Mediacine
Destaques da semana

Festival Varilux de Cinema Francês 2013

O Festival Varilux de Cinema Francês volta em 2013 de 1° a 16 de maio em 45 cidades e 80 salas de cinema!
O evento traz o melhor da produção francesa recente, oferecendo 15 títulos variados, a maioria ainda inéditos no Brasil.Comédias, dramas, thriller, filmes históricos e ainda um filme de animação fazem parte da programação 2013. A seleção completa está disponivel em cinefrance.com.br/festivais-mostras/festival-varilux-de-cinema-frances-2013.
Os cineastas Philippe le Guay, Agnès Jaoui, Jean-Pierre Améris e Benoît Jacquot jà confirmaram presença no Brasil, assim como os atores Léa Seydoux e Arthur Dupont! A realização é da produtora Bonfilm com o co-patrócino da Embaixada da França no Brasil e da Aliança Francesa.


"França para todos" continua nas unidades do SESI SP

O SESI-SP promove pela primeira vez uma mostra de cinema dedicada exclusivamente a títulos franceses para 54 unidades do Estado de São Paulo - de abril a junho de 2013 - com os filmes da Cinemateca da Embaixada da França.
A seleção de filmes, composta por dez obras cinematográficas francesas contemporâneas, aborda especialmente o universo jovem e adolescente europeu, retratando uma época despreocupada, divertida, por vezes cruel e marcada pela busca da liberdade. 


La Fabrique des Cinémas du Monde: Um projeto brasileiro selecionado!

Um projeto de filme brasileiro foi selecionado para participar de La Fabrique des Cinemas Du Monde (A Fábrica dos Cinemas do mundo) de 15 a 24 de maio durante o Festival de Cannes.
O brasileiro Gustavo Pizzi participará da 5a edição do evento com o projeto Benzinho (Loveling), produzido por Gustavo Pizzi e Baleia Filmes. O cineasta, e diretor da escola La Fémis, Raoul Peck vai patrocinar a edição 2013, compartilhando sua experiência com jovens cineastas e dar uma Master-Class. O Pavillon Les Cinemas du Monde é o local de residência da Fabrique, organizado pelo Institut français em parceria com a Organização da Francofonia e o "Audiovisuel Extérieur " da França: RFI, France24, Monte Carlo Doualiya. Localizado no Village International, este espaço é dedicado às cinematografias da África, da Ásia, da América Latina, da Europa Central e Oriental, do Oriente médio.


Pela primeira vez no Brasil: Ópera Nacional de Paris

Pela primeira vez no Brasil, a temporada 2012-2013 da Ópera de Paris irá ser exibida em salas de cinema, com 5 espetáculos de ópera e três de balé, gravados ao vivo pela produtora FRA (François Roussillon & Associés) e distribuídos pela Esfera Filmes.
A programaçao começa no Rio de Janeiro com Os Contos de Hoffmann de Jacques Offenbach a partir do dia 20 de abril nas salas seguintes: Odeon Petrobras, Estação Ipanema, Estação Vivo Gávea e Estação Botafogo. A temporada 2012-2013 será também apresentada em outras cidades brasileiras em breve.


My French Film Festival 2013

Sucesso para o MyFrenchFilmFestival 2013!

Com visitantes de 189 países, 750.000 conexões foram registradas em um mês no site myfrenchfilmfestival.com e nas 20 plataformas parceiras que hospedaram a terceira edição do Festival de Cinema Francês online (17 de janeiro até 17 de fevereiro de 2013). 30.000 votos pelo prêmio do público foram contabilizados! O Brasil chegou na 5° posição entre os 187 países com 39.000 visitantes! A premiação completa está disponível no cinefrance.com.br.


Cinema Brasileiro é celebrado em Paris!

O Festival de Cinema Brasileiro de Paris celebra o seu 15° aniversário no cinema L’Arlequin de 16 a 23 de abril. O evento é uma oportunidade para apresentar todos os anos ao público francês e brasileiro uma seleção dos melhores produções do cinema brasileiro, revelando os últimos lançamentos de ficção e de documentários contando  até com algumas pré-estreias mundiais no Festival.
O Festival irá homenagear Carlos Diegues e ele apresentará 10 de seus filmes. Cacá Diegues representa a figura emblemática do Cinema Novo:  diretor socialmente engajado, é também produtor que colaborou na modernização do cinema brasileiro. No total, serão 27 filmes para ir ao encontro do Brasil em Paris!


Canais Brasileiros em La Rochelle

Canal Brasil e TV Brasil confirmaram a presença no Sunny Side of The Doc que acontecerá em La Rochelle (França) de 25 a 28 de julho. 2000 profissionais, compradores, produtores e canais se reúnem para promover um dos mais importantes mercado internacional do documentário com palestres, workshops, sessões de pitching,... O tema principal desta edição será Ciência e conhecimento. O Brasil, a China e Oriente Médio serão homenageados.


Delegação brasileira no MIPTV 2013

Com o objetivo de abrir novos mercados para o conteúdo independente nacional, o Brazilian TV Producers (BTVP), projeto de exportação de conteúdo audiovisual independente da ABPITV em parceria com a Apex-Brasil e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), participou com uma comitiva de 12 produtoras e 18 profissionais brasileiros do MIPTV 2013 -um dos principais eventos de conteúdo de entretenimento para televisão – realizado de 8 a 11 de abril, no Palais des Festivals, em Cannes, na França. Acompanharam a comitiva brasileira no evento, o presidente da ABPITV, Marco Altberg; a gerente do projeto Brazilian TV Producers, Rachel do Valle; e a coordenadora internacional, Mary Morita. Fonte: ABPITV


Philippe Claudel na 1ª edição do Pauliceia Literária

Entre os dias 19 e 22 de setembro, será realizada na sede da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) a 1ª edição do Pauliceia Literária. Idealizado pela própria entidade em conversa com a escritora Patrícia Melo, o evento tem curadoria de Christina Baum, que já esteve na organização de encontros como a Flip e os festivais literários da Palestina e de Londres, e será aberto ao público em geral. Já está confirmada a presença do autor e cineasta francês Philippe Claudel: Há Tanto Tempo que Te Amo (2008); Tous les Soleils (2011).


Cinemaison no Rio de Janeiro
35 Doses de Rum

15/04 às 18h: 35 Doses de Rum

35 Rhums (Alemanha, França 2008). Classificação etária 12 anos. De Claire Denis. Com Djédjé Apali, Grégoire Colin. Romance em cores/100’.


Desejo e Obsessão

15/04 às 20h: Desejo e Obsessão

Trouble Every Day (França 2001).Classificação etária 18 anos. De Claire Denis. Com Béatrice Dalle, José Garcia, Nicolas Duvauchelle. Terror em cores/101’.


Ciné Le Corbusier em Brasília

17/04 às 19h: Vamos todos para Larzac

Tous au Larzac! (França 2011).
De Christian Rouaud. Documentário em cores/118’.

Em 1971, o governo francês anunciou o alargamento de um campo de treino militar no Larzac, um planalto rural do sudoeste, com a expulsão de centenas de pequenos agricultores...


CineClube SP
Amores Imaginários

28/04 às 9h30 Amores Imaginários

Les Amours imaginaires (Canadá, Quebec 2010). Em cores/95’. Classificação etária 16 anos.Um filme de Xavier Dolan.

Francis e Marie são amigos inseparáveis. No entanto, suas vidas mudam quando conhecem Nicolas, charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal.


Em cartaz no Brasil
Vocês Ainda Não Viram Nada!

Estreia: Vocês Ainda Não Viram Nada!

Vous n'avez encore rien vu (França 2012). De Alain Resnais. Com Mathieu Amalric, Pierre Arditi, Sabine Azema. Em cores/115’.


Em cartaz: A Visitante francesa

In another country (Coréia do Sul 2012). De Hong Sang-soo. Com Isabelle Huppert. Em cores/89’. Classificação etária 14 anos.


Na França

Festival Biarritz Amérique latine: Inscrições abertas

As inscrições para participar da 22a edição do Festival Biarritz Amérique latine estão abertas até 22 de julho para as longas-metragens, e até 17 de junho para as curtas e documentários. O evento, que acontecerá de 30 de setembro a 6 de outubro, promove, defende e incentiva o conhecimento dos cinemas e culturas da América Latina.


Filme brasileiro premiado no Cinéma du Réel

Na 35a edição de Cinema du Réel, Festival Internacional de documentários (que aconteceu em Paris de 21 a 31 de março), o filme brasileiro Mauro en Caiena de Leonardo Mouramateus recebeu o prêmio de melhor curta-metragem, dotado de 2,500 € da Bibliothèque publique d’information e de duas Digital Betacam legendadas.


FEST'AFILM: inscrições abertas

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o Fest’Afilm, festival de filmes lusófonos e francófonos. O evento acontecerá em Montpellier, na França, de 28 de novembro até 1° de dezembro 2013.O Festival apresenta vários géneros: curtas, longas, documentários, animação.


Bolsas 2013 da Fundação Jean-Luc Lagardère

Dez bolsas são atribuídas cada ano a jovens criadores e profissionais da mídia que apresentam um projeto original, em francês, através de textos, de obras audiovisuais, de música ou de tecnologia digital. Os candidatos devem ter menos de 30 anos e devem ter adquirido uma experiência profissional bem-sucedida na sua área. Os dossiês devem ser enviados até o dia 22 de junho 2013.


Au Brésil

Festival Indie: Inscriptions ouvertes

Les inscriptions sont ouvertes jusqu'au 5 juin pour INDIE 2013, festival international de films de fiction et documentaires indépendants qui aura lieu du 5 au 12 septembre à Belo Horizonte et 19 au 26 septembre à São Paulo. La sélection internationale est ouverte aux longs-métrages de plus d'une heure, produits entre 2012 et 2013.


Festival Move Cine Arte

Vous pouvez inscrire votre film jusqu'au 30 juillet afin de participer au festival Move Cine Arte qui aura lieu du 14 au 17 novembre à Monte Verde, dans le Minas Gerais. Le festival est dédié aux films sur l'art et promeut des rencontres et discussions sur les langages artistiques abordés.


Inscriptions pour CineBH

Les inscriptions pour les productions étrangères sont ouvertes jusqu'au 25 avril pour participer à la 7e édition du festival international CineBH qui aura lieu du 10 au 17 octobre 2013 à Belo Horizonte. Les intéressés doivent envoyer un mail à cinebh@universoproducao.com.br afin d'obtenir toutes les informations. Une deuxième session d'inscription sera ouverte au mois de juillet.


BIFF: derniers jours pour les inscriptions

Les inscriptions pour le BIFF, Festival International de Cinema de Brasília, restent ouvertes jusqu'au 31 avril. Le festival aura lieu du 13 au 23 juin dans la capitale brésilienne et est ouvert aux longs-métrages de plus de 75 minutes finalisés en 2012 ou 2013.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.