Mediacine
Eventos especiais
My French Film Festival 2013

Imperdível! : My French Film Festival 2013

Unifrance lança hoje a 3a edição do festival online de cinema francês no mundo inteiro e gratuito em www.myfrenchfilmfestival.com. De 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2013, longas e curtas metragens serão disponíveis em myfrenchfilmfestival.com com legendas em português, e gratuitamente. Os internautas esto convidados a votar on-line nos melhores filmes em competição. Confira a programação.


Destaques da semana

VERÃO DE CLÁSSICOS

A partir de 16 de janeiro, a Cinemateca inicia sua programação com mais uma edição da mostra Verão de clássicos, oportunidade única para o público conferir uma variada seleção de filmes clássicos. Entre os destaques de janeiro estão a exibição de uma das obras-primas de Godard, Uma mulher é uma mulher, um atípico musical com trilha de Michel Legrand estrelado por Anna Karina, Jean-Claude Brialy e Jean-Paul Belmondo. Mouchette de Robert Bresson e O planeta fantástico de René Laloux fazem parte da programação.


O OLHAR NÔMADE DE VINCENT MOON

O Sesc Pompeia (SP) traz o multi-artista francês Vincent Moon para um workshop, bate papo e apresentação de sua instalação O OLHAR NÔMADE DE VINCENT MOON. Conhecido pelo seu trabalho misto de imagem e música, se tornou popular na internet a partir da série de vídeos Take Away Shows, publicadas no site La Blogothéque, no qual gravava em plano sequência sessões musicais improvisadas, com músicos dos mais diversos lugares, com um registro peculiar e subjetivo.


O primeiro Music Video Festival

A primeira edição do Music Video Festival (m-v-f-) acontecerá no M.I.S SP com o intuito de divulgar e celebrar a produção audiovisual de vídeos musicais, e para dar destaque à sua importância e influência como expressão criativa, tecnológica, cultural e mercadológica. O Music Video Festival apresentará uma ampla programação que inclui uma exposição, uma programação de videoclipes, uma competição, além de encontro com  profissionais internacionais.


A mostra Louis Garrel continua no CCBB São Paulo

Programada de 09 a 27 de janeiro de 2013, a mostra “Louis Garrel, o ator-fetiche do Cinema Francês” traz ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo a filmografia desse artista singular, cuja carreira acumula, aos 29 anos de idade, um total de 21 filmes.


Cinemaison no Rio de Janeiro

21/01 às 18h Fragmentos de uma revolução

Fragments d´une révolution (França, Irã 2011). Filme anônimo. Documentário em cores/55’.


21/01 às 20h Cinco Camêras Quebradas

Five broken cameras (França, Holanda, Israel, Territórios Palestinos Ocupados 2011). De Emad Bornat, Guy Davidi. Documentário em cores/94’.


A Cinemateca apresenta

A Cinemateca da Embaixada da França apoia...


Em cartaz no Brasil
Amor

Em cartaz: Amor

Amour (Alemanha, Áustria, França 2011). De Michael Haneke. Em cores/106’.


Ferrugem e osso

Estreia: Ferrugem e osso

De rouille et d'os (Bélgica, França 2012). De Jacques Audiard. Com Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts. Em cores/120’.


Na França

Paris atrai mais e mais filmagens!

988. Este é o número de filmes rodados em Paris em 2012. Filmes, dramas de TV e comerciais, a cidade viu o seu número de filmagens aumentar de 5% em relação a 2011.



Inscrições para o Festival de Cinema de Animação de Annecy

Podem registrar seus filmes até o dia 15 de fevereiro.


O CNC publicou os numeros de 2012 do cinema francês

Se 2011 havia alcançado recordes históricos de frequentação, 2012 continua a ser muito satisfatória com 204 260 000 entradas. Vale a pena ressaltar que o limiar de 200 milhões de entradas for alcançado pelo 4 º ano consecutivo. A quota do cinema francês diminuiu ligeiramente de 40,2% (contra 40,9% em 2011, como o cinema americano (45,3% contra 45,8%). São os "outros" filmes (Europeus ) que fazem o melhor numero. 13,2% em 2011 contra 14,5% em 2012. O ano de 2013 deve ver a conclusão da transição para a projeção digital da totalidade do parque.


Concurso MIPCUB LAB 2013

O Mipcube Lab, em parceira com Power to the Pixel, lança um concurso para parojetos inovadores, ligados aos novos midias.  A competição acontecerá durante o MIP TV de 8 a 11 de Avril, em Cannes. Esta competição internacional visa destacar empresas cujo trabalho contribui ao desenvolvimento da indústria das mídias (vídeo, televisão, publicidade).


Inscrições abertas para o Festival International des Très courts

O evento acontecerá entre 26 de avril e 5 de maio simultaneamente em quase 80 cidades em França e 17 em outros países.  o festival propoe 8 categorias. os filmes devem ser menos de 3 minutos. As inscrições podem ser feitas até o 10 de fevereiro.


A 24° edição do Sunny Side of the Dock

A próxima edição do Sunny Side of the Doc, mercado internacional dedicado ao  documentário acontecerá de 25 de junho a 28 de 2013 em La Rochelle. Sunny Side reúne-se para sua 24 ª edição, 1800 profissionais internacionais durante quatro dias cerca de palestres, workshops, sessões de pitching... O tema principal desta edição será Ciência e conhecimento. Os projetos “multiplataforma” terão uma importancia especial no Sunny Lab. O Brasil, a China e Oriente Médio serão honrados.


FID Marseille: inscrições abertas

O FIDMarseille, um dos maiores festivais internacionais dedicado ao documentário, acontecerá de 3 a 8 de Julho. FIDMarseille seleciona filmes com criterio de excelência -  alta qualidade e originalidade - e independentemente do formato, tema, roteiro. FIDMarseille também iniciou uma plataforma para a co-produção internacional (FIDLab). A plataforma traz a oportunidade para cineastas, produtores, distribuidores e empresas de radiodifusão de conhecer e apresentar projetos. FIDLab permite que os projetos selecionados encontrem parceiros para financiamento.  As inscrições estão abertas até 22 de março 2013.


Inscrições abertas para Festival Nouveaux Cinémas

A 9° edição do Festival Nouveaux Cinémas acontecerá em Paris de 14  a 23 de junho. O festival tem com objectivo de promover o cinema digital.Serão selecionados, os filmes que oferecem uma nova abordagem no uso da tecnologia digital. As inscriçõess podem ser feiras a 15 de fevereiro.


NA EUROPA

Quatro indicações para " Amour " no BAFTA 2013

O filme Amor ganha quatro indicações no BAFTA 2013(British awards). O Filme de Michael Haneke está nomeado na categoria filme em língua estrangeira, diretor e roteiro original e na categoria melhor atriz para Emmanuelle Riva. Ferrugem e osso  está nomeado nas categorias: filme em língua estrangeira e melhor atriz para Marion Cotillard. Os Intocáveis aparece também  na categoria filme em língua estrangeira.


Participação brasileira no Festival de Roterdã

A presença brasileira destaca-se no Festival de Roterdã.  A seção Bright Future, que seleciona primeiros ou segundos filmes de jovens diretores, anunciou entre seus escolhidos “A floresta de Jonathan”, do brasileiro Sergio Andrade, ao parecer, a primeira produção feita na Amazônia nos últimos 50 anos. A Spectrum, seção mais ampla, programou quatro títulos brasileiros: O Rio nos pertence de Ricardo Pretti, apoiado antes pelo fundo do festival; O uivo da gaita de Bruno Safadi, Morro dos Prazeres de Maria Ramos e Éden novamente por Bruno Safadi.


Au Brésil

Um francês vencedor da primeira fase da Copa dos Distribuidores

O Programa Cinema do Brasil divulgou os vencedores da primeira fase de sua Copa dos Distribuidores – competição realizada com o apoio da Apex-Brasil que busca premiar desde 2005 empresas estrangeiras que distribuam filmes brasileiros. 

A distribuidora francesa Damned Distribution foi contemplada com uma viagem para assistir aos desfiles do Carnaval 2013 na cidade do Rio de Janeiro. Também ela poderá ter contato direto com produtores brasileiros em encontros dos representantes com associados dos programas. A empresa passa pela primeira fase com a distribuição de dois longas-metragens: “Girimunho” (codireção de Helvécio Martins Jr. e Clarissa Campolina e produção da Dezenove Som e Imagens) e “Paraísos Artificiais” (direção de Marcos Prado e coprodução da Globo Filmes).


CINERAMA.BC ouvre les inscriptions pour l’édition 2013

Le Festival International CINERAMA.BC a lieu, tous les ans, entre les mois d’avril et mai à Balneário Camboriú/SC au Cine Itália, salle de cinéma mythique de la ville avec 700 places. La Sélection Officielle est une compétition qui exhibe filmes nationaux et internationaux de fiction et documentaire. Les films sont récompensés avec le prix la Chouette d’orchoisi par le Jury Officiel et par le Public. CINERAMA.BC compte aussi avec ses sélections parallèles :

- Le Festival International Nouveaux Médias – Nouvelles formes des produire et exhiber l’audiovisuel.

- La Sélection Catarina – Courts métrages de la région de Santa Catarina ou qui ont une relation avec la région.

- La Session Petite Chouette – Session gratuite d’un film pour enfants en partenariat avec le secrétariat de l’éduction.

- La Résidence CINERAMA.BC – Débats, Ateliers et Master Classes sur le Cinéma avec les réalisateurs, comédiens, producteurs et autres interlocuteurs des films. Les inscriptions sont ouvertes jusqu’au 31 janvier 2013 sur le site du festival.


Formações audiovisuais

Inscrições abertas para o concurso internacional da escola de cinema La FEMIS

Escola de cinema buscando a excelência, La Fémis propõe formações para várias especialidades do audiovisual como roteiro, direção, imagem, edição, som, figurino, produção, distribuição, exibição. As inscrições para participar do concurso 2013 estarão abertas entre dia 14 de janeiro e dia 22 de fevereiro 2013. Condições : a competição internacional está aberta aos candidatos estrangeiros (não europeus) menos de 27 anos . Eles devem  ter um diploma atestando de dois anos de ensino superior . Língua francesa obrigatória. Os testes serão realizados em Francês.

 


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.