Mediacine
Eventos especiais

Antoine de Baecque no Brasil

O historiador e crítico de cinema Antoine de Baecque estará no Brasil entre o final de julho e o início de agosto. Dia 28 de julho, às 10h, ele participará de uma mesa redonda, dedicada ao "Cinema transcendental" no Cine Futuro em Salvador. No mesmo dia, às 15h, apresentará como roteirista do filme, Godard, Trufaut e a Nouvelle Vague, no Teatro Castro Alves. Participará logo às 18h30 de um diálogo com o Charles Tesson. No dia seguinte, às 15h, ele participará da promoção do DVD do filme, distribuido no Brasil pela Imovision, na Livraria Cultura (Av. Tancredo Neves, 2915). Dia 2 de julho, A. de Baecque será em São Paulo e participará da promoção do seu livro Cinefilia, publicado no Brasil pela editora Cosac Naify : às 20h, ele apresentará o curta de François Truffaut e Jean-Luc Godard, Une histoire d'eau (1961) e participará de um debate sobre a Nouvelle Vague com o crítico de cinema Ismaïl Xavier. Uma assinatura do livro acontecerá em seguida. Dia 3 de julho, A. de Baecque promoverá o DVD de Godard, Trufaut e a Nouvelle Vague na Livraria Cultura (R. Turiassu, 2100), às 19h. Dia 8 de agosto, o Antoine de Baecque estará presente no Cinemaison do Rio de Janeiro, à partir das 18h : ele apresentará O Desprezo, de Jean-Luc Godard, um filme que ele manciona no seu livro e participará de um debate sobre a cinefilia com a Ivana Bentes. O livro e o DVD serão disponíveis à venda. Um encontro com um icone da cinefilia francesa para não perder!


Destaques da semana

A Va Jornada brasileira do Cinema silencioso apresenta filmes franceses

De 5 a 14 de agosto, a Cinemateca brasileira em São Paulo organizará a 5a edição da Jornada brasileira do Cinema silencioso. O serviço audiovisual da Embaixada da França apoia este evento, com o transporte da Cinemateca francesa até o Brasil de duas cópias raras : Le Brasier ardent de Ivan Mosjoukine (1923) e Gardiens de phare de Jean Grémillon (1929). Além disso estarão apresentados ao público paulista quatro curtas metragens de Georges Méliès, que fazem parte de um programa dedicado ao aniversário dos 150 anos no nascimento do artista. Mais informações aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

ÀS 18H : O DESPREZO

LE MÉPRIS (França, 1963) de Jean-Luc Godard. Com Brigitte Bardot, Michel Piccoli. Drama em Cores/100’.

Paul Javal, roteirista, aceita dar nova versão à adaptação de "A Odisséia", que Fritz Lang está rodando em Roma, sob a produção de Jérôme Prokosch. Apaixonado por Camille, sua mulher, Paul fica enciumado quando ela aceita uma carona de Prokosch. Durante uma longa cena doméstica, Camille fala de seu desprezo pelo marido. Mais informações aqui.

Após a projeção do filme, Antoine de Baecque participará de um debate em torno da temática de seu livro com a Profa. Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.


Em cartaz no Brasil

NOS CINEMAS : GAINSBOURG, O HOMEM QUE AMAVA AS MULHERES

GAINSBOURG, VIE HÉROÏQUE (França, 2010) de Joann Sfar. Com Sara Forestier. Musical em Cores / 230’.

Filho de judeus russos, Lucien Ginsburg passa a infância na Paris dos anos 1940, ocupada pelos nazistas. Quando jovem, é um poeta tímido que oculta suas pinturas no quarto, logo abandonado em troca da agitação dos cabarés dos anos 60. De noite em noite, dá vazão a sua voz e a seu talento de vanguarda, que o transformam no ícone subversivo Serge Gainsbourg, um dos mais importantes cantores e poetas da língua francesa. Mais informações aqui.


NOS CINEMAS : MAMUTE

MAMMUTH (França, 2010) de Gustave Kervern e Benoît Delepine. Com Benoît Poelvoorde, Gérard Depardieu e Yolande Moreau. Comédia em Cores/ 92’.

Serge Pilardosse acabou de completar 60 anos de idade e está prestes a se aposentar de seu emprego num matadouro. Serge trabalha desde os 16 anos e nunca ficou doente. Como é que um homem cheio de saúde e vitalidade vai conseguir ficar parado? Ele não gosta de ler, de trabalhos domésticos e não tem paciência para fazer compras no supermercado. Eis que a esposa de Serge, Catherine, descobre que o marido não irá receber seu benefício integral de aposentadoria porque a empresa não cuidou dos documentos.

* Selecionado para o Festival de Berlim 2010 * Mais informações aqui.


Formações audiovisuais

Inscrições para o CFPJ

O CFJP Internacional (Centro de Formação e de perfecionamento dos jornalistas) programa todos os anos formações destinadas aos jornalistas estrangeiros que queiram aperfeiçoar suas competências. Entre 1°e 26 de julho, 4 formações serão oferecidas (Jornalismo TV, Radio, Web, repórter). De 30 de setembro a 25 de outubro, acontecerá uma formação dedicada ao "rigor profissional e deontologia" no jornalismo.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.