Mediacine
Destaques da semana

KLEBER MENDONÇA FILHO PRESIDIRÁ O JÚRI DA SEMANA DA CRÍTICA DE CANNES

Depois de colher os frutos do sucesso internacional de Aquarius (2016), o diretor Kleber Mendonça Filho será o presidente do júri da Semana Crítica, mostra paralela à disputa pela Palma de Ouro no Festival de Cannes, que acontecerá de 17 a 28 de maio. Em comunicado oficial, a organização da mostra disse que “está muito feliz em receber o principal expoente da nova geração de cineastas brasileiros que tem despontado no cenário internacional”. O cineasta estreou em Cannes em 2012, com O som ao redorAquarius, aclamado pela crítica francesa, ganhou o Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro da União Francesa de Críticos de Cinema e participou da competição oficial de Cannes no ano passado.


SARAVAH! PIERRE BAROUH NO CINEMAISON

Retrospectiva e cine concerto em homenagem à memória e carreira do cineasta, ator, cantor, compositor e produtor Pierre Barouh. O evento organizado pelo Cinemaison em parceria com a Casa da Choro, acontecerá nos dias 10 e 11 de abril. Barouh ficou conhecido por sua atuação e coautoria na trilha sonora do filme Um Homem e Uma Mulher de Claude Lelouch, ganhador da Palma de Ouro em Cannes há 50 anos e do Oscar de roteiro original em 1967. Barouh era considerado embaixador da música brasileira na Europa. A canção Samba Saravah, que compôs em parceria com Baden Powell, presta homenagem aos músicos brasileiros, de Pixinguinha a Vinicius de Moraes. Mais detalhes disponíveis na página evento.


BABILÔNIA BLACK ORGANIZA EXIBIÇÃO DE ORFEU NEGRO EM HOMENAGEM À LÉA GARCIA

O projeto sócio-cultural Babilônia Black promove uma homanegam à atriz Léa Garcia com a exibição do filme Orfeu Negro do diretor francês Marcel Camus. O filme foi  rodado no alto da comunidade da Babilônia e conquistou o Palma de Ouro (1959), o Oscar (1960) e o Globo de Ouro (1960) de melhor filme estrangeiro. O evento acontecerá dia 8 de abril às 18 horas na Quadra do Chapéu Mangueira e contará também com um bate-papo sobre a representatividade do afrobrasileira no cinema com mediação da jornalista e moradora da comunidade da Babilônia, Camila Pellegrini e em presença da atriz homenageada, da cineasta Victória Roque, da convidada Renata Morais, da Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Nelcimar Nogueira e da educadora Alessandra Pio. Em seguida, o público poderá desfrutar do baile de música negra Babilônia Black com apresentação e shows dos Djs Cavera e Gudã. O Babilônia Black nasceu dentro das comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira e tem a missão de promover ações para valorizar a beleza, a cultura e a música afrobrasileiras e o histórico-cultural de origem afrodescendente. Para mais detalhes sobre o evento clique aqui.


DIVERSAS FRANCESAS NO TOP 50 MULHERES MAIS INFLUENTES DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA MUNDIAL

A lista, divulgada pela Celluloid Junkie, conta com quatro francesas no TOP 50. Martine Odillard, atual Presidente de Cinémas Gaumont Pathé, ficou com a nona posição. Antes da presidência, ela ocupou por dez anos o cargo de Chefe de Recursos Humanos e Comunicações  da empresa. Com a compra da Gaumont pela Pathé, testemunhamos as duas principais rivais do mercado exibidor europeu se unirem sob a liderança de  Odillard. Sua colega Florence Fayet, diretora financeira (CFO) da empresa, ficou com o 47º lugar da lista.  Fayet tem sido a principal força por trás dos esforços da Pathé para modernizar os processos financeiros e administrativos de suas filiais. Frédérique Bredin, em seu segundo mandato como Presidente do Centre National du Cinéma et de limage animée (CNC) – principal órgão regulador do audiovisual na França, ocupa a vigésima posição. Bredin esteve no Brasil no início de março para assinar um protocolo de cooperação audiovisual entre o Brasil e França. Sob sua liderança, o CNC adotou uma postura proativa em relação à tecnologia e novas plataformas. Marie-Laure Couderc, Presidente do C2L, ficou com o 42º lugar. Junto com suas irmãs, ela comprou a companhia em 1993 e tem focado em fazer dos pequenos cinemas grandes atrações das cidades francesas com até 50 mil habitantes. Apesar de terem sido menosprezadas pelas grandes cadeias, seus cinemas chegam a receber até 400 mil espectadores por ano. A lista completa das 50 mulheres mais influentes na indústria cinematográfica mundial está disponível aqui.


BRAZILIAN CONTENT ABRE INSCRIÇÕES PARA O MIFA

 O Brazilian Content (BrC), projeto de exportação da BRAVI em parceria com a Apex-Brasil, abriu inscrições para o Mercado Internacional do Filme de Animação (Mifa) até o dia 9 de abril. O mercado é voltado para produtores de animação com projetos na primeira fase de desenvolvimento, permitindo concretizá-los ao promover seu encontro com grandes empresas atuantes no mercado audiovisual. Neste ano, o Mifa acontecerá entre os dias 13 e 16 de junho, como sempre integrado à programação do Festival Internacional de Animação de Annecy (12 a 17 de junho). O BrC oferecerá uma consultoria exclusiva para empresas participantes, que inclui reuniões preparatórias com especialista do setor e auxílio no agendamento de encontros durante o evento. A ANCINE, por sua vez, auxilia com recursos financeiros a presença de representantes brasileiros no Mifa através do Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Rodadas de Negócios e Eventos de Mercado. Os recursos podem ser utilizados para o pagamento de passagem aérea, credencial, impressão de materiais etc. As inscrições podem ser realizadas até o prazo de 45 dias  antes da data do início do evento. Para mais detalhes, consulte o site da BRAVI e da ANCINE.


PARIS COPRODUCTION VILLAGE CONVOCA PROJETOS LATINO AMERICANOS EM BUSCA DE COPRODUTORES FRANCESES

Paris Coproduction Village, plataforma de desenvolvimento e financiamento que acontece no Industry Days do Festival de Cine de Champs-Elysées, recebe inscrições até 31 de março para sua próxima edição, que acontecerá em Paris de 20 a 22 de junho. Durante o evento, uma seleção de 15 projetos internacionais em desenvolvimento e em busca de coprodutores franceses será apresentada aos 150 potenciais sócios e investidores. Poderão ser inscritos projetos de longas metragens de ficção, animação e documentários que não contem com sócios franceses até o momento da candidatura e que já tenham parte do seu financiamento a nível nacional confirmada. As inscrições são feitas no site


18º FIFA: CINEMA E MÚSICA EM UM SÓ LUGAR

Único festival europeu consagrado à banda sonora dos filmes e à promoção da jovem criação cinematográfica, o Festival International du Film d"Aubagne começou dia 20 e vai até 25 deste mês. Os longas metragens competem pelo prêmio de melhor música original e os curtas pelo prêmio de melhor criação sonora. Atém das mostras competitivas, o festival direciona parte de sua programação à formação de jovens através do uso da imagem e da música no processo educativo. Completam as atividades: mesas redondas, ateliês e masterclasses voltadas à composição musical para o audiovisual; estandes de encontros profissionais; e o SIRAR, programa que oferece bolsas para que um diretor e um compositor realizem juntos um curta-metragem. Em 2011, o FIFA criou o Kinoscore, uma espécie de rede social que busca colocar em contato compositores, diretores e produtores. Para mais informações, acesse o site do evento.


CINÉMA DU RÉEL 2017

Desde sua criação 39 anos atrás, o Cinéma du Réel se estabeleceu como festival de referência do cinema documental na França. A edição deste ano começa amanhã e se estende até 2 de abril. O evento conta com 4 categorias competitivas: Internacional, Francesa, Internacional Primeiros Filmes e Internacional de Curtas Metragens. O filme Martírio de Vincent Carelli participa da Competição Internacional, e a coprodução Brasil-França Ilhas Ressonantes de Daniel Ferreira integra a Competição Francesa. Este ano, Cinéma du Réel homenageará Jean Rouch, um dos fundadores do festival, à ocasião de seu centenário de nascimento. Completa ainda a programação uma mostra dedicada à cineasta italiana radicada no Brasil Andrea Tonacci, importante figura do Cinema Marginal brasileiro durante a ditadura. A programação completa está disponível no site do festival.


COMPETIÇÃO DE VÍDEO MAPPING IMAGE’EST

O evento organizado pela IMAGE’EST acontecerá entre os dias 22 e 24 de junho no âmbito da Fête des Images, que acontece na cidade de Épinal, na França. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 30 de abril, o regulamento e as instruções estão disponíveis aqui. O tema desta segunda edição será A Fábula. Os vídeos deverão ter entre 1 e 3 minutos, ser sonorizados e concebidos para projeção nos edifícios da fachada norte da Place des Vosges d'Épinal, cujo modelo está disponível no regulamento. A difusão pública dos filmes selecionados acontecerá dia 22 de junho. Eles serão exibidos novamente nos dias 23 e 24 de durante a primeira parte do espetáculo de Damien Fontaine. O vencedor do Grande Prêmio (1000 euros) verá ainda seu filme ser exibido durante a Fête des Lumières de Lyon, em dezembro. Além disso, o grande ganhador receberá o Prêmio do Júri, no valor de 500 euros.


CONVOCATÓRIAS PARA O BRLAB SERÃO ABERTAS EM ABRIL

Tradicionalmente, o evento acontece em paralelo à Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, este ano entre os dias 20 e 29 de outubro. As inscrições poderão ser realizadas no próprio site até o dia 2 de junho. Desenvolvido pela Klaxon Cultura Audiovisual, o BrLab é o único laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que incentiva e recebe projetos brasileiros e estrangeiros, por meio de bolsas, para que profissionais de diferentes países participem de atividades orientadas por consultores internacionais. O laboratório inclui atividades de capacitação, desenvolvimento e formação focadas no desenvolvimento integral (roteiro, realização, produção e distribuição) dos projetos selecionados; encontros de mercado entre os participantes e potenciais coprodutores, agentes de vendas e distribuidores do Brasil e do exterior; e assessorias e clínicas de Design de Audiência e atividades com distribuidores e sales


Ciné Le Corbusier em Brasília

29/03 às 19h O Quebra Nozes e Iolanta

Casse-Noisette et Iolanta (França 2016). Em /180’.
Compositor: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893). Direção: Dmitri Tcherniakov. Orquestra: Orquestra e Coro da Ópera de Paris.
O Quebra Nozes
Elenco: Marion Barbeau, Stéphane Bullion, Corpo de Baile da Ópera de Paris. Sinopse: No jantar de Natal, Clara vê um anjo que profetiza que a noite será mágica. Drosselmeyer chega à festa fazendo truques mágicos e dá vida à bonecos. O presente mais desejado é o Quebra Nozes.
Iolanta
Elenco: Alexander Tsymbalyuk, Sonya Yoncheva, Arnold Rutkowski, Andrei Jilihovschi, Vito Priante, Roman Shulakov. Sinopse: A princesa Iolanta é cega de nascença, mas não sabe da existência da visão. O rei encontra um médico mouro que revela que a cura depende de que Iolanta saiba a verdade e queira enxergar.

Festival Ópera na Tela


CineClube SP
Brooklyn

26/03 às 9h30 Brooklyn

(França 2014).
De Pascal Tessaud. Com Jalil NaciriKt GoriqueRafal Uchiwa. Drama em cores/83’. 
Coralie, conhecida como Brooklyn, foge da Suíça e chega a Paris para tentar uma chance no mundo do hip hop. Ela é contratada como cozinheira numa associação local do bairro de Saint-Denis, um subúrbio de Paris. Coralie conhece Issa, uma estrela em ascensão no bairro.


BERTHE MORISOT

28/02 às 9h30 Berthe Morisot

(França 2012).
Em /100’.
1865. Com 25 anos, Berthe Morisot sonha em viver de sua pintura, em poder não se casar e em sempre ficar com sua irmã Edma. Seus pais não vêem sua existência da mesma maneira e planejam um destino mais conformado à sua época. Berthe se rebela e seu encontro com Manet vai mudar seu pensamento e sua relação com sua irmã, vai fazê-la questionar sua relação com a pintura e o mundo. O destino de uma mulher que se tornará a primeira pintora profissional e a primeira impressionista.


Em cartaz no Brasil
Imprevistos de uma noite em Paris

23.03 Imprevistos de Uma Noite em Paris

Overt la nuit (França 2016).
De Edouard Baer. Com Audrey TautouEdouard Baer. Em /97’.
Luigi tem uma noite para salvar seu teatro em Paris. A missão envolve várias tarefas, como encontrar um macaco ator e reerguer a autoestima de um diretor japonês.
Distribuição: 
Imovision


O ornitólogo

30.03 O ornitólogo

L'ornithologue (Brasil, França, Portugal 2017).
De João Pedro Rodrigues. Em /117’.
Fernando é um solitário homem de 40 anos que trabalha como um ornitólogo. Ele decide viajar pelo curso de um rio a bordo de um caiaque, mas quando uma correnteza forte derruba sua pequena embarcação, ele inicia uma jornada sem volta e repleta de perigos.
DIstribuição: Vitrine Filmes - Sessão Vitrine Petrobras


Os belos dias de Aranjuez

30.03 Os belos dias de Aranjuez

Les Beaux Jours d'Aranjuez (Alemanha, França 2016).
De Wim Wenders. Em /97’.
Um lindo dia de verão. Um jardim. Um terraço. Uma mulher e um homem sob as árvores e um vento suave. Na vasta planície, a silhueta de Paris. A conversa começa: perguntas e respostas entre a mulher e o homem. Fala-se de experiências sexuais, infância, memórias, a essência do verão e a diferença entre os sexos, pela perspectiva feminina e a percepção masculina.
Distribuição: Imovision


Na França

LE FRESNOY ACEITA CANDIDATURAS ATE 28 DE ABRIL

A Escola Le Fresnoy Estúdio Nacional de Artes Contemporâneas, localizada em Tourcoing, recebe inscrições de estudantes que desejam completar sua formação com cursos nas áreas de cinema, fotografia, criação digital e multimídia, criação sonora e musical. As candidaturas deverão ser enviadas até a data limite de 28 de abril através do próprio site, sendo necessária a inscrição administrativa e um portfólio artístico. Este ano, os candidatos de fora da Europa poderão realizar suas entrevistas, em francês ou inglês, por Skype. A instituição dispõe de equipamentos profissionais que integram as etapas de produção e pós-produção audiovisual, tanto suportes tradionais até novas tecnologias, e orçamento para produzir. Além disso, busca promover o contato entre seus estudantes e artistas contemporâneos para a realização de colaborações de modo à se aproximar o máximo possível das condições do mercado. 


LE PRINTEMPS DU CINÉMA

Os franceses comemoram o início da primavera no Hemisfério Norte com o Printemps du CinémaDurante três dias, este ano de 19 a 21 de marçoos ingressos dos cinemas cadastrados custam apenas 4 euros em todos os filmes e sessões. Somente em seu primeiro dia, a 18ª edição do evento levou mais de 1 328 000 espectadores às salas de cinema francesas, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.