Mediacine
Eventos especiais

Inédito: Georges Méliès no MIS SP

O MIS SP apresenta a exposição Georges Méliès, o mágico do cinema. Inédita no Brasil, a mostra remonta, através de seis diferentes seções, a trajetória do artista e suas invenções revolucionárias na Sétima Arte. Produzida pela Cinemateca Francesa, a exposição exibe uma coleção única no mundo proveniente de duas fontes: uma reunida desde 1936, na própria Cinemateca; e a herdada por sua neta, Madeleine Malthête-Méliès, que foi adquirida em 2004 pelo Centro Nacional de Filme, com o apoio do Fundo Patrimônio do Ministério da Cultura.
Mais informações sobre a exposição aqui .

Em paralelo à exposição, no dia 15/7, o MIS apresenta um programa exclusivo com uma seleção de filmes do cineasta e ilusionista francês, ilustrados da mesma maneira que no início do séc. XX. A exibição de filmes como Voyage dans la lune, Impressionniste fin de siècle e Barbe Bleue será acompanhada pela improvisação de Lawrence Lehérissey ao piano e contará com a narração de sua bisneta, Marie-Hélène Lehérissey. O evento conta com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e do Bureau Export de la Musique.
Mais informações sobre o evento aqui.


Destaques da semana

BIFF : I° Festival Internacional de Brasília

Durante dez dias, Brasília vai exibir alguns dos mais comentados filmes do circuito cinematográfico internacional. O BIFF – Brasilia International Film Festival realiza sua primeira edição, entre 13 e 22 de julho, oferecendo Mostra Competitiva com 12 títulos - entre eles, a coprodução entre o Senegal e a França Tey (Aujourd'hui) de Alain Gomis - e importantes mostras paralelas como a Retrospectiva Anna Karina com a exibição de seis títulos protagonizados pela musa mais emblemática do cinema francês da década de 1960, protagonista de diversos filmes da Nouvelle Vague como. A cidade irá contar com a presença da atriz e cantora Anna Karina que fará o show de abertura dia 12 de julho na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Logo após a apresentação de Anna Karina, o público poderá assistir à mais nova produção (coprodução francesa) do cineasta brasileiro Walter Salles, Na estrada On the Road, exibida recentemente no Festival de Cannes. O Serviço Audiovisual da Embaixada da França apoia o festival. Mais informações aqui.


Produtora brasileira grava trilha para projeto internacional

A produtora de som Inputsom gravará no fim de julho a trilha sonora para a segunda temporada da série internacional Extinções”, intitulada "Salvos da Extinção", uma coprodução Grifa Filmesdo, Frédéric Lepage, TV Brasil e France 5. As composições de Alexandre Guerra, sócio da produtora, serão executadas por uma orquestra de Budapeste.
Fonte: TelaViva 26/06/12


Serge Toubiana no Brasil

O diretor da Cinemateca Francesa, Sr. Serge Toubiana, também jornalista e crítico de cinema, está no Brasil. Participou da abertura da exposição Georges Méliès no MIS SP e vai encontrar diferentes atores do setor cultural em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mais informações sobre a Cinemateca Francesa aqui.


Estúdio Harcourt ganha exposição inédita no Rio

Até o dia 12 de agosto de 2012, o Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro acolhe a exposição Harcourt: Escultor de Luz com 99 fotos que retratam as personalidades desde o início do século XX até hoje. Inédita no país, a mostra itinerante é apresentada pela Aliança Francesa. Celebridades do mundo da cultura, das ciências, do esporte, da vida pública e até da boneca Barbie foram imortalizadas nas imagens bem peculiares do estúdio francês, envolvidas em halos luminosos, maquiadas de forma a brincar com a sombra e a luz. A Embaixada da França no Brasil apoia a exposição. Mais informações aqui.


Duas estudantes brasileiras da UFF em La Rochelle

Beatriz Knipfer, estudante em produção cultural e Júnia Matsuura, estudante em Cinema e Audiovisual, do Instituto das Artes e a Comunicação Social dirigido pelo Sr. Leonardo Guelman na Universidade Federal Fluminense, são as duas laureadas das bolsas CultureLab propostas pelo Instituto Francês e o Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil.
As bolsas permitem que 15 à 25 participantes do mundo inteiro fluentes em francês (as duas estudantes brasileiras de Niterói estudam o francês além dos seus estudos universitários) sigam, na ocasião de uma manifestação cultural, um estágio com duplo objetivo, tanto lingüístico como profissional. Júnia está atualmente em La Rochelle participando do Festival internacional de Filme e Beatriz viajará dia 8 de julho para o Festival do Francofolies, na mesma cidade: ambas estão aprimorando a língua francesa, descobrindo os diferentes aspectos da organização dos Festivais e encontrando profissionais do mundo da cultura.


Cinemaison no Rio de Janeiro

09/07 : Noite "Souleymane Cissé"

Nascido no Mali, Cissé viveu sua adolescência em Dakar, Senegal e estudou cinema na antiga União Soviética. Com uma obra marcada pelo seu interesse por dramas humanos, sociais e culturais, o diretor foi aclamado pela crítica ao redor do mundo e venceu o prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1987, com Yeelen.


Às 18h : "Baara"

Baara
(Mali/França, 1978) de Souleymane Cissé com Baba Niaré, Balla Moussa Keita, Boubacar Keïta. Drama socíal em Cores/93’.

Um jovem camponês maliano trabalha como 'baara', isto é: carregador de bagagens em Bamaco. Um dia, faz amizade com um jovem engenheiro. Este passa a protegê-lo, ajudá-lo nos seus problemas com a polícia, e consegue um emprego para ele na fábrica. O engenheiro, que estudou na Europa, tenta aliciar suas suas ideias liberais dentro da fábrica. Ele se opõe ao sindicato "da casa" submisso ao patrão, e entra em conflito com diretoria da fábrica.
* Vencedor do Etalon de Yennenga/Fespaco 1979 *
* Vencedor do Tanit d'Argent em Cártago 1979 *
* Grande Prêmio do Festival des 3 continents, Nantes 1979 *
* Grande Prêmio de Fotografia em Locarno 1979 *
Mais informações aqui.


Às 20h : "Finyé "

Finyé
(Mali/França, 1982) de Souleymane Cissé com Balla Moussa Keita, Ismaïla Sar, Oumou Diarra. Drama socíal em Cores/105’.

Dois adolescentes malinenses, Bah e batrou, oriundos de classes sociais diferentes, se encontram no liceu. Bah é o descendente de um grande chefe tradicional. O pai de Batrou, governador militar, representa o novo poder. Ambos os adolescentes pertecem a uma geração que recusa a ordem estabelecida e questiona a sociedade.
* Ganhador do Etalon de Yennenga, Fespaço 1983 *
Mais informações aqui.


Ciné Le Corbusier em Brasília

11/07 às 19h : "Os Caprichos de uma Conquista"

Os Caprichos de uma Conquista
Les Caprices d'un Fleuve (França, 1996) de Bernard Giraudeau com Bernard Giraudeau, Richard Bohringer. Aventura em Cores/111’.

1787 - A França respira a revolução inevitável. O século das Luzes se inflama. A nobreza tem outras preocupações. Por ter matado o amigo do rei, Jean-François de la Plaine é banido do reino, para longe de Louise, a mulher que ama. Ele parte para o exílio nas costas da África, como Governador de uma minúscula colônia, na desembocadura de um rio que guarda seus caprichos. A sensualidade, a violência e o amor têm aqui outros perfumes...
Mais informações aqui.


Em cartaz no Brasil

Em DVD: Homens e Deuses

Des hommes et des dieux (França 2010). De Xavier Beauvois. Com Lambert Wilson, Michael Lonsdale. Em cores/120’.


Estreia "Até a Eternidade" em SP

Até a eternidade
Les petits mouchoirs

(França, 2010).

De Guillaume Canet . Com François Cluzet, Jean Dujardin, Marion Cotillard. Comédia em Cores. Duração 154’.

Mesmo apos um evento traumático um grupo de amigos decide manter as férias anuais na praia. Porém a culpa e a amizade serão levadas até as ultimas conseqüências, fazendo que eles confessem mentiras que tem contado uns para os outros. Mais informações aqui.

Crítica AdoroCinema

"Escrito e dirigido pelo talentoso Guillaume Canet, o longa é um drama sério que possui algumas pitadas de humor e muitas doses de nostalgia. Na verdade, o tema principal aqui é a saudade, que pode ser de um amigo, de uma namorada ou de um estado de espírito. Trata-se de uma obra intensa e muito bem conduzida, contando com um belo trabalho de trilha sonora e direção de fotografia...." Ler mais


Na França

Glauber Rocha em Marseille

Até o dia 9 de julho, o Festival Internacional de Cinema FID em Marseille,apresenta uma retrospectiva dedicada ao cineasta brasileiro Glauber Rocha. O festival quer descatar a "profunda beleza" da obra do cineasta que "mistura o mito, as preocupações de expressão nacional, a política do seu tempo – e o gosto de um cinema épico (...) único e novo." Mais informações aqui.


MIPCOM 2012 abre inscrições para produtores audiovisuais

O programa Brazilian TV Producers (BTVP) abriu inscrições para o MIPCOM 2012, que acontece de 8 a 11 de outubro, em Cannes (França). O evento, que espera reunir mais de 12 mil profissionais de todo o mundo, abre espaço para que as produtoras entrem em contato com as novas tendências do mercado e busquem negócios de coprodução, financiamento e distribuição. Além do MIPCOM, as empresas de animação também poderão se inscrever para o MIPJunior, que reúne executivos dos maiores canais e distribuidoras do mundo.Fonte: Cultura e Mercado 19/06/12 Mais informações aqui.


Au Brésil

Concurso de desenvolvimento de roteiros para a coprodução de filmes no Rio

A Filme Rio – Rio Film Commission, através da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, apresentou, em parceria com o Festival de Cinema Brasileiro de Paris, a primeira edição do Concurso Internacional de Desenvolvimento de Roteiro Filme Rio - Rio Film Commission, com o objetivo de incentivar roteiristas internacionais a desenvolverem obras para produção audiovisual cujos enredos tenham como cenário a Cidade e o Estado do Rio de Janeiro. Conta com o apoio político do Ministério de Relações Exteriores, Consulado da França no Rio de Janeiro, Ancine, La Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques (SACD), a Ile de France Film Commission. O prêmio para o roteirista selecionado será uma viagem de duas semanas ao Rio de Janeiro.
As inscrições estão abertas até dia 17 de julho.
Ler mais aqui...

La Filme Rio – Rio Film Commission, par l’intermédiaire du Secrétariat à la Culture de l’État de Rio de Janeiro a présenté en partenariat avec le Festival du Cinéma Brésilien de Paris la première édition du Concours International d’Écriture de Scénario Filme Rio - Rio Film Commission, avec l’objectif d’encourager les scénaristes français à la réalisation d’œuvres pour la production audiovisuelle dont l’intrigue se déroule dans la Ville et/ou l’État de Rio de Janeiro.Ce concours est soutenu par le Ministère des Affaires Etrangères brésilien, le Consulat de France à Rio de Janeiro, l’Agence Nationale du Cinéma au Brésil (ANCINE), la Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques (SACD), la Commission du Film d’Ile-de-France. Le vainqueur gagnera un voyage de deux semaines à Rio de Janeiro.
Les inscriptions sont ouvertes jusqu'au 17 juillet.
En savoir plus...


16° Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte

Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do Forumdoc.bh.2012 que acontecerá de 22 de novembro a 02 de dezembro. As Mostras Competitivas Nacional e Internacional se propõem a mapear, exibir e divulgar trabalhos audiovisuais em variados formatos e durações, finalizados nos últimos dois anos (2011-2012). Serão aceitos documentários de longa, média e curta-metragem, em qualquer temática e suporte de captação. As inscrições estão abertas até 19 DE AGOSTO DE 2012. Mais informações aqui.

Les inscriptions pour le 16e Festival du film documentaire et ethnographique de Belo Holrizonte sont ouvertes jusqu’au 19 aout. Le festival se déroulera du 22 novembre au 2 décembre. Sont acceptés en compétition les documentaires de format long, moyen et court métrage, de toutes thématiques et tous supports. Plus d'information.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.