Mediacine
Destaques da semana
Mostras Jean Vigo e Maurice Pialat

Belo Horizonte recebe 2 Mostras francesas

O Cine Humberto Mauro, em parceria com a Cinemateca da Embaixada, apresenta duas mostras de cineastas franceses durante o mês de junho.

Nos dias 31 de maio, 01 e 14 de junho,  a mostra Jean Vigo traça a carreira curta, mas importante deste diretor que dirigiu duas obras  que marcaram o desenvolvimento do cinema francês e mundial,  L’Atalante e Zéro de Conduite.

De 2 a 13 de junho,  O Cine Humberto Mauro exibe parte da obra do cineasta Maurice Pialat na Mostra temática Toda Tristeza do Mundo.  Através uma seleção de curtas e longas, o público terá oportunidade de descobrir o universo deste cineasta. Serão apresentados entre outros, Sob o Sol de Satã e Van Gogh. Duas palestras acompanham a mostra: 4/06 às 14h : Maurice Pialat, um cineasta na contracorrente com a intervenção de Luiz Carlos de Oliveira Jr. (crítico de cinema e pesquisador) e 11/06 às 19h: O realismo no cinema de Pialat, palestre animada por Ana Siqueira (curadora e tradutora).


Alain Resnais: o revolucionário discreto

Mostra Alain Resnais no Cinusp

De 3 a 14 de junho, o CINUSP Paulo Emílio, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, apresenta a mostra Alain Resnais: o revolucionário discreto em homenagem ao realizador, na qual estão reunidos dez de seus mais importantes longas-metragens, além de cinco dos curtas-metragens que dirigiu no início de sua carreira e de um documentário sobre sua vida e obra, produzido pela televisão francesa em 1980.
Esta retrospectiva permite uma oportuna revisão da obra de um dos mais importantes cineastas vivos, com a maioria dos filmes exibidos em cópias de 35mm, tal como foram originalmente concebidos.


Eric Rohmer, o homen e suas imagens no CCSP

A Secretaria Municipal de Cultura e o Centro Cultural São Paulo, em parceria com a Vai e Vem Produções Culturais e com o apoio da Embaixada da França, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Institut Français e Centre Nacional de Documentation Pédagogique (CNDP), apresentam a mostra Rohmer, o homem e suas imagens, de 11 a 23 de junho de 2013, no Centro Cultural São Paulo. A mostra traz uma parte representativa da obra documental que Rohmer dirigiu para a TV francesa nos anos 1960 e mais três filmes do diretor que tiveram pouca ou nenhuma circulação no Brasil: Os Amores de Astrée e Céladon (2007), Perceval, o gaulês (1978) e O Agente triplo (2004).

 


Cinefoot

A 4a edição do Festival de Cinema de Futebol continua em São Paulo, de 6 a 11 de junho no Museu do Futebol e no Espaço Itaú de Cinema Augusta. Em destaque: o filme Os Rebeldes do Futebol realizado por Gilles Perez e Gilles Rof. No filme, Eric Cantona retrata o percurso de jogadores que tornaram-se figuras de resistência, além de seu talento esportivo: Mekloufi, Sócrates, Pasic, Caszely e Didier Drogba. O filme será apresentado na noite de abertura em São Paulo no âmbito de uma homenagem ao jogador brasileiro Sócrates.
Um Olhar sobre os Azuis de Stéphane Meunier - que acompanha o time de futebol francês rumo à vitória na Copa do Mundo de 1998, e A Vez das mulheres -que acompanha a competição do torneiro feminino de futebol do Senegal- estão também na programação.


Laurent Couson se apresenta em 3 cidades brasileiras para lançar seu novo disco

Em parceria com as Alianças Francesas e pela primeira vez no Brasil, Laurent Couson vai se apresentar em 3 cidades: Belém (6 a 8 de junho) , Niterói (12 e 13 de junho) e Rio de Janeiro (21 de junho) para lançar o Concerto “Enfin Seul!” (Por fim sozinho). Além de ser cantor e pianista, o músico tem uma sólida experiência como compositor, arranjador, escritor e diretor. Laurent Couson participará também das exibições com debate do filme Ces Amours là (Esses amores) de Claude Lelouch. Na trama, além de ser o ator principal, o artista é também responsável pela trilha musical do longa.


Novidade: a plataforma Cinecult'

O CNC anunciou durante o Festival de Cannes o lançamento da plataforma Cinecult'.  O objetivo desta iniciativa é reunir todos os tesouros acumulados nas cinematecas francesas, para torná-los disponíveis para todos, em todas as mídias. 11 000 filmes serão indexados, cerca de 7.000 longas-metragens e 4000 curtas-metragens das origens do cinema até o final do século XX.


One Dollar, projeto interativo do cineasta Rithy Panh

O cineasta franco-cambojano Rithy Panh, recentemente premiado em Cannes na categoria Un certain regard, lançou um projeto inédito chamado  One dollar. Como viver com um dólar por dia?  Isto é o que Rithy Panh queria saber  através de uma experiência audiovisual coletiva: um plataforma multimedia, interactiva e internacional. Cada um pode participar do web- documentário, ao filmar em 7 minutos o quotidiano de  uma pessoa que vive com um  dólar por dia. Acesse a plataforma aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

03/06 às 19h Eu Vos Saúdo, Maria

Je vous salue, Marie (França, Grã-Bretanha, Suíça 1986). De Jean-Luc Godard. Com Juliette Binoche. Em /107’.

Sessão seguida de um debate com José Carlos Monteiro. José Carlos Moteiro é professor do curso Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense. Com critico, atuou em jornais importantes como O Globo e Jornal do Brasil. cinefrance.com.br/festivais-mostras/expo-r-godard


10/06 às 19h Sympathy for the Devil

Sympathy for the Devil. De Jean-Luc Godard. Documentário em /100’.

Sessão seguida de um debate com Wilson Oliveira Filho, coordenador do curso de cinema na Universidade Estácio de Sá. Obtive seu doutorado através da UNIRIO e da Universidade de Chicago. cinefrance.com.br/festivais-mostras/expo-r-godard


Ciné Le Corbusier em Brasília
Amanhã ao Amanhecer

05/06 às 19h Amanhã ao Amanhecer

Demain dès l'aube (França 2009). De Denis Dercourt. Com Aurélien Recoing, Francoise Lebrun, Gérald Laroche, Jérémie Renier, Vincent Perez. Em cores/96’.


A Cinemateca apresenta

A Cinemateca da Embaixada da França apoia...

3 a 11/06, o Cinusp apresenta uma seleção de curtas e longas do cineasta Alain Resnais.

12 a 23/06, o SESC Palladium em BH programa a coleção Africanos Restaurados.

14 a 20/06, o Centro de Estudos Casa Curta em Aracaju programa a coleção Decididamente Animados.


17 a 21 /06, a cineasta Claire Denis esta em destaque na Sala Walter da Silveira (Salvador).17/06 , a Aliança Francesa em São Paulo em parceria com a O.N.G franco-brasileira Arca do Saber organiza a projeção do filme de animação A Ilha de Black Mor e Mãos ao Alto de Romain Goupil.

 


Em cartaz no Brasil
Camille Outra Vez

Em cartaz: Camille Outra Vez

Camille redouble (França 2012). De Noémie Lvovsky. Com Judith Chemla, Samir Guesmi. Em cores/115’.


Além do Arco-íris

Estreia: Além do Arco-íris

Au bout du conte (França 2012). De Agnès Jaoui. Com Agathe Bonitzer, Arthur Dupont, Jean-Pierre Bacri, Agnès Jaoui. Em cores/112’.


Na França

Parceria audiovisual entre Rio e Ile de France é reafirmada em Cannes

A Commission du Film d’Ile de France e a Filme Rio-Rio Film Commission, representando a cidade e o estado do Rio de Janeiro, renovaram no Festival de Cannes 2013 seu acordo de cooperação técnica, que estabelece as bases de sua parceria no desenvolvimento de seu objetivo comum : promover suas respectivas regiões para produções audiovisuais domésticas e internacionais.
O acordo foi assinado por Steve Solot, presidente da Filme Rio-Rio Film Commission e Olivier-René Veillon, diretor da Commission du Film d’Ile-de-France, num almoço no setor da Ile-de-France, na Plage de la Quinzaine des Réalisateurs, na segunda-feira, 20 de maio, na presença de representantes dos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro e da região de Ile-de-France.


Festival Biarritz Amérique latine: Inscrições abertas

As inscrições para participar da 22a edição do Festival Biarritz Amérique latine estão abertas até 22 de julho para as longas-metragens, e até 17 de junho para as curtas e documentários. O evento, que acontecerá de 30 de setembro a 6 de outubro, promove, defende e incentiva o conhecimento dos cinemas e culturas da América Latina.


NA EUROPA

Festival de Cinema Latino-americano de Flandres recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema Latino-americano de Flandres, que acontece em diversas cidades belgas entre os dias 15 e 23 de novembro. Serão aceitas as inscrições de documentários e filmes de ficção que reflitam a realidade quotidiana do continente e tenham sido finalizados entre 2011 e 2013.


24º Cine em Construção Donostia-San Sebastián tem inscrições abertas

O programa Cine em Construção, organizado em parceria pelos festivais de cinema de Toulouse e de Donostia-San Sebastián, tem inscrições abertas para sua 24ª edição, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, durante a 61ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, no País Basco. O Cine em Construção, que conta com duas convocatórias anuais (uma no âmbito do Festival de San Sebastián e outra no de Toulouse), tem como objetivo fortalecer as indústrias latino-americanas e europeias, fomentando a cooperação entre as regiões e a abertura a novos mercados internacionais. (Fonte Ancine)


Au Brésil

Inscriptions ouvertes pour la 21° édition du Festival Mix Brasil

Les inscriptions de films pour la 21e édition du Festival Mix Brasil de Culture pour la Diversité sont ouvertes jusqu'au 31 août. Le festival se déroulera du 7 au 17 novembre à São Paulo. Tous les formats sont acceptés, les films doivent avoir été produits en 2011.


15° Festival International du court-métrage de Belo Horizonte

Les inscriptions pour le 15° Festival International du Court Métrage de Belo Horizonte sont ouvertes jusqu'au 7 juin. Les films doivent avoir une durée maximale de 40 minutes et avoir été réalisés entre 2012 et 2013. Le festival se tiendra du 20 au 29 septembre. L'inscription se fait sur la plateforme shortfilmdepot.com.


Commission du Film d’Ile de France et Filme Rio-Rio Film Commission

La Commission du Film d’Ile de France et Filme Rio-Rio Film Commission, représentant l’Etat et la ville de Rio de Janeiro, ont renouvelé lors du Festival de Cannes 2013 leur accord de partenariat qui définit les bases de leur collaboration afin de développer un objectif commun : la promotion de leurs régions respectives auprès des productions cinématographiques et audiovisuelles nationales et internationales.
L’accord a été signé par Steve Solot, Président de la Rio Film Commission et Olivier-René Veillon, Directeur de la Commission du Film d’Ile-de-France, au cours d’un déjeuner sur l’espace de la Région Ile-de-France – plage de la Quinzaine des Réalisateurs, le Lundi 20 mai, en présence de représentants de l’Etat et la ville de Rio de Janeiro et de la Région Ile-de-France.


Panorama Coisa de Cinema: Inscriptions pour les courts métrages

Les inscriptions pour le 9° Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema sont ouvertes jusqu'au 2 août 2013. Le festival - qui se déroulera du 31 octobre au 7 novembre 2013 à Salvador et à Cachoeira (Bahia) - propose une compétition nationale et baiana, mais aussi une sélection de courts métrages internationaux. Le réglement et les formalités sont disponibles sur leur site internet, en anglais et en portugais.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.