Mediacine
Destaques da semana

O FESTIVAL DO RIO 2015 CHEGA

Do 1o a 14 de outubro de 2015, acontece o Festival do Rio, que incorpora em sua seleção deste ano cerca de 40 produções e coproduções francesas, assim como outros filmes de destaque nos maiores festivais do mundo. Tradicionalmente, a França sempre foi um país muito presente no Festival, e esse ano não poderia ser diferente, com muitos diretores franceses influentes: Philippe Garrel (À sombra de uma mulher),Chantal Akerman (Não é um filme caseiro), Maïwenn (Mon Roi), Michel Gondry (Micróbio & Gasolina), Philippe Faucon (Fatima), Jean-Pierre Améris (A linguagem do coração), Alice Winocour (Transtorno), Laurent Larivière (Eu, Soldado), Hélène Zimmer, (Aos 14), Mathieu Vadepied (Como gente grande), Yann Arthus-Betrand (Humano) e também a diretora Catherine Corsini que fará parte da delegação artisitica desta edição. O filme dela, A bela estação, é um dos cinco filmes franceses pre-selecionados para concorrer ao Oscar 2016 do Melhor filme estrangeiro. No total, 3 filmes franceses coproduzidos com países da América Latina serão exibidos: Argentina  de Carlos Saura e dois filmes da “Première Latina”: O silêncio do rio de Carlos Tribiño Mamby e Paulina de Santiago Mitre, uma coprodução entre França, Brasil e Argentina. O Cinemaison do Consulado da França proporá uma dia especial dedicado ao diretor francês Michel Gondry com 3 filmes dele mais o novo Micróbio & Gasolina. E durante o Festival, o RioMarket acontecerá o lugar onde os professionais debater e inicar novos projetos de filmes.


Oscar 2016, os preselecionados franceses e brasileiros

Os cinco filmes franceses pre-selecionados para concorrer ao Oscar 2016 do Melhor filme estrangeiro foram anunciados:   La belle Saison de Catherine Corsini e La Loi du marché de Stéphane Brizé (exibidos no Festival do Rio), Dheepan de Jacques Audiard (exibido na Mostra de São Paulo), Marguerite de Xavier Giannoli, Mustang de Deniz Gamze Ergüven. No Brasil, o Ministerio da Cultura já indicou seu candidato, será o filme Que Horas Ela Volta? dirigida por Anna Muylaert. O filme, aclamado pelo público e a crítica ganhou o principal prêmio na mostra Panorama, do 65º Festival de Berlim, em fevereiro deste ano. Que Horas Ela Volta? trata da desconcertante relação em uma casa de classe média alta, na cidade de São Paulo, depois que a filha da empregada chega para prestar vestibular. A doméstica, interpretada por Regina Casé, é uma migrante nordestina que há anos não via a filha. A película passará agora pela avaliação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que vai selecionar nove produções estrangeiras. Desse grupo, saem os cinco finalistas.


Prêmios para o Brasil e a França no Festival de Veneza

A 72ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza traz boas notícias para o cinema brasileiro e francês. O filme Boi neon, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro, venceu no último sábado o Prêmio Especial do Júri da mostra Horizontes do Festival de Veneza. Além disso, com um recorde de presença, os filmes franceses levaram ao todo 6 prêmios. Na competição oficialL'Hermine (98') de Christian Vincent recebeu o de melhor roteiro e o Coupe Volpi de melhor ator para Fabrice Luchini. Na mesma mostra, Abluka (114'), de Emin Alper, ganhou o prêmio especial do júri. O primeiro filme de Leyla Bouzid A peine j'ouvre les yeux (102') recebeu o Prêmio do público, Lolo (99') de Julie Delpy levou o prêmio Laguna Sud de melhor filme, Tempête (89') de Samuel Collardey recebeu o Prêmio de Melhor Ator para Dominique Leborne e The 1000 Eyes of Dr Maddin (65') de Yves Montmayeur recebeu o Prêmio Venice Classics de melhor documentário, entregue por 25 estudantes de uma escola de cinema.


Inscrições abertas para a 2ª edição do TELAS

O Festival Internacional de televisão de São Paulo, o TELAS, está com inscrições abertas até 2 de outubro. Podem ser inscritas até cinco produções audiovisuais por produtora, nacionais e internacionais, desenvolvidas originalmente para TV, internet, VOD ou outras janelas de exibição. Os formatos aceitos são séries de ficção, não-ficções, animações, documentários e webséries. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de novembro de 2015 no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Confira o regulamento no SITE.


Retrospectiva Truffaut em SP

Do dia 17 a 30 de setembro, o cinema Caixa Belas Artes realizará o Festival A nova onda de François Truffaut, com a exibição de 17 filmes do cineasta. Será quase a sua filmografia completa, em cópias digitais restauradas. O cinema oferece um passaporte, que dá direito a assistir cinco filmes a preços promocionais. Aliado à exposição ‘Truffaut: um cineasta apaixonado’, em cartaz no MIS de São Paulo até dia 18 de outubro, o programa compõe amplo panorama sobre o universo do diretor. É imperdível! Saiba quais são os filmes escolhidos.


Planeta Ginga Filme Festival no RJ

O Planeta Ginga Filme Festival, o 1° festival de filmes franco-brasileiros da CDD (Cidade de Deus), apresenta sua 2ª edição. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro no Morro de São Carlos (Estácio), com participaçao especial de Babu Santana e  apoio de Jean-François Richet. O evento terá shows de Mart'Nalia, BOOBA, MC Marechal, Hollysiz, Stéréo Maracanã, Moustrack, entre outros. Veja mais informações e confirme sua presença no evento no FacebookContribua com o festival através da campanha de Crowdfunding.


FIL - Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens

O 13° Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens (FIL) busca representar a multifacetada produção artística contemporânea. Serão 30 atividades vindas de vários países, divididas em espetáculos nacionais e internacionais que unem teatro, circo, música, mímica, artes visuais, dança, performances, expo, além de 3 mostras audiovisuais infantis, 5 mesas-redondas e as invenções interativas do FIL. Duas apresentações francesas estão no evento: Bounce! e Ópera para secador de cabelos. Veja a programação no site do FIL.


Em cartaz no Brasil
De Cabeça Erguida

ESTREIA 17/09: DE CABEÇA ERGUIDA

La Tête haute (França 2014). De Emmanuelle Bercot . Com Benoît MagimelCatherine DeneuveRod Paradot. Drama em cores/120’.


Dois Homens Contra Uma Cidade

ESTREIA 17/09: DOIS HOMENS CONTRA UMA CIDADE

Dois homens contra uma cidade (França, EUA, Bélgica, Argélia 2014). De Rachid Bouchareb. Com Forest Whitaker, Harvey Keitel, Brenda Blethyn. Drama em cores/120'.


O Diário de uma Camareira

Estreia 03/09: O diário de uma camareira

O diário de uma camareira (França 2014). De Benoit Jacquot. Com Léa Seydoux, Vincent Lindon. Drama em cores/95’.


Papa ou Maman

Estreia 03/09: Relacionamento à Francesa

(Bélgica, França 2015). De Martin Bourboulon. Com Laurent LafitteMarina Foïs. Comédia em cores/85’.


Na França

DELEGAÇÃO BRASILEIRA NO MIPCOM 2015 - CANNES

O BTVP, projeto de exportação realizado pela ABPITV em parceria com a Apex- Brasil, participa do MIPCOM este ano com uma delegação de 34 empresas e 59 empresários. O MIPCOM, o maior mercado de conteúdo do mundo, acontece em Cannes, na França, de 05 a 08 de outubro, e o MIPJr será nos dias 03 e 04 de outubro. As produtoras brasileiras que irão ao evento esse ano com a delegação do BTVP são: 2DLab, 44 Toons, AmazingGraphics, Belli Studio, Boutique Filmes, BR4 Comunicações, Bromélia Produções, Chatrone, Cine Group, Cinefilm, Cinema Animadores, Cisup, Copa, Cygnus Media, Disco Voador, Due Produções, Formata, Galáxia Filmes, Glaz, Grifa Filmes, hype.cg, Il Vagabondo, Input Som Arte Sonora, LIghtstar, Maurício de Sousa Produções, Medialand, Moonshot Pictures, Oca Content, Panorâmica, Sato Company, Sete Personagens, Synapse, TV Pinguim et Visom Digital. Fonte: ABPITV


Seleção do Festival de Biarritz

A 24ª edição do Festival de Biarritz começará no dia 28 de setembro e vai até o dia 4 de outubro. Dentro da sua programação foram selecionados 4 filmes franceses e brasileiros na mostra competitiva de longas-metragens: Aspirantes (75') de Ives Rosenfeld, Brasil, l’éveil d’un géant (90') de Pascal Vasselin, a coprodução francesa, boliviana, brasileira e peruana Médecines d’ailleurs (80') de Vincent Kelner e a coprodução franco-boliviana Opération Barbie (52') de Bertrand Delais. Na competição de curtas-metragens foram selecionados Tarântula (20') de Aly Muritiba e Marja Calafange, e O Bom Comportamento (19'), de Eva Randolph. Veja mais no SITE.


Diretora francesa faz filme na Amazônia

A diretora francesa Dana Ziyasheva está se destacando com seu filme Defenders of Life (94')O longa conta a luta da tribo Ngäbe para proteger suas tradições, na fronteira entre a Costa Rica e o Panamá. A matriarca Doña Carmen deve escolher entre casar sua neta de 12 anos com o vizinho xamã de 70 anos (como manda o costume) ou denunciá-lo à polícia, depois que o homem abusa e engravida a menina. Ziyasheva recebeu o prêmio de melhor diretora na Mostra Amazonas de Cinema, melhor longa-metragem estrangeiro no Festival  de Burbank, foi exibido no Awareness Festival de LA e entrou na seleção do Festival La Femme. Veja o TRAILER.


Clermont-Ferrand 2016: inscrições abertas

As inscrições estão abertas para a 38° edição do maior festival de curta metragem do mundo: o prestigioso Festival Internacional de Clermont-Ferrand que acontecerá de dia 5 até 7 de fevereiro de 2016 . Em 2014, o curta brasileiro, Meu Amigo Nietzsche do Fauton da Silva teve recebido o prêmio do público, em 2015 foram os países asiáticos que conquistaram a maioria das categorias! As inscrições podem ser feitas na plataforma ShortFilmDepot até 5 de outubro para os filmes realizados em 2015.


Au Brésil

A Coprodução entre França e Brasil,"Going To Brazil", gravada no Rio!

Há 6 semanas começou a gravação do filme "Going to Brasil" na cidade do Rio. Uma comédia de humor negro feito pelo diretor françês Patrick Mille. Um projeto coproduzido pelas produtoras Moonshaker (La crème de la crème) e Chapter 2 (O Pequeno Príncipe, Qual é o nome do bebê, Paradise lost...) na França e Bossa Nova Filmes (Tropicália, Rio I Love You) do lado brasileiro. No elenco se destacam figuras brasileiras Chico Diaz, Nivaldo Nascimento, Aramis Trinidade e Suzana Pires!


Boletim audiovisual

França bate recorde de exportação audiovisual

A França bateu o recorde de exportações de audiovisual (ficções, documentários, jogos e animações) em 2014, vendendo 153,8 milhões de euros, ou 12,1% a mais do que no ano anterior, segundo a TV France International e o CNC - Centre national du cinéma et de l'image animée. O diretor geral do CNC anunciou no último Rendez-vous, em Biarritz, uma série de medidas para impulsionar as exportações dos programas de TV, como uma conta de investimento direto. Saiba mais (em francês): http://bit.ly/1iuGSYr


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.