Mediacine
Destaques da semana

CLAIRE DENIS, UM OLHAR EM DESLOCAMENTO

Até 3 de julho, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, e de 4 a 10 de julho, na sala P.F. Gastal em Porto Alegre, acontecerá a mostra "CLAIRE DENIS, UM OLHAR EM DESLOCAMENTO", dedicada à obra da diretora francesa Claire Denis. A diretora participará da mostra no dia 3 no Rio de Janeiro e no dia 5 em Porto Alegre. Este evento é apoiado pelo Serviço audiovisual da Embaixada da França. Mais informações aqui.


Primeiros resultados 2011 do programa Ibermedia

O programa Ibermedia, que faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas da Ibero-América (CAACI), divulgou os resultados da sua primeira convocatória. Três projetos brasileiros foram selecionados : Pode copiar, de Ricardo Faissol (Urca Filmes), na categoria "desenvolvimento", Sala de espera, de Lúcia Murat (Taiga Filmes), na categoria "coprodução", e na categoria "formação", o projeto Br Lab, laboratório para o desenvolvimento de projetos audiovisuais latino-americanos também apoiado pelo Serviço audivoisual da Embaixada da França. Mais informações sobre os resultados da convocatória do programa Ibermedia aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

04/07 : INÉDITOS AFRICANOS NO CINEMAISON DO RIO

O Institut Français acaba de lançar uma nova plataforma de filmes franceses disponibilizados via download para toda a rede das Alianças Francesas e repartições francesas no mundo inteiro, o IFCinema. Para comemorar a chegada desta nova fonte de novidades e filmes inéditos, o Cinemaison programa 2 filmes africanos diversas vezes premiados, e muito importantes para a filmografia africana atual.

Às 18h : TEMPORADA DE SECA

DARATT (França, 2006). De Mahamat Saleh Haroun. Com Mahamat-Saleh Haroun. Drama em Cores/95’.

Atim tem 16 anos e mora no Chad. Quando o governo concede anistia aos criminosos da guerra civil, o avô de Atim lhe dá uma arma para executar o homem que matou seu pai. O jovem deixa seu vilarejo e parte para a capital, procurando este homem desconhecido. Mais informações aqui.


ÀS 20H: LUMUMBA

LUMUMBA (França/Alemanha/Bélgica, 2000). De Raoul Peck. Cores/116’.

Janeiro de 1961. A noite da savana africana é tumultuada por uma cena macabra: dois homens brancos, bêbados de apreensão e álcool, tentam desaparecer com três corpo... Mais informações aqui.


A Cinemateca apresenta

A 6a MOSTRA INTERNACIONAL MUNDO ÁRABE DE CINEMA

O ICArabe (Instituto da Cultura Árabe) realiza a 6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema. De 16 a 29 de Junho, acontecerá no Sesc-SP, e na Cinemateca Brasileira. De 28 de junho a 10 de julho, o evento acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília.

Nesta edição, serão apresentados 15 filmes de diversos países selecionadas pela brasileira Nagila Guimarães e pela tunisiana Dora Bochoucha. PORT OF MEMORY de Kamal Aljafari, entre outros, será apresentado neste âmbito. O serviço audiovisual da Embaixada da França apoia o evento. Mais informações aqui.


A ALIANÇA FRANCESA APRESENTA FILMES DE JEAN ROUCH

De 4 a 9 de julho, a Aliança francesa de Curitiba, em parceria com a Cinemateca de Curitiba, apresenta um cíclo de filmes de Jean Rouch. Dia 14 de julho, a Aliança apresenta A ILHA DE BLACK MOR, de Jean-François Laguionie e CAINDO NO RIDICULO de Patrice Lecomte. Mais informações aqui.


Em cartaz no Brasil

EM CARTAZ NA TELEVISÃO : HORAS DE VERÃO

L'HEURE D'ÉTÉ (França, 2008). De Olivier Assayas. Com Charles Berling, Jérémie Renier, Juliette Binoche, François Cluzet. Cores/102’.

As distintas trajetórias de dois irmãos e uma irmã de quarenta e poucos anos se chocam quando sua mãe, que preservava a obra de seu tio, o excepcional pintor do século XIX Paul Berthier, morre repentinamente. 03/07, no HBO MAX, às 16h50. Mais informações aqui.

Descubra toda a programação de filmes franceses nos canais de televisão do Brasil para a semana de 1 a 7 de julho de 2011 aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.