Mediacine
Destaques da semana

Fundo de apoio aos Cinemas do Mundo

Estão abertas até o dia 20 de setembro (as data foram alteradas) as inscrições para a 3a comissão do fundo francês Apoio aos Cinemas do Mundo do CNC (Centro Nacional de Cinema e da Imagem Animada).
O programa, que substitui o Fonds Sud, tem por objetivo incentivar coproduções que contribuam com a promoção da diversidade cultural. O apoio dado aos cineastas internacionais é uma ajuda seletiva acordada antes ou depois da realização de uma sociedade de produção estabelecida entre uma empresa francesa e uma empresa estrangeira, reservada aos projetos de longa-metragem de ficção, animação ou documentário.


FilmAmbiente 2013 no Rio

A 3a edição do FilmAmbiente - Festival Internacional de Audiovisual Ambiental - acontecerá de 30 de agosto a 05 de setembro no Rio de Janeiro.
Além dos filmes em competição – 13 longas e 20 curtas – serão apresentadas as mostras Do DDT e Hormônios à Segurança Alimentar, tema central desta edição, Planeta Ultrajado, seleção de filmes que mostram mostram o quanto sofre o planeta com a ação humana; Será mesmo só ficção? na qual são reunidos filmes de ficção lançados recentemente e que refletem preocupações planetárias; Agir+Mudar, que apresenta soluções diversas e criativas encontradas por comunidades ou indivíduos para combater problemas recorrentes.
A presença francesa se destaca com várias produções. Entre outros, o emocionante documentário Felicidade... a terra prometida de Laurent Hasse (em competição) e Terra Arrasada (foto) de Michale Boganim, ficção no momento da catástrofe de Tchernobyl.


Indie 2013 em Belo Horizonte e São Paulo

O festival INDIE 2013, que acontece entre os dias 5 e 12 de setembro em Belo Horizonte e de 19 a 26 de setembro em São Paulo, terá como uma de suas principais atrações na edição deste ano retrospectivas de dois cineastas contemporâneos. Um dos autores mais originais e radicais do cinema europeu o francês Jean-Claude Brisseau - com a presença do artista - e o realizador de imagens impressionantes e impactantes, em documentários e ficções, o chinês Wang Bing.
Jean-Claude Brisseau aos 69 anos é o “enfant terrible” do cinema francês, há quase 40 anos realiza filmes marcados pela observação da intimidade sexual, por digressões filosóficas, com nuanças de misticismo.
A retrospectiva traz 10 obras de Brisseau (nove delas em 35mm), entre elas, o inédito no Brasil, seu último filme A Garota de Lugar Nenhum que ganhou o Leopardo de Ouro concedido pelo Festival de Locarno, em 2012. O Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil apoia o evento.


FilmCup França & Brasil: Inscrição de projetos!

O FilmCup Brasil & França acontecerá em São Paulo (29.11 – 01.12) e no Rio de Janeiro (01 – 02.12) e será dedicado à profissionais de toda a rede produtiva do cinema brasileiro e francês – produtores, autores, realizadores, distribuidores, canais de TV, exibidores de salas de cinema e world sales – e debaterá as possibilidades de intercessão e trabalhos conjuntos para televisão e novas mídias. FilmCup será um encontro único entre os dois países incluindo encontros de mercado (debates, palestras,...) e seleção de projetos!

Você tem um projeto e busca parceiros franceses? Serão selecionados 11 projetos brasileiros e 11 franceses por uma comissão e apresentados a potenciais parceiros na forma de pitching e one-to-one meetings, de diferentes gêneros e para diferentes mídias. Os representantes dos projetos selecionados serão convidados a participar pelo FilmCup.

As inscrições estarão abertas a partir de amanhã, dia 27 de agosto, em www.filmcup.net.


Prêmio Cine França Brasil no Curta Brasília

As inscrições para participar do 2° Festival Curta Brasília estão abertas até 31 de agosto. O festival propõe duas seções competitivas de curtas: a Mostra Curta Brasil e a Mostra Curta Brasília.
Esse ano, o festival ganha dimensão internacional, com mostra de curtas franceses e conta com o Prêmio Cine França Brasil, oferecido pela Embaixada da França, com viagem à França para representante do filme escolhido por comissão. Detalhes e informações estão disponíveis no site do evento.


Imagens em Movimento no Rio

Nesta Segunda-feira, 26 de agosto, tem início a Mostra de curtas-metragens realizados pelos alunos do projeto Imagens em Movimento, feito em parceria com a Cinemateca Francesa e uma rede de organizações internacionais articuladas através do programa "Cinema, cem anos de Juventude”. Desde 2011, ele oferece oficinas gratuitas para e análise e criação de filmes a alunos de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. A cada ano, os coordenadores das organizações participantes escolhem um tema do universo do cinema, a partir do qual se desdobram análises de filmes e discussões sobre a linguagem cinematográfica.Este ano, o tema foi “Como colocar uma ideia em cena?”.
Nos dias 26 e 27 de agosto, o público poderá conferir o resultado do trabalho dos jovens envolvidos nas oficinas. O Espaço Itaú de Cinema exibe sessões gratuitas com os 16 curtas-metragens produzidos pelos alunos das escolas beneficiadas (6 do Rio de Janeiro e 2 de São João da Barra), além de curtas realizados por estudantes da França. A 3ª edição do programa Imagens em Movimento é patrocinada pelas empresas OGX e OSX.


Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo apresenta sua 24a edição de 22 a 30 de agosto. Mais de 400 filmes serão apresentados em vários programas: Mostra Internacional, Mostra Latino Americana, Programas brasileiros e Programas Especiais.
Entre os convidados franceses estão Alice Kharoubi (Short Film Corner de Cannes), Calmin Borel (Clermont Ferrand Short Film Festival) e Fabrice Marquat (Agência de Curta-metragem da França).
A produção francesa se destaca no programa especial 30 Anos da Agence du Court Métrage. A Agência francesa foi criada em 1983 como uma iniciativa de realizadores, produtores e exibidores para tornar os filmes acessíveis e idealizar novas formas de difusão. A mostra especial reúne diferentes cineastas (Jean-Pierre Jeunet, Jean-François Laguionie...) cujo ponto em comum é ter, num dado momento, realizado um filme curto, de valor histórico e emblemático sempre comprovado na atualidade.


Mostra Mundo Árabe continua em São Paulo e chega no Rio

A 8a Mostra Mundo Árabe continua em São Paulo até dia 22 dia no Cinesesc e até dia 1 de setembro no CCBB. A Mostra será apresentada no CCBB Rio de Janeiro de 4 a 16 de setembro.
Mais de 20 filmes com temática relacionada à cultura árabe serão apresentados, em duas sessões: Mundo Árabe e Diálogos Árabe-Latinos. O destaque da Mostra é o filme Cinco Câmeras Quebradas, que concorreu ao Oscar em 2013 e foi vencedor da melhor direção em documentário no Festival de Sundance em 2012. O diretor Emad Burnat e seu filho Jibreel, protagonista do documentário, são convidados especiais desta edição. A Embaixada da França e a Cinemateca apoiam o evento.


Cinemaison no Rio de Janeiro
Duas Senhoras

02/09 às 18h Duas Senhoras

Dans la vie (França 2007). De Philippe Faucon. Em cores/73’. Classificação etária 12 anos.


A Desintegração

02/09 às 20h A Desintegração

La Desintegration (França 2011). De Philippe Faucon. Em cores/78’.


A Vida de Jesus

26/08 às 18h A Vida de Jesus

La Vie de Jésus (França 1997). De Bruno Dumont. Em cores/96’. Classificação etária 14 anos.


Flanders

26/08 às 20h Flandres

Flandres (França 2006). De Bruno Dumont. Em cores/91’.


Ciné Le Corbusier em Brasília
Um lago

28/08 às 19h: Um lago

Un Lac (França 2009). De Philippe Grandrieux. Com Alexei Solonchev , Dimitry Kubasov, Natalie Rehorova. Em cores/90’.


A Cinemateca apresenta

A Cinemateca da Embaixada da França apoia...

De 16 a 29/08, o Cine Vitória em Aracaju (SE) programa 6 filmes da Cinemateca: A coragem dos outros de Christian Richard; Doses de Rum Bom Trabalho de Claire Denis; Nossa Estrangeira de Sarah Bouyain;  Angèle e Tony de Alix Delaporte, O Quadro de Jean François Laguionie

Setembro: o Cine Olympia em belem programa Pégaso, Angele e Tony, Mulheres Diábolicas e As Oficinas de Deus.

Dia 01/09, o SESC São José dos campos programa 35 doses de rum.

De 01 a 08/09 o IV Festival de Documentários de Cachoeira programa Si-Gueriki, Rainha-mãe.

De 03 a 08/09 o MIS São Paulo organiza uma mostra Nouvelle Vague.

De 6 a 19/09 o, o Cine Santander programa uma mostra especial reunindo filmes com a temática ambiental.


Em cartaz no Brasil
Os Sabores do Palácio

Estreia:Os Sabores do Palácio

Les Saveurs du Palais (França 2012). De Christian Vincent. Com Arthur Dupont, Catherine Frot, Hippolyte Girardot. Em cores/95’.


Estreia:Repare Bem

Les Yeux de Bacuri (Brasil, França, Itália 2012). De Maria de Medeiros. Em cores/95’.


NA EUROPA

31 º CineMart e Hubert Bals Fund

De 26 a 29 de janeiro de 2014, durante o Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (Países Baixos), acontece a 31ª edição do mercado internacional de coprodução: CineMart. Durante quatro dias, 35 projetos internacionais serão apresentados a mais de 850 profissionais da indústria internacional de cinema (produtores, distribuidores, canais de televisão, patrocinadores...). Serão elegíveis os projetos de longa metragem de ficção recentes, que estejam no início do desenvolvimento ou pré-produção. Os projetos deverão ser cadastrados on-line entre o dia 24 de agosto e 1º de setembro.

Estão também abertas até dia 1° de setembro as inscrições para o fundo Hubert Bals. Esse fundo criado em 1988 confere apoios para desenvolvimento de roteiros, post produção e distribuição no país de origem.


Anima 2014

Estão abertas as inscrições de filmes para participar da próxima edição do Anima (Festival internacional de filme de animação) que acontecerá de 28 de fevereiro a 9 de março de 2014, em Bruxelas (Bélgica).
O festival procura curtas e longas produzidos após junho de 2012. 5 prêmios serão distribuídos: Curtas profissionais; filmes de estudantes; curtas infantis; filmes de "comanda"; longas metragens. As inscrições são gratuitas e vão até dia 1° de outubro.


Au Brésil

FilmCup Brésil & France : Derniers jours pour l'appel à projets

Le FilmCup Brésil & France sera une rencontre unique dédiée aux professionnels – principalement aux producteurs, auteurs, et réalisateurs – du cinéma, de la télévision et des nouveaux médias brésiliens et français. FilmCup 2013 se déroulera à São Paulo (29/11 au 01/12) et à Rio de Janeiro (02/12) et proposera des débats, conférences et ateliers autour de la coproduction et du développement de projets bilatéraux. 11 projets français et 11 projets brésiliens seront sélectionnés par une commission et seront présentés lors de l’évènement à de potentiels partenaires sous forme de pitch ou de one-to-one meetings. Les représentants des projets retenus seront invités par FilmCup. Les inscriptions de projets sont ouvertes jusqu'au 5 octobre.


RioMarket 2013

Le RioMarket - marché professionnel du Festival de Rio de Janeiro - se déroulera du 27 septembre au 9 octobre. Le marché s'adresse aux distributeurs, aux "sales agents", aux acheteurs et producteurs internationaux et proposera différentes possibilités de rencontres et d'échanges: RioSeminars, Workshops, Rodadas de Negócios.
Les inscriptions sont ouvertes pour participer au RioScreenings: cette section permet aux producteurs de présenter leurs projets (cinéma, télévision, transmédia,...) aux professionnels brésiliens et internationaux présents.


Inscriptions ouvertes pour la 21° édition du Festival Mix Brasil

Les inscriptions de films pour la 21e édition du Festival Mix Brasil de Culture pour la Diversité sont ouvertes jusqu'au 31 août. Le festival se déroulera du 7 au 17 novembre à São Paulo. Tous les formats sont acceptés, les films doivent avoir été produits en 2011.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.