Mediacine
Destaques da semana
Cine Santander Cultural

Mostra Cinema Francês em POA

O Cine Santander Cultural, em parceria com o Institut Français, acontecerá de 31 de março a 27 de abril de 2016 em Porto Alegre e, para celebrar a cinematografia francesa, a Mostra Cinema Francês apresentará 18 filmes, sendo 9 clássicos e 9 contemporâneos, todos exibidos em cópias de alta definição, muitos deles pela primeira vez em Porto Alegre. Entre as obras escolhidas estão O Boulevard do Crime de Marcel Carné e Os Guarda-Chuvas do Amor de Jacques Demy. Entre títulos contemporâneos estão Apenas um Suspiro de Jérôme Bonnell e o documentário A Escala, filme de estreia de Kaveh Bakhtiari. Haverá também duas sessões comentadas ao longo do mês: no dia 1º de abril, o pesquisador Marcelo Severo falará sobre o clássico do horror Os Olhos Sem Rosto de Georges Franju e no dia 15 de abril o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc, comentará o documentário Escola de Babel de Julie Bertuccelli. Para ver a programação completa, consulte o site oficial.


PRÉ-ESTREIA: Astérix e o domínio dos deuses

No dia 7 de abril, a Bonfilm lançará no circuito brasileiro de cinemas a animação inédita Asterix e o domínio dos deuses, disponível nas versões 2D e 3D, dublado e legendado. Com roteiro e direção de Louis Clichy e Alexandre Astier, o filme é a primeira animação em computação gráfica dos famosos heróis gauleses. Todas as HQs das obras de René Goscinny e Albert Uderzo, criadores de Asterix, foram traduzidas para o português e a história perpassa gerações de crianças e adultos no país. Com o sucesso de 3 milhões de espectadores na França, o novo filme de Asterix e Obelix é aguardado pelo público brasileiro com grande expectativa.


Fábrica dos Cinemas do Mundo 2016

Fabrique des Cinémas du Monde (Fábrica dos Cinemas do Mundo) anuncia sua seleção 2016 e uma brasileira foi premiada. O programa profissional, desenvolvido pelo Institut français em parceria com a France Médias Monde e a Organização Internacional da Francofonia, oferece incentivo à participação dos países do sul e emergentes no mercado internacional. O Fabrique des Cinémas du Monde convida 10 diretores que desenvolvem seus 1° ou 2° longa-metragem, acompanhados de seus produtores, para o 69° Festival de Cannes, que acontecerá de 11 a 22 maio 2016. Os selecionados desta edição foram Girlie de Pocas Pascoal (Angola), Basket de Imam Hasanov (Azerbaïdjan), La Fièvre/The Fever de Maya Da-Rin (Brésil), Rivière Sale/Dirty River de Gustavo Fallas (Costa Rica), Amal de Mohamed Siam (Egypte), Citizen Saint de Tinatin Kajrishvili (Géorgie), Yalda de Massoud Bakhshi (Iran), Saint Inconnu de Alaa Eddine Aljem (Maroc), Une Mauvaise Saison/ A Wrong Season de Carlo Francisco Manatad (Philippines) e The Other Half of the African Sky de Tapiwa Chipfupa (Zimbabwe).

Mostra Clássicos africanos em POA

A Sala P. F. Gastal, em Porto Alegre, está exibindo uma mostra de clássicos africanos durante todo o mês de março, em razão da celebração da francofonia, em parceria com o Institut Français. O evento destaca o cinema produzido na África subsaariana, em uma chance rara de conhecer títulos representativos da cinematografia desta região. Até domingo você poderá assistir produções de diferentes épocas, países e diretores renomados, como o senegalês Djibril Diop Mambéty, o malinense Souleymane Cissé e o burquinense Idrissa Ouedraogo. Hoje, 24 de março, às 20h, a sala exibirá dois filmes com presença da cineasta e atriz francesa de origem senegalesa Mati Diop: o curta Atlânticos (2009), dirigido por ela, e o longa 35 Doses de Rum (2008), que protagonizou sob a direção de Claire Denis. Veja aqui a programação completa da mostra. Saiba mais no Facebook.


Ópera na Tela exibe obras em salas de todo o Brasil

Depois de levar duas mil pessoas às sessões ao ar livre no Rio de Janeiro, o Festival Ópera na Tela chega aos cinemas de todo Brasil. Vinte e uma cidades recebem, até julho de 2016, uma mostra inédita, totalmente dedicada ao gênero da ópera, com exibição do melhor da temporada europeia recente, realizada em verdadeiros templos da ópera, tornando acessível a atualidade lírica mundial ao público brasileiro. Já começaram as exibições do Ópera na Tela em cinemas de TODO o Brasil até Junho de 2016, nas cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Londrina, Maceió, Maringá, Pelotas, Petrópolis, Porto Alegra, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, São Paulo e Vassouras. Em novembro de 2015, o festival organizou projeções ao ar livre no Parque Lage, no Rio de Janeiro. Para ver toda a programação, acesse o site.


INSCRIÇÕES ABERTAS: Filmes femininos no Festival de Cannes

A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes recebe inscrições para o programa See It Be It, que apoia profissionais de criação do sexo feminino. As interessadas têm até o dia 1º de abril para se inscrever, pelo site do Cannes Lions. A iniciativa busca recrutar mulheres criativas de todo o mundo, patrocinando integralmente sua participação em um programa projetado para acelerar suas carreiras. Profissionais do sexo feminino de nível médio a sênior que trabalhem com comunicação de marca e que estejam interessadas em fazer parte do "See It Be It" devem acessar este site para mais informações. No total, 15 participantes serão incluídas no programa de quatro dias e receberão um passe para o festival - que acontecerá entre 18 e 25 de junho - além de passagens e hospedagem. No ano passado, a brasileira Mariana Borga, diretora de criação da J.Walter Thompson de São Paulo, esteve entre as 12 selecionadas. Para mais informações, acesse o site oficial do 69º Festival de Cannes.


Inscrições abertas: BIG Festival em SP

Os desenvolvedores de jogos independentes do mundo todo já podem inscrever suas criações na competição principal do BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), o maior festival de jogos independentes da América Latina, que acontecerá de 25 de Junho a 3 de Julho no Centro Cultural São Paulo. A edição deste ano terá foco na França. No ano passado, foram 690 jogos inscritos de 43 países diferentes. Para submeter um jogo, basta acessar o site oficial do evento e seguir as instruçõesAs inscrições vão até 25 de abril. Os games serão analisados pelo Comitê de Seleção do festival e os finalistas irão competir nas categorias Melhor Jogo, Melhor Jogo da América Latina, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, Inovação, Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social e Voto Popular, além de uma premiação especial para o Melhor Jogo Ambiental. Ao todo, serão R$ 52 mil em prêmios para cerda de 40 títulos finalistas. Todos eles estarão disponíveis em computadores, tablets, smartphones e consoles em um grande salão, para oss visitantes poderem testá-los e votar gratuitamente. Saiba mais no site.


Cinemaison no Rio de Janeiro
Claude Lévi-Strauss por Ele Mesmo

28/03 ÀS 13H CLAUDE LÉVI-STRAUSS POR ELE MESMO

Claude Lévi-Strauss par lui-même (França 2008). De Annie Chevallay, Pierre-André Boutang. Em cores/93’.


Brooklyn

28/03 ÀS 15H BROOKLYN

(França 2014). De Pascal Tessaud. Com Jalil Naciri, Kt Gorique, Rafal Uchiwa. Em cores/83’. Classificação etária Livre.


28/03 ÀS 18H BERTHE MORISOT


Séraphine

28/03 ÀS 20H SERAPHINE

(Bélgica, França 2008). De Martin Provost. Com Francoise Lebrun, Ulrich Tukur, Yolande Moreau. Em cores/125’.


Em cartaz no Brasil
A Juventude

ESTREIA 31/03: A Juventude

La Giovinezza (França, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK), Itália, Suíça 2015). Em cores/124’.


Shut in

ESTREIA 17/03: Shut it

(França 2015). Em cores/90’.


A Linguagem do Coração

ESTREIA 17/03: A linguagem do coração

Marie Heurtin (França 2014). Em cores/94’. Classificação etária 10.


Na França

Inscrições abertas: Paris Coproduction Village 2016

O Paris Coproduction Village é o mercado de coprodução internacional organizado pelo Festival de Cinema Europeu des Arcs, que acontecerá em Paris do dia 8 ao 10 de junho. A plataforma de desenvolvimento e financiamento reúne a cada edição mais de 200 profissionais da indústria do cinema (produtores, agentes de venda, distribuidores etc) para conhecer projetos de longa-metragem internacionais. Esta 3ª edição apresentará 15 projetos que desejam realizar uma coprodução francesa ou europeia e os participantes terão direito a encontros personalizados, a diferentes eventos de networking et a palestras com os profissionais-chave da indústria. As inscrições de projetos estão abertas gratuitamente até o dia 31 de março através do formulário disponível no site. O projeto, que deve ser inscrito por uma sociedade de produção, deve ter no máximo 70 minutos, ter o financiamento de seu país de origem em negociação, diretor e o roteiro pronto. O projeto não deve ter parceiro francês no momento da inscrição. Mais informações, envie um email para contact@pariscopro.com ou acesse o site. A seleção do ano passado está disponível aqui e a aqui está a lista dos professionais presentes em 2015.


INSCRIÇÕES ABERTAS: Le Fresnoy

Aberta em outubro de 1997, a Le Fresnoy, instituição de formação artística audiovisual de alto nível que tem como objetivo oferecer aos jovens criadores equipamentos profissionais, financiamento para produção e uma formação interdisciplinar, sob a orientação de artistas consagrados. O campo de trabalho, teórico e prático, é de todas as linguagens audiovisuais, em formatos tradicionais, película ou digital (fotografia, cinema e vídeo), como em formatos da criação digital e hípermídia. A Le Fresnoy tem uma política de difusão através de exposições e eventos próprios, que exploram as questões da criação contemporânea, com destaque para o Panorama, que apresenta sempre em junho o conjunto das obras produzidas na escola. O processo de seleção é aberto a todos os candidatos nascidos após o 31 de dezembro de 1980. O conhecimento do francês ou do inglês falado é indispensável. A inscrição administrativa e entrega do dossiê artístico antes de 29 de abril de 2016. A lista dos selecionados para entrevista será divulgada no dia 24 de maio. As entrevistas serão de 4 a 8 de julho e o resultado final sairá no dia 11 de julho. Para saber mais, acesse o site oficial e curta a escola no Facebook.


Inscrições abertas: Urban Films Festival

O Urban Films Festival é o primeiro festival de cinema que discute a vida na cidade em todas as suas particularidades e tendências. Os filmes apresentados, dramáticos ou engraçados, encontram seu denominador comum no cenário: a rua, de Paris ao Rio de Janeiro, passando por Seattle ou Ouagadougou. Há 11 anos, ele é referência na descoberta de filmes relacionados à cultura urbana. Ao todo, serão quatro categorias: ficção (15'), performance (7'), documentário (17') e filmes de animação (15'). O Urban Films Festival se materializa em um evento anual em Paris e seus filmes são exibidos ao longo do ano na França e no mundo. Para partipar, preencha o formulário de participação no site oficial e envie seu filme por wetransfer para rstyleparis@gmail.com até o dia 31 de março. A organização espera receber muitos filmes brasileiros para a próxima edição. Conheça também a página no Facebook.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.