Mediacine
Eventos especiais
GoodPlanet Film Festival

GoodPlanet Film Festival

No âmbito do Rio+20, Yann Arthus-Bertrand e a Fundação GoodPlanet organizam um festival de filmes GoodPlanet, de 16 a 21 de junho, no cinema Odeon no Rio de Janeiro.

Cinema Odeon - Rio de Janeiro


Social em Movimentos - 13 a 17 de junho no Rio

Na véspera da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, a mostra “Social em Movimentos”, traz, através de filmes e debates, a oportunidade de discutir algumas das principais questões ambientais e sociais contemporâneas. Uma temática diferente estará em pauta a cada dia: Nossa Água, Nossa Comida, Nosso Consumo e Nosso Clima. A Mostra contará com a presença de científicos e diretores como Paul Moreira pelo documentário Coberta de fumaça.
A mostra “Social em Movimentos ” foi criada pela ONG francesa Autres Brésils em parceria com a produtora brasileira Refinaria Filmes. Ela é a versão brasileira da mostra “Brésil en mouvements”, realizada na França desde 2005.
A mostra, apoiada pelos Serviços Audiovisual e Cientifico da Embaixada da França, acontece no Rio do dia 13 a 17 de junho pela Caixa Cultural. Mais informações aqui.


Destaques da semana

7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

O ICArabe - Instituto da Cultura Árabe promove a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, apresentando 32 produções, entre documentários e ficções, que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes e obras brasileiras com temáticas relacionadas à imigração árabe no Brasil ou à relação do Brasil com os países árabes e muçulmanos.

A mostra terá entrada gratuita ou preços populares na cidade de São Paulo e será realizada nos espaços CineSESC, Cinemateca e Cine Olido, de 26 de junho a 5 de julho, e Centro Cultural Banco do Brasil, de 17 a 22 de julho.
No Rio de Janeiro, as exibições acontecerão no Instituto Moreira Salles, de 6 a 12 de julho. O serviço audiovisual da Embaixada da França apoia o evento. Mais informações aqui.


O Professor de Sémiologia do Audiovisual François Jost no Brasil

O Pr François Jost assistirá ao Congresso Compós de 7 a 15 de junho em Juiz de Fora. O dia 12 de junho, dia da abertura do congresso, animará uma palestra intitulada "Gêneros TV : teoria, ética".

François Jost é Professor  de Sémiologia do Audiovisual na Sorbonne Nouvelle Paris III e diretor do Centre d’Etudes sur l’image et les sons médiatiques (CEISME). Publicou livros sobre narrativa cinematográfica e enunciação fílmica (entre os quais A narrativa cinematográfica, publicado no Brasil pela Editora da UnB) e sobre televisão (no Brasil, a Editora Sulina lançou recentemente Compreender a Televisão). Entre suas diversas atividades, mantém o blog Comprendre la Télé, no site do Le Monde. Mais informações aqui.


Festival Encantado no Rio

O Rio de Janeiro vai sediar pela primeira vez um festival internacional de música e arte contemporânea no interior da maior floresta urbana do mundo. Nos dias 16 e 17 de junho, o recanto com vista deslumbrante da Praia da Barra conhecido como Vale Encantado, no Alto da Boa Vista, receberá o Festival Encantado, que em sua edição de estreia terá como padrinhos Seu Jorge e o francês -M- (Matthieu Chedid), um dos principais expoentes da música francesa. Os dois estarão à frente de um verdadeiro caldeirão musical de tendências, estilos e ritmos, no elenco composto por Cibelle, General Elektriks, Winston McAnuff & Camille Bazbaz, Trio Preto + 1, The Twelves, boTECOeletro, Rudão, Rogê em Retrato Brasileiro e Escola de Samba Alto da Boa Vista, além dos DJs Gringo + Deany Seagulls, Marcelinho Da Lua, Luluta, Safado & Vavá e MC Big Papo Reto, Mc Rodrigo Laer, distribuídos em dois palcos, para 24 horas de música, entretenimento e solidariedade. Mais informações aqui.


Festival In Edit

A 4°edição do festival IN EDIT- Brasil acontecerá em Salvador de 14 de junho a 21. O festival reune os amantes da música e do cinema em torno de uma seleção dos melhores filmes musicais. O programa deste ano destaque-se com a presença dos retratos de dois ícones da música francesa. No seu filme Michel Petrucciani, Michael Radford conta o excepcional talento musical dele.documentárioJe suis venu vous dire...de Mark Ford pinta um retrato original e sensível de Serge Gainsbourg através arquivos. Serão também apresentados filmes do diretoFlorent de la Tullaye como o documentário Benda Bilili que recebeu grandes elogios no Festival de Cannes em 2010 e é exibido pela primeira vez no Brasil. O serviço audiovisual da Embaixada está parceiro deste evento. Mais informações aqui.


CFI ajuda os jornalistas africanos a cobrir Rio+20

Por ocasião de Rio+20, a agência de cooperação mídia CFI, em parceria com as Nações Unidas e o apoio da Lufthansa Star Alliance, implementa um ateliê de formação-produção que permitirá que 10 jornalistas africanos cubram a conferência mundial. Objetivo: produzir e propor uma emissão diária de treze minutos nos canais de televisão africanos durante o Rio+20 e, deste modo, assegurar uma ampla cobertura mediática no continente africano deste evento de grande envergadura.
CFI organiza, de 11 a 14 de junho em Paris, uma formação para dez jornalistas e realizadores das mídias africanas para os preparar para a cobertura de Rio+20. De seguida, estes voarão para o Rio para cobrir a conferência mundial, de 16 a 24 de junho. Mais informações no site da CFI


Anima Mundi divulga seleções

O festival Anima Mundi, que acontece de 13 a 22 de julho no Rio de Janeiro e de 25 a 29 de julho em São Paulo, divulgou a lista dos filmes selecionados para as mostras competitivas e não competitivas.
Vários filmes franceses serão apresentados ao público brasileiro nas sessões competitivas : Curtas, Curtas Infantis, Curtas Brasileiros, Curtas de Estudante, Longas, Longas Infantis e Portifólio.Sessões não competitivas também fazem parte da pro gramação do Anima Mundi: Animação em Curso, Galeria, Panorama e Mostras e Retrospectivas especiais, estão entre elas o Prêmio Anima Mundi Itinerante, onde filmes e vídeos selecionados e convidados participam de uma mostra que percorrerá algumas cidades brasileiras durante 11 meses. Conheça os selecionados


Brasileira premiada em Cannes

A cineasta paulista Julianas Rojas ganhou uma "Menção Especial" do Prêmio "Descoberta Nikon" por seu curta-metragem O Duplo, durante a Semaine de la Critique do Festival de Cannes 2012. O filme narra a história de uma professora que tem a sua vida transformada pela aparição do seu duplo, que começa a interferir em sua rotina e a impregnar a sua personalidade. Essa foi a quarta vez da diretora brasileira em Cannes. Mais informações aqui. Fonte: Semaine de la Critique e UOL Cinema


Novo Catalogo “From Page to Film”

Todos anos, o BIEF (Bureau International de l’Edition Française), instituição dedicada à promoção dos editores franceses no exterior, divulga um catálogo que apresenta uma grande seleção de livros franceses especialmente escolhidos pelo interesse em adaptação audiovisual (TV, Cinema, etc.). Os editores mesmos escolheram os títulos para sua qualidade e seu potencial audiovisual. Acessar o catálogo 2012 aqui.


Em cartaz no Brasil

Estreia "Deus da Carnificina"

Carnage (Alemanha/Espanha/França/Polônia, 2011).

De Roman Polanski. Com Christoph Waltz, Jodie Foster , Kate Winslet . Comédia dramatica em Cores. Duração 79’.

Nova York. O casal Nancy e Alan Cowan vai até a casa de Penelope e Michael para discutir uma briga entre os filhos. Eles tentam resolver o assunto dentro das normas da educação e civilidade, mas, aos poucos, cada um perde o controle diante da situação. Mais informações aqui.

Crítica AdoroCinema

"Em um mundo adulto tão condicionado por regras sociais, é uma delícia ver quatro pessoas perfeitamente educadas rebaixando-se e dizendo em voz alta aquilo que todos os outros pensam, mas não ousam falar." Ler mais


Em Cartaz "A delicadeza do amor"

La délicatesse (França, 2011).

De David Foenkinos , Stéphane Foenkinos . Comedia romântica em Cores. Duração 108’.

Nathalie tem uma vida maravilhosa. Ela é jovem, bonita e tem o casamento perfeito. Mas quando seu marido morre num acidente, seu mundo vira de cabeça para baixo. Nos anos seguintes, ela foca em seu trabalho, deixando seus sentimentos de lado. Então, de repente, sem mesmo entender o porquê, ela beija o homem mais inesperado: seu colega de trabalho, Markus... Mais informações aqui.

Crítica AdoroCinema

"A Delicadeza do Amor impressiona pela sensibilidade com a qual trata toda esta jornada do céu ao inferno, e a tentativa de mais uma vez colocar a cabeça fora d'água. Poético, trata com carinho seus personagens principais, Nathalie e Markus, interpretados de forma cativante por Audrey Tautou e François Damiens" Ler mais


Na França

Inscrições para seleção do Festival dos Três Continentes estão abertas

O Festival Três Continentes acontece em Nantes, na França, entre 22 e 29 de novembro de 2012. As inscrições para longas-metragens vão até 1º de outubro, e para curtas-metragens até 15 de junho. O Festival busca filmes independentes produzidos na Ásia, África e América Latina, e conta com um júri formado por especialistas da indústria audiovisual que irá premiar o vencedor de cada categoria com o troféu Montgolfiere.O festival desde a sua criação já organizou 7 mostras sobre o cinema brasileiro, abordando temas como o cinema novo e projeções homenageando Glauber Rocha.


Cine en Construcción tem inscrições abertas

A 22ª edição do Cine en Construcción / Cinéma en Construction, a ser realizada em 25 e 26 de setembro, está com inscrições abertas até 30 de junho. Iniciativa do Festival de Cinema de San Sebastian e do Encontro de Cinema Latino-Americano em Toulouse, o evento acontece duas vezes por ano e tem o objetivo de contribuir à finalização de ficçãos produzidas na América Latina. Os realizadores podem inscrever suas obras gratuitamente e são aceitos filmes total ou parcialmente produzidos por países latino-americanos. Para filmes de idioma diferente do espanhol, devem ser colocadas legendas em espanhol, inglês ou francês Mais informações aqui.


Rendez vous TVFI

O Rendez Vous, Encontro da TV France International (associação dos exportadores de programas de televisão franceses) será realizado de 9 a 13 de setembro 2012 em Biarritz. O Rendez Vous é um mercado dedicado especificamente aos programas francês, permitindo que os compradores vejam o melhor da televisão francêsa recente. A vinda de represententes brasileiros já esta confirmada como Alexandre Cunha (Canal Brasil), José Eduardo Nicolau (Canal de São Paulo ) e Jose Zimmerman (TV Brasil) que fara parte do Jurí dos International Emmy Awards, categoria das emissoras infantils, na vespera do Rendez Vous. Mais informações aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.