca, França, Noruega 2015). De Joachim Trier. Com Gabriel Byrne, Isabelle Huppert, Jesse Eisenberg. Em cores/109’. Classificação etária 14 Anos.


Na França

INSCRIÇÕES ABERTAS: Sunny Side 2016

O Sunny Side of the Doc é um mercado internacional de televisão focado em programação factual e de documentários, que busca promover coproduções e relações de venda entre produtoras e canais. Conhecido por promover a diversidade e a qualidade do gênero documentário, o evento acontecerá de 20 a 23 de junho de 2016 em La Rochelle. As inscrições estão abertas a todos os autores, produtores, diretore ou criadores de programadas lineares e interativos à procura de financeamento. O concurso de projetos Sunny Side oferece uma oportunidade única de apresentar 42 conceitos originais aos prospectores internacionais. O Sunny Side procura projetos em desenvolvimento ou em produção que possam interessar a canais e parceiros de todos os continentes. É possível inscrever filmes únicos, séries, mini-séries ou curtas sobre os seguinte temas: Problemas globais, Ciências (em colaboração com a UER), História, História Natural & Animal, Artes & Cultura e, pela primeira vez este ano, Criação Digitale et Asian PitchAs inscrições e submissões estão abertas até quinta-feira 28 de abril de 2016.


INSCRIÇÕES ABERTAS: Master Ina SUP

O Instituto Nacional do Audiovisual da França está com inscrições abertas para seu 10ª edital de acesso para os seus dois mestrados: Produção e Gestão de patrimônios audiovisuaisAo final dos dois anos de estudos no Ina SUP, a escola do Ina, os estudante receberão um diploma de mestrado Ina, reconhecido pelo ministério da Cultura e da Comunicação, assim como pelo ministério do Ensino Superior e da Pequisa. O Ina SUP incentiva a candidatura de estudantes estrangeiros, de todas as nacionalidades, e a constituição de grupos de estudantes ricos de múltiplas culturas. São 20 vagas para o mestrado de produção e 15 para o mestrado de gestão de patrimônios audiovisuais. Os candidatos devem ter no máximo 27 anos no ato da inscrição. Veja como se inscrever aqui. As candidaturas do concurso de acesso às formações estão abertas até o dia 18 de abril de 2016. Saiba mais sobre o curso gestão de patrimônio aqui e sobre o curso de produção aqui.


Festival de cinema brasileiro de Paris

18ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris acontece de 5 a 12 de abril no cinema l'Arlequin (76, rue de rennes - 75006 Paris)O evento é uma oportunidade para apresentar todos os anos ao público francês e brasileiro uma seleção dos melhores produções do cinema brasileiro, revelando os últimos lançamentos de ficção e de documentários, contando até com algumas pré-estreias mundiais no Festival. Entre os filmes que compõem a grade da programação neste ano estão vários títulos que estrearam no Festival do Rio 2015, como Boi Neon, de Gabriel Mascaro, e Olmo e a Gaivota, de Petra Costa. Veja a programação completa no site do festival.


INSCRIÇÕES ABERTAS: Le Fresnoy

Aberta em outubro de 1997, a Le Fresnoy, instituição de formação artística audiovisual de alto nível que tem como objetivo oferecer aos jovens criadores equipamentos profissionais, financiamento para produção e uma formação interdisciplinar, sob a orientação de artistas consagrados. O campo de trabalho, teórico e prático, é de todas as linguagens audiovisuais, em formatos tradicionais, película ou digital (fotografia, cinema e vídeo), como em formatos da criação digital e hípermídia. A Le Fresnoy tem uma política de difusão através de exposições e eventos próprios, que exploram as questões da criação contemporânea, com destaque para o Panorama, que apresenta sempre em junho o conjunto das obras produzidas na escola. O processo de seleção é aberto a todos os candidatos nascidos após o 31 de dezembro de 1980. O conhecimento do francês ou do inglês falado é indispensável. A inscrição administrativa e entrega do dossiê artístico antes de 29 de abril de 2016. A lista dos selecionados para entrevista será divulgada no dia 24 de maio. As entrevistas serão de 4 a 8 de julho e o resultado final sairá no dia 11 de julho. Para saber mais, acesse o site oficial e curta a escola no Facebook.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.