Mediacine
Destaques da semana
Festival do Rio 2013

Festival do Rio 2013

Até o dia 10 de outubro, acontece no Rio de Janeiro o tradicional Festival do Rio. A presença francesa no Festival se deu desde a noite de abertura, com a coprodução franco brasileira Amazônia, festejada junto de sua equipe, passando por mais de 60 filmes franceses, seja por produção ou coprodução. Já passaram pelas telas cariocas: Os bastardos, exibido na presença da diretora Claire Denis, o novo filme de François Ozon, Jovem e Bela, A garota de lugar nenhum, de Jean-Claude Brisseau, Os encontros da meia-noite, que teve uma sessão especial apresentada pelo promissor diretor Yann Gonzalez e Michael Kohlhaas, acompanhado do cineasta Arnaud des Pallières.

Para conferir as reprises, baixe a programação completa da Presença Francesa.

Ainda dá tempo de se deliciar com a comédia dramática estrelada por Louis Garrel Um Castelo na Itália, o vencedor do Un Certain Regard de melhor diretor Alain Guiraudie, que, graças ao apoio do Institut Français e da Unifrance, estará presente em uma sessão de Um estranho no lago, além de uma mostra especial, Alain Guiraudie: A felicidade está no campo. Outra homenageada é a realizadora francesa Claire Simon, que, assim como Guiraudie, impulsionada pela repercussão internacional de seu último filme Gare du Nord, virá ao Rio para uma sessão de gala e também tem sua carreira exibida na Mostra Claire Simon: Ficção e o Real, além de uma noite dedicada a ela no Cinemaison Rio, dia 7 de outubro, a qual também estará presente.
Por fim, a presença francesa incorpora a produtora francesa Marie-Pierre Macia como membro do Júri da mostra competitiva Première Brasil.


11º Festival Internacional de Cinema Infantil

11º FICI

O Festival Internacional de Cinema Intantil (FICI) completa 11 anos em 2013, celebrando em sua programação 78 filmes, cerca de 70% ainda inéditos, de 20 países, entre curtas e longas-metragens exibidos em cinco cidades do Brasil. Depois de Natal, o FICI chega em Aracaju e Salvador, dia 4 a 13 de outubro, para finalmente aterrisar no Rio de Janeiro e em Niterói, entre 18 e 27 de outubro.
O FICI promove também o projeto “A Tela na Sala de Aula”. Trata-se de uma programação especial para escolas e projetos sociais, que acompanha as atividades do FICI e já beneficiou 1 milhão de crianças desde sua primeira edição em 2003.


France Folie: Grande concurso cultural

O Consulado Honorário da França em Curitiba lançou um concurso cultural que visa revelar a imagem que os participantes têm da França, por meio de fotografia, ilustração ou design gráfico. Os interessados podem cadastrar, até 10 de outubro, sua visão do país no site francefolie.com.br e concorrer a uma passagem de ida e volta com destino a Paris. A inscrição é gratuita.
O concurso A Minha Imagem da França integra a programação do festival France Folie (18 a 27 de outubro), que propõe promover uma grande ação de aproximação às tradições da França, envolvendo diversos locais de Curitiba, sob diferentes formas. FranceFolie é um festival gastronômico, de cinema, de música e fotografia, em um só evento: filmes franceses serão exibidos no Espaço Itaú de Cinema de Curitiba, graças à Cinemateca da Embaixada da França.


7ª Mostra CineBH / 4° Brasil CineMundi

7ª Mostra CineBH e 4° Brasil CineMundi

Belo Horizonte será capital da sétima arte entre os dias 10 e 17 de outubro. Pelo sétimo ano consecutivo, a Mostra CineBH traz à cidade o melhor do cinema brasileiro e internacional: ao todo serão exibidos 69 filmes – 29 longas, 5 médias e 35 curtas. O cineasta francês Alain Guiraudie, premiado no Festival de Cannes 2013 com a sua mais recente produção Um Estranho no Lago, terá uma retrospectiva completa de seus curtas e longas no evento.
O Brasil CineMundi - consolidado instrumento para a reflexão, debate, difusão e promoção de ações de cooperação e negócios para a coprodução no Brasil e no mundo - chega a sua quarta edição no período de 10 a 15 de outubro Entre os convidados franceses estão: Dominique Welinski (produtora e distribuidora - Urban); Nathalie Streiff (Fundo de Apoio aos Cinemas do Mundo - Institut Français) e Severine Roinssard (Produtora - Parati Films).


VI Janela Internacional de Cinema do Recife

VI Janela em Recife

A cidade de Recife recebe entre os dias 11 e 20 de outubro a sexta edição do Janela Internacional de Cinema do Recife. Popurlamente conhecido por difundir a afiada produção pernanbucana para o Brasil, o festival premiará pela primeira vez os melhores longas e curtas metragens, brasileiros e estrangeiros. O Janela ocupa o Cinema São Luiz e o Cinema da Fundação, com as mostras de longas, curtas, programa de clássicos e seleções especiais: sessão da USC, Tomada Única Desbunde, IndieLisboa, Dissenso, etc..
A presença francesa se destaca na competição com o filme Um Estranho no Lago (Alain Guiraudie), apresentado no Festival de Cannes em 2013. Dia 17 de outubro, o festival acolhe Mathilde Henrot e Alessandro Raja (do site FestivalScope, plataforma digital de distribuição de filmes inéditos para festivais de cinema do mundo inteiro) para uma mesa-redonda sobre “Filmes na Internet. Como mostrá-los e vendê-los.” A Embaixada da França no Brasil apoia o evento.


FilmCup França & Brasil: últimos dias!

O FilmCup Brasil & França acontecerá em São Paulo (29.11 – 01.12) e no Rio de Janeiro (01 – 02.12) e será dedicado a produtores e realizadores de cinema, televisão e novas mídias que têm interesse em desenvolver e coproduzir projetos com a França. Serão selecionados 11 projetos brasileiros e 11 franceses por uma comissão, os quais serão apresentados a potenciais parceiros na forma de pitching e one-to-one meetings. Os candidatos podem inscrever projetos até o dia 5 de outubro.


Coprodução Brasil-França estreia no Animal Planet

A Grifa Filmes estreia uma coprodução com a francesa FLConcept&Co no Animal Planet a partir do dia 1° de outubro. Salvos da Extinção é uma continuação de Extinções que, produzida pelas duas produtoras em parceria também com a Gullane Filmes, foi ao ar em 2011 pela TV Brasil no País. Na França, a série foi ao ar no canal aberto e público France 5. Salvos da Extinção tem seis episódios em que mostra a luta de algumas espécies para fugir da extinção. A equipe viajou para oito países para registrar a vida de seis espécies de animal. Fonte: Tela Viva


Coprodução Brasil-França-Portugal

A produtora paulista Dezenove fechou parceria de coprodução com a francesa Unlimited e a portuguesa Ukbar Filme para produzir o novo filme da realizadora Daniela Thomas, que, após dividir a direção com grandes nomes do cinema brasileiro, embarca nas entranhas do Brasil colonial em seu primeiro projeto solo. Vazante (The Surge) explora a nuance das relações entre brancos, negros nativos e recém-chegados da África, que são vítimas da incomunicabilidade e escravidão nas jazidas de diamantes. Para realizar esse projeto, uma grande pesquisa está em curso de forma a manter a fidelidade visual da época, além de um orçamento estimado em $3,5 milhões. Fonte: Variety / Dezenove


Euronews firma parceria com a Canal Futura

O Canal Futura firmou uma parceria com o canal Euronews e estreia uma faixa diária de dez minutos com notícias e programas do canal internacional. Entre os conteúdos estão vídeos narrados em português de Portugal sobre ciências, tecnologia, juventude, cultura e iniciativas sustentáveis. A Euronews produz atrações em 13 idiomas distribuídas para mais de 150 países. Em parceria com o Futura, a emissora busca ampliar seu alcance com uma seleção de notícias que privilegia uma análise construída através de seus correspondentes espalhados pelo mundo. Fonte: Euronews / Canal Futura / Tela Viva


Cinemaison no Rio de Janeiro
Mimi

07/10 às 18h Mimi

Com a presença da diretora Claire Simon.
(França 2003). De Claire Simon. Documentário em cores/105’.
Uma filma e a outra fala: Claire Simon e Mimi Chiola. No entanto Mimi não é uma estrela, somente alguém. Passeando entre Nice e em torno de seu interior, tendo como fundo canções italianas, nos convencemos rapidamente de que toda vida é uma história e que uma história se converte em vida e também em um singular documentário. * Selecionado: États Généraux du Film Documentaire - 2003 e FIDMarseille - 2003 .


As Oficinas de Deus

07/10 às 20h As oficinas de deus

Com a presença da diretora Claire Simon.
Les Bureaux de Dieu (França 2007).
De Claire Simon. Com Béatrice Dalle, Isabelle Carré, Michel Boujenah, Nathalie Baye, Nicole Garcia, Rachida Brakni. Comédia dramatica em cores/122’. Anne, Denise, Marta, Yasmine e Milena são conselheiras do Centro de Planejamento Familiar. Elas ouvem moças e mulheres que anseiam por liberdade sexual e procuram informações sobre métodos contraceptivos e aborto. Neste escritório de Deus, elas convivem, riem e choram com todas essas mulheres que vêm, anonimamente, contar suas histórias de vida.


Ciné Le Corbusier em Brasília
Jimmy Rivière

09/10 às 19h Jimmy Rivière

(França 2011).De Teddy Lussi-Modeste. Com Béatrice Dalle, Hafsia Herzi, Serge Riaboukine. Drama em cores/90’.
Jimmy Rivière é um jovem cigano est un jeune Gitan, orgulhoso e às vezes muito nervoso. Sob a pressão da comunidade, ele se converte ao pentecostalismo e renuncia suas duas paixões: o boxe tailandês e Sonia. Mas como recusar o novo combate que seu treinador lhe propõe? E como resistir ao pulsante desejo que o liga a Sonia?
* Prêmio do Público - Festival de Angers 2011.


A Cinemateca apresenta

A Cinemateca da Embaixada da França apoia...

De 1 a 27/10, o Cine Goiania Ouro organiza uma mostra de cinema infantil.
Dia 13/10, o Museu das Minas e do Metal (Belo Horizonte) exibirá o filme Operação Lua, no âmbito do programa programa coMciência.
De 18 a 24/10, uma mostra de cinema acontecerá no Espaço Itaú de Cinema de Curitiba, para o festival France folie.


Em cartaz no Brasil
Uma primavera com minha mãe

Em cartaz:Uma primavera com minha mãe

Quelques Heures de Printemps (França 2012). De Stéphane Brizé. Com Emmanuelle Seigner, Hélène Vincent, Vincent Lindon. Drama em cores/108’.
Aos 48 anos de idade, Alain Evrard tem que voltar a morar com sua mãe. A convivência forçada traz de volta toda a violência de seu relacionamento passado. Ele, então, descobre que sua mãe está condenada pela doença...


Outubro no Rio: La Gioconda

A temporada 2012-2013 da Ópera de Paris continua a ser exibida em salas de cinema, com espetáculos de ópera e balé gravados ao vivo pela produtora FRA (François Roussillon & Associés) e distribuídos pela Esfera Filmes. A programação de outubro propõe La Gioconda de Amilcare Ponchielli, de 12 a 20 de outubro, no Rio de Janeiro.


O Capital

Estreia dia 4:O Capital

Le Capital (França 2012).
De Costa-Gavras. Com Gad Elmaleh, Natacha Regnier. Drama em cores/113’.
Uma história sobre o devastador mundo do Capital, guiado por um ambicioso chefe de um dos mais importantes bancos da Europa, cujos limites para a riqueza e poder são desconhecidos por ele


Na França

Delegação brasileira no MIPCOM 2013

Com uma delegação de 41 empresas, representadas por 71 profissionais, o programa internacional para promoção de conteúdo audiovisual independente Brazilian TV Producers (BTVP)participa pela décima vez no MIPCOM 2013, de 7 a 10 de outubro, em Cannes, na França. Durante todos os dias do evento no estande do BTVP serão promovidos encontros de negócios, sessões de networking, e diversas ações de relacionamento estratégicas para as produtoras brasileiras. A cada ano, o Brazilian TV Producers se prepara para ir ao evento e possibilitar a promoção do conteúdo audiovisual nacional independente. Este ano não foi diferente. Ainda no Brasil, em meados de agosto, as produtoras receberam consultoria do renomado documentarista francês, Yves Jeanneau, criador do Sunny Side of the Doc – evento referência no segmento de documentários.
Durante a passagem do Brazilian TV Producers pela Europa (França, Alemanha, Espanha, Portugal,...), os representantes da associação irão divulgar e convidar delegações internacionais para a quarta edição do RioContentMarket - evento de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina, que acontece de 12 a 14 de março de 2014 no Rio de Janeiro. 


Formações Louis Lumière: Inscrições abertas

A Escola Nacional Superior (ENS) Louis-Lumière, na França, abriu inscrições para participar dos seus Training Modules, cursos dedicados aos profissionais de diferentes setores: Scriptwriting; Digital Storytelling; Film Production; Director of Photography; Digital Image Technician; Film Restoration/Preservation;... Estes módulos de formação "à la carte" são exclusivamente em inglês.


22º Festival Biarritz Amérique Latine

Entre 30 de setembro e 6 de outubro de 2013, acontece a vigésima segunda edição do Festival Biarritz Amérique Latine. O festival que tradicionalmente serve como porta de entrada para os filmes latinos na Europa conta com oito filmes brasileiros divididos entre as mostras competitivas de documentários, curtas e longa metragens. Descatam-se o documentário Elena de Petra Costa, a ficção De Menor de Caru Alves de Souza e o curta Penas de Paulinho Caruso.


Au Brésil

FilmCup Brésil & France : Derniers jours pour l'appel à projets

Le FilmCup Brésil & France sera une rencontre unique dédiée aux professionnels – principalement aux producteurs, auteurs, et réalisateurs – du cinéma, de la télévision et des nouveaux médias brésiliens et français. FilmCup 2013 se déroulera à São Paulo (29/11 au 01/12) et à Rio de Janeiro (02/12) et proposera des débats, conférences et ateliers autour de la coproduction et du développement de projets bilatéraux. 11 projets français et 11 projets brésiliens seront sélectionnés par une commission et seront présentés lors de l’évènement à de potentiels partenaires sous forme de pitch ou de one-to-one meetings. Les représentants des projets retenus seront invités par FilmCup. Les inscriptions de projets sont ouvertes jusqu'au 5 octobre.


Délégation brésilienne au Mipcom

Avec une délégation composée de 41 entreprises et 71 professionnels, la Brazilian TV Producers (association pour la promotion extérieure du contenu audiovisuel brésilien) sera bien présente au MIPCOM 2013, du 7 au 10 octobre, à Cannes. C'est la dixième fois que la BTVP participe au marché. Rencontres professionnelles, séances de networking, et diverses activités seront organisées sur le stand BTVP.
Lors de leur étape en Europe (France, Allemagne, Espagne, Portugal, ...), les représentants de l'association vont aussi promouvoir et inviter d'autres délégations pour la 4e édition du RioContentMarket (évènement professionnel sur les contenus audiovisuels) qui se déroulera du 12 au 14 mars 2014 à Rio de Janeiro.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.