Mediacine
Destaques da semana
Clássicos do Cinema Francês

Clássicos franceses restaurados no Rio

Durante sete dias, o público vai ter o prazer de se deleitar, ver e rever 15 clássicos do cinema francês, em cópias restauradas, no telão do Estação NET Botafogo.  A mostra tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français. Na programação se encontram os maiores sucessos do cinema Francês: A Grande Ilusão, de Jean Renoir, O Boulevard do Crime, de Marcel Carné, Os olhos sem rosto, de Georges Franju, Desejos Probidos, de Max Ophuls, Zero em Comportamento, de Jean Vigo, O Demônio da Argélia, de Julien Duvivier, Os Guarda-Chuvas do amor, de Jacques Demy,O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard, O Carrossel da Esperança, de Jacques Tati, Amores de Apache, de Jacques Becker, O Desprezo, de Jean-Luc Godard,  A Viagem à Lua, de Georges Méliès,  Van Gogh, de Maurice Pialat, French Can Can, de Jean Renoir, O Batedor de Carteiras (Pickpocket) de Robert Bresson.  Não percam!


Cine Doc Fr - Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo

Cine Doc Fr - Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo

De 21 de abril a 3 de maio, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra Cine Doc Fr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo que reúne 25 documentários produzidos nos últimos 25 anos na França, muitos ainda inéditos no Brasil! A mostra conta com filmes de 18 diretores, de várias gerações, entre eles Denis Gheerbrant, uma das principais referências do documentário francês, que estará presente no Rio de Janeiro. Ele será homenageado com uma retrospectiva do seus filmes, entre eles A vida é imensa e cheia de perigos (1995) e seu último trabalho De greve (2014) e ele dará também uma masterclass, sábado dia 25 de abril, às 18h, na Caixa Cultural. As inscrições devem ser feitas através do e-mail acasadodoc@gmail.com. Enfim, o diretor participará de um debate no Cinemaison,  segunda-feira dia 27 de abril, após a sessão do filme A viagem ao mar, programado às 20h. Saiba mais sobre o festival através da página Facebook.


Seleção Cannes 2015

Foi divulgada nessa quinta-feira, 16 de abril, a Seleção Oficial do 68º Festival de Cannes. O Festival acontecerá de 13 e 24 de maio e contará com uma forte presença francesa. Além do filme de abertura de Emmanuelle Bercot, “La tête haute”, 4 longas franceses vão competir pela Palma de Ouro. Depois de O Profeta e Ferrugem e Osso, Jacques Audiard volta na competição com Dheepan, uma variação contemporânea das Lettres persannes do Montesquieu. Maïwenn, Valérie Donzelli e Stéphane Brizé são os outros diretores franceses selecionados na competição Oficial que reúne esse ano cineastas acostumados à Croisette como  Nanni Moretti, Paulo Sorrentino, Gus Van Sant ou Jia Zhang-ke. A programação completa das outras seleções (Um Certo Olhar, Quinzena dos realizadores) será anunciada em breve.

 


Boa Sorte vence 17º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

O 17º Festival de Cinema Brasileiro de Paris acabou nessa terça-feira, 14 de abril, depois de uma semana em que os brasileiros invadiram a capital francesa. 'Boa Sorte', de Carolina Jabor, protagonizado por Deborah Secco, saiu do Cine L’ Arlequin, um dos mais tradicionais do país, como o grande vencedor do evento, escolhido pelo público como o melhor filme da competição (não há júri oficial). Entre os selecionados para competitiva (oito títulos ao todo), estavam alguns filmes ainda inéditos no Brasil, como o premiado drama de Anna Muylaert 'Que Horas Ela Volta?' – vencedor da mostra Panorama na última edição do Festival de Berlim e do troféu de melhor atriz (Regina Casé e Camila Márdila) em Sundance –;  Sangue Azul, de Lírio Ferreira, e Casa Grande, de Fellipe Barbosa- que competiram com 'Boa Sorte' no Festival de Paulínia 2014 –; além de 'Ausência' (Chico Teixeira). Completam a lista 'Ventos de Agosto', 'Castanha', 'Gata Velha Ainda Mia' e 'Tim Maia', que já passaram pelos cinemas brasileiros.


Cinemaison no Rio de Janeiro
Um dia de Andrei Arsenevitch

20/04 às 12h30 Um Dia de Andrei Arsenevitch

Une journée d'Andrei Arsenevitch (França 2000). De Chris Marker. Com Andrei Tarkóvski. Em cores/55’.


Respira

20/04 às 15h Respira

Respire (França 2014). De Mélanie Laurent. Com Claire Keim, Isabelle Carré, Lou de Laâge. Em cores/92’.


O Homem-Cinema / O Homem-Filme

20/04 às 18h O Homem Cinema/ O Homem Filme

Le Filmeur (França 2005). De Alain Cavalier. Com Bernard Crombey, Caroline Laval, Christian Boltanski, Philippe Davenet. Em cores/97’.


Pater

20/04 às 20h Pater

(França 2010). De Alain Cavalier. Com Alain Cavalier, Vincent Lindon. Em cores/105’.


Em cartaz no Brasil
O Diário da Esperança

Em Cartaz : O Diário da Esperança

A nagy füzet (Alemanha, Áustria, França, Hungria 2013). De János Szász. Com András Gyémánt, László Gyémánt. Em cores/112’.


Noites Brancas no Píer

Em Cartaz : Noites Brancas no Píer

Nuits Blanches sur la Jetée (França 2014). De Paul Vecchiali. Com Astrid Adverbe. Em cores/94’.


Na França

Concurso Cultural France Alumni

A France Alumni (www.francealumni.fr) é a nova rede social francesa dedicada aos estudantes estrangeiros que tenham realizado parte de seus estudos na França. Esta plataforma on-line tem o objetivo de permitir que os estudantes internacionais que passaram pelo sistema de ensino superior francês conservem o contato com o país e tenham acesso a ofertas de formação, bolsas, estágios e empregos. A rede social também oferece dicas de carreira, testemunhos e newsletters atualizadas regularmente, bem como fóruns de discussão e grupos temáticos que permitem a troca de experiências sobre todos os tipos de interesse. Para comemorar o número de 10.000 inscritos em sua plataforma, a rede France Alumni lançou o concurso cultural "Ça, c'est ma France".  Para participar, basta registrar-se na rede France Alumni e compartilhar a sua melhor lembrança da França: um momento marcante, um belo encontro, uma grande emoção, uma descoberta cultural ou intelectual...em qualquer formato! As histórias mais interessantes serão publicadas e seus autores ganharão um dos 100 prêmios disponíveis. O vencedor da melhor história ganhará uma viagem de 1 semana para a França com direito a um acompanhante! O prazo para participar do concurso é o dia 15 de maio de 2015! Venha para o France Alumni e compartilhe sua experiência! Para mais informações acesse aqui.

 


NA EUROPA

Ibermedia, convocatória 2015

O Programa Ibermedia, dedicado ao incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade ibero-americana, abriu a convocatória 2015 para solicitações de apoio. As duas linhas disponíveis nesta edição são Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão e Coprodução de Filmes. O envio de propostas acontece unicamente pela internet e pode ser realizado até o dia 27 de abril. Mas informações no site.


Au Brésil

Inscriptions de jeux vidéos au BIG de São Paulo

La 3ème édition BIG - Brazilian International Games Festival  se déroulera au CCSP (Centro Cultural de de São Paulo) du 27 juin au 5 juillet 2015. Les inscriptions du Big Starter sont ouvertes  jusqu'au 15 mai. Il permet aux développeurs de jeux vidéos de présenter leur projet, qui n'est pas encore commercialisé à un public composé d'autres créateurs, d'investisseurs potentiels, et de personnalités du jeux vidéo reconnues à l'international.   Ouvert à toutes les entreprises internationales et pour toutes les plates-formes, ainsi qu'au grand public, le festival se positionne comme une vitrine pour les meilleurs jeux indépendants créés dans le monde entier. Pour chaque édition, le BIG propose entre 15 et 20 jeux vidéos sélectionnés pour leurs qualités visuelles, sonores, d'écriture et de jouabilité. Plus d'informations ici (en portugais et en anglais)


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.