Mediacine
Destaques da semana

BRASIL E FRANÇA ASSINAM ACORDO DE COPRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA E AUDIOVISUAL

A cerimônia foi realizada na Embaixada da França em Brasília no dia 8 de maio. O governo brasileiro foi representado pelo diretor-presidente da ANCINEManoel Rangel, e o francês, pelo Encarregado de Negócios da Embaixada francesa, Gaël de Maisonneuve. Desde 2010, os dois países possuem um acordo de coprodução para obras destinadas a veiculação em salas de cinema. Com a entrada em vigor do novo Acordo, passam a valer também, para efeitos de coprodução, as obras audiovisuais destinadas a uma primeira veiculação na televisão ou em qualquer outro modo de difusão, desde que regulamentado em ambos os países. O documento será agora encaminhado para ratificação no Congresso Nacional.  Em março deste ano, a Presidente do Centre National du Cinéma et de limage animée (CNC), Frédérique Bredin Manoel Rangel, já haviam assinado um protocolo de cooperação audiovisual que apontava para a concretização de um acordo. A iniciativa formaliza a relação bilateral conservada entre ambos os países no sistema audiovisual após uma aproximação iniciada há 3 anos através de encontros regulares entre Bredin e RangelEste é o segundo acordo de coprodução audiovisual firmado pela França, sendo o primeiro assinado há mais de 30 anos com o Canadá. De acordo com o documento, para serem beneficiadas pelo Acordo, as obras cinematográficas e audiovisuais deverão ser coproduzidas por, ao menos, uma empresa de produção estabelecida na França e uma no Brasil, reconhecidas e registradas na ANCINE e no CNC. A proporção dos aportes financeiros respectivos do coprodutor de cada parte poderá variar de 20% a 80% do custo final do projeto. 


DIVULGADA A LISTA COMPLETA DE FILMES DO FESTIVAL VARILUX 2017

A edição deste ano vai acontecer entre os dias 7 e 21 de junho. Pelo segundo ano consecutivo o festival terá duas semanas de duração e estará presente em mais de 55 cidades brasileiras. A programação é composta por 19 produções francesas, incluindo os mais recentes filmes de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard e Guillaume Canet. Confira a lista completa: Frantz de François Ozon (2017), Um Instante de Amor de Nicole Garcia (2016), Perdidos em Paris de Fiona Gordon Dominique Abel (2017), Um Perfil para Dois de Stéphane Robelin (2017), O Reencontro de Martin Provost (2017), Rockn roll Por trás da fama de Guillaume Canet (2017), Rodin de Jacques Doillon (2017), Tal mãe, tal filha de Noèmie Saglio (2017), Tour de France de Rachid Djaïdani (2016), Na vertical de Alain Guiraudie (2016), A viagem de Fanny de Lola Doillon (2016), A vida de uma mulher de Stéphane Brizé (2016), Amanhã de Cyril Dion e Mélanie Laurent (documentário, 2015) e o clássico Les demoiselles de Rochefort de Jacques Demy e Agnès Varda (1967). Tradicionalmente, uma delegação francesa de atores e profissionais de cinema vem ao Brasil especialmente para apresentar seus filmes durante a programação. Até o momento sete artistas confirmaram sua presença. São eles: Dominique Abel e Fiona Gordon, diretores e atores de Perdidos em Paris, o ator e rapper Disco de Ouro em 2017 Sadek, de Tour de France, a diretora Noémie Saglio e a atriz Camille Cottin, de Tal mãe, tal filha e o diretor Olivier Peyon e o ator Ramzy Bedia, de Une Vie Ailleurs.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FÓRUM POLÍTICAS CULTURAIS EM BH

O Fórum Políticas Culturais em Debate tem como objetivo promover o diálogo entre profissionais da área da cultura, bem como de outras áreas do saber, para a construção de uma plataforma internacional colaborativa de intercâmbio de conhecimento e práticas da área cultural. O evento acontecerá de 24 a 27 de maio, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site. Essa plataforma tem como meta contribuir para a estruturação e continuidade das políticas culturais públicas e privadas no Brasil. Para isso, oferecerá espaços de reflexão, formação e proposta de consultoria aos agentes culturais e acompanhará a implementação de mudanças nas organizações públicas (Federal, Estadual, Municipal) e privadas (empresas culturais, empresas apoiadoras da cultura, etc.) do país. Iniciada a partir de uma cooperação franco-brasileira, possui porte nacional e internacional. Seus principais objetivos são a Conexão internacional, principalmente com a França e União Europeia; a inovação tanto nos métodos quanto nas produções; a territorialização das políticas culturais; pesquisa, observação e formação; e a integração e abertura das práticas e dos saberes (transversalidade dos conhecimentos e dos campos: esporte, social, saúde, educação, ciências, etc.). O evento conta com a participação de Juca Ferreira (ex Ministro da Cultura) e de Françoise Benhamou (especialista francesa da economia da cultura), e as ágoras sobre a economia criativa cultural e a participação dos habitantes. Confira a programação completa aqui. Apoio: Embaixada da França no Brasil, Institut Français no Brasil, Governo do Estado de Minas Gerais e Sesc em Minas.


SEMANA DA EUROPA: 13º FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU ACONTECE EM 11 CAPITAIS BRASILEIRAS

A Semana da Europa faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio, data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia. O objetivo do evento é que os brasileiros conheçam melhor a cultura europeia através de uma programação cultural com shows e concerto, debates acadêmicos, exposições, festas, degustações gastronômicas, competições desportivas e exibições de filmes. O Festival de Cinema Europeu exibirá até 1 de julho 17 filmes de 17 nacionalidades diferentes em 11 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianopolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. O tema central do festival são as Mulheres em Cena, prestigiando produções dirigidas por elas ou que abordem questões femininas a fim de valorizar a participação da mulher no cinema. A produção Nossa estrangeira de Burkina Faso representa a França na programação. Todas as sessões têm entrada franca. A programação completa em cada cidade está disponível aqui.


CINEMATECA FRANCESA EXIBE CURTAS BRASILEIROS

No próximo dia 29, a Cinemateca Francesa em Paris, em associação com o festival Curta Brasília, exibirá uma seleção de quatro curtas brasileiros contemporâneos com foco sobre o jovem e promissor autor William Biagioli, que recebeu o prêmio Cine-França-Brasil no festival, em dezembro do ano passado. "A parceria da Embaixada da França com o Festival Curta Brasília vem ampliando a promoção e intercâmbio do cinema de ambos os países, em especial sobre o Prêmio Cine França Brasil que já levou 4 realizadores brasileiros para a França, no intuito de promover a profissionalização e intercâmbio técnico-artístico" comenta Jean-Pascal Quiles, Adido Cultural da Embaixada da França no Brasil. No evento, serão exibidos: Abissal de Arthur Leite, Balada para os mortos de Lucas Sá, Aqueles anos em dezembro de Felipe Arrojo Poroger, Lembranças de mayo de Flávio C. von Sperling e Lightrapping de rcio Miranda PerezA sessão será apresentada por Ana Arruda Neiva, coordenadora e programadora do Curta Brasília que comenta a relação do festival com a França: "O Festival em si dura 4 dias mas se amplia em ações ao longo de todo o ano, acreditamos no nosso cinema além das fronteiras de Brasília. A Embaixada da França é parceira importante nessa etapa de expansão, o intercâmbio sempre traz novos caminhos para a profissionalização dos realizadores, considerando que a França é referência internacional na sétima arte ". Mais detalhes aqui


CANNES NEXT INAUGURA PRIMEIRO MERCADO DE REALIDADE VIRTUAL

Cannes NEXT é um espaço do Festival de Cannes dedicado à inovação e à realidade virtual (VR). A novidade é que este ano, nos primeiros cinco dias do evento (17 a 21 de maio), NEXT será transformado no primeiro mercado de realidade virtual do mundo. Profissionais terão a oportunidade de explorar o cenário da realidade virtual de três formas: visitando os estandes dos exibidores e especialistas nos novos formatos, assistindo exibições de filmes no NEXT VR Theatre ou na NEXT VR Video Library, que exibirá três novos filmes por dia, oferecendo uma experiência interativa imersiva. Uma série de palestras com profissionais da indústria, diretores, criadores e executivos também está prevista. Serão discutidos e analisados o futuro do cinema, a diversidade das narrativas, e os desafios e oportunidades para o aumento do financiamento que os novos aspectos da realidade virtual apresentam para a indústria. Mais informações aqui.


NOVO PROJETO DE GABRIEL MASCARO RECEBE APOIO DE SØRFOND

Sørfond, fundo noruego voltado ao cinema do sul, anunciou os selecionados de sua concocatória 2017, dotada de um total de 425 mil euros. Dos 51 futuros filmes inscritos, foram selecionados oito, entre eles Overgod, novo projeto do pernambucano Gabriel Mascaro – que recebeu um apoio de 42 mil euros. Depois de Boi Neon e Ventos de Agosto, a nova produção contará uma história que passa em 2040, onde a religião hegemônica no Brasil é a evangélica. Morgana, uma jovem devota livremente inspirada em Maria Madalena, assume como missão pessoal resgatar casais que estão se divorciando, propondo-lhes uma terapia reconciliatória em um clube noturno gospel. Se trata de uma coprodução entre a Desvia Produções, fundada pelo próprio Mascaro em parceria com a produtora Rachel Ellis, e a noruega Mer Film. O filme ainda não tem data de lançamento prevista.


EXECUTIVOS DA FRANCE MÉDIAS MONDE EM MISSÃO NO BRASIL

O Diretor de Distribuição e Prospectiva do grupo France Médias Monde, Éric Cremer, e o Diretor encarregado da distribuição dos conteúdos de áudio no continente americano, Pompeyo Pino, estarão no Brasil até 25 de maio para encontrar, em São Paulo e no Rio de Janeiro, representantes das principais operadores de TV do país. Os executivos da France Médias Monde vêm apresentar e explorar as possibilidades de distribuição do novo canal de informação internacional (em espanhol e inglês) que a France 24 lançará em setembro, e também para reforçar a presença da Rádio France Internacional (RFI) no Brasil. O grupo France Médias Monde, com sede em Paris, reúne a rede de TV mundial de notícias internacionais France 24, que atualmente transmite em francês, inglês e árabe (disponível no Brasil em francês e inglês pelo satélite Intelsat), e as rádios internacionais RFI, que transmite uma programação em português 24 horas por dia, produzida por uma equipe de brasileiros que vive em Paris, e Monte Carlo Doualiya (MCD). Os programas da RFI Brasil são distribuídos em parceria com a NET, SKY e OiTv, e por streaming no site.  Além disso, a RFI conta com uma rede de mais de 110 rádios parceiras que retransmitem seus programas em português, assim como a plataforma Agência Radioweb, que coloca à disposição de mais de 2 mil rádios brasileiras os programas da RFI Brasil, entre as quais aproximadamente 300 os retransmitem mensalmente. 


URBAN FILMS FESTIVAL, QUE CONTARÁ COM ETAPA DE QUALIFICAÇÃO NO BRASIL, RECEBE INSCRIÇÕES

Primeiro festival francês de curtas-metragens consagrado às culturas urbanas, o Urban Films Festival (UFF) é um festival dedicado à cidade, às práticas e estilos de vida que dela emanam: história, dança, cultura de rua, esportes... Finalmente, todos os aspectos da cidade e das culturas urbanas ali representadas. O festival conta com etapas de qualificação que acontecem ao longo do ano tanto na França quanto no exterior. A grande final acontece tradicionalmente em Paris, este ano nos dias 6 a 8 de outubro. A novidade desta edição é a inclusão de uma etapa de qualificação no Brasil, que será realizada na cidade de Goiânia nos dias 12 e 13 de agosto. Lembrando que as inscrições para a próxima edição estão abertas até 30 de junho no próprio site do evento. São aceitos documentários com duração máxima de 17 minutos, filmes de ficção e animação com duração máxima de 15 minutos, e vídeos de performances com duração máxima de 7 minutos. Os filmes não precisam ser legendados em francês. O curta-metragem vencedor receberá um troféu, a participação de seu filme na final internacional em Paris assim como as passagens ida e volta para a capital francesa em outubro de 2017.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO DE ROTEIROS DE CURTAS METRAGENS “PLEIN SUD SUR LA RECHERCHE”

Com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância da pesquisa para o desenvolvimento dos países da África, Ásia e América Latina, para a melhoria de suas condições sanitárias, compreensão da evolução das sociedades e preservação do meio ambiente, o Institut de Recherche pour le développement (IRD), convida jovens realizadores entre 18 e 28 anos (pesquisadores, estudantes de cinema…) a participar do concurso Plein Sud sur la Recherche. Os interessados devem escrever um projeto de curta metragem a ser realizado em um dos países onde o IFD esteja presente (contulte a lista aqui). O dossiê de candidatura deve ser enviado até 15 de setembro pelo correio. A liberdade é total: o filme pode ser ficcional, documental, lúdico, descontraído… É necessário apenas que o conteúdo científico seja validado por um pesquisador do IFD ou de seus parceiros. Não deve se tratar de um filme institucional para o IFD, o objetivo é destacar questões da pesquisa científica nos países do Sul através da criação de uma obra artística audiovisual. Os vencedores receberão uma ajuda para a realização no valor 3 mil euros: apoio administrativo e logístico do IFD no exterior, meios técnicos, ajuda na pós-produção; um contrato de estágio com o IFD durante a realização; acompanhamento de um produtor da AST (Association Science & Télévision); prêmio de melhor roteiro no festival Pariscience 2017; e projeção do curta no festival Pariscience 2018. As informações detalhadas estão disponíveis no site da Pariscience.


Cinemaison no Rio de Janeiro

22.05 Especial Festival de Cannes

Programação Especial Festival de Cannes

13h - No Coração do Festival de Cannes de Gilles Jacob
15h - Os Guarda-chuvas do Amor de Jacques Demy
18h - Batalhas do Amor de Jacques Doillon 
20h - Meninos do Oriente de Robin Campillo

 


Ciné Le Corbusier em Brasília

24.05 às 19h Herança africana, presença negra no cinema

Seleção de 4 curta-metragens:

África sobre o Sena de Mamadou Sarr e Paulin Vieyra. 
Os Príncipes Negros de Saint Germain-des-Prés de Ben Diogaye Beye
Mamãe(s) de Maïmouna Doucouré
KBELA de Yasmin Thayná


Os Dois Foscari

31.05 às 19h Os Dois Foscari

Seleção Ópera na Tela
I Due Foscari (Itália 2016). Em /129’.
Compositor: Giuseppe Verdi (1813-1901) Maestro: Michele Mariotti Direção: Alvis Hermanis Orquestra: Orquestra do Teatro alla Scala. Duração: 3 atos - duração: 2h09 Elenco: Plácido Domingo, Francesco Meli, Anna Pirozzi, Andrea Concetti e Chiara Isotton. Sinopse: Os dois Foscari são Francesco e seu filho Jacopo, que voltou do exílio para enfrentar as acusações de traição. Jacopo é inocente, mas nem os apelos de sua mulher Lucrecia nem os do seu poderoso pai são suficientes para salvá-lo da condenação pelo hostil Conselho dos Doze.


Em cartaz no Brasil
Dégradé

25.05 Dégradé

(França, Territórios Palestinos Ocupados 2015).
Em /85’. Classificação etária 12.
Christine, uma russa que vive em Gaza, gerencia um salão de beleza vizinho ao quartel-gerenal de uma gangue. No pátio que separa os dois, Ahmed, um dos chefes locais, exibe com orgulho o leão que acaba de roubar no zoológico da cidade. Quando a polícia inicia uma operação para libertar o animal, o clima na região fica tenso, deixando Christine, sua filha, uma assistente e dez clientes sitiadas no salão. Em meio ao fogo cruzado, ela precisa preparar ca­be­los para um casamento e opinar sobre os problemas amorosos de suas clientes. Tudo isso enquanto o leão cochila logo ao lado. Cannes 2015.
Distribuição: Imovision


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.