Mediacine
Eventos especiais

Festa Internacional da Francofonia

Iniciativa dos Consulados Gerais da França, Canadá, Bélgica e Suíça, do Escritório de Quebec, em São Paulo, e da Aliança Francesa, a FESTA INTERNACIONAL DA FRANCOFONIA em São Paulo, no Rio de Janeiro e Brasilia, homenageia a cultura e língua francesas, promovendo, entre os meses de março e abril, uma série de atividades culturais nestas três cidades.

  • SãO PAULO - 14/03 a 08/04/2012
    Homenagem a François Truffaut na Cinemateca Brasileira, Mostra de documentarios politicos na Biblioteca Viriato Corrêa e Ciclo Mediterrâneo na Galeria Olido. Programa realizada pelo serviço audiovisual da Embaixada da França, em parceiro com a Cinemateca Brasileira e o Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo.Mais informações aqui.
  • BRASILIA - 17 a 23/03/2012
    Festival de cinema da Francofonia em Brasília acontecerã em 5 lugares : Sala Le Corbusier da Embaixada da França, SESC Gama, SESI Taguatinga, Aliança Francesa e no Teatro OI. A Mostra de cinema francófono reúne 21 filmes recentes de 16 países membros da Organização Internacional da Francofonia : comédias, dramas, filmes de animação e documentários! Mais informações aqui.
  • Rio de Janeiro - 19 a 23/03/2012
    Mostra de filmes francófonos no Cinemaison e Auditorio da Aliança Francesa de Botafogo traçando um panorama da produção cinematográfica de vários países francófonos com filmes inéditos no circuito comercial brasileiro. A mostra é organizada pela Cinemateca da Embaixada da França em parceria com o Bureau do Quebec em São Paulo e Consulado Geral da Suíça no Rio e com o apoio da Aliança Francesa no Rio.Mais informações aqui.


Destaques da semana

URTI:CHAMADA PARA PROGRAMAS

A URTI organiza, com o apoio da UNESCO e do conjunto das organizações audiovisuais internacionais, o primeiro Grande Prêmio Internacional audiovisual. 81 países foram representados para a edição 2011. Na área da Televisão, o Grande Prêmio Internacional URTI do Documentário de Autor é famoso devido a uma importante participação e a programas de qualidade selecionados (223 documentários selecionados em competição por 140 canais em 2011).Cada canal de televisão pode inscrever gratuitamente um ou dois documentários. Mais informações aqui.


Mostra do Diretor Alain Resnais no Oi Futuro de Belo Horizonte

Alain Resnais, um dos mais consagrados cineastas franceses, será o próximo homenageado pelo Cineclube Oi Futuro de Belo Horizonte que, a partir do dia 03 de março, exibirá uma seleção das obras do diretor, entre elas clássicos como Meu Tio na América, Hiroshima Meu Amor e Ano Passado em Marienbad. As sessões acontecerão todos os sábados do mês de março, sempre às 19 horas. A entrada é franca. Mais informações aqui.


5 estudantes brasileiros em Londres - JO

Véronique Garé, Diretora de Relações Internacionais do CFPJ (Centro de Formação e de Aperfeiçoamento dos Jornalistas sediado em Paris), selecionou 5 estudantes em jornalismo brasileiros para um projeto que permitirá a alunos brasileiros e russos (Russia e Brasil sendo os próximos países organizadores dos JO), apoiados por formadores do CFPJ, de cobrir os Jogos Olímpicos de Londres de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Este projeto é financiado pelo Ministerio francês das Relações Exteriores e pelo Institut Français.

Confira os vídeos de apresentação dos alunos selecionados e mais informações aqui.


FABRIQUE DES CINEMAS du monde : Um projeto brasileiro selecionado

Um projeto de filme brasileiro foi selecionado para participar de La Fabrique des Cinemas Du Monde (A Fábrica dos Cinemas do mundo) de 16 a 25 de maio durante o Festival de Cannes. Organizada pelo Institut Français, com o apoio da Ambaixada da Franca, da Organização Internacional da Francofonia, do Audiovisuel Extérieur de La France e CFI, La Fabrique oferece uma chance única aos artistas de ver os seus projetos desenvolver-se graças a um acompanhamento personalizado. Ele organiza também para os diretores e produtores convidados os encontros individuais e coletivos com os atores chaves da indústria cinematográfica.

O projeto Mate-me por favor da diretora Rocha da Silveira Anita foi escolhido entre 150 candidaturas do mundo inteiro, das quais 14 do Brasil. 10 projetos internacionais foram selecionados. Os seus diretores e produtores estão convidados a participar de um programa profissional de trabalho completo concebido em estreita relação com o Festival de Cannes e o Filme Market. Novamente, os brasileiros estão presentes neste atelier internacional; o ano passado, Gustavo Melo foi selecionado com o projeto 1994. Mais informações aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

Noite “Aventura e História” : 12/03 às 18h Amanhã ao Amanhecer

Demain dès l'aube (França, 2009).

De Denis Dercourt. Com Jérémie Renier, Vincent Perez. Drama em Cores. Duração 96’.


Paul, o caçula de dois irmãos, tem uma paixão por batalhas históricas que o isola da realidade. Após um pedido da mãe, Mathieu, o mais velho, tenta ajudá-lo a superar sua dependência desse mundo secreto e misterioso, onde as fronteiras entre realidade e representação se misturam. Para ajudar o irmão, Mathieu não tem outra escolha senão tornar-se parte desse mundo.
Seleção oficial do Festival de Cannes 2009. Mais informações aqui.


Noite “Aventura e História” : 12/03 às 20h Os Caprichos de uma Conquista

Les Caprices d'un Fleuve (França, 1995).

De Bernard Gireaudeau. Com Bernard Giraudeau, Richard Bohringer. Aventura em Cores. Duração 109’.

1787 - A França respira a revolução inevitável. O século das Luzes se inflama. A nobreza tem outras preocupações. Por ter matado o amigo do rei, Jean-François de la Plaine é banido do reino, para longe de Louise, a mulher que ama. Ele parte para o exílio nas costas da África, como Governador de uma minúscula colônia, na desembocadura de um rio que guarda seus caprichos. A sensualidade, a violência e o amor têm aqui outros perfumes... Mais informações aqui.


Em cartaz no Brasil

O Artista

The Artist (França, 2011).

Data de estréia:3/02

De Michel Hazanavicius. Com Bérénice Bejo, Jean Dujardin. Comedia romântica em Preto e branco. Duração 100’.

O filme se passa na Hollywood de 1927 e conta a história do astro de cinema George Valentin, que, enquanto se preocupa com o futuro de sua carreira com a chegada do cinema falado, se apaixona por Peppy Miller, uma jovem dançarina que busca o sucesso. Mais informações aqui.


Na França

CARTA EXPORT DO JOGO VIDEO

Pierre Lellouche, Secretário de Estado encarregado do Comércio externo e Nicolas Gaume, Presidente do Sindicato Nacional do Jogo Vídeo (SNJV) assinaram, dia 2 de março de 2012 “a Carta export do jogo vídeo”, na presença das empresas e as organizações representativas do setor. Esta carta permitirá ganhar em eficácia para ajudar as empresas deste setor a ganhar partes de mercado ao internacional e para atrair melhor investidores estrangeiros sobre o território francês. Em 2011, o jogo vídeo era a 2a indústria cultural no mundo (mercado de 52 mil milhões de euros) e na França (2,7 mil milhões de euros) e deveria destronar o cinema em 2014 graças a um crescimento anual superior à 10%. O Sindicato lançou tambem “Le Game”, uma nova marca para exportação do jogo video,instrumento essencial deste projeto coletivo ambicioso. Mais informações aqui.


O SESC NO FIPA

O Sesc participou da mostra competitiva da 25ª edição do FIPA – Festival International de Programmes Audiovisuels (Festival Internacional de Programas Audiovisuais) em Biarritz, com o programa Instrumental Sesc Brasil dedicado a show do compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal.
A instituição concorreu na categoria Performing Arts, com outros 11 selecionados de várias partes do mundo, como Espanha, Alemanha e Reino Unido. O festival francês, que abrange as diversas modalidades de criação audiovisual, ocorreu de 23 a 29 de janeiro. Fonte:SESC São Paulo, revista n°177 Mais informações aqui.


NA EUROPA

Berlinale Residency

O Festival de Cinema de Berlim lançou um novo programa de residência: Berlinale Residency. Seis diretores do mundo todo têm a oportunidade de completar e desenvolver roteiros para filmes futuros. Podem se inscrever diretores de documentários, ficção ou cross media que foram selecionados em vários festivais importantes. Também, podem ser apresentadosroteiros de diretores cujos projetos tenham participado em outras iniciativas da Berlinale, como Co-produção do Mercado e da Talent Campus, ou que receberam apoio do World Cinema Fund. Os cineastas selecionados participarão de seminários e actividades com especialistas internacionais. A residência acontecerá entre setembro e dezembro 2012, em Berlim. A inscrição deve ser realizada, de 9 de Fevereiro até 26 de março, através  do website Berlinale Residency. Mais informações aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.