Mediacine
Destaques da semana
O Novíssimo Cinema Francês

Relembrando O Novíssimo Cinema Francês

O SESI-RS, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com o apoio do Institut Français, promove pela primeira vez no Brasil a mostra "O Novíssimo Cinema Francês". A mostra visa apresentar ao público uma nova produção cinematográfica, com obras pouco difundidas do cinema contemporâneo Francês. A Mostra acontecerá do dia16/07 ao 21/11 em sete municípios do Rio Grande do Sul. Entre os títulos selecionados estão: Como um Leão de Samuel Collardey, Vândalo de Hélier Cisterne, Os Garotões de Riad Sattouf e Mostre a Língua Moça de Axelle Ropert.


Rendez-Vous de Animação, 3 dias de encontros França-Brasil

De 17 a 19 de julho no Centro Cultural São Paulo, aconteceu o Rendez-vous de Animação, uma iniciativa conjunta da Spcine, da Embaixada da França no Brasil e do festival Anima Mundi. Durante 3 dias, 12 profissionais da área de animação se reuniram para participar de uma série de atividades para estimular o desenvolvimento de propostas para novas obras audiovisuais e discutir futuras parcerias. Entre os participantes franceses foram convidados: Moira Marguin - diretriz cinema na escola Gobelins, Jean-Baptiste Lamotte - Grupo France Televisions, Frederic Puech - produtor da PlanetNemo, Sebastien Onomo - produtor Les Films D’Ici, Frederic Thonet - produtor Ubisoft Motion Pictures e o animador Bastien Dubois. Do lado brasileiro participaram: João Luís Boldrini da escola Melies, Alécio Rossi Filho do Senac, Marcio Yatsuda e Amadeu Alban da produtora Movioca, Rogério Nunes da Karmatique Imagens e Celia Catunda da TV Pinguim. Cada participante pode compartilhar a experiência própria com a de seu equivalente no outro país. Alguns já tinham expêriencias de coprodução com o outro país. Assim o produtor francês, Sébastien Onomo, que já havia começado a desenvolver um projeto de longa-metragem com o brasileiro Rogério Nunes (no Festival de Annecy na França), continuou o seu trabalho e chegou a mostrar as primeiras imagens do projeto Coração das Trevas na mesa-redonda Coprodução com a França (programação do Anima Mundi). O produtor Frederic Puech seguiu também com projetos de séries e longas com a Movioca. A formação dos animadores no Brasil e na França foi tema de debate sobre futuras parcerias. Esses três dias permitiram estreitar as relações entre Brasil e França e desenhar novas formas de colaborar. Inscrevam-se no Foco França do Festival Anima Mundi, que encerrou na quarta-feira 22 de julho premiando o longa The Song of The Sea do Tomm Moore, coprodução entre a França, Bélgica, Luxemburgo, Irlanda, Dinamarca. Rendez-vous na próxima edição!


O Cinema de Aki Kaurismäki

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 21 de julho a 02 de agosto, O Cinema de Aki Kaurismäki, mostra com 17 longas e nove curtas-metragens do diretor e produtor finlandês. A mostra conta com uma exposição, no saguão do cinema, de cartazes originais e fotos de filmagens dos filmes de Aki Kaurismäki. E no dia 25 de julho (sábado), às 14h, será realizada uma oficina gratuita com o diretor de fotografia Jacques Cheuiche, que integrou a equipe de três projetos de Kaurismäki. Ao longo da oficina, Jacques exibirá e comentará as cenas dos filmes, contando curiosidades de filmagem e bastidores, entre outrosA atividade terá 78 vagas disponíveis e é voltada para estudantes de cinema, comunicação e Letras. Inscrições e outras informações podem ser acessadas no site.


Inscrições para o Rio Web Fest

Rio Web Fest é o Primeiro Festival de Web Séries do Brasil, que acontecerá entre nos dias 6 a 8 de Novembro de 2015, na Região Portuária do Rio de Janeiro.  O objetivo do Rio Web Fest é mostrar ao mundo a qualidade das web séries produzidas dentro do Brasil. O prazo para enviar sua série é até 31 de Agosto de 2015. As séries selecionadas para a Mostra Competitiva serão anunciadas em 15 de Setembro. Para uma série ser aceita no festival, ela precisa ter lançado no mínimo 3 episódios e submetê-los para julgamento. Cada episódio pode ter até 12 minutos de duração. O objetivo é integrar a produção audiovisual brasileira com o cenário internacional.  Mais informações no site


Pré-Estreia Adeus à Linguagem

A Imovision traz ao Brasil Heloise Godet e Kamel Abdeli, elenco de Adeus à Linguagem, deJean- Luc Godard, grande vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes 2014, para uma maratona de pré-estreias em São Paulo e no Rio de Janeiro. A primeira acontece no dia 23/07 (quinta-feira) na Reserva Cultural, São Paulo. Dia 24/07 (sexta-feira) Héloise e Kamel chegam ao Rio de Janeiro para apresentar 3 sessões do filme em cinemas e horários diferentes, no Cinemark Botafogo, Cinépolis Lagoon e Cinema Leblon (Kinoplex). No dia 25/07 (sábado), o elenco volta à São Paulo para apresentar 2 sessões no mesmo formato, no Cinemark Cidade Jardim e no Kinoplex Itaim. 


Cinemaison no Rio de Janeiro
O Batedor de Carteiras

28/07 às 19h Pickpocket

Pickpocket (França 1959). De Robert Bresson. Com Jean Pelegri, Martin Lassale, Pierre Etaix, Pierre Lemarie. Em preto e branco/75’. Classificação etária 14 anos.


Meninas grandes não choram

27/07 às 13h Meninas Grandes Não Choram

Pleure ma fille, tu pisseras moins (França 2011). De Pauline Horovitz . Em cores/52’.


Suzanne

27/07 às 15h Suzanne

(Bélgica, França 2013). De Katell Quillevéré. Com Adèle Haenel, Sara Forestier. Em cores/91’.


Low Life

27/07 às 18h Low Life

Les Amants de Low Life (França 2011). De Elisabeth Perceval, Nicolas Klotz. Com Hélène Fillières. Em cores/’.


NK + EP

27/07 às 20h EP + NK

(Brasil 2015). De Leonardo Luiz Ferreira. Em cores/70’.


Em cartaz no Brasil
Um Reencontro

Estreia : Um Reencontro

Une Rencontre (França 2014). De Lisa Azuelos. Com François Cluzet, Sophie Marceau. Em cores/82’.


Uma Nova Amiga

Estreia : Uma Nova Amiga

Une nouvelle amie (França 2014). De François Ozon. Com Anaïs Demoustier, Romain Duris. Em cores/97’.


O Que as Mulheres Querem

Estreia : O Que as Mulheres Querem

Sous les jupes des filles (França 2014). De Audrey Dana. Com Isabelle Adjani, Vanessa Paradis. Em cores/116’.


Geronimo

Estreia : Geronimo

(França 2014). De Céline Sallette, Tony Gatlif. Em cores/104’.


Na França

Fundo de apoio ao Desenvolvimento de Roteiro de Amiens

O Fundo de apoio ao desenvolvimento de roteiro de Amiens acontecerá dias 18 e 19 de novembro no âmbito do Festival internacional do filme de Amiens. O Fundo de apoio ao desenvolvimento é um mecanismo criado para apoiar diretores cinematográficos de países emergentes na produção escrita de seu longa metragem (ficção ou documentário). Depois de ser selecionado pela comissão de leitura, o projeto será avaliado por um júri profissional e concorrerá a uma das três bolsas de estudo de 10.000 euros. A quarta bolsa existente será atribuída a um projeto francês que discurse sobre a integração na sociedade francesa. As inscrições vão até o dia 17 de Agosto.


Oficina de Documentário Ateliers Varan

A Oficina Projeto de Documentário é uma proposta dos Ateliers Varan (França), um centro criado por Jean Rouch que promove no mundo inteiro oficinas de roteiro, montagem e iniciação à realização de documentários. A proposta é levar os participantes à escrita e desenvolvimento de seus projetos, de modo a lhes permitir dar início ao processo de realização do filme e também usar o texto como instrumento de produção na busca de financiamento. A oficina acontecerá em duas partes que abrangem duas semanas cada uma: 1ª parte: de 10 a 21 de agosto 2015. 2ª parte: de 14 a 30 de setembro 2015, em São Paulo. Para mais informações, acesse o site.

NA EUROPA

Veneza 2015: Dua co-produções francesas na Semana da Crítica

A 30ª edição da Semana da Bienal da Crítica prestará homenagem ao trabalho de Peter Mullan. A Semana da Crítica em Veneza acontecerá entre os dias 02 e de 12 setembro, e durante a Bienal de Veneza o filme de abertura será de Peter Mullan, Órfãos. A seleção será feita em sua presença onde um tributo será pago ao ator, tanto como diretor. A escolha de Peter Mullan ocorreu através do voto de vários críticos italianos que tinha definido o "início mais promissor" para um cineasta nos últimos 30 anos. Dentro da competição, haverá duas co-produções francesas, o filme Kalo Pothi de Min Bahadur Bham, uma coprodução França, Nepal e Alemanha e o filme Montanha de João Salaviza, coprodução França e Portugal. 


Brasil no 68º Festival Locarno

O Brasil ocupa um espaço importante na 68a edição do Festival de cinema Locarno com diversas produções e co-produções em diferentes partes do festival. O diretor brasileiro Júlio Bressane fará parte como presidente do júri do Concurso Cineasta do Presente, no qual, nessa mesma categoria, o filme Love is Strange, uma coprodução França, Brasil, Grécia e Estados Unidos, estará concorrendo. Além disso, sobre sua curadoria, haverá uma sessão especial dedicada ao Brasil, "Tela Brilhadora", apresentando os filmes: Garotos de Júlio Bressane;  O Espelho de Rodrigo Lima; O Prefeito de Bruno Safadi e fechando Origem do Mundo de Moa Batsow. Na sessão "Locarno de amanhã" estão concorrendo os filmes: História de uma Pena de Leonardo Mouramateus e O Teto Sobre Nós de Bruno Carboni. Disputando pelo grande prêmio da noite está o filme Heliopolis do diretor Sérgio Machado.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.