Mediacine
Destaques da semana
FICI - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL

FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil - RJ

O 13° Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) reunirá mais de 100 filmes de 25 países, entre eles 3 longas franceses. A animação Asterix e o domínio dos deuses (85') está no Programa Internacional, acompanhado de Canção do Oceano (93'). Este último também se enquadra na categoria Mestre da Animação com o terceiro filme infantil, O Segredo de Kells (93'). Além da exibição de filmes, o FICI terá oficinas e debates em seis cidades brasileiras. Com meia-entrada para todos, o festival começa no RJ/Niterói (04 a 13 de setembro), segue para Salvador e Aracaju (09 a 18 de outubro), encerrando sua itinerância em Natal (23 de outubro a 01 de novembro). SP receberá o projeto A Tela na Sala de Aula, exclusivo para alunos da rede pública, de 28/9 a 01/10. O Fórum Pensar a Infância acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro no Oi Futuro – Flamengo, no RJ. Saiba mais em no site do FICI.


Filme francês na abertura do 5° Filmambiente

A 5ª edição do Filmambiente acontece no Rio de Janeiro, de 27 de agosto a 3 de setembro. A produção francesa Crescimento Sagrado(92'), de Marie-Monique Robin, foi selecionada para a abertura do Festival Filmambiente no dia 27. O filme está na mostra competitiva com outros dois longas: The E-Waste Tragedy(86') de Cosima Dannoritzer e a coprodução franco-brasileira Jardim da Esperança(75') de Laurence Guenoun. O filme Aidependence - the many ills of the NGO system(90'), de Alice Smeets e Frederic Biegmann, está na mostra Panorama, fora da competição. Mais 5 filmes franceses serão exibidos na Carte Blanche FIFE, Festival Internacional de Filmes Ambientais, realizado há mais de 30 anos em Paris e um dos mais importantes do mundo. Começando no dia 28, Tulkou(11'), de Sami Guellaï e Mohamed Fadera, e Jungle(52'), de Serge Dumont, Thomas Weidenbach, Franck Nischk e Sarah Zierul. No dia 29, Primeiros sinais do Outono(11'), de Aude Danset e Carlos De Carvalho Abel, e Anais vai à Luta(46'), de Marion Gervais. No dia 30, Comercializando a Natureza(90'), de Denis Delestrac e Sandrine Feydel.


26° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

O 26° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo aconte entre os dias 19 e 30 de agosto, em varias salas da cidade! Conhecido por sua diversidade cultural, o festival exibe uma seleção de 400 curta-metragens do mundo todo. Entre as produções escolhidas, varios filmes representarão a França na Mostra Internacional: se destacam o filme da cineasta Claire Denis, Voilà l'enchaînementLes Fantômes de l'Usine de Brahim Fritah (8'), Maman(s) de Maïmouna Doucoure (21'), Mur de Andra Tévy (18'), No.27 de Lola Peploe (20'), Perrault, La Fontaine, Mon Cul! de Hugo Thomas, Ludovic Boukherma e Zoran Boukherma (19'), Retrouvailles de Nicky Naudé (10'), Tehran-Geles de Arash Nassiri (19'), Tišina Mujo de Ursula Meier (11') e Un Seul Corps de Sotiris Dounoukos (19'). Confira a programação completa no site.


Virada Sustentável

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do Brasil. O evento, que está em sua 5ª edição, reunirá centenas de atrações, atividades e conteúdos ligados aos temas da sustentabilidade (biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana, mudanças climáticas, economia verde etc), realizadas simultaneamente em parques e espaços públicos, equipamentos culturais, universidades e escolas, todas gratuitas e abertas ao público. Três filmes franceses serão exibidos: Alpes, Geleira sob alta vigilância(52'), O Mundo segundo a Monsanto(108') e O Pesadelo de Darwin(105'). O festival acontecerá entre os dias 26 e 30 de agosto, em São Paulo. Clique aqui para saber mais.


Pesquisadora da Sorbonne Nouvelle no MAM

A Cinemateca do MAM terá dois dias do curso Propriedade, Teorias e Potências da Figuratividade Fílmica, com a professora e pesquisadora de Cinema da Sorbonne Nouvelle, Nicole Brenez. Especialista em vanguarda, Brenez é curadora da Cinemateca Francesa desde 1996. Sua pesquisa dialoga com as obras de John CassavetesAbel FerraraJean-Luc Godard, Philippe Grandrieux e abrange a história, a cartografia e a taxinomia do cinema político e experimental. O evento acontecerá nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, às 15h, na Cinemateca do MAM. O evento terá tradução simultânea. Para participar, envie um e-mail para riscocinema@gmail.com.


Filmes franceses premiados no Festival de Locarno

Cinco produções e coproduções francesas foram premiadas no 68° Festival International do Filme de Locarno, que se encerrou no sábado (15). O prêmio de Melhor Direção foi para Andrzej Zulawski, por Cosmos. Dead Slow Ahead, de Mauro Herce, recebeu o Prêmio Especial do Júri Ciné+ Cinéati del Presente. La Belle Saison, de Catherine Corsini, ficou com o Variety Piazza Grande Award. O curta-metragem La Impresión de una guerra, de Camilo Restrepo recebeu o Pardino d'argento SRG SSR em concurso internacional e Fils du loup de Lola Quivoron foi indicado para o Locarno aos European Film Awards - Prêmio Pianifica. Na sessão Concorso Nazionale, o curta D'ombres et d'ailes, de Elice Meng e Eleonora Marinoni ganhou o Pardino d'argento Swiss Life.


San Sebastián 2015: Joachim Lafosse entra na competição

Três novos filmes foram anunciados na mostra competitiva da 63ª edição do Festival de San Sebastián, que acontecerá de 18 a 26 de setembro. O diretor Joachim Lafosse estará em San Sebastián com Os Cavaleiros Brancos (Les chevaliers blancs). O filme, produzido por Films du Worso e Versus Production, é inspirado no acontecimento da ONG francesa Arche de Zoé. Vincent Lindon vive Jacques Arnault, o presidente da ONG, que tenta levar 300 "orfãos" do Chade para a França, para serem adotados por pais franceses.


Toronto 2015: Um filme francês a mais em Gala

O Festival de Toronto selecionou mais cinco filmes para serem exibidos na sessão Gala, entre eles o longa Maryland(101‘), de Alice Winocour (France/Belgique). O Festival ainda adicionou 19 filmes em sessões especiais, dos quais três são produções francesas: Ma ma de Julio Medem, com Penelope Cruz (Spain/France), Mustang(97') de Deniz Gamze Ergüven (Turquie/France/Allemagne) e Mia Madre (My mother, 106') de Nanni Moretti (Italie/France).


Minha irmã

Evento Franco–suíço no Cinemaison

O Cinemaison tem o prazer de convidá-los para a exibição do filme Minha Irmã (L’enfant d’en haut, 97'), de Úrsula Meier, com a presença do ator suíço Kacey Mottet Klein. A coprodução franco-suíça recebeu indicação para o César 2013 na categoria de melhor ator, foi indicada para o Urso de Ouro e foi vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim 2012. O evento acontecerá no dia 1° de setembro, às 19h00. Após o filme, haverá um bate-papo com Kacey Mottet Klein, seguido de um coquetel.


Cinemaison no Rio de Janeiro
Queime o Mar

24/08 ÀS 13H QUEIME O MAR

Brûle la mer (França 2014). Documentário em cores/75’. Classificação etária Livre.


2 outonos e 3 invernos

24/08 ÀS 15H 2 OUTONOS, 3 INVERNOS

2 automnes 3 hivers (França 2013). De Sébastien Betbeder. Comédia em cores. 93’.


Lola, A Flor Proibida

24/08 ÀS 18H LOLA, A FLOR PROIBIDA

Lola (França 1961). De Jacques Demy. Com Anouk Aimée. Drama em preto e branco/85’.


A Baía dos Anjos

24/08 ÀS 20H A BAÍA DOS ANJOS

La Baie des Anges (França 1962). De Jacques Demy. Com Jeanne Moreau. Drama em preto e branco/89’.


Em cartaz no Brasil
Sexo, Amor e Terapia

Estreia 20/08 Sexo, Amor e Terapia

Tu veux ou tu veux pas (França 2014). De Tonie Marshall. Com Patrick BruelSophie Marceau. Comédia em cores/87’.


O Pequeno Príncipe

Estreia 20/08 O Pequeno Príncipe

Le Petit Prince (França 2015). De Mark Osborne. Vozes (Versão EUA): James Franco, Rachel McAdams e Marion Cotillard. Animação. Em cores/106’


Au Brésil

Lancement de l'Institut des Contenus Audiovisuels Brésiliens (ICAB)

L'Association Brésilienne des Producteurs Indépendants de Télévision a officiellement le 13 août dernier l'Institut des Contenus Audiovisuels Brésiliens (ICAB) pendant l'événement dédié au transmédia, MediamorfosisBR, à São Paulo. Cet événement, inspiré d'une inicative argentine à succès, fut d'ailleurs le premier événement conçu par l'ICAB. Cette nouvelle entité a été créée dans le but de promouvoir les programmes de formation, la recherche, la veille de marché et les programmes de coopération avec les autres instituts internationaux dédiés à l'audiovisuel.


L'Ancine soutient la présence brésilienne au TIFF

C'est dans le cadre du "Programme de soutien à la participation de producteurs audiovisuels sur les marchés internationaux" de l'Ancine, que 4 producteurs indépendants brésiliens participeront au Toronto International Film Festival du 10 au 20 septembre prochain : Persona Non Grata Pictures représenté par Tathiani Sacilotto, Migdal Produções Cinematográficas représenté par Iafa Britz, Mira Filmes représenté par Gustavo Rosa de Moura et Elka Filmes e Comunicações représenté par Daniel Gonçalves Camargo. Ce programme réservé aux producteurs indépendants brésiliens est effectif sur un périmètre de 23 marchés cinéma & audiovisuel emblématiques à travers le monde dont 5 en France : le MIPTV à Cannes (10 entreprises aidées/an), le MIFA d'Annecy (10 entreprises aidées/an), Le Sunny Side of the Doc de La Rochelle (10 entreprises aidées/an), le Marché du Film du Festival de Cannes (20 entreprises aidées/an), le MIPCOM à Cannes (20 entreprises aidées/an). pour en savoir, cliquez ICI.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.