Mediacine
Destaques da semana

INSCRIÇÕES ABERTAS: FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTÍSSIMOS

O Festival nasceu na França em 1998 como canal de exibição, divulgação e formação de público para filmes curtíssimos. Atualmente ele é exibido em mais de 100 cidades pelo mundo. No Brasil, o evento está na 9ª edição terá exibições de 8 a 11 de junho em Brasília. As inscrições para envio dos filmes estão abertas até 25 de abril. O diretores de filmes com até 3' de duração podem escolher entre as categorias Curtíssimos de Animação, Originalidade, Curtíssimos Brasília e Melhor Filme na Mostra Competitiva Nacional. Além disso, os filmes vencedores nas categorias Melhor Filme e Melhor Curtíssimo de Brasilia receberão R$ 7.500,00 em locação de equipamentos da Moviecenter, além do Prêmio da DOT Cine, que corresponde a uma finalização em sistema DCP. Clique aqui para inscrever seu filme no Festival Internacional de Filmes CurtíssimosA lista de selecionados será divulgada no dia 10 de maio, após o júri avaliar as categorias Melhor Filme, Animação e Originalidade. O público também poderá escolher as produções que mais agradaram.


Mostra dos Irmãos Dardenne continua em SP, RJ e BSB

A mostra “Cinema humanista – Irmãos Dardenne” exibe 22 filmes dos diretores, roteiristas e produtores belgas Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne. Até o dia 07/03 aproveitem a retrospectiva dos Irmãos Dardenne nos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (até 29 de fevereiro)Premiados com a Palma de Ouro do Festival de Cannes e considerados pela crítica internacional como importantes nomes do cinema contemporâneo, a dupla tem um estilo que valoriza a naturalidade estética das cenas. Seu longa mais recente, Dois dias, uma noite, deu a Marion Cotillard uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. A produção documental dos irmãos, mais rara, é um dos grandes atrativos da mostra.


Indicados ao Oscar 2016

A lista das Indicações ao Oscar 2016 foi divulgada com dois filmes franceses e um filme brasileiro na corrida. A coprodução franco-turca, Mustang, de Deniz Gamze Ergüven representará a França na categoria do Melhor Filme em língua estrangeira. A diretora Deniz Gamze Ergüven, que se formou na escola francesa FEMIS, se destacou bastante com seu filme na última edição da Quinzaine des Réalisateurs em Cannes. O curta-metragem francês Ave Maria, de Basil Khalil, produzido por Éric Dupont e Suha Arraf da produtora Incognito Films, é indicado na categoria Melhor curta-metragem de live action. O longa-metragem do diretor brasileiro Alê Abreu, O Menino e o Mundo, está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme de Animação. O filme já venceu o Cristal do Melhor longa-metragem no Festival de Annecy em 2014.


Público do cinema francês cresce 44%

O levantamento da Unifrance, entidade responsável pela promoção do cinema francês no mundo, revelou que o público brasileiro para os longas da França cresceu 44% em um ano. De 3,7 milhões de ingressos vendidos em 2014, passou-se a 5,3 milhões de ingressos em 2015. A conta inclui sucessos como a animação O pequeno príncipe – que se tornou a animação francesa mais vista da história -, Samba e Astérix e o domínio dos deuses; filmes falados em inglês, como o thriller Busca implacável 3, com Liam Neeson, produção da Europacorp de Luc Besson; e o documentário O sal da terra, sobre Sebastião Salgado, produção majoritariamente francesa. Com o resultado, o Brasil superou a Itália e tornou-se o quarto mercado mais importante para o cinema francês, atrás apenas da China (14,7 milhões de ingressos em 2015), EUA e Canadá (14,4 milhões) e México (5,3 milhões). A América Latina bateu recorde de vendas. Com 22,3 milhões de ingressos, um em cada cinco espectadores fora da França estava no continente. Foi o segundo ano seguido em que foram vendidos mais ingressos fora da França do que dentro, o que confirma a eficiência da política de internacionalização do cinema gaulês. Ao todo, a França exportou 515 títulos no ano passado. Leia a reportagem completa.

Fonte: Filme B


CLERMONT-FERRAND exibe filmes brasileiros e franceses

O Festival e Mercado do Curta-Metragem de Clermont-Ferrand que está acontecendo até dia 13 de fevereiro de 2016. Três filmes franceses estão em competição internacional: 1992 de Anthony Doncque, Dernière Porte au Sud de Sacha Feiner e Le Repas Dominical, de Céline Devaux. A mostra também terá dois filmes brasileiros selecionados: Ainda Sangro Por Dentro de Carlos Segundo e Auto Copa Park de João Atala. Saiba mais através do e-mail ou site oficial.


Três filmes franceses no Festival de Berlim

O cinema francês vai brilhar na Berlinale 2016. Na edição deste ano, que acontecerá de 11 a 20 de fevereiro, três filmes franceses estão em competição e dois serão exibidos fora da mostra competitiva. O diretor Quand on a 17 ans de André Téchiné, L'Avenir de Mia Hansen-LøveMort à Sarajevo de Danis Tanovic representarão o cinema francês dentro da competição. A sessão fora da competição exibirá dois filmes gerando muitas expectativas: Saint Amour de Gustave KervernBenoît Delépine, com Gérard DepardieuBenoît Poelvoorde, e Des nouvelles de la planète Mars, de Dominik Moll, com François Damiens. As seleções paralelas Panorama e Génération, ligadas à seleção oficial, serão reveladas em breve. No Côté Forum, que seleciona filmes independentes em Berlim, 44 filmes foram selecionados, dos quais 8 têm uma parte da produção francesa. Guillaume Nicloux apresentará The End, com Gérard Depardieu, e Eugène Green exibirá Le Fils de Joseph, com Mathieu Amalric.


Mostra Tiradentes convida diretor francês Paolo Trotta

O maior evento do cinema brasileiro contemporâneo, a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, vai até o próximo dia 30. Este ano o festival apresenta ao público mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias mundiais e nacionais, além de organizar encontros com produtores e realizadores brasileiros em parceria com o Brasil CineMundiO diretor Paolo Trotta, curador da Quinzaine des Réalisateurs, é um dos convidados, que participou de um debate ontem, dia 27, e recebeu filmes dos produtores e diretores brasileiros. Homenagens, oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance, encontros e diálogos, atrações artísticas comporão uma programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público. Veja mais no site.


Quatro coproduções francesas em Sundance

O cinema francês estará presente no próximo Festival de Sundance, que acontecerá de 21 a 31 de janeiro de 2016. Quatro filmes estão em cartaz na seção World Cinema Dramatic Competition. O principal longa, Halal Love (and Sex) d'Assad Fouladkar, foi produzido com o Líbano, a Alemanha e os Emirados Árabes. As outras três coproduções serão Much Ado About Nothing (Aquí no ha pasado nada) de Alejandro Fernández Almendras, o novo filme de Felix van Groeningen Belgica Sand Storm d'Elite Zexer. A França ainda terá um filme na programação competitiva World Cinema Documentary: Les colons (The Settlers) de Shimon Dotan.


Em cartaz no Brasil
Cinco Graças

ESTREIA 21/01: Cinco Graças

Mustang (Alemanha, França, Turquia 2015). Em cores/94’. Classificação etária 14.


O Presidente

ESTREIA 28/01: O Presidente

The President (Afeganistão, França, Geórgia, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK) 2016). Em cores/119’.


Suíte Francesa

ESTREIA 28/01: Suíte Francesa

(Bélgica, Canadá, França, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK) 2016). Em cores/108’.


O Novíssimo Testamento

ESTREIA 21/01: O Novíssimo Testamento

Le Tout Nouveau Testament (Bélgica, França, Luxemburgo 2015). Em cores/114’.


Na França

INSCRIÇÕES ABERTAS: jovens jornalistas para canal da Fablabchannel e TV5

O canal online Les Haut-Parleurs está com inscrições abertas para jovens repórteres francófonos de todos os lugares do mundo. A ideia é deixar os jovens "contarem o mundo": com um tom franco e espontâneo, os jovens contam suas matérias para a câmera de uma maneira autêntica, que incluem sequências de reportagens que eles gravaram. Eles têm o poder de se comunicar com sua geração e discutir assuntos que lhes preocupam. A nova mídia Les Haut-Parleurs foi pensada e desenvolvida por Fablabchannel, é coproduzida com a TV5Monde com a participação da agência Erasmus+, da agência web La Netscouade, do Institut Français e da Audiens. O canal está buscando novos talentos que gostem de trabalhar como repórteres audiovisuais ou fotográficos - principalmente fora da França – e sejam capazes de filmar e montar uma reportagem de 2 a 3 minutos de forma autônoma, de encontrar histórias e ângulos inusitados e de trabalhar em campo. É importante que o jornalista sinta-se à vontade em expor sua matéria para a câmera, com um tom livre e autêntico, para uma audiência de 16 a 30 anos (e fuja do tom padrão das reportages de tv). Saiba mais aqui, na página oficial do Facebook.


Inscrições abertas: Urban Films Festival

O Urban Films Festival é o primeiro festival de cinema que discute a vida na cidade em todas as suas particularidades e tendências. Os filmes apresentados, dramáticos ou engraçados, encontram seu denominador comum no cenário: a rua, de Paris ao Rio de Janeiro, passando por Seattle ou Ouagadougou. Há 11 anos, ele é referência na descoberta de filmes relacionados à cultura urbana. Ao todo, serão quatro categorias: ficção (15'), performance (7'), documentário (17') e filmes de animação (15'). O Urban Films Festival se materializa em um evento anual em Paris e seus filmes são exibidos ao longo do ano na França e no mundo. Para partipar, preencha o formulário de participação no site oficial e envie seu filme por wetransfer para rstyleparis@gmail.com até o dia 31 de março. A organização espera receber muitos filmes brasileiros para a próxima edição. Conheça também a página no Facebook.


Global Kids Media Congress em Angoulême

O Global Kids Media Congress é a mais nova conferência sobre programas de televisão infantojuvenis para executivos seniores. O evento é direcionado para diretores de canais para crianças que desejam descobrir novidades na área, participar de mesas redondas, sessões de network e pensar em conjunto os próximos passos do mercado midiático infantil. O GKMC acontecerá em Angoulême de 9 a 11 de março. Veja o programa completo, descubra os participantes, os parceiro e mais no site. Para participar do congresso, é necessário cadastrar-se aqui. Para acompanhar as novidades de perto, participe do grupo do Facebook.


AMANHÃ: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA LA FÉMIS 2016

As inscrições para o concurso internacional 2016 La Fémis estão abertas até amanhã, dia 29 de janeiro, no site www.femis.fr. O concurso está aberto para roteiro, direção, montagem, direção de fotografia, direção de som, direção de arte e produção. Podem se candidatar os alunos com menos de 27 anos (30 anos no caso de uma atividade profissional de de 4 anos), que tenham um diploma universitário e um bom nível de francês. Para saber mais, entre no site ou envie um e-mail para Nadine Molière em n.moliere@femis.fr. As provas serão nos dias 10 e 11 de março (a avaliação final acontecerá em Paris na segunda quinzena de junho). No ano passado, um candidato de Taïwan e uma candidata da Tunísia foram aceitos para estudar direção.


NA EUROPA

INSCRIÇÕES ABERTAS: ANIMAFEST 2016

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Zagreb, o Animafest, está com inscrições abertas para a próxima edição, que acontecerá de 6 a 11 junho de 2016 na Croácia. Os longas e curtas metragens de animação a ser enviados deverão ter sido produzidos a partir de 2015. O Grand Prix, dentro de cada uma das 2 categorias, é de 2500 €. O prazo para envio dos filmes é dia 1° de fevereiro de 2016. Acesse o formulário e leia o regulamento completo aqui (em inglês). Para tirar dúvidas, você pode contatar a equipe do festival através do e-mail info@animafest.hr.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.