Mediacine
Destaques da semana

O FESTIVAL DO RIO... EM BREVE!

O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro se encontrará mais uma vez com o Festival Internacional do Filme do Rio, que acontecerá de 6 a 18 de outubro de 2011. Quase cem filmes franceses ou co-produções francesas, em especial alguns filmes muito esperados como Les Bien-Aimés, de Christophe Honoré (Fora de Competição – Cannes 2011) ou Polisse, de Maïwenn (Seleção oficial em Competição –em Cannes 2011), serão apresentados ao público carioca! O canal franco-alemão ARTE também estará participando da comemoração com a apresentação de cerca de quinze filmes que co-produziu nos últimos anos. Descubra em breve a programação francesa do Festival do Rio! Mais informações na semana que vem!


Cinemaison no Rio de Janeiro

19/09, às 19h : UM ENCONTRO DE ARTES: O BALÉ NO CINEMA

O documentarista Frederick Wiseman, cuja produção costuma ser relacionada ao estilo “cinema observacional”, recusa esta definição argumentando que, para ele, a expressão “tem a conotação de simplesmente sair por aí gravando todas as coisas como se tivessem o mesmo valor”, enquanto suas filmagens são, como todas, resultados de escolhas. No caso de “La Danse, o Balé da Ópera”, o objeto escolhido é o Balé da Ópera de Paris, que seria a mais antiga companhia nacional de balé do mundo. Ao lado da tradição, no entanto, caminha a juventude: a média de idade de seus bailarinos é de 25 anos, o que faz desta uma das mais jovens companhias existentes na atualidade. Indicado na categoria Melhor Documentário no César Award em 2010 e prêmio do Melhor Documentário Longa e Média Metragem da Competição Internacional do festival É Tudo Verdade 2010. Descubra este filme no Cinemaison do Rio, dia 19 de setembro, às 19h. Mais informações aqui.


La Danse, o Balé da Ópera

LA DANSE, LE BALLET DE L'OPERA DE PARIS (França, 2009) de Frederick Wiseman. Documentário em Cores/159’.

Com 40 anos de carreira e boa parte de seus trabalhos dedicados ao exame de instituições, o cineasta Frederick Wiseman volta seu olhar para o Balé da Ópera de Paris, uma das grandes companhias de dança do mundo. Percorrendo com sua câmera os corredores e salas de ensaio do Palácio Garnier, a sede do balé, construído no século 19, Wiseman expõe detalhes do esforço físico dos bailarinos para o domínio das coreografias, depois exibidas no palco do belo teatro. Mais informações aqui.


Ciné Le Corbusier em Brasília

DIA 28 DE SETEMBRO, ÁS 19H : MISSÃO DEMISSÃO

VIOLENCES DES ECHANGES EN MILIEU TEMPERE (França, 2004) de Jean-Marc Moutout. Com Jérémie Renier, Laurent Lucas. Comédia dramatica em Cores/ 99’.

Philippe, 25 anos, chegado do interior para trabalhar em Paris em uma grande empresa de consultoria empresarial conhece Eva em sua primeira manhã no emprego , jovem mãe-solteira por quem sente-se atraído. Sua primeira tarefa, à qual se entrega com entusiasmo, é preparar a compra, ainda confidencial, de uma fábrica por um grupo financeiro.

Depois da projeção do filme, será promovido um debate com os espectadores, dirigido pelo crítico de cinema Sergio Moriconi.

Descubra toda a programação do Cinemaison em Brasília aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.