Mediacine
Destaques da semana
8x André Téchiné

Mostra 8x Téchiné

Do dia 15 ao 24 de maio, em Porto Alegre, a Cinemateca Capitólio, com o apoio do Institut Français, exibe a mostra 8x André Téchiné, com oito filmes de um dos mais importantes realizadores franceses. A mostra é realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia e da Vai & Vem Produções Culturais, com apoio da Embaixada da França no Brasil. 
A primeira grande mostra da Cinemateca Capitólio apresenta obras célebres como Hotel das Américas (1981), Rendez-vous (1985) e Rosas Selvagens (1994) em cópias em 35mm. Na quarta-feira, 20 de maio, após a sessão de As Testemunhas (2007), acontece um debate com o crítico e pesquisador Luiz Carlos Oliveira Jr, autor do livro A Mise En Scène no Cinema - do Clássico ao Cinema de Fluxo.   


Seleção Oficial Varilux

Do dia 10 ao 17 de Junho, o Festival Varilux de Cinema Francês retorna para  mas de 80 cinemas brasileiros, com 16 filmes franceses e a presença de diversas figuras ilustres do cinema francês. Dentro da seleção oficial da edição 2015 temos o filme Samba dos mesmo diretores do sucesso Intocáveis, Olivier Nakache e Eric Toledano. O Varilux também traz para o público brasileiro o filme de abertura do Festival de Cannes: De cabeça erguida, da diretora Emmanuelle Bercot, a qual virá ao Brasil para apresentar o longa. Outra incrível diretora, Anne Fontaine, fará parte do Festival com a direção de Masterclasses, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com entrada franca. E também haverá uma retrospectiva, dessa vez, em homenagem a um dos mais promissores atores da atualidade na França, o Pio Marmai. Serão seis títulos em exibição no Instituto Moreira Salles (RJ) e Museu da Imagem e do Som (SP). 


2ª edição da Ciranda de Filmes

De 21 a 24 de maio acontece em São Paulo (Cinesesc et Livraria Cultura) a  2ª edição da Ciranda de Filmes, mostra de cinema com foco em infância e educação. A Ciranda de Filmes oferece uma cuidadosa seleção de 51 filmes nacionais e estrangeiros, além de rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas com pensadores, artistas e cineastas, com três temas este ano: famílias, relação criança e natureza e protagonismo infantil. Na seleção estão o clássico Na Idade da Inocência (L’Argent de Poche) de François Truffaut, ou a animação Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro) de Hayao Miyazaki, mas conta também com documentários inéditos no Brasil, e filmes de ficção internacionais como o Tomboy de Céline Sciamma. Confira a programação inteira no site.


CineFoot- Festival Internacional de Cinema de Futebol

CineFoot- Festival de Cinema de Futebol

O CINEFoot acontece no Rio de Janeiro do dia 21 ao 26 de maio e em São Paulo/ Recife/ Belo Horizonte nos dias 10 ao 14 de setembro. A realização do CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL, converte-se num polo de atração de espectadores, fãs, mídia, cineastas, produtores brasileiros e internacionais.  O CINEfoot leva às telas em 2015 inúmeros filmes que retratam o ardor e o afeto pelo futebol. A programação é ampla e diversificada reunindo 49 filmes de várias partes do mundo. A França participa do festival com o filme Os Rebeldes do Futebol 2, uma coleção de 5 curtos documentários sobre figuras emblemáticas do futebol mundial, dirigido por Gilles Perez e Gilles Rof; e o Zé Torcedor conta as Estrelas, por Eric Frosio. 


"Ainda 68"

Com o apoio do Institut Français, a mostra "Ainda 68" acontece na cidade São Sebastião (São Paulo) nos dias 19 ao 22 de maio1968 foi um ano de grandes convulsões sociais e a ONU havia determinado que seria o ano dos direitos humanos. Para entender um pouco mais a influência deste período até os dias de hoje, a Vento Forte organiza 4 encontros com historiadores, antropólogos e artistas tendo como ponto inicial dois filmes: O Fundo Do Ar é Vermelho de Chris Marker e Utopia e Barbárie de Silvio Tendler.  A mostra acontece em Boiçucanga nos dias 19 e 20 de maio e no Centro nos dia 21 e 22. Todas as sessões ocorrem às 19h30 e são seguidas por debates. Os encontros pós filmes são ministrados por: Carmem Prado – Antropóloga, facilitadora em Gestão da Cultura e Economia Criativa;  Lucelmo Lacerda – Professor, formado em História, com Mestrado em História e Doutorando em Educação; Larissa Ferraz – Professora licenciada na belas artes de São Paulo e Sara Knapp – Formada em História pela Universidade de São Paulo e professora da rede pública de São Sebastião.


17º FESTCURTAS BH

Durante o período de 29 de abril a 5 de junho de 2015, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauroabre inscrições para o 17º FESTCURTASBH (Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte)Os interessados poderão inscrever, gratuitamente, curtas-metragens finalizados em 2014 e 2015, pelo site shortfilmdepot.com. O resultado da seleção dos filmes que serão exibidos no Festival será divulgado no dia 5 de agosto no siteO Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte visa difundir a produção de curtas-metragens, além de contribuir para a reflexão sobre os filmes apresentados. Serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros. Uma comissão de oito a dez membros titulares e três membros suplentes será responsável por selecionar os curtas-metragens que participarão do Festival. O 17º FESTCURTASBH acontece de 18 a 27 de setembro em Belo Horizonte, no Cine Humberto Mauro e em outros espaços do Palácio das Artes. A programação será composta por mostras competitivas e programas especiais. 


Festival CineFuturo

A nona edição do festival CineFuturo – Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual acontece nos dias 26 à 31 de maio em Salvador, Bahia. Nesta edição o festival homenageia o cineasta italiano Federico Fellini e traz uma rede de atividades que busca honrar o legado criativo e inquieto do homenageado ao mesmo tempo que manter acesa a chama do cinema contemporâneo e ainda discutir conexões entre o cinema e outras artes e áreas da vida. A programação contém Mostras, Mesas, Diálogos e demais atividades, reunindo nomes de peso dos cenários nacional e internacional para trocar ideias, experiências, refletir e viver - junto ao público de cinéfilos e iniciantes - o ambiente de um festival cinematográfico comprometido com o futuro do cinema. Dentro da Mostra Internacional o cinema Francês faz a sua participação com o documentário Escala de Kaveh Bakhtiari e a co-produção Síria-França Eau Argentée de Wiam Bedirxan e Ossama Mohammed.


Mostra Jean Cocteau

Mostra Jean Cocteau

A Aliança Francesa Belo Horizonte, com apoio dos parceiros: Café com Letras, Centoequatro-Cine 104; EBA-UFMG; Grupo Editorial Autêntica; NEF-FALE-UFMG e SCAC-Cinemateca-Embaixada Francesa, organizou a Mostra Jean Cocteau, que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 26 a 30 de maio de 2015. Com lançamento da primeira tradução em português de A dificuldade de ser, de Jean Cocteau, única obra do autor disponível atualmente nas editoras lusófonas, apresentou-se essa grande oportunidade para reapresentá-lo, em suas diversas facetas, ao público brasileiro. Jean Cocteau se tornou uma referência incontornável das letras e das artes do século XX. O programa será dividido em palestras, café literário, lançamento do livro e a exibição de quatro filmes: A Bela e a Fera de Jean Cocteau, Cocteau et compagnie de Jean-Paul Fargier,  O Sangue de um Poeta de Jean Cocteau e Jean Cocteau, Autoretrado de um Desconhecido de Edgardo Cozarinsky.


Cinemaison no Rio de Janeiro
Catherine Deneuve, bela e bem aqui

18/05 às 13h Chatherine Deneuve, Bela e Bem Aqui

Catherine Deneuve, belle et bien la (França 2009). De Anne Andreu. Com André Techiné, Arnaud Desplechin, Catherine Deneuve, Gérard Depardieu. Em cores/51’.


Minha Doce Pepper Land

18/05 às 15h Minha Doce Pepper Land

My Sweet Pepper Land (Alemanha, França 2013). De Hiner Saleem. Com Golshifteh Farahani, Korkmaz Arslan. Em cores/100’.


Jacquot de Nantes

18/05 às 18h Jacquot de Nantes

(França 1991). De Agnès Varda. Com Édouard Joubeaud, Laurent Mounier, Philippe Maron. Em cores/118’.


Crônicas da Infância

18/05 às 20h Crônicas da Infância

Chroniques d'une cour de récré (França 2012). De Brahim Fritah. Com Rocco Campochiaro, Yanis Bahloul. Em cores/85’.


Acesso à Zona de Perigo

19/05 às 19h Acesso à Zona de Perigo

Access to the Danger zone (Afeganistão, Bélgica, Congo, Somália 2012). De Eddie Gregoor , Peter Casaer. Em cores/70’.


Em cartaz no Brasil
O Franco-Atirador

Estreia : O Franco-Atirador

The gunman (Espanha, França, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK) 2014). De Pierre Morel. Com Javier Bardem, Sean Penn. Em cores/115’.


Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre a Existência

Estreia : Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência

En Duva Satt Pa En Gren Och Funderade Pa Tillvaron (Alemanha, França, Noruega, Suécia 2014). De Roy Andersson. Em cores/101’.


Na França

Festival de Biarritz

A 24ª edição do Festival de Biarritz América Latina se realizará no dia 28 de setembro ao 4 de outubro de 2015 e as inscrições de filmes estão abertas. Para apresentar curta-metragens ou documentários, o limite de inscrição é o dia 8 de junho. Para longa-metragens, até o dia 27 de julho. As inscrições podem ser realizadas através do site oficial:  http://www.festivaldebiarritz.com . O Festival de Biarritz é um evento de referencia para o cinema latino-americano. Nele são apresentados filmes, dentro e fora de competição, e são realizadas homenagens com temáticas específicas. Acontecem também encontros literários, exposições fotográficas, conferências universitárias e concertos gratuitos. 


Sunny Side of the Doc

Estão abertas as inscrições para a 26ª edição do mercado internacional de documentários, Sunny Side of the Doc! Sunny Side of the Doc é um espaço para empresas de radiodifusão, distribuidores, financiadores, cineastas e produtores de todo o mundo que compõem o mercado global para documentários.  A próxima edição acontecerá do dia 22 ao 25 de junho no Espace Encan no lado do porto de La Rochelle, França. A cada ano, mais de 2000 profissionais, incluindo diretores e compradores, reunem-se por 4 dias para uma série de conferências instigantes, vitrines das emissoras, almoços de matchmaking, estudos de casos, eventos sociais e outros. É a oportunidade de vender e comprar projetos e programas, além de inovar e encontrar novas chances de produção com acesso inestimável a uma rede global de parceiros e líderes da indústria. O prazo de inscrição para participar é até o dia 15/05.


Workshop Nantes Produire au Sud

Está aberta a inscrição para o próximo WORKSHOP NANTES PRODUIRE AU SUD. O workshop acontecerá nos dias 23 ao 29 de novembro, em Nantes, no âmbito do 37o Festival dos 3 Continentes (24 de novembro ao 01 de dezembro) . Todos os jovens produtores e diretores dos três continentes ( América Latina, África,  Ásia ) estão convidados a apresentar os seus projectos cinematográficos em desenvolvimento. O Workshop tem foco no contorno e na estrutura de co-produção cinematográfica dentro da indústria. Ele visa familiarizar os jovens produtores do sul com uma variedade de ferramentas importantes e métodos de trabalho, além de fornecer uma experiência individualizada de cada projeto para permitir a elaboração e estratégia de produção pelos participantes. As inscrições vão até o dia 14 de julho e o resultado será divulgado dia 14 de setembro. Mais informações através do site.


NA EUROPA

Cine en Construcción e Fórum de Coprodução Europa/ América Latina

O 'Cine en construcción', que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro no 63° Festival de San Sebastian (Espanha), selecionará filmes realizados na América latina e que passam por dificuldades na pós produção. Os filmes selecionados receberão apoio para distribuição e ajuda para legendagem. O edital está aberto até dia 30 de junho de 2015. Também durante o Festival de San Sebastian e nessas mesmas datas, acontecerá o Fórum de Coprodução Europa/América latina. Poderão ser mandados até dia 15 de junho, projetos cinematográficos com duração mínima de 60 minutos e pelo menos com 20% do financiamento assegurado. Regulamento no site do Festival.


Au Brésil

INDIE 2015: MOYENS ET LONGS-MÉTRAGES ACCEPTÉS

Les inscriptions sont ouvertes pour la mostra internationale du 5ème festival INDIE 2015 qui se tiendra du 3 au 9 septembre à Belo Horizonte (Minas Gerais), et du 16 au 30 septembre à São Paulo. Sont acceptés les films de fiction et  documentaires produits en 2014 et 2015 et d’une durée minimum de 55 minutes. Règlements sur le site du Festival.


INSCRIPTIONS, FESTCURTASBH

La 17ème édition du FESTCURTASBH, Festival international de courts-métrages qui aura lieu à Belo Horizonte (Minas Gerais) du 18 au 27 septembre, reçoit des courts-métrages du monde entier. Les interessés peuvent inscrire leur film d'une durée maximale de 40 minutes via la plate-forme shortfilmdepot.com jusqu'au 5 juin. Plus d'informations sur le site.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.