Mediacine
Destaques da semana

Retrospectiva Godard continua no CCBB em Brasília, SP e RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em parceria com o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, está exibindo a retrospectiva “Godard Inteiro ou o Mundo em Pedaços” até 2 de dezembro, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Entre 26 de novembro a 2 de dezembro, a retrospectiva ocupará o CineSesc, de novo em São Paulo. Todas as 104 produções do celebrado diretor franco-suiço Jean-Luc Godard, entre longas, médias e curtas-metragens, séries, publicidades e trailers, serão exibidas. Além das exibições, serão realizadas palestras ministradas por convidados internacionais, mesas-redondas e cursos. A curadoria é de Eugênio Puppo e nas três capitais estão programados cursos e debates: Ismail Xavier em SP, Ruy Gardnier no Rio e Pablo Gonçalo em Brasília. Em parceria com o CCBB e a Heco Produções, o Cinemaison tem o prazer de apresentar quatro filmes que fazem jus à versatilidade e genialidade desse grande diretor.


Ganhador de Cannes estará na 39ª Mostra de Cinema de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema São Paulo acontecerá de 22 de outubro a 4 de novembro, com a exibição de 312 títulos de 63 países, entre eles 37 produções e coproduções francesas. O ganhador do Prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes, o francês Dheepan de Jacques Audiard será exibido em 22 salas. Se destacam também 2 filmes apresentado no último Festival de Cannes: Trois souvenirs de ma jeunesse de Arnaud Desplechin presente na Quinzaine des Réalisateurs e também a coproduçäo Les mille et une nuits, a nova realização dodiretor portugues Miguel Gomes depois do filme Tabu.  O Jurí da Mostra acolhe um grande nome da exploração e da produção francesa, Nathanaël Karmitz. Ao lado da competição a grande especialista francesa da 3D, Joséphine Derobe está convidada para animar uma palestra sobre o uso da 3D no cinema. O filme de abertura será Meu Amigo Jindu, de Hector Babenco, para convidados. A edição 2015 homenageará The Film Foundation, a organização sem fins lucrativos de Martin Scorsese que há 25 anos se dedica a preservar e proteger a história do cinema. Isso significa que a mostra trará uma seleção de títulos restaurados do diretor, que assina o cartaz da 39ª edição. A mostra está principalmente em SP, mas haverá exibições em Campinas, Campos do Jordão e RJ.  Veja a programação completa será divulgada em breve no site oficial.


Festival do Rio 2015, com a vinda da Catherine Corsini

Abertura do Festival do Rio acontece hoje, com exibição do filme Chico – Artista brasileiro no Cine Odeon. O festival vai de 1o a 14 de outubro de 2015 e selecionou cerca de 40 produções e coproduções francesas, além de filmes de destaque nos maiores festivais do mundo. A França sempre foi um país muito presente no Festival e esse ano não poderia ser diferente, com muitos diretores franceses influentes: Philippe Garrel (À sombra de uma mulher), Chantal Akerman (Não é um filme caseiro), Maïwenn (Mon Roi), Michel Gondry (Micróbio & Gasolina), Philippe Faucon (Fatima), Jean-Pierre Améris (A linguagem do coração), Alice Winocour (Transtorno), Laurent Larivière (Eu, Soldado), Hélène Zimmer, (Aos 14), Mathieu Vadepied (Como gente grande), Yann Arthus-Betrand (Humano) e também a diretora Catherine Corsini que fará parte da delegação artísitica com A bela estaçãoSeu filme é um dos cinco filmes franceses pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2016 do Melhor filme estrangeiro. A sessão de gala com a diretora acontecerá no dia 10 de outubro, às 21h30, no Estação NET de Botafogo. O filme conta a história de Delphine, 23 anos e filha de fazendeiro que ado­ra o campo, mas as restrições da vida provinciana acabam por levá-la a Paris. Lá ela conhece Carole, uma mulher casada e engajada no movimento feminista. A liberdade e a independência dela encantam Delphine, que pela primeira vez se vê apaixonada por uma mulher. No total, 3 filmes franceses coproduzidos com países da América Latina serão exibidos: Argentina  de Carlos Saura e dois filmes da “Première Latina”: O silêncio do rio de Carlos Tribiño Mamby e Paulina de Santiago Mitre, uma coprodução entre França, Brasil e Argentina. O Cinemaison do Consulado da França proporá um dia especial dedicado ao diretor francês Michel Gondry com 3 filmes, além do novo Micróbio & GasolinaDurante o Festival, também acontecerá o RioMarket, onde os professionais poderão debater e inicar novos projetos de filmes.


Manu Payet no Cinemaison no Rio no dia 13/10

O ator e diretor francês Manu Payet apresentará seu último filme, Situation amoureuse : c'est compliqué, no Cinemaison Terça-feira 13 de outubro às 19H00. A exibição será seguida de um bate-papo com o diretor. Nós desfrutaremos da presença desse novo talento da comédia francesa no Rio de Janeiro, pois ele gravará algumas cenas da ficção Damoclès, dirigida por Manuel Shapira. O filme, gravado para a televisão, é uma adaptação moderna de um romance de Oscar Wilde e foi iniciado pelo canal cultural franco-alemão ARTE e a produtora Moneypenny Productions. Manu Payet encarna um homem sujeito à profecia de uma médium, que lhe anunciou que ele iria encontrar o amor e cometer um crime .


Inscrições abertas para Mostra Tiradentes e Ouro Preto

A 19ª Mostra Tiradentes e a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) abriram suas inscrições no dia 25 de setembro e aceitarão candidaturas até dia 3 de novembro, através do site Universo Produção. A Mostra Tiradentes, que aceita longas e curtas em formato digital, acontecerá do dia 22 a 30 de janeiro de 2016. A Mostra de Ouro Preto aceita curtas, médias e longas em película e formato digital e tem data prevista para 22 a 27 de junho de 2016. Veja o regulamento para inscrição.


Planeta Ginga no Rio

O Planeta Ginga Filme Festival, o 1° festival de filmes franco-brasileiros da CDD (Cidade de Deus), apresenta sua 2ª edição. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro no Morro de São Carlos (Estácio), com participaçao especial de Babu Santana e  apoio de Jean-François Richet. O evento terá shows de Mart'Nalia, BOOBA, MC Marechal, Hollysiz, Stéréo Maracanã, Moustrack, entre outros. Veja mais informações e confirme sua presença no evento no FacebookContribua com o festival através da campanha de Crowdfunding.


Cinema francês e brasileiro premiados em San Sebastian

A 63ª edição do Festival Internacional do Filme de San Sebastian terminou o dia 26 de setembro entregando 10 prêmios pela Fra produções e coproduções francesas, entre elas duas com o Brasil. Prêmio especial do Júri: Evolution de Lucile Hadzihalilovic (França, Belgica, Espanha)  // Molusco de prata do melhor diretor:  Les Chevaliers blancs de Joachim Lafosse (Belgia, França) // Prêmio do jurí do melhor roteiro: Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu pelo filme 21 nuits avec Pattie (France) // Menção especial do Jurí e Prêmio FIPRESCI por El Apostata de Federico Veiroj (Espanha, Uruguai, França)  // Kutxabank - Prêmio dos novos diretores: Le Nouveau de Rudi Rosenberg (França) // Prêmio do público: Mountains May Depart de Jia Zhang-Ke (China, França, Japão) // Os 2 prêmios comuns entre a França e o Brasil são os Horizontes Award e Prêmio EZAE pelo filme Paulina de Santiago Mitre (Argentina, Brasil, França). O filme Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé recebeu o Ibermedia TV Films in Progress Award. 


4° Eco Falante na Baixada Santista

A  Eco falante de Cinema Ambiental volta à Baixada Santista de 30 de setembro a 11 de outubro, exibindo 18 filmes de diversas nacionalidades, em sessões gratuitas e debates que discutem o meio ambiente. Foram 10 produções e coproduções francesas seleciondas: Zarafa de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, Era uma Vez uma Floresta Luc Jacquet, 3 Acres em Detroit de Nora Mandray, A Tragédia do Lixo Eletrônico de Cosima Dannoritzer, Carne e Leite de Bernard Bloch, A Lamparina de Óleo de Iaque de Wei Hu, Felicidade de Thomas Balmès, O Dia dos Mineiros de Gaël Mocaër, A Propósito de Tristes Trópicos de Jorge Bodanzky, Patrick Menget e Jean-Pierre Beaurenaut, Quem Controla a Água? de Leslie Franke e Herdolor Lorenz e O Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. As produções brasileiras que se destacaram foram A Lei da Água, Efeito Reciclagem e O Veneno Está na Mesa. Acompanhe a programação no Facebook, site oficial, twitter e no Vimeo.


Em cartaz no Brasil
Lulu, nua e crua

Pré-estreia de Lulu, nua e crua

O filme Lulu, Nua e Crua (Lulu Femme Nue) 87', da diretora francesa de origem islândesa Sólveig Anspach, estreia nos cinemas em outubro. A atriz Karin Viard é a protagonista do longa, adaptado da história em quadrinhos “Lulu Femme Nue”, de Étienne Davodeau. Após uma entrevista de emprego que não é boa, Lulu decide não voltar para casa e parte deixando o marido e seus três filhos, para aproveitar a vida livremente. Três encontros decisivos vão ajudar Lulu a se reencontrar. Por enquanto, já é possível comprar ingressos da pré-estreia AQUI. Veja o trailer do filme


De Cabeça Erguida

ESTREIA 17/09: DE CABEÇA ERGUIDA

La Tête haute (França 2014). De Emmanuelle Bercot . Com Benoît MagimelCatherine DeneuveRod Paradot. Drama em cores/120’.


Dois Homens Contra Uma Cidade

ESTREIA 17/09: DOIS HOMENS CONTRA UMA CIDADE

Dois homens contra uma cidade (França, EUA, Bélgica, Argélia 2014). De Rachid Bouchareb. Com Forest Whitaker, Harvey Keitel, Brenda Blethyn. Drama em cores/120'.


O Diário de uma Camareira

Estreia 03/09: O diário de uma camareira

O diário de uma camareira (França 2014). De Benoit Jacquot. Com Léa Seydoux, Vincent Lindon. Drama em cores/95’.


O Preço da Fama

ESTREIA 01/10: O PREÇO DA FAMA

La Rançon de la Gloire (França 2013). De Xavier Beauvois. Com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem. Em cores/114’.


Na França

Edital Fabrique des Cinémas du Monde: Inscrições de projetos!

Estão aberta até o dia 23 de novembro 2015 as inscrições de projetos para participar da Fabrique des Cinémas du Monde (Fábrica dos Cinemas do Mundo). Organizada pelo Institut Français de Paris, em parceria com o Festival de Cannes e o Marché du Film, a Fabrique apoia o desenvolvimento de projetos cinematográficos de jovens diretores (primeiro ou segundo longa metragem). Os diretores selecionados serão convidados, juntos com seus produtores, ao 69° Festival de Cannes de 11 a 22 maio 2016. La Fabrique oferece uma oportunidade única aos artistas de ver seus projetos se desenvolver através de um acompanhamento personalizado, workshops, encontros, etc. Desde 2009, 80% dos projetos selecionados assinaram um acordo de coprodução nos seis meses após a participação ao programa. As inscrições podem ser feitas no site da Fabrique em francês ou em inglês.


11ème édition du festival Brésil en Mouvements

A 11° edição do Festival Brésil en Mouvements acontecerá de 14 a 18 de outubro no Cinéma La Clef em Paris: 15 filmes, 9 sessões com encontros e debates! A abertura do festival acontecerá dia 14, de 19h à 22h30, com um debate sobre movimentos sociais com Daniel Cohn-Bendit, um dos líderes das manifestações de 1968 na França. Veja a programação e o teaser do festival. Acompanhe as novidades no blog Brésil en Mouvements. Para apoiar o festival, pode contribuir no site Hello Asso. Todas as ajudas permitirão organizar o festival nas melhores condições.


I Love Transmedia Paris

Entre criação digital, cinema, música e games,  I Love Transmedia reúne os profissionais com uma edição cheia de eventos e totalmente gratuita entre os dias 1° e 4 de outubro. Pela 4° edição, Pour sa quatrième édition, I Love Transmedia apresenta dez anos de criação digital internacional, de web documentário,  com uma exposição excepcional. As obras expostas misturam o documentário, o game, a televisão, o cinema, criando pontes entre esses campos com uma abordagem transmedia. Conferências e mesas redondas, veja a programação  no site.


INSCRICOES ABERTAS CINELATINO - 28èmes rencontres de Toulouse

O Festival Cinélatino - XXVIII Rencontres de Toulouse convida os diretores e produtores latino-americanos para inscrever as suas obras (longas, medias, curtas) de ficção, documentário e experimental. Como todos os anos o Festival Cinélatino acontecerá na cidade de Toulouse na França entre o 11 e 20 de março de 2016. As inscrições estão abertas até o dia 7 de dezembro de 2015.


Cinco Graças

Cinco Graças, o candidato francês para o Oscar 2016

Cinco Graças (Mustang) 94', de Deniz Gamze Ergüven, é o indicado francês para o Oscar 2016. O primeiro longa da jovem diretora é uma coprodução entre a Charles Gillibert (CG cinéma), a Bam Films da Turquia e a Vistamar Filmproduktion e Uhland Films da Alemanha, com patrocínio da CNC e do Institut Français, e apoio do minitratado franco-alemão, da CNC com o FFA. O filme, escrito pela autora e por Alice Winocour, foi exibido pela Quinzaine des réalisateurs, selecionado pelos festivais de Odessa, Karlovy Vary, Sarajevo, Chicago, Toronto, Pusan e o European Films Awards. O filme também está na mostra Expectativa 2015 do Festival do Rio 2015. Veja aqui a sinopse do fime. Acesse o site do Institut Français para conhecer os editais. 


Clermont-Ferrand 2016: inscrições abertas

As inscrições estão abertas para a 38° edição do maior festival de curta metragem do mundo: o prestigioso Festival Internacional de Clermont-Ferrand que acontecerá de dia 5 até 7 de fevereiro de 2016 . Em 2014, o curta brasileiro, Meu Amigo Nietzsche do Fauton da Silva teve recebido o prêmio do público, em 2015 foram os países asiáticos que conquistaram a maioria das categorias! As inscrições podem ser feitas na plataforma ShortFilmDepot até 5 de outubro para os filmes realizados em 2015.


NA EUROPA

Inscrições abertas: When East Meets West 2015

Organizado pelo Fundo Audiovisual italiano FVG em parceiria com a EAVE e o Festival de Cinema de Trieste, o fórum de coprodução When East Meets West reunirá, de 24 a 26 de janeiro de 2016 em Trieste na Itália, profissionais do cinema europeu. 20 produtores serão selecionados para participar do evento. Eles terão a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca de 300 produtores, patrocinadores e outras pessoas importantes do setor, de mais de 30 nacionalidades. Serão escolhidos longa-metragens ou documentários em desenvolvimento, produzidos pelo leste europeu, Itália ou de um dos 3 países e região de honra este ano: Espanha, Portugal ou América Latina. Os projetos devem apresentar potencial de coprodução entre a Europa oriental e ocidental. A data limite das candidaturas é dia 5 de novembro de 2015. Mais informações envie um e-mail ou acesse o site oficial (em francês).


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.