Mediacine
Eventos especiais

O FESTIVAL ANIMA MUNDI 2011 TRAZ NOVOS FILMES FRANCESES

O Serviço audiovisual da Embaixada da França participa mais uma vez do famoso festival internacional de animação Anima Mundi (Rio de Janeiro, até 24 de julho, São Paulo, de 27 a 31 de julho). Vários filmes franceses inéditos estarão apresentados ao público brasileiro nesta ocasião : Rumours, de Frits Standaert, Vasco de Sébastien Laudenbach, Il était une fois l'huile, de Vincent Paronnaud, L'Employé du mois, de Clément Cornu, Le Silence sous l'écorce, de Joanna Lurie, Love Patate, de Gilles Cuvelier e Le Bûcheron des mots de Izu Troin. A Cinemateca da Embaixada participará do evento apresentano dois novos títulos do seu acervo : O Planeta fantástico (1972) de René Laloux e Chronopolis (1988) de Piotr Kamler.

Confira a programação dos filmes franceses no Anima Mundi 2011 aqui!


Destaques da semana

A Cinefondation seleciona brasileiro!

O cineasta brasileiro Felipe Sholl foi selecionado para a 23a edição da Residência da Cinefondation do Festival de Cannes, em que os participantes são convidados a morar por quatro meses e meio em Paris enquanto desenvolvem o roteiro de seu primeiro ou segundo longa-metragem de ficção. Felipe vai desenvolver o roteiro do longa Ao lado, produzido pela Syndrome Films. O roteiro também participou do Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema e do Talent Project Market do Festival de Berlim.


O FID Marseille recompensa filmes franceses e brasileiro

O Festival International de Cinema Documentário, que aconteceu de 6 a 11 de julho em Marseille, recompensou, entre outros, dois filmes franceses e um filme brasileiro : Entrée du personnel de Manuela Fresil ganhou o prêmio da competição francesa e La Vie est ailleurs de Elsa Quinette ganhou o Prêmio Georges de Beauregard. Just Shoot me de Claudia Nunes ganhou o Prêmio Marseille Esperança. Mais informações aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

ÀS 18H: O CASAMENTO À TRÊS

LE MARIAGE À TROIS (França, 2009). De Jacques Doillon. Com Julie Depardieu, Louis Garrel, Pascal Greggory. Comédia dramatica em Cores/100’.

Um dramaturgo recebe em sua casa de campo os protagonistas de sua nova peça. Mais informações aqui.


ÀS 20H : A PURITANA

LA PURITAINE (França, 1986) de Jacques Doillon. Com Laurent Malet, Michel Piccoli, Sabine Azema, Sandrine Bonnaire. Drama em Cores/90’.

Lá se vai um ano desde que Manon, com 18 anos, fugiu de casa abandonando seu pai Pierre, um homem de teatro. Há pouco tempo ela lhe escreveu para comunicar sua volta e pedir desculpas.

Mais informações aqui.


01/08 : NOITE NICOLAS PHILIBERT NO CINEMAISON DO RIO

Dia 1 de agosto, o Cinemaison traz em foco em torno do trabalho do famoso documentarista francês Nicolas Philibert, autor de uma obra singular e sensível. Às 18h, La Moindre des choses e às 20h, Nénette, seu último filme inédito no Brasil, apresentado no festival de Berlim em 2010, que fez sucesso no circuito francês!


ÀS 18H: O MÍNIMO DAS COISAS

LA MOINDRE DES CHOSES (França, 1996) de Nicolas Philibert. Documentário em Cores/100’. Teatro.

Rodeados por comediantes e músicos, os pensionistas de La Borde preparam uma representação da Opereta, de Gombrowicz. Muito delicadamente, N. Philibert filma essa instituição "differente das outras". Mais informações aqui.


ÀS 20H : NENETTE

NÉNETTE (França, 2010) de Nicolas Philibert. Documentário em Cores/70’.

Nénette acabou de fazer 40 anos. Morando no Jardin des Plantes em Paris, este orangotango é a maior estrela do lugar. Mais informações aqui.


Ciné Le Corbusier em Brasília

03/08, ÁS 19H : A CABEÇA DE MAMÃE

LA TÊTE DE MAMAN (França, 2005) de Carine Tardieu. Drama em Cores/95’.

A jovem Lulu vive com sua depressiva, meio hipocondríaca e auto-centrada mãe. Um dia, Lulu encontra uma fotografia antiga que traz sua mãe, aos 20 anos de idade, nos braços de um homem estranho, feliz e radiante como ela jamais a viu. Lulu decide encontrá-lo e trazê-lo de volta, na esperança que sua mãe recupere o gosto pela vida.

Projeção seguida por um debate com o crítico de cinema Sérgio Moriconi. Mais informações aqui.


A Cinemateca apresenta

UMA HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO FRANCESA NA CINEMATECA BRASILEIRA DURANTE TODO O MÊS DE JULHO!

Até 31 de julho, a Cinemateca brasileira em São Paulo apresenta um cíclo especial, dedicado à História da Animação francesa : dos primeiros curtas animados da história (Fantasmagoria de Emile Cohl) até os longas mais recentes (O Mágico de Sylvain Chomet), não perca este grande evento! Mais informações aqui!


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.