Mediacine
Destaques da semana

Curtas francesas no 13º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

O Serviço audiovisual da Embaixada da França apoia o 13º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, que acontecerá de 14 a 23 de outubro e é organizada pela Fundação Clóvis Salgado no Cine Humberto Mauro. 9 filmes do diretor francês Yann Beauvais serão apresentados neste âmbito e mais 13 curtas franceses participam dos 159 títulos do evento. Mais informações aqui.


Marie Curie homenageada no âmbito de Ver Ciência

Em outubro e novembro, a Marie Curie será homenageada em várias cidades do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Recife), no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Uma exposição dedicada à cientista e realizada pelo Institut Curie de Paris e pelo Institut français será apresentada (entre outros lugares no novo Museu da Light no Rio), o diretor do Musée Curie em Paris, Renaud Huynh, participará de várias conferenças para falar dessa grande figura do século XX e o documentário de Michel Vuillermet, Marie Curie, au-delà du mythe, produzido por Les Films d'un jour e ARTE France, será parte da programação de Ver Ciência, o festival de cinema científico organizado no âmbito dessa semana. Os serviços Audiovisual e de Cooperação científica e pela lingua francesa apoiam estes eventos.


23° GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DE RÁDIO

Dia 2 de outubro, foram anunciados os vencedores dos prêmios do 23° Grande Prêmio Internacional URTI de rádio. Para conhecer a lista dos vencedores, confira o documento aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

24/10 : NOITE PHILIPPE GARREL

Considerado influenciado pelo “underground” dos anos 60, os filmes do francês Philippe Garrel, nascido em 1948, se voltam frequentemente à juventude da qual fez parte. Exemplo disso é Não ouço mais a guitarra, comumente citado como sua obraprima, que tem um aspecto autobiográfico: a protagonista é inspirada em Nico, a voz feminina do Velvet Underground, com quem Garrel vivera por dez anos, morta em 1988. John Cale, outro grande nome da banda, assina a trilha sonora de O Nascimento do Amor. No filme com Jean-Pierre Léaud e Lou Castel, estão mais uma vez presentes questões recorrentes na filmografia do diretor, que o identificam enquanto autor: a dificuldade de viver, a dificuldade de amar.


Às 18h : Não Ouço mais a Guitarra

J'entends plus la guitare (França, 1991) de Philippe Garrel. Com Benoît Régent, Brigitte Sy e Mireille Perrier. Drama em Cores/98’.

Gerard havia encontrado sua felicidade: o amor, o simples amor que dá sentido à vida. Mas, um dia, ela o deixa por causa de um outro homem. Mais informações aqui.


Às 20h : O Nascimento do Amor

La Naissance de l’amour (França, 1993) de Philippe Garrel. Com Dominique Reymond e Jean-Pierre Léaud. Drama em Preto e branco/94’.

Paul e Marcus são dois amigos de longa data, um ator e outro escritor, que vivenciam o drama de amar e ser amado; seus problemas existenciais e afetivos. Mais informações aqui.


Ciné Le Corbusier em Brasília

26/10, às 19h : Le Premier venu, de Jacques Doillon

Le Premier venu (França/Bélgica, 2007) de Jacques Doillon. Drama socíal em Cores/123’.

Camille está com cerca de 20 anos e já se sente sobrecarregada pela dura realidade do mundo. Como sua vida não tem a intensidade que deseja, ela tenta desesperadamente achá-la em algum lugar – e com qualquer um que cruze seu caminho. Mais informações aqui.


A Cinemateca apresenta

FILMES FRANCESES PROJETADOS NO BRASIL

  • De 21/10 a 10/11, o Sesc Alagoas programa os documentários SAUDADE DO FUTURO, MAHALEO e ANGANO...ANGANO no âmbito da 5ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas e do Mês do Cinema no SESC. Mais informações aqui.
  • De 11/10 a 23/10, o Cinebancários em Porto Alegre, programa o filme de animação A ILHA DE BLACK MOR no âmbito do Mês da Criança. Mais informações aqui.
  • De 24/10 a 10/11, a Universidade Federal de Juiz de Fora, no âmbito de Africa em foco (setembro a dezembro de 2011), programa OS COMBATENTES AFRICANOS DA GRANDE GUERRA, BAARA e o ciclo de documentários dedicados ao Aimé Césair. Mais informações aqui.
  • 24/10, a Aliança Francesa de Florianopolis programa o documentário NENETTE. Mais informações aqui.
  • 27/10, a Aliança Francesa de Blumenau apresenta A OUTRA com Dominique Blanc. Mais informações aqui.
  • 28/10, a Aliança Francesa de Goiania programa MEU TIO DE AMERICA de Alain Resnais. Mais informações aqui.

Em cartaz no Brasil

EM CARTAZ NAS SALAS : UM GATO EM PARIS, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli

Une vie de chat (França, 2010) de Alain Gagnol, Jean-Loup Felicioli. Animação em Cores/60’.
Dino é um gato que divide sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé, a filha de Jeanne, uma delegada de polícia. Durante à noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico, um ladrão de grande habilidade. Mais informações aqui.


DISPONÍVEL EM DVD : Crime de Amor

Crime d'amour (França, 2010) de Alain Corneau. Com Kristin Scott Thomas, Ludivine Sagnier. Suspense em Cores.

A cruel executiva Christine faz de Isabelle sua assistente e se delicia a brincar com a inocência da garota. Mas quando as ideias da protegida se tornam perigosas e podem revelar Christine como realmente é, ela percebe que subestimou a ambição e astúcia de Isabelle. Mais filmes franceses disponíveis em DVD aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.