Mediacine
Destaques da semana
Imagem dos Povos 2013

Imagem dos Povos 2013 em Belo Horizonte

Em sua oitava edição, a mostra internacional de cinema Imagem dos Povos volta o foco para a produção audiovisual contemporânea de matriz afrodescendente, com a exibição de 50 filmes de diferentes formatos, linguagens e origens. Este ano, o evento será realizado em dois espaços da capital mineira, de 15 a 30 de junho: o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e no Memorial Minas Gerais Vale do 25 a 27 de junho, no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Ícone do cinema brasileiro nos anos 60, o ator e cineasta Zózimo Bulbul, falecido em janeiro, receberá homenagem especial na noite de abertura. A noite reserva também a estreia do documentário FAN do Brasil, de Steve e Stéphanie James, coprodução entre Guadalupe e Brasil, com apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Embaixada da França no Brasil. A partir de um diálogo com o dançarino e coreógrafo Rui Moreira (foto), diretor-artístico do Festival de Arte Negra (o FAN), o documentário discute a adoção de ações afirmativas voltadas para a população negra e celebra a contribuição afrodescendente ao desenvolvimento cultural e econômico do país.O longa recebeu o prêmio de Melhor Documentário da Diáspora nos Africa Movie Academy Awards 2013.

Entre as atrações internacionais, merece destaque a primeira retrospectiva em Minas Gerais do cineasta e ativista político haitiano Raoul Peck, ministro da cultura em seu país na década de 1990, com uma seleção de filmes assinada pela Cinemateca da Embaixada da França e pelo Institut Francais.


Cinefoot Tour 2013

Em junho, o Festival de Cinema de Futebol CINEfoot apresenta o CINEfoot Tour 2013 durante a Copa das Confederações. Também com entrada franca, o festival estará presente em todas as capitais onde ocorrerão os jogos! Começou em Brasília dia 11 de junho e segue para Fortaleza (17, 18, 24 e 25), Recife (17 a 20), Belo Horizonte, (21 a 25) Rio de Janeiro (24 e 29) e Salvador (25 a 29).
O filme de abertura em cada cidade será o longa-metragem francês Os Rebeldes do Futebol de Gilles Perez e Gilles Rof.


Rohmer, o homem e suas imagens

A Mostra Eric Rohmer continua no CCSP

A Secretaria Municipal de Cultura e o Centro Cultural São Paulo, em parceria com a Vai e Vem Produções Culturais e com o apoio da Embaixada da França, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e do Centre Nacional de Documentation Pédagogique (CNDP), apresentam a mostra Rohmer, o homem e suas imagens que acontece até 23 de junho no Centro Cultural São Paulo. A mostra traz uma parte representativa da obra documental que Rohmer dirigiu para a TV francesa nos anos 1960 e mais três filmes do diretor que tiveram pouca ou nenhuma circulação no Brasil: Os Amores de Astrée e Céladon (2007), Perceval, o gaulês (1978) e O Agente triplo (2004). 


BIFF 2013

Festival Internacional de Cinema de Brasília 2013

O BIFF - Festival Internacional de Cinema de Brasília realiza sua segunda edição entre 13 e 23 de junho, no Museu Nacional da República e no Cine Cultura Liberty Mall, em Brasília. O festival ofecere uma seleção competitiva com 13 filmes de todos os continentes, assim como seis mostras paralelas, pré-lançamentos de obras e organiza uma série de seminários que fazem uma radiografia do mercado cinematográfico mundial.
O festival conta com vários filmes franceses em diferentes mostras de seu programa dando destaque para o filme Uma primavera com minha mãe (Quelques heures de printemps) de Stéphane Brizé que foi apresentado na noite de abertura do evento com a presença da atriz Hélène Vincent.


Radioweb visita RFI em Paris

Felipe Zboril (foto), jornalista na agência Radioweb (agência brasileira de notícias para rádios) visitou a sede da RFI em Paris, encontrando vários profissionais da emissora francesa: jornalistas, diretores de diferentes setores da AEF (Audiovisuel Extérieur de la France). Felipe Zboril participou de diversas atividades jornalisticas e de muitos programas com a Redação em língua portuguesa da RFI para o Brasil, inclusive cobrindo o evento de Roland Garros! A visita de uma semana permitiu fortalecer os laços entre RFI e Radioweb e compartilhar as experiências profissionais, melhorando a cooperação no setor da radiodifusão entre o Brasil e a França.


Delegação brasileira no Sunny Side of the Doc

O Brazilian TV Producers estará no Sunny Side of the Doc, evento focado exclusivamente em documentários, que será realizado na cidade francesa de La Rochelle entre os dias 25 e 28 de junho. Mais de 2000 profissionais de 50 países estarão reunidos no evento. A delegação brasileira é formada pelas produtoras Conspiração Filmes, BigBonsai, Duo 2, Canal Azul, Giros e Grifa Filmes.
Além da delegação, o projeto Bike Lovers, da produtora carioca mobCONTENT, está entre os finalistas do Cuban Hat, competição para projetos transmídia do festival.Em fevereiro deste ano, o projeto foi um dos escolhidos Lab Transmídia - Foco série de TV, realizado durante o RioContentMarket 2013, que premiou cinco projetos, entre 30 inscritos sendo 10 internacionais e 20 nacionais. Fonte: BTVP, SSTD


MEDIA Mundus: Guia 2013

Três novos guias publicados pelo Programa MEDIA da Comissão Européia estão disponíveis em inglês no site do MEDIA Desk France:
- Catálogo das formações 2013 apoiadas pelo programa MEDIA;
- o Guia dos Mercados e Redes 2013 com todos os eventos financiados pelo programa: mercados de filmes, fóruns de coprodução, ...;
- e sobre tudo o guia MEDIA Mundus 2013 que lista todas as atividades do programa MEDIA Mundus: formações, mercados, operaçãos crossover, distribuição, ...;
O programa MEDIA apoia e desenvolva projetos entre 33 países da Europa. O programa MEDIA Mundus apoia a realização de projetos de cooperação entre profissionais europeus e profissionais de outros países.


Cinemaison no Rio de Janeiro
A Esquiva

17/06 às 18h A Esquiva

L'Esquive (França 2003). De Abdellatif Kechiche. Com Osman Elkharraz, Sabrina Ouazani, Sara Forestier. Em cores/117’. Classificação etária 12 anos.


A Culpa de Voltaire

17/06 às 20h A Culpa de Voltaire

La Faute à Voltaire (França 2001). De Abdellatif Kechiche. Com Aure Atika, Bruno Lochet, Elodie Bouchez, Olivier Lousteau, Sami Bouajila, Virginie Darmon. Em cores/130’.


Ciné Le Corbusier em Brasília
35 Doses de Rum

19/06 às 19h 35 Doses de Rum

35 Rhums (Alemanha, França 2008). De Claire Denis. Com Alex Descas, Djédjé Apali, Grégoire Colin. Em cores/100’. Classificação etária 12 anos.


CineClube SP
Mia e o Migou

22/06 às 10h00 Mia e o Migou

Mia et le Migou (França 2008). De Jacques-Rémy Girerd. Em cores/91’.


Aqueles que ficaram

23/06 às 09h30 Aqueles que ficaram

Ceux qui restent (França 2007). De Anne Le Ny. Com Emmanuelle Devos, Vincent Lindon. Em cores/94’. Classificação etária Livre.


A Cinemateca apresenta

A Cinemateca da Embaixada da França apoia...

21 a 27/06 O Cine Vitória em Aracaju programa a coleção Decididamente Animados.

17/06 A Aliança Francesa em São Paulo em parceria com a O.N.G franco-brasileira Arca do Saber organiza a projeção do filme de animação A Ilha de Black Mor e Mãos ao Alto.

21/06 a 04/07 A sala Walter da Silveira em Salvador programa Cinco Câmeras Quebradas e Nós, Princesas de Cleves.

24/06 O CINUSP (São Paulo) exibe Os Renegados.


Novidades da Cinemateca

Ficções
.Angèle e Tony de Alix Delaporte. DVD
César 2012 - Melhor Promessa Masculina e Melhor Promessa Feminina.
.O Verão de Giacomo de Alessandro Comodin. DVD
Leopardo de ouro no Festival de Locarno 2011
.Sobre a Tábua de Leïla Kilani. IFCINEMA
Quinzena dos Realizadores - Festival de Cannes 2011
.Belle épine de Rebecca Zlotowski. IFCINEMA
Prêmio Louis Delluc de Melhor Primeiro Filme
Documentários
.Five broken cameras de Emad Bornat, Guy Davidi. DVD
Oscar 2013 - Indicado ao prêmio de Melhor Documentário.
.Vamos Todos para Larzac de Christian Rouaud. DVD
César 2012 - Melhor Documentário.
.Nós, Princesas de Cleves de Régis Sauder. DVD
Indicado ao Prêmio Louis Delluc 2011.
Coleções
.Retrospectiva Raoul Peck DVD
Mostra de 6 filmes em homenagem ao cineasta haitiano.
.Coleção Sotigui Kouyaté DVD
Homenagem ao ator Sotigui Kouyaté através 5 filmes.
.Coleção Claire Denis DVD e IFCINEMA
Reunião de sete filmes da aclamada diretora francesa Claire Denis.


Em cartaz no Brasil
A datilógrafa

Em cartaz: A Datilógrafa

Populaire (França 2012). De Regis Roinsard. Com Bérénice Bejo, Déborah François, Romain Duris. Em cores/111’.


Adeus, minha Rainha

Em cartaz: Adeus, Minha Rainha

Les Adieux à la Reine (Espanha, França 2011). De Benoit Jacquot. Com Diane Kruger, Léa Seydoux, Virginie Ledoyen. Em cores/104’.


Na França

Um Festival organizado por jovens!

As inscrições estão abertas para participar do Festival de Cinéma du Grain à démoudre que acontecerá de 16 a 24 de novembro nas cidades de Gonfreville l’Orcher, Harfleur e Le Havre na França. O Festival é singular pois são 30 jovens (entre 12 e 25 anos) que o organizam o e decidem da seleção!
O festival aceita longas e curtas metragens de vários gêneros (Ficção, animação, documentário, experimental) menos filmes publicitários e industriais. Mais informações podem ser encontradas no site do Festival, em francês e inglês.


Festival Biarritz Amérique latine: Inscrições abertas

As inscrições para participar da 22a edição do Festival Biarritz Amérique latine estão abertas até 22 de julho para as longas-metragens, e até 17 de junho para as curtas e documentários. O evento, que acontecerá de 30 de setembro a 6 de outubro, promove, defende e incentiva o conhecimento dos cinemas e culturas da América Latina.


Au Brésil

Curta Cinema: Inscriptions ouvertes

Les inscriptions de films sont ouvertes jusqu'au 27 juillet pour participer à l'un des plus importants festivals brésiliens consacrés au court métrage: Curta Cinema. Le festival se déroulera du 31 octobre au 7 novembre à Rio de Janeiro et accepte tous les genres de courts métrages: animation, fiction, documentaire, etc. Les détails pour les inscriptions sont disponibles en anglais et en portugais sur le site de l'évènement.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.