Mediacine
Destaques da semana

MOSTRA VIVE LE CINÉMA FRANCÊS

A rede de cinemas Reserva Cultural, em parceria com o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, apresenta do dia 6 ao dia 12 de dezembro em São Paulo e Niterói a Mostra Vive Le Cinema Francês.

Durante os seis dias do evento, serão exibidos mais de 10 filmes franceses: Procure a Mulher, de Sou Abadi; Me Tire uma Dúvida, de Carine Tardieu, Ciumenta, de David Foenkinos; Primário, de Hélène Angel; M, de Sara Forestier; Uma Vida Violenta, de Thierry de Peretti, O Pequeno Fazendeiro, de Hubert Charuel; Barbara, de Mathieu Amalric; Corporate, de Nicolas Silhol; Com Toda Minha Força, de Chad Chenouga; Aos 14, de Hélène Zimmer.

Os filmes serão exibidos a um preço fixo de R$ 10,00 a entrada.

Para mais informações, acesse o site da Reserva Cultural.


7ª EDIÇÃO DO CURTA BRASÍLIA

Do dia 13 a 16 de dezembro, acontece a 7ª edição do Festival Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem de Brasília que propõe vários programas de curtas-metragens brasileiros e internacionais.

Na edição deste ano, a programação conta, para além da exibição de filmes, com produções de realidade virtual e com uma mesa-redonda profissional sobre o tema. Um dos participantes desta mesa é Vincent Ravalec, que vem ao Brasil convidado pela Embaixada da França.  O autor de diversos romances e ensaios, revelado em 1994 com Cantique de la Racaille (que ele mesmo trouxe para a tela), além de participar da conversa, apresenta no Curta Brasília seu primeiro longa-metragem em realidade virtual Fan Club.

Além disso, no último dia de festival (16/12), às 15h, acontece no Curta Brasília a Mostra à Francesa: serão exibidos quatro curtas que narram possíveis distopias, através de narrativas fantásticas em diferentes realidades, oferecendo, assim, ao público um recorte da produção francesa, com curtas premiados, exibidos em diversos festivais. Dessa forma, serão exibidos os filmes Gagarine, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh; Atomic Spot, de Stephanie Cabdevila; Acide, de Just Philippot; e Voyager, de Loïc Magar e Roman Veiga.

Para conferir os detalhes e a programação completa da 7ª edição do Curta Brasília, acesse o site oficial do festival.


LANÇAMENTO DO LIVRO COPRODUÇÃO DE CINEMA COM A FRANÇA

Chega ao mercado neste mês o livro Coprodução de Cinema com a França: mercado e internacionalização, que trata das relações cinematográficas entre o Brasil e a França com foco em filmes produzidos pelos dois países durante 15 anos, entre 1998 e 2014. Voltada a profissionais, pesquisadores, estudantes do audiovisual e interessados em cinema, políticas culturais e internacionalização, a obra é fruto de um extenso estudo realizado por Belisa Figueiró em seu mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Coprodução de Cinema com a França: mercado e internacionalização mostra como a cooperação entre produtores de diferentes países pode ser benéfica - financeira e criativamente -, seja nas etapas de financiamento, roteiro, pré-produção, filmagem, montagem e finalização, seja na comercialização. O livro da Editora Senac São Paulo também apresenta assuntos como a viabilidade para a internacionalização das obras, distribuição, recursos, disponibilidade e obstáculos. Para realizar este livro, parte da pesquisa de Belisa Figueiró foi feita em Paris, com ajuda da Embaixada da França no Brasil.

Para mais informações, confira o evento oficial do lançamento.


CURTA FRANCO-BRASILEIRO PREMIADO NA MOSTRA DE GOSTOSO

A 5ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso foi encerrada no dia 27 de novembro, na Praia do Maceió, litoral potiguar. Um dos grandes vencedores desta edição foi o curta de coprodução franco-brasileira, Guaxuma, dirigido por Nara Normande: o filme recebeu o prêmio pelo Júri Popular de Melhor Curta-Metragem.

Em Guaxuma, a diretora Nara Normande conta as memórias de sua amizade com Tayra, uma amiga de infância. As duas eram inseparáveis e viviam na praia de Guaxuma, em comunidade hippie.

O filme vem acumulando prêmios e menções especiais (18 ao total) em festivais, como Anima Mundi, Festival de Gramado, Festival de Brasília, Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Guaxuma também participou de outros inúmeros e importantes festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Cinema de Animação de Annecy, Toronto International Film Festival e Festival Biarritz América Latina.

Para conferir a lista completa de ganhadores da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, acesse a página oficial da mostra no Facebook.


INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL É TUDO VERDADE 2019

Encerram-se no dia 7 de dezembro as inscrições para a próxima edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. A 24ª edição do festival será realizada entre os dias 04 e 14 de abril de 2019 em São Paulo e Rio de Janeiro.

O festival é dividido em diversas categorias: Competição Brasileira de Longa ou Média-Metragem; Competição Brasileira de Curta-Metragem; Competição Internacional de Longa ou Média-Metragem; Competição Internacional de Curta-Metragem; Competição Latino-Americana de Longa ou Média Metragem; O Estado das Coisas; Programas Especiais; e Retrospectivas.  A inscrição em qualquer categoria é gratuita.

Estão aptas a se inscrever no festival produções finalizadas a partir de janeiro de 2018. As inscrições para competições internacionais só podem ser realizadas para documentários produzidos fora do Brasil ou em coprodução de empresas produtoras brasileiras com homólogas de outro país. Além disso, longas e médias-metragens inscritos para a Competição Brasileira poderão ser selecionados para participar da Competição Latino-Americana.

Para conferir mais informações sobre o regulamento de inscrição para o Festival É Tudo Verdade 2019, acesse o site.


CONCURSO INTERNACIONAL LA FÉMIS

Estão abertas até o dia 11 de janeiro de 2019 as inscrições para o Concurso Internacional de La Fémis – Ecole Nacionale Superieure de l’Image et du Son. O concurso visa reunir profissionais do cinema e do audiovisual das áreas de direção, produção, roteiro, imagem, som, etc., vindos de várias partes do mundo.

O concurso internacional é exclusivo para candidatos originários de países não pertencentes ao Espaço Económico Europeu (28 países membros da União Europeia, mais a Islândia, Liechtenstein e Noruega) ou aos principados de Andorra, Mônaco e Confederação Suíça.

Os candidatos devem ter menos de 27 anos de idade (a partir de 1º de janeiro de 2019) e devem ter completado pelo menos dois anos de estudos de pós-graduação. O concurso também está aberto a candidatos com menos de 30 anos de idade, que tenham um diploma de bacharel, porém com restrições. A fluência na língua francesa é obrigatória. Verifique todas as condições de inscrição no site.

A publicação da lista de admitidos ocorrerá no início do mês de julho de 2019.

Para conferir mais detalhes ou para realizar a inscrição no Concurso Internacional La Fémis, acesse o site oficial do concurso.


ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES NO ENCONTRO DO CINEMA SUL-AMERICANO DE MARSELHA

Estão abertas até o dia 10 de dezembro as inscrições para a 21ª edição do Encontro do Cinema Sul-Americano de Marselha, que acontece entre os dias 29 de março e 6 de abril de 2019 na França. A nomeação é organizada pela Association Solidarité Provence Amérique du Sud (ASPAS).

Esta próxima edição do festival tem como eixo temático Distopias e Desafios, uma homenagem ao “cinema latino-americano que consegue conciliar as dificuldades da realidade com as respostas para o brilho da poesia, da força coletiva e do amor”.

Estão aptas a se inscrever na Competição Oficial obras produzidas há menos de dois anos e que tenham produção ou direção latino-americana. Não estão aptos à inscrição que já foram distribuídos comercialmente no território francês.

Para ter acesso às informações completas, acesse o site da ASPAS.


Cinemaison no Rio de Janeiro

Cinemaison 10.12


Em cartaz no Brasil
Maria Callas - Em suas próprias palavras

6.12 Maria Callas - Em suas Próprias Palavras

Maria by Callas (França, 2017).

De Tom Volf. Documentário em /113’.

Um olhar íntimo sobre a vida e obra da cantora de ópera greco-americana, Maria Callas.

Distribuição: Imovision.


Raiva

6.12 Raiva

Raiva (Portugal, Brasil, França, 2018).

De Sérgio Tréfaut. Com Leonor Silveira, Sergi López, Adriano Luz. Drama.

Dois assassinatos em uma noite geram suspeitas e dúvidas aos moradores da região. Qual a origem desses crimes? Baseado no romance Seara de Vento, de Manuel da Fonseca, o filme conta a história de uma família de camponeses que luta pelo trabalho e pela dignidade durante a ditadura portuguesa.

Distribuição: Pandora Filmes.


2 outonos e 3 invernos

6.12 2 Outonos e 3 Invernos

2 automnes 3 hivers (França 2013).

De Sébastien Betbeder. Com Vincent Macaigne, Maud Wyler, Bastien Bouillon. Comédia em /93’.

Aos 33 anos, Arman decide mudar de vida. Para começar, num sábado, ele resolve ir correr no parque. Ao dobrar a esquina, ele tromba com Amélie. O primeiro encontro é um choque; o segundo é como uma punhalada no coração. Uma noite, Benjamin, melhor amigo de Arman, desmaia. O médico diagnostica um derrame. Durante dois outonos e três invernos, as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se confundem e se preenchem de encontros, acidentes, amores e memórias.

Distribuição:  Fênix Filmes.


Na França

FUNAN INDICADO EM 4 CATEGORIAS DO EUROPEAN ANIMATION AWARDS 2018

A próxima edição do European Animation Awards acontece em Lille, na França nos dias 7 e 8 de dezembro.

Dentre os filmes escolhidos para integrar a programação deste ano, o longa-metragem Funan, de Denis Do, foi nomeado em 4 categorias competitivas do Emile Awards: Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhores Cenários e Personagens e Melhor Design de Som.

Coproduzido por Camboja, França, Luxemburgo e Bélgica, Funan foi premiado este ano durante o Festival de Annecy com o Prêmio Cristal de Longa-Metragem. O longa conta a história de uma mãe que luta há anos para reencontrar seu filho, separado dela aos 4 anos de idade durante o reinado do Khmer Vermelho no Camboja.

Para conferir todos os indicados do European Animation Awards, acesse o site.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.