Mediacine
Destaques da semana
Festival Varilux de Cinema Francês 2013

Abertura do Festival Varilux de cinema Francês

O Festival Varilux de Cinema Francês volta às telas dos cinemas com o melhor da dramaturgia francesa recente, de 1º a 16 de maio em 40 cidades!
Comédias, dramas, thriller, filmes históricos e ainda um filme de animação fazem parte da programação 2013.

Convidados ilustres marcarão presença no festival: os cineastas Jean-Pierre Améris, Philippe le Guay, Benoît Jacquot, Agnès Jaoui, Michel Leclerc, Jean-Paul Lilienfeld e Danièle Thompson;  e os atores Monica Bellucci, Christa Theret, Léa Seydoux e  Arthur Dupont.

A delegação estará presente para apresentações e debates com o público no dia 1°de maio em São Paulo e de 2 a 6 de maio no Rio de Janeiro.

Eventos especiais no Rio de Janeiro:
- O Instituto Moreira Salles apresenta um ciclo especial em homenagem ao cineasta Benoît Jacquot e uma seleção dos filmes do Festival, de 4 a 12 de maio. A Mostra contará com a presença do diretor dia 4 de maio.
- Dias 2 e 3 de maio, o Festival promove um Ciclo de Encontros com o Cinema Francês, na Cinemateca do MAM, que conta com a participação dos diretores Benoît Jacquot, Philipe Le Guay e Jean-Pierre Améris.
- A oficina franco-brasileira de roteiros, ministrada por especialistas franceses para profissionais brasileiros acontece entre os dias 29 de abril e 4 de maio.

Foto : Jean Garcin - Agathe Bonitzer e Arthur Dupont em Além do Arco-íris de Agnès Jaoui.


Oi Futuro recebe a Expo(r) Godard

De 7 de maio a 7 de julho, o público brasileiro terá contato com um perfil mais completo de um dos maiores cineasta do nosso tempo: Jean-Luc Godard. A Expo(r) Godard ocupará todo o espaço do Centro Cultural do Oi Futuro com grandes projeções, totens interativos e uma mesa-vitrine com um livro confeccionado manualmente pelo próprio diretor e uma edição rara da revista Cahiers Du Cinéma nº 300, inteiramente concebido por Godard. A mostra inclui também ainda uma retrospectiva da filmografia de Godard, que será exibida no Oi Futuro em Ipanemea e terá sessões especiais na Aliança Francesa de Botafogo e no Cinemaison no Rio.


Projeção especial da "Caverna dos Sonhos Esquecidos" no CineSesc

Dia 4 de maio às 11h, o CineSesc apresenta uma sessão especial do filme Caverna do Sonhos Esquecidos 3D de Werner Herzog. A projeção será seguida de um debate com o paleontólogo, Denis Vialou. Doutor em Letras e Ciências Humanas, é professor no Museu Nacional de História Natural e diretor da Unidade de Pesquisa 103 do Museu "Pré-História e Paleoantropologia" associado  ao CNRS. Especialista em arte pré-história, ele é autor de muitos livros. Além da sua pesquisa sobre a arte rupestre que o levou a viajar pelo mundo, Denis Vialou conduz a busca de sítios pré-históricos na França, mas também nos sítios de arte rupestre do Mato Grosso no Brasil.


Uranium Film Festival

Urânio Em Movi[e]mento, o 3º Uranium Film Festival Rio de Janeiro vai acontecer de 16 a 26 de Maio de 2013, na Cinemateca do MAM Rio de Janeiro. Este festival internacional é o único no mundo especializado em filmes sobre todo o ciclo da energia nuclear, da mineração de urânio ao lixo radioativo produzido diariamente nas usinas nucleares, da primeira bomba atômica jogada em cima de Hiroshima até as armas modernas de urânio usadas nas guerras contra o Iraque e Afeganistão. Este ano foram selecionados 50 filmes de 20 países. O Festival conta com dois filmes franceses: Iraque: As crianças sacrificadas de Falluja de Falluja de Feurat Alani e Zumbido de François Xavier Drouet.


Novo parceiro entre o canal TV5 e Arte

ARTE Live Web, a plataforma digital do canal ARTE dedicada a música e dança e o canal TV5MONDE associam-se para oferecer-lhes os melhores shows de artistas francófonos. Os shows são disponíveis gratuitamente no site TV5monde.com. Toda semana um novo show será oferecido, e estará disponível para visualização durante 6 semanas.


Balanço 2012 da produção audiovisual na França

Centro Nacional do Cinema e da Imagem Animada (ANCINE francês) publicou o balanço 2012 da produção audiovisual (produção para televisão), apoiada pela instituição.O ano passado, o CNC apoiou 5 151 horas de programas franceses (+6,2% em relação a 2011). Este volume de produção corresponde à 1.1412,9 milhões de Euros investidos em 2012 do qual 242 milhões de Euros do CNC. A produção audiovisual atinge o nível mais elevado desde a criação dos sistemas de apoios em 1986. Esta evolução é devida ao crescimento dos volumes de produção de documentários, espetáculos de artes cênicas e de magazines culturais. Apesar de uma diminuição de 4,2 %, o financiamento de parceiros do exterior continua sendo elevado com 111,5,4 milhões de Euros em 2012.
Os números que se destacaram em 2012 foram: o forte crescimento da produção de programas de ficção de curta duração (+64,7%); a continuação do aumento das encomendas de documentários dos novos canais privados e abertos da televisão digital (+165 horas); a diminuição da produção de programas de animação (-16% com 298 horas produzidas); o aumento da produção de espetáculos de artes cênicas (+12,2% com 697 horas), devido às captações destinadas aos novos serviços on-line. O balanço completo está no site do CNC (em francês).


Cinemaison no Rio de Janeiro
Nossos Lugares Interditados

29/04 às 18h Nossos Lugares Interditados

Nos lieux interdits (França, Marrocos 2008). De Leïla Kilani. Em cores/108’. Classificação etária 14 anos.


29/04 às 20h Sobre a Tábua


Ciné Le Corbusier em Brasília
Os Garotões

08/05 às 19h Os Garotões

Les Beaux gosses (França 2009). De Riad Sattouf. Com Anthony Sonigo, Vincent Lacoste. Em cores/90’.


CineClube SP
A Culpa de Voltaire

26/05 às 9h30 A Culpa de Voltaire

La Faute à Voltaire (França 2001). De Abdellatif Kechiche. Com Aure Atika, Bruno Lochet, Elodie Bouchez, Olivier Lousteau, Sami Bouajila, Virginie Darmon. Em cores/130’.


Em cartaz no Brasil

Em cartaz: Depois de maio

Après mai (França 2012). De Olivier Assayas. Com Lola Créton. Em cores/140’.


Em cartaz: Dentro da casa


Na França

Festival Biarritz Amérique latine: Inscrições abertas

As inscrições para participar da 22a edição do Festival Biarritz Amérique latine estão abertas até 22 de julho para as longas-metragens, e até 17 de junho para as curtas e documentários. O evento, que acontecerá de 30 de setembro a 6 de outubro, promove, defende e incentiva o conhecimento dos cinemas e culturas da América Latina.


Animações brasileiras em Annecy

O Festival d'Annecy que acontecerá de 10 a 15 de junho, tornou-se uma referência mundial para o cinema de animação. Além das projeções,  são organizados encontros profissionais e o MIFA, Mercado Internacional do Filme de Animação. A seleção 2013 conta com várias produções brasileiras: na categoria Filme Educativo compete O Rei Gastão de Diogo VIEGAS e três filmes ganham destaques na categoria Propaganda: Bass Awards e MTV Sex de Mateus De Paula Santos,  Mortes de Daniel Semanas.

 


Documentário brasileiro ganha prêmio em festival francês

O longa brasileiro Elena, de Petra Costa, foi premiado no dia 31 de março pela 35ª edição do Festival Internacional de Filmes Femininos de Créteil, na França. O filme, vencedor de quatro Candangos no último Festival de Brasília, recebeu o prêmio Melhor Documentário segundo o júri do festival, dedicado à exibição de obras que reflitam sobre o universo feminino. No Brasil, Elena tem data de estreia marcada para o dia 10 de maio, em distribuição da Espaço Filmes.

Produtoras brasileiras rumo a festival de documentários na França

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), por meio de seu programa internacional para promoção de conteúdo audiovisual independente Brazilian TV Producers (BTVP), levará produtoras de todo o Brasil ao Sunny Side of the Doc, evento focado exclusivamente em documentários que será realizado na cidade francesa de La Rochelle entre os dias 25 e 28 de junho.


Quinzena dos Realizadores de Cannes

O curta brasileiro "Pouco mais de um mês", do mineiro André Novais Oliveira, está na seleção da Quinzena dos Realizadores de Cannes 2013, uma seção independente do festival. os concorrentes foram anunciados nesta terça-feira (23). Élida Silpe e André Novais Oliveira protagonizam o curta de 22 minutos. Eles namoram na vida real e na ficção, e o curta aborda aspectos do relacionamento de um casal. 
 

Seleção brasileira na 52ª Semana da Crítica

O curta-metragem brasileiro Pátio de Ali Muritiba foi selecionado para participar da 52ª Semana da Crítica que acontecerá de 16 a 24 maio em paralelo ao  Festival de Cannes.  A 52ª Semana da Crítica conta também com a presença no Jury de Thiago Stivaletti formado em cinema e sociologia na França e jornalista em São Paulo.


1° Festival de Cinema "Cris du monde"

De 20 a 23 de novembro de 2013 acontecerá em La Ciotat (perto de Marseille) na França, o 1° Festival "Cris du monde" (Gritos do mundo - tradução livre). O evento será realizado no cinema Eden Théâtre des frères Lumière, o sala mais antiga do mundo. A singularidade deste festival é a organização de uma competição de curtas (8 a 12 minutos) constituídas essencialmente de um plano-sequência e pensados em torno da idéia de "Grito": grito de raiva, alegria, tristeza, vitória,... O Festival acolhe qualquer tipo de cineastas (confirmados, jovens, estudantes,...) e aceita todos os formatos . As inscrições estão abertas até dia 15 de junho de 2013.


Au Brésil

Festival Indie: Inscriptions ouvertes

Les inscriptions sont ouvertes jusqu'au 5 juin pour INDIE 2013, festival international de films de fiction et documentaires indépendants qui aura lieu du 5 au 12 septembre à Belo Horizonte et 19 au 26 septembre à São Paulo. La sélection internationale est ouverte aux longs-métrages de plus d'une heure, produits entre 2012 et 2013.


Festival Move Cine Arte

Vous pouvez inscrire votre film jusqu'au 30 juillet afin de participer au festival Move Cine Arte qui aura lieu du 14 au 17 novembre à Monte Verde, dans le Minas Gerais. Le festival est dédié aux films sur l'art et promeut des rencontres et discussions sur les langages artistiques abordés.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.