Mediacine
Destaques da semana
Femina 2013

Femina 2013 no Rio

De 16 a 28 de julho, a Caixa Cultural no Rio de Janeiro apresenta o Festival Internacional de Cinema Feminino na sua 10° edição. Nesses dez anos de trabalho o FEMINA promoveu o trabalho das mulheres no cinema e na cultura, incentivou o surgimento de novas diretoras e a participação das mulheres no mercado de trabalho audiovisual, assim como a produção de filmes com temática feminina, e debateu questões de gênero.
A produção francesa se destaca na competição international com Além Arekara – La vie après de Momoko Seto, Mademoiselle Kiki et les Montparnos (foto) de Amelie Harrault, Maillot de Bain de Mathilde Bayle e Pleines Dents, de Ben Rafael.
O Cinemaison Rio irá sediar a noite de abertura do Festival (dia 15) com os filmes Resposta de mulheres, de Agnès Varda, e Marussia, de Eva Pervolovici.


Curso "O Cinema de Bruno Dumont" em São Paulo

O CineSesc em parceria com a Embaixada da França apresenta a mostra O Cinema de Bruno Dumont de 1 a 8 de agosto. Para acompanhar essa mostra o CineSesc desenvolve um curso especial de 5 a 7 de agosto.
O curso abordará a trajetória profissional de Bruno Dumont, considerado um dos principais representantes da atual geração do cinema francês, autor de filmes viscerais, marcados por uma perturbadora estética naturalista, e que retratam a humanidade brutalizada pela própria civilização. Diretor de filmes como Camille Claudel 1915, A Humanidade e O Pecado de Hadewijch, vencedor de prêmios e indicações em inúmeros festivais, entre eles o Festival de Cinema de Cannes, o Festival de Toronto e a Berlinale.
Inscrições somente no CineSesc a partir de 22/7. Para maiores de 16 anos.


Mostra Jacques Rivette continua no CCBB São Paulo

A Mostra Jacques Rivette – Já não somos inocentes continua em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo até 21 de julho. Com curadoria de Francis Vogner dos Reis e Luiz Carlos Oliveira Jr, a Mostra reune grande parte das obras cinematográficas do cineasta francês, além de promover palestras e debates sobre Jacques Rivette, que por quase 50 anos se dedicou ao cinema como cineasta e também como critico. A Mostra revela ao público o mentor oculto da Nouvelle Vague, e, junto com Godard, o mais radical. Enfim, um dos principais artistas e pensadores do cinema moderno.


Caminhos de cinema em Paris!

O canal franco-allemão ARTE acabou de lançar uma nova plataforma web - e aplicativo para smartphones - para quem curte cinema e caminhar em Paris! Cinemacity leva os passantes até os locais específicos da capital onde cenas de filmes foram rodadas. O guia interativo é disponível em três idiomas (francês, inglês e alemão) é já propõe cerca de 400 trechos que o público pode escolher por filme, diretor e bairro: filmes mudos, clássicos, filmes contemporâneos... Cinematcity é a oportunidade de reviver grandes momentos do cinema rodado em Paris.


Documentário franco-brasileiro sobre Rio

As produtoras Gédéon Programmes (França) e a Conspiração anunciaram uma coprodução estimada em 6 milhões de euros de um docudrama sobre a construção da cidade do Rio de Janeiro em comemoração ao 400º aniversário da cidade em 2015. O projeto, que provisoriamente recebe o nome de Rio é desenvolvido pela Planète+ e pela ARTE. A idéia é que Rio seja um longa-metragem de 90 minutos e uma série de cinco episódios, nos moldes de Paris: The Great Saga, que já foi vendida para 25 territórios.


Produtoras brasileiras vencem pitching no Sunny Side of The Doc 2013

O projeto Bike Lovers, da produtora carioca mobCONTENT (associada à ABPITV), foi um dos vencedores do Docs Wanted!, evento transmídia organizado pelo Cuban Hat Project dentro do evento Sunny SIde of The Doc em La Rochelle, França. Outra produtora associada à ABPITV, a BigBonsai foi a ganhadora da categoria Best International Project Showcase - Science & Nature com o documentário Beyond Boundaries. A delegação brasileira no evento teve a participação das produtoras Conspiração Filmes, BigBonsai, Duo 2, Canal Azul, Giros, Grifa Filmes, Cinevideo e MOBContent. O Brasil e a China foram selecionados como países-alvo este ano no evento.


Paris Project: Um filme brasileiro selecionado

O filme brasileiro A cidade onde envelheço de Marilia Rocha e produzido por Luana Melgaço de Anavilhana Filmes, foi selecionado para participar da 9a edição do Paris Project, plataforma de coprodução que acontece durante o Festival Paris Cinéma (30 junho-3 julho). O filme trata da relação entre o Brasil e o Portugal, acompanhando a história de duas mulheres que deixam a Europa para buscar no Brasil outras oportunidades.


Fica 2013 anuncia os vencedores

O 15º FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - anunciou os vencedores da edição 2013 da mostra competitiva. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de sábado, dia 6 de julho, na Cidade de Goiás. A produção francesa "Expedition Grand Rift " de Geoffroy e Loïc de La Tullaye foi premiada na categoria melhor série ambiental para TV. A série se interesse na problemática da penúria de água. Os 10 episódios já foram exibidos na emissora pública France 5.


Cinemaison no Rio de Janeiro
O amor por terra

22/07 às 18h Noite Jacques Rivette "O Amor por terra"

L’Amour par terre (França 1984). De Jacques Rivette. Com Geraldine Chaplin, Jane Birkin. Em cores/125’.


Paris Nos Pertence

22/07 às 20h15 Noite Jacques Rivette "Paris nos pertence"

Paris nous appartient (França 1961). De Jacques Rivette. Em cores/141’.


15/07 às 19h Noite de Abertura Femina 2013

O Cinemaison terá o prazer de sediar a noite de abertura do Festival Internacional de Cinema Feminino que comemora o seu décimo aniversário!

Sessão dupla:
Curta-metragem Resposta de Mulheres (1975) de Agnès Varda
Longa-metragem Marussia (2013)de Eva Pevolovici


Marussia

15/07 às 19h Marussia

(França / Federação Russa, 2012) De Eva Pervolovici. Drama em cores/90’.
Uma história de viagens e espaços: A viagem da Rússia para a França... da escola para a igreja, entre hotéis sociais... O espaço entre mãe e filha.
Noite de abertura Femina 2013


Ciné Le Corbusier em Brasília
Adoro Olhar as Meninas

17/07 às 19h Adoro Olhar as Meninas

J'aime regarder les filles (França 2011). De Frédéric Louf. Com Michel Vuillermoz. Em cores/92’.


CineClube SP

28/07 às 09h30 Xeque-Mate

Joueuse (França 2008). De Caroline Bottaro. Com Sandrine Bonnaire. Comédia dramatica em cores/100’.


A Cinemateca apresenta

A Cinemateca da Embaixada da França apoia...

14/07, para celebrar a festa nacional Francesa, a Aliança Francesa de Curitiba organiza projeções de dois filmes de Bresson na Cinemateca de Curitiba.

De 17/07 a 28/07, o SESC Palladium em BH programa a coleção Africanos Restaurados

De 22/07o a 2/08 o CINSUP programa uma mostra de cinema de animação. O filme A Planeta Fantástico faz parte da seleção.


Em cartaz no Brasil

Estreia: Renoir

(França 2012). De Gilles Bourdos. Com Christa Theret, Michel Bouquet, Vincent Rottiers. Em cores/101’.


Em cartaz: Branca de neve

Blancanieves (Espanha, França 2012). De Pablo Berger. Com Daniel Gimenez Cacho, Macarena Garcia, Maribel Verdú. Em cores/104’.


Na França

3 continents e Produire au Sud

As incrições de filmes estão abertas até dia 1° de outubro para participar do Festival des 3 Continents. O festival busca filmes independentes produzidos na Ásia, África e América Latina, e conta com um júri formado por especialistas da indústria audiovisual.
Estão também abertas - até dia 31 de julho - as inscrições de projetos de filmes para participar do programa Produire au Sud. Este programa permite aos jovens produtores e diretores desenvolverem o seu primeiro ou segundo longa-metragem de ficção para o cinema.
Todas as instruções são disponíveis no site do festival, em inglês e francês. O evento acontecerá de 16 a 23 de novembro na cidade de Nantes, na França.


France Médias Monde

A empresa pública francesa AEF (Audiovisual Exterior da França), que reúne a rede de televisão France 24, e as rádios RFI (Radio France Internationale) e MCD (Monte Carlo Doualiya), anunciou mudança de razão social. Foi rebatizada oficialmente France Médias Monde (France mídia Mundo).


Novo fundo de apoio para distribudoras francesas

O CNC (Ancine francês) anunciou a criação de um novo fundo de apoio para promoção no exterior de obras cinematográficas francesas. O IFCIC (Instituto de Financiamento de Cinema e Indústrias Culturais) será encarregado de gerar este fundo com uma dotação inicial do CNC de € 8 milhões. Este fundo será ativo a partir de setembro e tornará mais forte a promoção internacional dos filmes francêses. Os beneficiários do fundo são empresas exportadoras estabelecidas na França. Detalhes e informações são disponíveis no site do IFCIC.


Fest’Afilm: Inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas para o dia 18 de julho as inscrições para a sexta edição do Fest’Afilm, Festival Internacional de Cinema Lusófono e Francófono de Montpellier. O evento acontece na cidade francesa entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. Haverá competição de curtas-metragens.


URTI: Chamada para programas de rádio

A URTI (União da Radio e da Televisão Internacional) organiza desde 1989 o Prêmio Internacional URTI da Rádio. Este concurso tem com objetivo a promoção internacional da produção de radiodifusão. O tema deste ano é Fronteiras. Todos os formatos de emissoras são aceitos. As condições de participação são disponíveis no site da URTI.


Archidoc: workshop de documentarios

As inscrições para participar do Archidoc 2013 da famosa escola La Fémis estão abertas até dia 5 de setembro. Archidoc é um workshop de desenvolvimento de documentários feitos com imagens de arquivos. Acontecerá em Lisboa (17-23 de outubro), Paris (2-7 de dezembro) e na República Checa em março. Todas as informações estão disponíveis em francês e inglês no site da Femis.


Emergence

Emergence é uma universidade de "verão" de cinema em Paris cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento do 1° longa-metragem de jovens autores-diretores. 6 candidatos (franceses ou estrangeiros) serão selecionados, por um júri de profissionais, a partir de um roteiro e de alguns trabalhos anteriores. As inscrições estão abertas até dia 6 de setembro. Detalhes e informações estão disponívels (em francês) no site de Emergence.


NA EUROPA

Inscrições para 3D Film Market

A 3a edição do 3D Financing Market, dedicado aos filmes em 3D acontecerá na Bélgica (Liège), dias 3 e 4 de dezembro. Os produtores com projetos de filmes em 3D e os produtores "tradicionais" que querem trabalhar com a 3D podem participar. Nas últimas edições, mais de 90 projetos foram submetidos com um orçamento total de 440 milhões de euros. Inscrições até dia 30 de agosto.


Au Brésil

Nouveau fonds pour l'exportation de films

Le CNC a demandé à l'IFCIC (Institut pour le Financement du Cinéma et des Industries Culturelles) de mettre en place un fonds d’avances remboursables destiné à soutenir la promotion à l’étranger des œuvres cinématographiques. Ce fonds, abondé par le CNC, sera constitué d’une dotation initiale de 8 millions d’euros et sera effectif dès la rentrée de septembre. Il permettra d’accroître les moyens en faveur de la promotion internationale des œuvres et de renforcer le développement à l’international du cinéma français. Les bénéficiaires du fonds sont les sociétés d’exportation établies en France. Toutes les informations et modalités techniques sont disponibles sur le site de l’IFCIC.


Série française récompensée au FICA

Le road-movie environnemental Expedition Grand Rift de Geoffroy et Loïc de La Tullaye a été récompensé lors de la 15e édition du FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - en recevant le prix de la meilleure série TV. Expédition Grand Rift s’interroge, en 10 épisodes, sur la pénurie d’eau, et a déjà été diffusé sur France 5. Le festival s'est déroulé début juillet dans la ville de Goiás (état de Goiás).


Inscriptions ouvertes pour le Forumdoc.BH

Les inscriptions pour le 17e Festival de Documentaire et Film Ethnographique sont ouvertes jusqu'au 19 août. Le festival se déroulera à Belo Horizonte entre le 21 novembre et le 1er décembre. Forumdoc.BH présente un panorama mondial et contemporain de la production documentaire et ethnographique. Sont acceptés les documentaires (courts, moyens, longs), tous formats et toutes thématiques.


Inscriptions pour globale Rio 2013

Les inscriptions de films sont ouvertes jusqu'au 16 août pour le globale Rio 2013. Le festival propose, avec la projection de fictions et de documentaires, des moments de débats sur des thèmes liés au processus de globalisation. Le festival n'est pas compétitif et n'offre pas de prix. Globale a été crée en 2003 à Berlin et se décline actuellement à l'international: Montevideo, Varsovie, Bogota et Rio de Janeiro. Toutes les informations sont disponibles en portugais, espagnol et anglais sur le site du festival.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.