Mediacine
Eventos especiais

O CURTA CINEMA 2011, de 27 de outubro a 6 de novembro!

De 27 de outubro a 6 de novembro, o festival Curta Cinema acontecerá no Rio de Janeiro.

Os curtas franceses serão representados atraves 5 títulos na Competição internacional : Deux Inconnus, de Christopher Radcliff e Lauren Wolkstein, Diane Wellington de Arnaud Des Pallières, Forms Are Not Self-Subsistent Substances de Samantha Rebello, Suu et Uchikawa de Nathanael Carton.

O Panorama Internacional contará com os 6 curtas franceses seguintes : L'Accordeur de Olivier Treiner, Avenue de France de Didier Blasco, La Bibliothèque, la Nuit de João Torres, Bob and the Trees de Diego Ongaro, Catharsis de Cédric Prévost, Tout le Monde Dit Je T'aime de Cecile Ducrocq.

Além disso, o filme Avenue de France de Didier Blasco será projetado na sessão de inauguração do evento e uma sessão especial do Cinemaison acontecerá no dia 7 de novembro, às 19h: o Festival Curta Cinema decidiu apresentar nessa noite 3 filmes da Femis, a Escola francesa Nacional Superior das profissões da Imagem e do Som : Like Love de Sarah Cunningham, Holi de Simon Roche e Jet Lag de Gustavo Vasco.

O Serviço audiovisual da Embaixada da França no Brasil apoiou a vinda para o evento da Alice Kharoubi, Diretora do Short Film Corner, o encontro do Curta metragem organizado no âmbito do Festival de Cannes. Participará do júri da Competição Nacional do Curta Cinema 2011.

Mais informações aqui.


Destaques da semana

MOSTRA SANDRINE BONNAIRE EM BELO HORIZONTE

De 1 a 13 de novembro, a mostra dedicada a atriz francesa Sandrine Bonnaire será apresentada em Belo Horizonte, no Cine Humberto Mauro. As sessões têm como tema a talentosa atriz e sua parceria com alguns dos mais relevantes diretores franceses da atualidade. Entre os diretores que terão filmes exibidos nesta mostra, temos: Agnès Varda, Claude Chabrol, Pierre Jolivet, a própria atriz Sandrine Bonnaire, entre outros. O evento é produzido pelo Institut français e realizado no Brasil pelo Serviço audiovisual da Embaixada da França.

Mais informações sobre a mostra aqui.


O cinema francês participa da 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

O Serviço audiovisual da Embaixada da França se associa mais uma vez a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, cuja 35ª edição acontecerá até 3 de novembro 2011. Este ano, entre os 250 títulos apresentados, 45 são franceses e co-produções francesas.

Entre os títulos mais esperados da 35ª Mostra estão O AMOR NÃO TEM FIM (Late Bloomers), de Julie Gavras; HABEMUS PAPAM, de Nanni Moretti; A ILUSÃO CÔMICA (L’Illusion Comique), de Mathieu Amalric; LOW LIFE, de Nicholas Klotz e Elisabeth Perceval; AS NEVES DO KILIMANJARO (Les Neiges du Kilimandjaro), de Robert Guédiguian; OS CONTOS DA NOITE (Les Contes De La Nuit), de Michel Ocelot e PATER, o novo filme de Alain Cavalier.

A atriz e roteirista francesa, Elisabeth Perceval, o escritor francês Frédéric Boyer, o diretor africano Mahamat Saleh Haroun (co-produzido pela França) participarão do júri internacional desta edição. O jornalista Jean-Claude Lamy participará do júri de documentários. Além desses júris, a Julie Gavras, o Jean-Jacques Jauffret (DEPOIS DO SUL - Après le sud), a Emmanuelle Demoris (MAFROUZA) irão apresentar seus filmes. Elisabeth Perceval será acompanhada pelo diretor Nicolas Klotz (LOW LIFE).

A França acompanha a comemoração do ano da Itália no Brasil e o centenário do nascimento de um dos maiores compositores italianos, Nino Rota, com a apresentação de duas co-produções entre Itália e França que se tornaram grandes clássicos do cinema mundial : LA DOLCE VITA, de Federico Fellini e O LEOPARDO, de Lucchino Visconti.

A 35ª Mostra projeta ainda ERA UMA VEZ… LARANJA MECÂNICA (Il Était Une Fois… Orange Mécanique), de Antoine de Gaudemar, documentário que revisita o polêmico filme de Kubrick pelas palavras dos atores Malcolm McDowell e Warren Clark; da viúva do diretor, Christiane Kubrick, e do escritor Anthony Burgess, autor do livro “Laranja Mecânica”, do qual o filme é uma adaptação. Mais informações aqui.


Na França

The Artist lidera bilheteria na França

Considerado uma das surpresas do último festival de Cannes, a produção francesa The Artist, de Michel Hazanavicius, estreou no dia 12 de outubrona França superando todas as expectativas nas billheterias. O filme foi lançado pela Warner em 295 cinemas e conquistou US$ 3.1 milhões em seus cinco primeiros dias de exibição! O Jean Dujardin recebeu a Palma de Ouro do Melhor Ator no Festival de Cannes para este filme.


Inscrições abertas para o festival de curtas metragens de Clermont-Ferrand

As inscrições para participar da Competição internacional do famoso festival de curtas metragens de Clermont-Ferrand estão abertas. Esta 34 edição do festival acontecerá de 27 de janeiro a 4 de fevereiro de 2012. Mais informações sobre este evento aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.