Mediacine
Destaques da semana

Retrospectiva Godard continua no CCBB em Brasília, SP e RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em parceria com o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, está exibindo a retrospectiva “Godard Inteiro ou o Mundo em Pedaços” até 2 de dezembro, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Entre 26 de novembro a 2 de dezembro, a retrospectiva ocupará o CineSesc, de novo em São Paulo. Todas as 104 produções do celebrado diretor franco-suiço Jean-Luc Godard, entre longas, médias e curtas-metragens, séries, publicidades e trailers, serão exibidas. Além das exibições, serão realizadas palestras ministradas por convidados internacionais, mesas-redondas e cursos. A curadoria é de Eugênio Puppo e nas três capitais estão programados cursos e debates: Ismail Xavier em SP, Ruy Gardnier no Rio e Pablo Gonçalo em Brasília. Em parceria com o CCBB e a Heco Produções, o Cinemaison tem o prazer de apresentar quatro filmes que fazem jus à versatilidade e genialidade desse grande diretor.


25ª edição do Curta Cinema no RJ

Em 2015, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro comemora 25 anos e acontecerá entre os dias 4 a 11 de novembro. A programação do Curta Cinema 2015 conta com 6 filmes franceses em competição: Kiss Me Not (28'), de Inès Loizillon, O muro e a água (24'), de Alice Fargier, Desperte os Mortos (11'), de Morgan Simon, Miau Miau Fofura (23'), de Erwan Le Duc, A Ovelha de Erwin (16'), de Gabriel Sanson e E.T.E.R.N.I.T. (14'), de Giovanni Aloi. Entre os filmes fora da competição, a coprodução com o Brasil Um Pouco de Mim Aqui, um Pouco de Mim Algures (18'), de Sandro Lima, será exibida no Cinemaison. Além da exibição de filmes, o Festival também promove workshops, palestras e debates. Todas as inscrições de filmes e atividades do Curta Cinema são gratuitas. Curta Cinema qualifica os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional a pleitearem uma indicação ao Oscar. Veja o site.

 


XI Coisa de Cinema em Salvador

Entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro, Salvador e Cachoeiras recebem a décima edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, que se firma como um órgão vital para a difusão da produção nacional e internacional, ornamentando seu esqueleto com mostras competitivas, panoramas temáticos e retrospectivas de cineastas clássicos e contemporâneos. A vastidão de seu catálogo não deixa a desejar quanto à qualidade e diversidade, seja curta, longa, ficção, documentário ou animação. O Coisa de Cinema contará este ano com a "Mostra Clássicos Franceses", uma coleção de 11 filmes com copías restauradas com títulos como A Grande Ilusão (La Grande illusion) de Jean Renoir (108', 1937), Desejos Proibidos  (Madame de... ) de Max Ophüls (105', 1953), Os Olhos sem Rosto (Les yeux sans visage) de Georges Franju (88', 1960) ou O Demônio das Onze Horas (Pierrot le Fou) de Jean-Luc Godard (105', 1965). Além disso, a Mostra Competitiva Internacional conta com a coprodução franco-italiana Per Amor Vostro de Giuseppe Gaudino (Itália/França, 110') e dois curtas-metragens franceses: Aïssa de Clément Tréhin-Lalanne (8') e Baile de Família (Bal de Famille) de Stella di Tocco (23'). Confira a programação no site.


VIII Janela Internacional de Cinema do Recife

A VIII edição do Janela Internacional de Cinema de Recife acontecerá de 6 a 15 de novembro, com cerca de 150 filmes em competitivas de curtas, sessões de grandes clássicos e mostras não-competitivas. Este ano 964 trabalhos de 22 países foram submetidos a processo seletivo, dos quais foram selecionadas 44 obras de onze países: 23 curtas brasileiros e 21 estrangeiros. Dois curtas franceses estão na mostra: Par ce Chemin Descendent les Ombres, de Didier d’Abreu, e La Fin du Dragon, de Marina Diaby. O programador da Cinemateca Francesa de Paris Bernard Payen comparecerá ao Janela Internacional Recife para um debate sobre curadoria de filmes, que acontecerá na UFPE. Confira a entrevista com o curador aquiVeja a programação completa no site.


Ganhador de Cannes estará na 39ª Mostra de Cinema de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema São Paulo acontecerá de 22 de outubro a 4 de novembro, com a exibição de 312 títulos de 63 países, entre eles 37 produções e coproduções francesas. O ganhador do Prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes, o francês Dheepan de Jacques Audiard será exibido em 22 salas. Se destacam também 2 filmes apresentado no último Festival de Cannes: Trois souvenirs de ma jeunesse de Arnaud Desplechin presente na Quinzaine des Réalisateurs e também a coproduçäo Les mille et une nuits, a nova realização dodiretor portugues Miguel Gomes depois do filme Tabu.  O Jurí da Mostra acolhe um grande nome da exploração e da produção francesa, Nathanaël Karmitz. Ao lado da competição a grande especialista francesa da 3D, Joséphine Derobe está convidada para animar uma palestra sobre o uso da 3D no cinema. O filme de abertura será Meu Amigo Jindu, de Hector Babenco, para convidados. A edição 2015 homenageará The Film Foundation, a organização sem fins lucrativos de Martin Scorsese que há 25 anos se dedica a preservar e proteger a história do cinema. Isso significa que a mostra trará uma seleção de títulos restaurados do diretor, que assina o cartaz da 39ª edição. A mostra está principalmente em SP, mas haverá exibições em Campinas, Campos do Jordão e RJ.  Veja a programação completa será divulgada em breve no site oficial.


Premiação do Troféu Redentor 2015

Os vencedores do Festival do Rio 2015 foram escolhidos na última terça-feira. O grande vencedor do Troféu Redentor 2015 foi Boi neon, de Gabriel Mascaro, que levou os prêmios de melhor longa de ficção, melhor roteiro, melhor direção de fotografia e melhor atriz coadjuvante para Alyne Santana. O troféu por melhor direção foi para Anita Rocha da Silveira, por Mate-me por favor, e Ives Rosenfeld, por Aspirantes. O melhor documentário foi para Olmo e a gaivota, de Petra Costa e Lea Glob, e melhor direção em documentário para Maria Augusta Ramos por Futuro junhoA mostra Novos Rumos, premiou Beira-mar, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, que também levaram o Prêmio Especial do Júri Felix. Veja os vencedores de todas as categorias e a programação última chance do Festival do Rio 2015.


PLANETA.doc em Florianópolis

O PLANETA.doc, já está com mais de 500 obras de 66 países inscritas para a premiação internacional. O evento promove filmes que trabalham sobre a preservação da vida, o funcionamento da Terra como sistema vivo, os desafios da sustentabilidade e as soluções para viabilizar sociedades integradas ao seu meio natural, para promover a reflexão sobre a sociedade contemporânea. Serão escolhidos os melhores filmes de documentário e animação de curta, média e longa metragem nas categorias Planeta.Doc Internacional e Planeta.doc Brasil. O evento acontecerá em Florianopolis de 26 de outubro a 15 de dezembroVeja mais no site.


Começou a 9ª Mostra CineBH e o 6° Brasil CineMundi

9ª edição do CineBH - a Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontecerá entre os dias 15 a 22 de outubro, com 65 filmes e abertura de Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira. A Mostra Diálogos Históricos exibirá quatro filmes franceses, seguidos de debates com convidados: Zero de Comportamento (1933) de Jean Vigo; French Can Can (1954) de Jean Renoir, Olhos sem Rosto (1960) de Georges Franju; e O Desprezo (1963) de Jean-Luc Godard. O evento contará também com o 6° Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, um mercado de coprodução com 21 convidados internacionais, encontros de negócios e investimentos na formação e capacitação de profissionais do audiovisual. Ao final, um júri vai selecionar o melhor longa nacional em desenvolvimento, que será premiado com materiais e serviços. Os participantes poderão assistir a debates com profissionais do mercado de produção na França, como Juliette Lepoutre, Lucero Garzon, Rémi Bonhomme, Séverine Roinssard e Virginie Devesa.  Toda a programação é gratuita. Veja a programação completa no site.


Inscrições abertas para Mostra Tiradentes e Ouro Preto

A 19ª Mostra Tiradentes e a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) abriram suas inscrições no dia 25 de setembro e aceitarão candidaturas até dia 3 de novembro, através do site Universo Produção. A Mostra Tiradentes, que aceita longas e curtas em formato digital, acontecerá do dia 22 a 30 de janeiro de 2016. A Mostra de Ouro Preto aceita curtas, médias e longas em película e formato digital e tem data prevista para 22 a 27 de junho de 2016. Veja o regulamento para inscrição.


Em cartaz no Brasil
Lulu, nua e crua

ESTREIA 08/10: LULU NUA E CRUA

Lulu femme nue (França 2013). De Sólveig Anspach. Com Bouli Lanners, Karin Viard. Em cores/87’.


O Preço da Fama

ESTREIA 01/10: O PREÇO DA FAMA

La Rançon de la Gloire (França 2013). De Xavier Beauvois. Com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem. Em cores/114’.


Na França

Edital Fabrique des Cinémas du Monde: Inscrições de projetos!

Estão aberta até o dia 23 de novembro 2015 as inscrições de projetos para participar da Fabrique des Cinémas du Monde (Fábrica dos Cinemas do Mundo). Organizada pelo Institut Français de Paris, em parceria com o Festival de Cannes e o Marché du Film, a Fabrique apoia o desenvolvimento de projetos cinematográficos de jovens diretores (primeiro ou segundo longa metragem). Os diretores selecionados serão convidados, juntos com seus produtores, ao 69° Festival de Cannes de 11 a 22 maio 2016. La Fabrique oferece uma oportunidade única aos artistas de ver seus projetos se desenvolver através de um acompanhamento personalizado, workshops, encontros, etc. Desde 2009, 80% dos projetos selecionados assinaram um acordo de coprodução nos seis meses após a participação ao programa. As inscrições podem ser feitas no site da Fabrique em francês ou em inglês.


11ème édition du festival Brésil en Mouvements

A 11° edição do Festival Brésil en Mouvements acontecerá de 14 a 18 de outubro no Cinéma La Clef em Paris: 15 filmes, 9 sessões com encontros e debates! A abertura do festival acontecerá dia 14, de 19h à 22h30, com um debate sobre movimentos sociais com Daniel Cohn-Bendit, um dos líderes das manifestações de 1968 na França. Veja a programação e o teaser do festival. Acompanhe as novidades no blog Brésil en Mouvements. Para apoiar o festival, pode contribuir no site Hello Asso. Todas as ajudas permitirão organizar o festival nas melhores condições.


Festival Filmer le Travail: Concurso de roteiros

O 7° Festival Filmer le Travail, que acontecerá de 29 de janeiro a 7 février de 2016 em Poitiers, abre concurso para roteiros de filmes documentários de 52’. O tema tem que ser obrigatoriamente o trabalho sob três aspectos: os gestos e as atividades de trabalho; as relações e os contextos sociais; as experiências subjetivas e as representações coletivas. Os projetos devem "afirmar e desenvolver um ponto de vista específico, crítico e independente, evitando interesses particulares". Os filmes devem dialogar com a problemática da futura grande região PoitouCharentes/Aquitaine/Limousin e incluir cenas na região. O autor do projeto vencedor receberá 2000 euros. Para mais informações, clique aqui (em francês). O prazo para envio dos projetos é 6 novembre 2015.  Veja o site.


INSCRICOES ABERTAS CINELATINO - 28èmes rencontres de Toulouse

O Festival Cinélatino - XXVIII Rencontres de Toulouse convida os diretores e produtores latino-americanos para inscrever as suas obras (longas, medias, curtas) de ficção, documentário e experimental. Como todos os anos o Festival Cinélatino acontecerá na cidade de Toulouse na França entre o 11 e 20 de março de 2016. As inscrições estão abertas até o dia 7 de dezembro de 2015.


NA EUROPA

Inscrições abertas: When East Meets West 2015

Organizado pelo Fundo Audiovisual italiano FVG em parceiria com a EAVE e o Festival de Cinema de Trieste, o fórum de coprodução When East Meets West reunirá, de 24 a 26 de janeiro de 2016 em Trieste na Itália, profissionais do cinema europeu. 20 produtores serão selecionados para participar do evento. Eles terão a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca de 300 produtores, patrocinadores e outras pessoas importantes do setor, de mais de 30 nacionalidades. Serão escolhidos longa-metragens ou documentários em desenvolvimento, produzidos pelo leste europeu, Itália ou de um dos 3 países e região de honra este ano: Espanha, Portugal ou América Latina. Os projetos devem apresentar potencial de coprodução entre a Europa oriental e ocidental. A data limite das candidaturas é dia 5 de novembro de 2015. Mais informações envie um e-mail ou acesse o site oficial (em francês).


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.