Mediacine
Eventos especiais

"Histórias que só existem quando lembradas"

Depois de destacar-se internacionalmente estreando em Veneza, Toronto e San Sebastian, o primeiro longa-metragem de Julia Murat, Histórias que só existem quando lembradas, que passou por mais de 40 festivais e recebeu, até o momento, 26 prêmios internacionais, chega finalmente aos cinemas brasileiros a partir do 6 de julho. O filme sera exhibido em pre-estreia no ambito da abertura do Femina, Festival internacional de cinema feminino dia 02 de julho no Cinemaison. A sessão será fechada para convidados mas um concurso para socios do cinemaison será organizado em breve! Uma exposição fotográfica acompagnará o lançamento. É o filme brasileiro mais premiado internacionalmente nos últimos dez anos. O filme é uma coprodução entre o Brasil, a Argentina e a França e recebeu o apoio do Fonds Sud (recém substituído pelo Fundo de Apoio aos Cinemas do Mundo). Mais informações aqui.


Destaques da semana

7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

O ICArabe - Instituto da Cultura Árabe promoverá, a partir de 26 de junho, a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, apresentando 32 produções, entre documentários e ficções, que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes e obras brasileiras com temáticas relacionadas à imigração árabe no Brasil ou à relação do Brasil com os países árabes e muçulmanos. A mostra terá entrada gratuita ou preços populares na cidade de São Paulo e será realizada nos espaços CineSESC, Cinemateca e Cine Olido, de 26 de junho a 5 de julho, e Centro Cultural Banco do Brasil, de 17 a 22 de julho. No Rio de Janeiro, as exibições acontecerão no Instituto Moreira Salles, de 6 a 12 de julho. Este é o maior evento de cinema árabe realizado no Brasil. O Serviço Audiovisual da Embaixada da França apoia esta mostra. Programação aqui.


1º Seminário Audiovisual e Educação em Curitiba

Este evento é realizado pela Cinemateca de Curitiba e em parceria com a Aliança Francesa. O seminário pretende discutir as relações entre educação e audiovisual. Traz pela primeira vez a Curitiba o crítico, ensaísta e professor de cinema francês Alain Bergala, ex-editor chefe da célebre revista Cahiers du Cinéma, que ensina na Universidade Paris III e é conselheiro de cinema para a Missão de Educação Artística e de Ação Cultural na França. Bergala também é autor de vários estudos sobre o cinema, entre eles “A Hipótese-cinema”, publicado na coleção dos Cahiers du Cinema, na qual trata das relações entre cinema e educação. O evento traz ainda especialistas que trabalham com educação e suas relações com cinema e televisão. Filmes da cinemateca do Rio serão exibidos: Zero de comportamento, Nas cordas, A esquiva. Mais informações aqui.


Restez Br@nché! - Aprenda francês pela TV

Olhe e escute! O programa Br@nché! é divulgado todos os sábados às 14 horas com reapresentações durante na semana pelo canal educativo TV Escola. Programa desta semana: Une femme maître-chien - a importância dos cães de avalanche, cuja rapidez em localizar as vítimas faz toda a diferença.- Un livre sur l'Aubrac - a beleza da fauna e da flora de Aubrac,... Os episódios estão compostos por fichas pedagógicas, exercícios corrigidos e vídeos para aprender o francês. Acessível pelas operadoras Via Embratel (canal 123), SKY (canal 112) e TECSAT (canal 4) e em mais de 45.000 escolas brasileiras da rede pública brasileira. Mais informações aqui.


O Cinema Chileno Hoje

Entre 19 e 24 de junho acontece a mostra Cinema Chileno Hoje, no Cine Olido. Isso porque o cinema chileno contemporâneo vem ganhando destaque internacional nos principais festivais do mundo, tanto com diretores veteranos como Andrés Wood (Machuca) e Patrício Guzman (Nostalgia da Luz), quanto com diretores mais jovens, como José Luís Torres Leiva (Verano). São 11 títulos que traçam um panorama da produção cinematográfica contemporânea realizada no Chile. Dentro da seleção a coprodução francesa O Céu , a terra, a chuva, de José Luís Torres Leiva. O serviço audiovisual apoia a mostra.Mais informações aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

25/06 Noite Meio Ambiente Às 18h Meu Lixo é um Tesouro

Ma poubelle est un trésor (Bélgica/França, 2010).

De Martin Meissonnier, Pascal Signolet. Documentário em Cores. Duração 91’.

Plásticos, sucata eletrônica, medicamentos descartados em águas residuais, moléculas indestrutíveis derivadas de nano-tecnologias... Estes resíduos são um problema cada vez mais sério em nossa sociedade de consumo. Mas o planeta não está condenado a se transformar em uma lata de lixo gigante. Nos quatro cantos do mundo, a corrida para um mundo mais limpo começou...Mais informações aqui.


25/06 Noite Meio Ambiante Às 20h Guerra e Paz no Jardim

Guerre et Paix dans le Potager (França, 2006).

Um filme de Jean-Yves Collet. Documentário em Cores. Duração 104’. Meio Ambiente.

A pequena horta familiar de Moulin Neuf não é um jardim qualquer. Para não poluir o solo, a fim de comer legumes saudáveis, e para não transformar o local em deserto higienizado, os jardineiros não usam menor resquício de produto químico, isto já há mais de vinte anos. Esta horta orgânica é filmada como uma selva povoada por milhares de animais e alguns gigantes...os jardineiros! Mais informações aqui.


Ciné Le Corbusier em Brasília

27 de junho Às 19h A Flor do Mal

La Fleur du Mal (França, 2003).

De Claude Chabrol. Com Mélanie Doutey , Nathalie Baye. Drama em Cores. Duração 104’.

Se o tempo existe, pode a culpa ser transmitida - como algumas doenças – de geração para geração? Que conseqüências um erro não expiado pode ter para o culpado e para os seus descentes? No fim da Segunda Guerra Mundial, numa atmosfera sufocante de acerto de contas com os colaboracionistas, uma mulher é absolvida por um crime que cometeu. O filme se passa nos dias de hoje, durante as eleições municipais, quando um crime será cometido. Quem é culpado? Aquele que comete o crime ou aquele que se acusa? E culpado de quê? E se o tempo não existe... Mais informações aqui.


Em cartaz no Brasil

Minha irmã

L’enfant d’en haut (França/Suíça, 2012).

De Ursula Meier. Com Léa Seydoux. Drama em Cores. Duração 100’.

Simon tem 12 anos e ganha a vida com pequenos roubos numa estação de esqui na Suíça. Ele mora com sua irmã Louise nos pés da montanha, e revende os equipamentos roubados para vizinhos do conjunto habitacional em que vive. Mas Louise acaba de perder seu trabalho e passa a depender dos ganhos do irmão. Pouco a pouco a dependência entre eles revela uma verdade incontornável. Mais informações aqui.

Estreia 6/07


Em DVD Para Poucos

Happy Few (França, 2010).

De Antony Cordier. Com Elodie Bouchez, Marina Foïs, Nicolas Duvauchelle. Romance em Cores. Duração 104’.

Rachel é funcionária de uma loja de joias casada com Franck e vivem com seus filhos uma vida confortável de classe média. Quando conhece Vincent, Rachel acaba ficando encantada e organiza um jantar com ele e sua mulher Teri, onde acabam se envolvendo e se relacionando numa espécie de troca de casais. É possível viver novas experiências sexuais sem cometer adultério? O desejo consegue sobreviver à rotina? Pode-se ter tudo? E quando os limites do que se considera normal em famílias e relacionamentos forem quebrados, como se encontrar no meio disso? Mais informações aqui.

Entrega prevista 06/06/2012


Na França

FilmBrazil celebra dez anos com festa em Cannes

A Associação Brasileira das Produtoras de Obras Audiovisuais (APRO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) celebram os dez anos do Projeto Setorial FilmBrazil, durante a 59ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Como parte das comemorações será realizada nesta quarta-feira, 20, uma pocket party no Lounge FilmBrazil com o intuito de gerar maior integração entre os produtores brasileiros e publicitários internacionais. A festa contará com a apresentação do brasileiro DJ Patife. Fonte Tela viva. Mais informações aqui.


Inscrições para seleção do Festival dos Três Continentes estão abertas

O Festival Três Continentes acontece em Nantes, na França, entre 22 e 29 de novembro de 2012. As inscrições para longas-metragens vão até 1º de outubro, e para curtas-metragens até 15 de junho. O Festival busca filmes independentes produzidos na Ásia, África e América Latina, e conta com um júri formado por especialistas da indústria audiovisual que irá premiar o vencedor de cada categoria com o troféu Montgolfiere. O prêmio é em formato de um balão de ar quente dourado ou prata, e o nome é uma homenagem à dupla conhecida por ter inventado o balonismo. O Três Continentes existe desde 1979 e só um filme brasileiro levou o prêmio máximo:  “Eles Não Usam Black-tie”, de Leon Hirszman, em 1981. Apesar disso, o festival desde a sua criação já organizou 7 mostras sobre o cinema brasileiro, abordando temas como o cinema novo e projeções homenageando Glauber Rocha. Fonte Ancine. Mais informações aqui.


Au Brésil

Inscrições para ANIMAGE abertas

As inscrições para a mostra competitiva do 4°Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage) vão até o dia 31/07. Os filmes selecionados serão exibidos durante o festival entre os dias 26 e 30 de setembro. Realizadores de qualquer estado ou país, interessados em participar do evento, devem consultar o regulamento completo disponível no site. A Mostra Competitiva distribuirá prêmios em dinheiro e troféus para os melhores filmes em quatro categorias: Melhor Curta, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Melhor Curta (Prêmio do público). Também serão contemplados, com entrega do Troféu Animage, os filmes que se destacarem nos quesitos Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Técnica e Melhor Som. Além da Mostra Competitiva, o Animage promoverá Mostra Não Competitiva, Sessões Especiais, palestras, debates e oficinas de técnicas de animação. O público estimado para a edição deste ano é de dez mil pessoas. Mais informações aqui.

Les inscriptions pour le 4e Festival international d'animation Animage sont ouvertes jusqu'au 31 juillet. Le festival se déroulera du 26 au 30 septembre. Le festival récompense le meilleur court métrage, court métrage infantile, court métrage brésilien et délivre un prix du public. Des sessions spéciales, débats, ateliers...sont organisés en marge de la compétition. Plus d'information.


concurso de desenvolvimento de roteiros para a coprodução de filmes no RIo

A divulgação do primeiro concurso de desenvolvimento de roteiros para a coprodução de filmes que tenham o Rio de Janeiro como pando de fundo de suas histórias, aconteceu durante o Festival de Cinema Brasileiro de Paris, 9 a 22 de maio. O Filme Rio - Rio Film Comission (FR-RFC) irá apresentar anualmente o seu concurso de desenvolvimento de roteiros em países com acordos de coprodução com o Brasil, com o objetivo de aumentar a promoção internacional do Rio de Janeiro, gerando assim benefícios econômicos para o estado. A primeira chamada está aberta apenas para escritores ou residentes da França. A comissão de seleção será composta por profissionais de ambos os países, que irão escolher o melhor argumento. O vencedor vai passar duas semanas no Rio de Janeiro. Depois de retornar para a França, o roteirtista tem quatro meses para criar um primeiro roteiro, pelo qual será recompensado com 3 mil euros. O critério para seleção do vencedor inclui o uso de temas relacionados à cidade e o estado do Rio de Janeiro. O serviço audiovisual apoia esta operação. As inscrições começam no dia 3 de junho e vai até 3 de julho. Mais informações aqui.

La Filme Rio – Rio Film Commission, par l’intermédiaire du Secrétariat à la Culture de l’État de Rio de Janeiro présente en partenariat avec le Festival du Cinéma Brésilien de Paris la première édition du Concours International d’Écriture de Scénario Filme Rio - Rio Film Commission, avec l’objectif d’encourager les scénaristes internationaux à la réalisation d’œuvres pour la production audiovisuelle dont l’intrigue se déroule dans la Ville et/ou l’État de Rio de Janeiro. Le concours est ouvert exclusivement aux français résidant en France, pays ayant des accords de coproduction avec le Brésil. Ce concours est soutenu par le Ministère des Affaires Etrangères brésilien, le Consulat de France à Rio de Janeiro, l’Agence Nationale du Cinéma au Brésil (ANCINE), la Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques (SACD), la Commission du Film d’Ile-de-France. Inscription jusqu'au 3 juillet.  Règlement en français.


Festival Latino Americano de São Paulo apresenta um premio inspirado por Cine en Construção

O 7 º Festival Latino-americano de São Paulo será realizado de 12 a 19 de Julho. Atribuirá um prêmio da valor de cerca de 100.000 reais para pós-produção. O prêmio se inspira de Cine en Construction (Cine em Construção) iniciatives dos festivais de Toulouse e San Sebastian, para devenvolver a pós-produção. Mais informações aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.