Mediacine
Destaques da semana

FILME B RELATA OS ENCONTROS PROFISSIONAIS FRANCO-BRASILEIROS

Confira o artigo intitulado "França já tem 40% do circuito digitalizado" de Pedro Butcher, publicado no Boletim Filme B, dia 14 de junho de 2011. O jornalista relata as discussões realizadas durante os Encontros profissionais franco-brasileiros, dia 10 de junho, no âmbito do Festival Varilux de cinema francês. Confira o artigo aqui.


O SUCESSO DO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS DE 2011

A vinda para o Brasil da delegação do Festival Varilux de Cinema Francês, que começou dia 8 de junho e acaba dia 16, foi um grande sucesso. A atriz Catherine Deneuve apresentou o novo filme do François Ozon, Potiche: Esposa Trofeu, Autrey Tautou apresentou Uma Doce Mentira de Pierre Salvadori, Aure Atika apresentou Copacabana de Marc Fitoussi. A atriz Sandrine Bonnaire participou das sessões de inauguração da mostra dedicada à ela, organizada no CineSESC em São Paulo e pelo IMS no Rio de Janeiro. Ela também apresentou Xeque-Mate, com a diretora do filme Caroline Bottaro. O diretor Alain Gagnol apresentou o filme de animação Um Gato em Paris, nas salas e no forte do Leme no Rio de Janeiro. Yahima Torres apresentou Venus Negra de Abdellatif Kechiche. Mais informações sobre o festival aqui.


FRANÇOIS SAUVAGNARGUES NO 12° FORUM BRASIL EM SÃO PAULO

François Sauvagnargues, o diretor da unidade de ficção do canal aberto francês Arte, participará do 12º Forum Brasil – Mercado Internacional de Televisão, organizado de 14 a 16 de junho de 2011 no Centro de convenções Frei Caneca em São Paulo. Mais informações aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

20/06 : NOITE RAYMOND DEPARDON NO CINEMAISON

Dois filmes raros de Raymond Depardon, figura central do documentário na França e no mundo. “Presos em flagrante” foi vencedor do César de Melhor Documentário em 1995 e premiado nos festivais de Vancouver e Amsterdã. “1974, Um presidente em campanha”, filme encomendado pelo então candidato à presidência Valéry Giscard d'Estaing, ficou inédito até 2002, por desagradar o candidato então eleito. Mais informações aqui.


Às 18h : PRESOS EM FLAGRANTE

DÉLITS FLAGRANTS (França, 1994) de Raymond Depardon. Documentário em Cores, 109’. Justiça.

Raymond Depardon acompanha o processo pelo qual passam os suspeitos pegos em flagrante, da sua chegada à delegacia até o primeiro contato com os advogados. Mais informações aqui.


Às 20h : 1974, UM PRESIDENTE EM CAMPANHA

1974, UNE PARTIE DE CAMPAGNE (França, 1975) de Raymond Depardon. Documentário em Cores / 90’.

O documentário registra a campanha do candidato que acabaria eleito presidente da França, Valéry Giscard d'Estaing. Mais informações aqui.


Em cartaz no Brasil

NA TV : UN SINGE EN HIVER

UN SINGE EN HIVER (França, 1962) de Henri Verneuil. Com Jean Gabin, Jean-Paul Belmondo. Comédia dramatica em Preto e branco / 103’.

Junho 1944 na Normandia. Albert Quentin, ex-oficial da marinha na China, bebe para "viajar" e reviver suas aventuras passadas. Dono de hotel, ele jura para a mulher Suzanne, durante um bombardeio, que nunca voltará a beber se seu estabelecimento for poupado... Mais informações sobre o filme aqui e sobre a programação de filmes franceses na TV brasileira aqui.


NOS CINEMAS : MINHAS TARDES COM MARGUERITE

LA TÊTE EN FRICHE (França, 2010) de Jean Becker. Com Gérard Depardieu, Jean-François Stevenin. Comédia dramatica em Cores/81’.

Germain é um iletrado e solitário homem. Para preencher suas tardes, ele faz amizade com a senhora Margueritte. Mais informações sobre o filme aqui e sobre a programação de filmes franceses no Brasil aqui.


NA RFI : BRÉSIL EN MOUVEMENTS

Descubram o Festival de documentários do Brasil "Brésil en mouvements", graças à Rádio França Internacional e à jornalista Leticia Constant. Confira o site da RFI, disponível em português aqui.


EM DVD : HADEWIJCH, de BRUNO DUMONT

HADEWIJCH (França, 2009) de Bruno Dumont. Drama em Cores / 104’. Classificação etária 14 anos.

Hadewijch é uma noviça que possui uma fé fervorosa em Deus. Ela é expulsa do convento por causa de sua devoção religiosa quase doentia, recusando-se muitas vezes até mesmo a fazer suas refeições.Mais informações sobre o filme aqui e sobre as novidades francesas em DVD disponíveis no Brasil aqui.


Na França

JOANN SFAR, VENCEDOR DO FESTIVAL DE ANNECY DE 2011

Os co-diretores Joann Sfar e Antoine Delesvaux ganharam o Grande Prêmio do Festival de Annecy com o filme de animação baseado na história em quadrinhos de Joann Sfar, O Gato do Rabino. Mais informações sobre o festival especializado na animação aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.