Mediacine
Destaques da semana
O Cinema de Nicolas Klotz: A França dos Excluídos

Mostra Nicolas Klotz na Caixa Cultural do Rio

Do dia 18 a 22 de fevereiro, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut francais, faz uma retrospectiva de um dos mais célebres cineastas franceses contemporâneos, Nicolas Klotz, através da mostra 'O Cinema de Nicolas Klotz: A França dos Excluídos'. Ainda pouco conhecido no Brasil, com apenas um filme distribuído comercialmente, o cineasta francês despertou a curiosidade do público ao ganhar o prêmio da crítica na Mostra de São Paulo de 2007 por A Questão Humana. Serão exibidos desde curtas até suas obras mais recentes, incluindo trabalhos feitos para a televisão, em uma rara oportunidade de assistir no cinema esses filmes de difícil acesso. Dentro da programação, também estão debates, entrevistas e uma master class no último dia da mostra. A Masterclass acontece dia 22 de fevereiro (sábado) as 11h na Caixa Cultura RJ, com mediação do crítico de cinema Ruy Gardnier. As vagas são limitadas e para participar é necessário se inscrever através do email: mostraklotz@buendiafilmes.com.


My French Film Festival 2014

My French Film Festival: ultimos dias!

Ainda é possível degustar os filmes franceses de graça e online até o dia 17 de fevereiro! O MyFrenchFilmFestival, organizado pela Unifrance Films com o apoio da Embaixada de França, é o maior festival de cinema francês online do mundo, e está no ar desde janeiro, com uma programação gratuita para os brasileiros, de 8 longas metragens e 10 curtas metragens com legendas em português no site myfrenchfilmfestival.comAlém disso, os filmes estão também disponíveis à la carte no iTunes! Restam apenas alguns dias para votar online nos melhores filmes que concorrem no festival. Somados aos filmes em competição, o festival online ainda apresenta um filme patrimônio (versão restaurada de Os guarda-chuvas do amor, de Jacques Demy) e um aperitivo da produção de Quebec, com um longa e um curta-metragem.


Inscrições Fidlab: ultimos dias!

O FIDLab é uma plataforma para a co-produção internacional iniciada pelo FIDMarseille, um dos maiores festivais internacionais dedicado ao documentário, que acontecerá de 1 a 7 de Julho 2014 na cidade de Marseille, na França. A plataforma dá oportunidade para cineastas, produtores, distribuidores e empresas de radiodifusão de conhecerem e apresentarem projetos, e encontrarem potenciais parceiros para financiamento. A 6° edição do FidLab acontecerá nos dias 3 e 4 de julho de 2014. As inscrições estão abertas até 19 de fevereiro 2014. As inscrições dos filmes para o FIDMarseille estão abertas até 17 de março de 2014. Mais informações no site: fidmarseille.org


Festival de Clermont-Ferrand premia um Curta brasileiro

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand divulgou os filmes premiados em sua 36ª edição. O curta "Meu amigo Nietzsche", de Fáuston da Silva, foi escolhido pelo público como o melhor curta-metragem do evento e conquistou também o reconhecimento dos jurados com o Prêmio "Fernand Raynaud" de melhor comédia. O filme de Fáuston conta a história de um improvável encontro entre o garoto Lucas e a obra do filósofo Friedrich Nietzsche, na periferia de Brasília, e a revolução provocada em sua mente e na vida de sua família e amigos. O Grande Prêmio do festival ficou com o curta "Pride", de Pavel Vesnakov, coprodução entre a Alemanha e a Bulgária. Confira lista completa de premiados no 36º Festival Internacional de Clermont-Ferrand: clermont-filmfest.com


Cinemaison no Rio de Janeiro
Argila

17/02 às 18h: Argila

Argile (França 2013). De Michaël Guerraz. Com Edith Scob. Em cores/19’.


A ausência que me consome

17/02 às 18h: A ausência que me consome

J'enrage de son absence (França 2012). De Sandrine Bonnaire. Com William Hurt. Em cores/98’.


Os Lagartos

17/02 às 20h: Os Lagartos

Les Lézards (França 2012). De Vincent Mariette. Com Vincent Macaigne. Em preto e branco/14’.


17/02 às 20h: A garota do 14 de julho


Ciné Le Corbusier em Brasília
O Homem do Rio

26/02 às 19h: O Homem do Rio

L'Homme de Rio (França, Itália 1964). De Philippe De Broca. Com Adolfo Celi, Françoise Dorleac, Jean-Paul Belmondo. Em cores/120’.


A Cinemateca apresenta

A Cinemateca da Embaixada da França apoia

Até 28 de fevereiro, o Cine Goiania Ouro organiza uma MOSTRA DE CINEMA FRANCÊS, com 14 filmes da Cinemateca. Confira a programação completa: http://www.goianiaouro.com/programacao.php

 

 


Em cartaz no Brasil
Tango Livre

Estreia dia 22/02: Tango livre

Tango Libre (Bélgica, França, Luxemburgo 2012). De Frédéric Fonteyne. Com François Damien. Em cores/101’.


A Imagem que Falta

Em cartaz: A Imagem que Falta

L'Image Manquante (Camboja, França 2013). De Rithy Panh. Em cores/90’.


Na França

Kleber Mendoça Filho na Cinemateca francesa em Paris

Este mês a Cinemateca francesa em Paris realiza um foco voltado para o cinema brasileiro, especificamente os cineastas Gustavo Beck e Kleber Mendonça Filho. Serão apresentados dois curtas de Gustavo, convidado para a ocasião, e também uma retrospectiva de todos os curtas diretor de Recife Kleber Mendoça Filho, para acompanhar a estreia na França do seu primeiro longa metragem de ficção, O som ao redor (traduzido como Les Bruits de Récife) dia 26 de fevereiro, dando continuidade da carreira de sucesso do filme. Mais informaçoes no site da Cinémathèque française.


O cinema carioca vai à França

O Rio de Janeiro será o centro da 25° edição do Festival francês Travelling, organizado pela associação universitária Clair Obscur, que acontecerá em Rennes, entre os dias 25 de fevereiro e 4 de março 2014. De Copacabana às favelas, do Rio à Amazonia, de Marcel Camus a Karim Aïnouz, o festival viajará pelos quatro cantos o Brasil, sem tirar o foco da cidade carioca. Personalidades como Nelson Pereira dos Santos, Karim Aïnouz, Gustavo Beck, Maria Ramos e a portuguesa, Maria de Medeiros, serão convidados a debaterem sobre seu cinema e sua visão do Rio. O festival ainda conta com uma retrospectiva dos melhores filmes dedicados a cidade maravilhosa e uma sessão sobre o cinema brasileiro contemporâneo, que darão chance ao espectador de mergulhar no centro de um Brasil popular, mas cheio de surpresas, ao mesmo tempo musical, urbano e cinematográfico. Paralelo ao cinema, a música e a fotografia carioca também estão no programa do festival. Confira a programação inteira no site.


Festival Internacional de Saint Tropez 2014

O Festival Internacional de Cinema e Televisão de Saint Tropez, na França, que acontece entre os dias 13 e 17 de maio, recebe inscrições até o dia 15 de março. Além da mostra de filmes, o festival promove eventos de networking para os participantes. As inscrições são feitas online, e são aceitos filmes de curta e longa-metragem para cinema e TV, além de pilotos e episódios de séries. Para a mostra, de caráter competitivo, o festival aceita filmes de curta (até 60 minutos) e longa-metragem (entre 60 e 180 minutos), sem restrição de gênero, produzidos nos últimos quatro anos e com legenda em inglês. Os valores de inscrição variam de acordo com o prazo. Interessados em participar podem acessar a plataforma Withoutabox. Para mais informações, acesse o site do Festival.


NA EUROPA

Inscription courts-métrages au Festival de Huesca en Espagne

O 42º Festival Internacional de Cinema de Huesca, realizado entre os dias 16 e 21 de junho na Espanha, recebe inscrições de curta-metragens até o dia 15 de março. As obras selecionadas para as Competições Internacional e Latino-americana podem solicitar o auxílio da ANCINE para a confecção de cópia legendada e envio de cópia. Interessados podem inscrever curtas-metragens, sem restrição de gênero, realizados após 1º de janeiro de 2013, com duração de 30 minutos (para os documentários, duração de até 40 minutos), legendados em inglês ou castelhano. Mais informações no site: http://huesca-filmfestival.com/

 


Au Brésil

Curta Kinoforum, inscription des courts-métrages

Les inscriptions sont ouvertes pour le 25ème Festival international de courts-métrages de São Paulo - Curta Kinoforum, qui se déroulera du 21 au 29 août. Le festival cherche à représenter le diversité de la production mondiale de courts-métrages, en programmant près de 400 films. Les inscriptions sont ouvertes jusqu'au 31 mars pour les films achevés en 2013, et jusqu'au 31 mai pour les films achevés en 2014.Tous les genres sont acceptés, d'une durée maximum de 35 minutes pour les films en 35 mm et 25 minutes pour les films en numérique. Plus d'information sur http://www.kinoforum.org/

 


Inscription Festival In-Edit Brasil 2014

Les inscriptions pour le 6ème Festival international du Documentaire Musical In-Edit 2014, dédié aux documentaires qui utilisent la musique comme élément intégrateur, sont ouvertes; les courts, moyens ou longs-métrages peuvent être envoyés jusqu'au 16 mars. L'événement qui se déroulera entre le 1er et le 11 mai à São Paulo -avec la possibilité de circuler dans d'autres villes brésiliennes-, offre une Mostra compétive ainsi qu'un panorama des documentaires brésiliens et internationaux ( courts, moyens et longs-métrages). Plus d'information sur le site.


Formações audiovisuais

Inscrições INA SUP

INA SUP, a escola do INA ( Instituto nacional do audiovisual ) em Paris abre inscrições para os diplomas de graduação Master: diploma Gestão do patrimônio audiovisual e o diploma Produção audiovisual. As inscrições estão abertas até 15 de abril de 2014. Para os candidatos que quiserem se candidatar paralelamente para a Bolsa Master Ile-de-France, é preciso enviar a candidatura antes do 21 de fevereiro. O arquivo de inscrição está disponível no site do INA SUP.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.