Mediacine
FESTIVAL DE CANNES 2012

Carlos Diegues preside júri da Câmera de Ouro

Depois de Bong Joon-Ho, Gael García Bernal, Roschdy Zem ou Abbas Kiarostami, o diretor Carlos Diegues (Bye bye Brasil, Deus é brasileiro) foi o escolhido para presidir o júri do Câmera de Ouro, do Festival de Cannes. O prêmio é concedido ao melhor primeiro filme entre os títulos da seleção oficial e das duas mostras paralelas, a Semana da Crítica e a Quinzena dos Realizadores. Este ano, há 22 concorrentes. Mais informações aqui.


Livros brasileiros serão mostrados em Cannes

Ana Beraba, dona da agência de venda de direitos para adaptação Film 2B, foi convidada a organizar a apresentação de cinco livros brasileiros no Pavillon des Adaptations Littéraires, em Cannes. O festival, que este ano tem o Brasil como país de honra, vai promover o encontro, onde livros brasileiros serão apresentados a produtores do mundo todo que possam se interessar por versões cinematográficas. Os títulos não foram divulgados. O Festival de Cannes acontece entre os dias 16 e 27 de maio.Fonte : Boletim FilmeB 755


Destaques da semana

Canal de notícias Euronews quer expandir atuação no Brasil

O canal Euronews está tentando realizar parcerias com canais de notícias brasileiros – ou com canais que tenham cobertura jornalística própria – com o objetivo de representar melhor a população local e, com isso, chegar a mais operações. Cerca de 30% do conteúdo da emissora é produzido internamente e 70% vem de agências de notícias e dos acionistas (21 broadcasters de diferentes países). O presidente do Euronews afirma que apesar de o foco ser ampliar a presença do canal linear nos line-ups das operadoras, não estão descartadas possibilidades de distribuição em vídeo on-demand, por exemplo. O Euronews tem seis feeds no mundo todo, sendo que todos são bastante parecidos entre si. O diferencial é a disponibilidade de áudio em 11 línguas diferentes – o feed disponível para o Brasil conta com sete opções de línguas, sendo uma delas o português. Fonte: Cultura e Mercado, 18/04, nota


NOVO FUNDO de apoio aos cinemas do mundo / Aide aux cinémas du monde

O fundo de apoio aos cinemas do mundo é um novo sistema dedicado às co-produções internacionais. Criado em conjunto pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e pelo Ministério das Relações Exteriores, o novo fundo é controlado pelo CNC (Centro Nacional du Cinema e da Imagem Animada) e o Institut Français.

O apoio aos cinemas do mundo é um fundo seletivo, e é atribuído - antes ou após da conclusão de um projeto - a uma empresa de produção sediada na França no âmbito de uma co-produção internacional. O fundo é dedicado a projetos estrangeiros de longa-metragem a procura de apoio de co-produtores franceses. É reservado aos projetos de longas-metragens de ficção, animação, ou documentário destinados à uma primeira exploração em salas de cinema.

O orçamento total para 2012 é de 6 milhões de euros. Todos os anos, 4 ou 5 sessões de seleção são organizadas para 40 a 60 projetos apoiados. O orçamento máximo para um projeto é de 250 000 € pelo apoio antes da realização (apoio à produção) e de 50 000 € pelo apoio depois da realização (finalização). Mais informações aqui.


Festival de Cinema Europeu

No âmbito da Semana da Europa 2012, o Festival de Cinema Europeu tem lugar de 8 a 13 de maio em Brasília, e de 22 a 27 de maio no Rio de Janeiro. Com curadoria do cineasta e professor Sérgio Moriconi, serão exibidos 13 filmes de países membros da União Europeia, selecionados a partir do tema Sustentabilidade, das quais o documentario O Tempo das Graças / Le temps des grâces de Dominique Marchais. Mais informações aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

14/05 às 18h

Mãos ao Alto Les Mains en l'air (França, 2009).
De Romain Goupil. Com Hippolyte Girardot, Valeria Bruni Tedeschi. Comédia dramatica em Cores. Duração 88’.
Milana se lembra do ano de 2009, quando era aluna primária, em Paris. Depois da expulsão de Youssef, sem visto de permanência, é a vez de Milana, de origem chechena, ser ameaçada. Seus amigos resolvem reagir: eles prometem permanecer sempre juntos e organizam um complô para salvá-la...Mais informações aqui.


14/05 às 20h : Ilegal

Ilegal Illegal (Bélgica/França/Luxemburgo, 2010).
De Olivier Masset-Depasse. Com Anne Coesens Picture, Milo Masset-Depasse. Drama em Cores. Duração 95’
Tania é uma imigrante russa que vive na Bélgica com o filho pequeno. Certa noite, depois de receber a notícia de que seu pedido de residência permanente foi recusado, ela faz a criança dormir, bebe alguns copos de vodca e queima as pontas dos dedos em um ferro de passar roupa a fim de destruir as próprias digitais, abrindo mão de sua cidadania e de sua identidade. Oito anos depois, porém, ela acaba sendo presa e enviada para um centro de detenção dedicado a abrigar imigrantes ilegais – e como se recusa a revelar seu nome, é mantida ali enquanto as autoridades decidem como lidar com seu caso. Mais informações aqui.


Ciné Le Corbusier em Brasília

16/05 às 19h : "Ilegal"

Ilegal Illegal (Bélgica/França/Luxemburgo, 2010).
De Olivier Masset-Depasse. Com Anne Coesens Picture, Milo Masset-Depasse. Drama em Cores. Duração 95’
Tania é uma imigrante russa que vive na Bélgica com o filho pequeno. Certa noite, depois de receber a notícia de que seu pedido de residência permanente foi recusado, ela faz a criança dormir, bebe alguns copos de vodca e queima as pontas dos dedos em um ferro de passar roupa a fim de destruir as próprias digitais, abrindo mão de sua cidadania e de sua identidade. Oito anos depois, porém, ela acaba sendo presa e enviada para um centro de detenção dedicado a abrigar imigrantes ilegais – e como se recusa a revelar seu nome, é mantida ali enquanto as autoridades decidem como lidar com seu caso. Mais informações aqui.


Em cartaz no Brasil

"As Neves do Kilimanjaro" Nos Cinemas

Les Neiges du Kilimandjaro (França, 2011).
De Robert Guédiguian. Com  Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin. Drama em Cores. Duração 90’.
Apesar de ter perdido o emprego, Michel leva uma vida feliz com Marie-Claire. Eles estão apaixonados há mais de 30 anos, seus filhos e netos lhes dão alegria e eles vivem cercados de amigos próximos. Ambos se orgulham de sua luta política e seus valores morais. Mas a felicidade do casal é interrompida quando dois homens armados e mascarados os amarram e atacam violentamente.... Mais informações aqui.

Crítica AdoroCinema

"As Neves do Kilimanjaro mergulha o espectador num painel complexo de personagens pobres, que praticam atos condenáveis, mas todos com suas próprias razões. Ao invés dos famosos filmes morais em que não se julga ninguém, este faz o contrário..." Ler mais


"O GAROTO DA BICICLETA" EM DVD

Le Gamin au vélo (Bélgica/França, 2011).
De Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Com Cécile de France, Fabrizio Rongione, Jérémie Renier, Olivier Gourmet. Comédia dramatica em Cores. Duração 87’.
Cyril tem quase 12 anos e apenas um plano: encontrar seu pai, que o deixou temporariamente em um orfanato. Por acaso, ele conhece Samantha, que administra um salão de cabeleireiro e concorda em deixá-lo ficar com ela nos fins de semana. Mas Cyril não reconhece o amor que Samantha sente por ele, um amor que ele precisa desesperadamente para acalmar sua raiva.Mais informações aqui.

Crítica AdoroCinema

"Com um belo plano final, Le Gamin au Vélo possui 87 minutos de duração e neste tempo consegue conta muito bem sua história. Todos os filmes dos irmãos Dardenne são como aulas de amor pelo cinema e com este aqui não é diferente" Ler mais


Au Brésil

Lepetitjournal.com, un media pas comme les autres !

2 ans ½ d’existence pour l’édition de Rio de Janeiro et toujours beaucoup d’enthousiasme pour l’équipe du Petitjournal Rio et Brésil qui contribuent tous les jours à décrypter, rendre compte, relayer et poétiser l’actualité de la ville merveilleuse et de notre communauté !

Son concept est simple
C’est un journal en ligne qui s’appuie sur une newsletter quotidienne et un site Web. Il donne une information en Français sur l’actualité, en France, dans le monde, au Brésil et à Rio de Janeiro. C’est un média indépendant et gratuit financé par la publicité.

Sa force vient de son réseau
Lepetitjournal.com/Rio fait partie de la franchise « Lepetitjournal.com » créée en 2001 par Hervé Heyraud. Il compte aujourd’hui 37 éditions dans le monde entier et 280 000 lecteurs réguliers. Seul média dédié aux expatriés et francophones installés hors de France, il est un des premiers relais lorsque des nouveaux arrivants veulent comprendre une ville, découvrir la culture locale, suivre l’actualité locale, connaître les bons plans, l’agenda... En savoir plus


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.