Mediacine
Destaques da semana
Festival Varilux de Cinema Francês 2015

Festival de Cinema Francês Varilux

A edição deste ano do festival Varilux, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. Como já é tradição do evento, o festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público. Com produção da Bonfilm, o evento conta também com as atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que neste ano vai para sua quarta edição, com apoio direto da Riofilme e ABPITV, exibições na UERJ, UFMG, USPE, Cinema- Tiradentes em São Paulo, Cine-Arte UFF e outros; Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca, no RJ e SP, e ação educativa que levará exibições gratuitas para escolas em mais de 15 cidades. São 14 filmes selecionados para o festival: Asterix e o Domínio dos DeusesBeijei uma GarotaDe Cabeça Erguida; O Diário de uma Camareira; Gemma Bovery; Hipócrates; O Homem do Rio; Os Olhos Amarelos dos Crocodilos; Papa ou Maman; O Preço da Fama; Na Próxima Acerto no Coração; O Que as Mulheres Querem; Que Mal eu Fiz a Deus?; Samba; Sexo, Amor e Terapia; Sobre Amigos, Amor e Vinho.


Premiação da 68ª edição do Festival de Cannes

Foram entregues os prêmios da 68ª edição do Festival de Cannes e entre os recebidos pela França estão: a Palma de Ouro para o diretor francês Jacques Audiard, pelo filme Dheepan; o Melhor Ator para Vincent Lindon, por La Loi du Marche; empate pelo prêmio Melhor Atriz para Emmanuele Bercot (pelo filme Mon Roi). Na competição paralela Un Certain Regard a França teve seus destaques com o prêmio Melhor Diretor, entregue à Kiyoshi Kurosawa pela co-produção Journey to the Shore, e o Directors' Fortnight SACD Prize foi para o filme Francês My Golden Days. A co-produção Brasil, Argentina e França Paulina, de Santiago Mitre, recebeu o prêmio Grand Prix da crítica. Confira a lista na íntegra aqui. 




Mostra 8 x Téchiné

Mostra 8x Téchiné - São Paulo

A Mostra 8 X Téchiné reúne oito filmes representativos da obra do cineasta francês André Téchiné e acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP) entre os dias 02 e 07 de junho. Além da mostra, uma palestra sobre o diretor, ministrada pelo crítico Sérgio Alpendre, acontecerá no dia 6/6, às 16h45, na Sala Lima Barreto. Os filmes serão exibidos majoritariamente em película. Este projeto é uma realização da Vai e Vem Produções Culturais e conta com o apoio da Embaixada da França. Vão ser apresentados obras célebres como Hotel das AméricasRendez-vous e Rosas Selvagens.


8º Encontro de Cinema Negro

8º Encontro de Cinema Negro

A mostra acontece no Rio de Janeiro do dia 27/05 ao 3/06 e traz uma seleção com 33 filmes de cineastas negros brasileiros, e outros 30 filmes internacionais. O Encontro de Cinema Negro atesta o notável crescimento de jovens realizadores negros através de curtas, médias e três longa-metragens lançados a partir de 2014. O Encontro trará 13 cineastas convidados internacionais de diversas regiões da África, dos Estados Unidos, Inglaterra e Cuba. O Encontro este ano tem como homenageado o cinema negro norte americano e o ator Grande Otelo que faria 100 anos em 2015. A França fará parte da mostra com os filmes: Teza, Rapt à Bamako, Run e Morbayssa.


CineSesi - Novos Clássicos do Cinema Francês

CineSesi Novos Clássicos do Cinema Francês

O SESI-SP, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com o apoio do Institut Français, apresenta uma seleção de quatro filmes (Até Já do Benoit Jacquot, A Esquiva do Abdellatif Kechiche, Bom Trabalho da Claire Denis, Duas Senhoras do Philippe Faucon) entre os dias 02/06 ao 30/06, em 30 salas por São Paulo. As produções, de grande sucesso na França, abordam diferentes tipos de conflitos. Com uma cuidadosa curadoria, a Mostra é uma grande oportunidade para o espectador paulista apreciar o cinema contemporâneo francês.  


5ª edição do CINERAMABC

A 5ª edição do CINERAMABC – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú acontece entre os dias 29 de maio e 4 de junho de 2015. O festival catarinense vai exibir em sua competição internacional premières de filmes nacionais e estrangeiros de ficção, animação e documentário. Os melhores filmes serão premiados com a Coruja de Ouro pelo Júri Oficial, Crítica e Público. O diretor Francês Thomás Salvador virá ao Brasil para apresentar na Competição Internacional o seu longa Vincent (Vincent n'a pas d'écailles). Mais informações e a programação completa do 5º CINERAMABC podem ser encontradas no site do festival.


Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos é um evento que acontece há 7 anos em Brasília, com duração de 4 dias, do 10 ao 14 de junho, no Cine-Brasília. O evento terá a sua programação internacional ocorrendo simultaneamente e quase uma centena de cidades francesas e em outros 23 países. Os curtas-metragens são produções de até três minutos. O principal programa do festival é a competição internacional, com cinquenta filmes representando o melhor e o mais curto do ano da produção audiovisual global. 


14ª Edição Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

14ª Edição Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega a sua 14ª edição celebrando a diversidade cultural brasileira e internacional. A Mostra acontecerá do dia 5/06 ao 14/06 e durante esses dias será possível assistir filmes que raramente chegam ao circuito comercial ou à televisão. Serão exibidos curtas e longas-metragens nacionais e internacionais. A França participa da Mostra com 4 títulos na sessão de Longas Internacionais: Belle e SebastianO homem da luaAs férias do Pequeno NicolauKiriku, os homens e as mulheresPara mais informações no site.


Mostra Clássicos Restaurados em Fortaleza

Mostra Clássicos Restaurados em Fortaleza

A Mostra Clássicos Restaurados em Fortaleza, promovida com o apoio do Institut Français, é uma retrospectiva especialmente dedicada à cinematografia francesa. Esta traz um pequeno recorte da produção francesa através de diferentes anos do século passado, com seleção de clássicos que influenciaram o cinema, não só na França, mas no mundo inteiro. Na programação estão filmes como Viagem à LuaA Grande IlusãoCarrossel da EsperançaO batedor de CarteiraO demônio das Onze Horas, entre outros. 


Cinemaison no Rio de Janeiro
Maiote e a Agonia dos Corais

01/06 às 13h Maiote e a Agonia dos Corais

Mayotte, Quand Le Corail Blanchit (França 2014). De Franck Grangette. Em cores/52’.


Agora é o momento

01/06 às 15h Agora é o Momento

Voici venu le temps (França 2005). De Alain Guiraudie. Com Eric Bougnon, Guillaume Viry, Pierre Louis-Calixte. Em cores/83’. Classificação etária 12 anos.


Aqueles que ficaram

01/06 às 18h Aqueles que Ficaram

Ceux qui restent (França 2007). De Anne Le Ny. Com Emmanuelle Devos, Vincent Lindon. Em cores/94’. Classificação etária Livre.


Uma primavera com minha mãe

01/06 às 20h Uma Primavera com Minha Mãe

Quelques Heures de Printemps (França 2012). De Stéphane Brizé. Com Emmanuelle Seigner, Hélène Vincent, Vincent Lindon. Em cores/108’.


Em cartaz no Brasil
O Homem Que Elas Amavam Demais

Estreia : O Homem que elas Amavam Demais

L'homme Qu'on Amait Trop (França 2014). De André Techiné. Com Adèle Haenel, Catherine Deneuve, Guillaume Canet. Em cores/116’.


A Menina dos Campos de Arroz

Estreia : A Menina dos Campos de Arroz

La Rizière (China, França 2012). De Zhu Xiaoling. Em cores/82’.


Na França

CONCURSO CULTURAL CAMPUS FRANCE

Que tal ganhar um curso de francês de duas semanas na França com hospedagem? Para concorrer basta liberar sua criatividade e imaginação e gravar um vídeo de até 1 minuto com o tema: “O que você mais gosta na cultura da França?” O primeiro lugar será contemplado com curso de francês de 2 semanas no CUEF de Perpignan (com estadia inclusa). Já o segundo lugar ganhará um curso de um semestre na Aliança Francesa do Rio de JaneiroOs vencedores serão anunciados na Soirée Campus France que será realizada no Rio de Janeiro, no dia 18 de junho de 2015. Acesse a fanpage do Campus France Brasil no Facebook e participe! Boa sorte!


Aide aux Cinémas du Monde

Estão abertas as inscrições para o edital francês Aide aux cinémas du monde do CNC e do Institut Français. As inscrições vão do dia 1 ao 10 de junho para auxílio de produção e do dia 7 ao 11 de setembro para auxílio de finalização. O programa Cinemas du Monde é um apoio financeiro para os cineastas do mundo inteiro e tem como objectivo facilitar a associação de cineastas estrangeiros do mundo com os profissionais franceses, para co-produzir juntos as obras que ajudarão a promover a diversidade cultural. A ajuda é reservada a projetos de longa-metragem de ficção, animação, ou documentário, destinados a exibição em circuito cinematográfico.  Mais informações aqui.


Au Brésil

INSCRIPTIONS de films pour la Journée internationale de l'animation au Brésil 2015

Jusqu'au 15 Juin, sont ouvertes les inscriptions de courts-métrages et d'épisodes de séries d'animation à la 12e Journée Internationale de l'animation (Dia Internacional da Animação au Brésil). Cette nouvelle édition se tiendra le 28 octobre, date symbolique de la toute première projection d'un film d'animation de Émile Reynaud au Musée Grévin à Paris. C'est pour commémorer cette date que l'Association internationale du film d'animation ( ASIFA ) a lancé cet événement il y a 13 ans, et se tient aujourd'hui dans 30 pays.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.