Mediacine
Eventos especiais

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCES 2011

De 8 a 16 de junho, acontecera o Festival Varilux de Cinema Francês de 2011, realizado pela Unifrance Film International e produzido pela Bonfilm, com apoio da Embaixada da França no Brasil e da rede de Alianças Francesas. apresentará 10 filmes inéditos em 22 cidades do Brasil; uma mostra em homenagem à atriz Sandrine Bonnaire com oito longas-metragens (realizada pelo Institut français e produzida pelo Serviço Audiovisual da Embaixada da França); exibição de dois filmes ao ar livre e encontro profissional para discutir a distribuição cinematográfica entre o Brasil e a França. Evento acompanhado no Rio de Janeiro e em São Paulo por uma delegação artística prestigiosa : as divas Catherine Deuneve, Audrey Tautou e Sandrine Bonnaire e muitos outros artistas franceses estarão presentes para apresentar o novo cinema francês contemporâneo. Mais informações aqui.


Destaques da semana

ATELIÊ PRODUIRE AU SUD / IMAGEM DOS POVOS DE COPRODUÇÃO CINEMATOGRAFICA iNTERNACIONAL

Participe do Ateliê de coprodução internacional PRODUIRE AU SUD - 3CONTINENTS / IMAGEM DOS POVOS que será oferecido entre os dias 17 e 22 de setembro de 2011 em Belo Horizonte, como parte da programação da VII Mostra Internacional Audiovisual Imagem dos Povos. Terá a duração de seis dias, constitui-se de master-class com profissionais europeus e latino americano, tendo como conteúdos:
1) - introdução a coprodução, contratos de coprodução, vendas internacionais;
2) - comercialização, pitching e apresentação pública de argumentos e projetos para potenciais produtores;
3) - oficina de roteiros.
Serão selecionados dez projetos de longa metragem de ficção, os quais serão representados no atelier por uma dupla formada pelo diretor e pelo produtor. A candidatura estará aberta entre os meses de abril e junho de 2011. Mais informações aqui.


TELECINE APOIA O FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS EM JUNHO

De 8 a 16 de junho, a Rede Telecine apoia o Festival Varilux de Cinema Francês. Durante o período, serão exibidos no Telecine Cult cinco títulos, sempre às 22h. Dia 1: Entre os Muros da Escola (2008), vencedor da Palma de Ouro em Cannes, de Laurent Cantet. Dia 2: Ervas Daninhas (2009), de Alain ResnaisDia 3: O Inferno de Henri-Georges Clouzot (2009) de Ruxandra Medrea e Sege Bromberg. Dia 4: O Escafandro e a Borboleta de Julian Schnabel, com Mathieu Amalric. Dia 5, Reis e Rainha (2004), de Arnaud Desplechin. Confira a programação da Rede Telecine aqui.


ENCONTROS PROFISSIONAIS FRANCO-BRASILEIROS

No âmbito do Festival Varilux de Cinema Francês, Encontros Profissionais Franco-Brasileiros da área do audiovisual estarão organizados no dia 10 de junho no Hotel Sofitel, em Copacabana (Rio de Janeiro). Serão analisados os desafios e as oportunidades para as indústrias francesa e brasileira do cinema digital e da diversidade cultural. Entre os confirmados, estão a Sra Ana Paula Santana, Secretaria do Audiovisual pelo Ministério da Cultura do Brasil e a Régine Hactchondo, diretora da Unifrance. Mais informações aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

30/05 : Clássicos: um policial e uma comédia

O Cinemaison traz dois filmes cults com espírito tipicamente francês. O DELEGADO LAVARDIN de Claude Chabrol, com Jean Poiret e Jean-Claude Brialy, é um de seus clássicos. BERNIE é um filme cult de humor negro à francesa, indicado ao César de Melhor Primeiro Filme para o então estreante na direção Albert Dupontel.


Às 18h : DELEGADO LAVARDIN

INSPECTEUR LAVARDIN (França, 1986). De Claude Chabrol. Com Jean Poiret, Jean-Claude Brialy e Bernadette Lafont. Policial em cores/100’.

O delegado Lavardin é encarregado de investigar o assassinato de um pacato escritor, que aos poucos vinha se tornando o guardião moral de uma pequena cidade. Mais informações aqui.


AS 20H : BERNIE

BERNIE (França, 1996) de Albert Dupontel. Com Alain Libolt, Albert Dupontel, Catherine Samie. Comédia dramatica em Cores / 87’. Classificação etária 16 anos.

Quando deixa o orfanato, Bernie Noël está com trinta anos e tem como único objetivo conhecer suas origens. Começa então um percurso repleto de emboscadas para esse “garoto” neurótico e desligado do mundo real que vai semear a desordem por onde passar. Mais informações aqui.


Ciné Le Corbusier em Brasília

01/06 : TUDO PERDOADO

TOUT EST PARDONNE (França, 2007) de Mia Hansen-Løve. Drama em Cores/95’. Classificação etária 12 anos.

Victor vive em Viena com Annette, sua esposa e sua filha Pamela. É primavera. Fugindo do trabalho, Victor passa os dias fora, brinca com a filha e vaga pelo Parque. Mais informações aqui.


Em cartaz no Brasil

NA RFI

Descubra as últimas notícias sobre a queda do voo AFF 447 no dia 31 de Maio de 2009 e muito mais informações graças à Rádio França Internacional. Mais informações sobre as antenas da RFI no Brasil aqui e sobra a programação da RFI aqui.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.