Mediacine
Destaques da semana

A PRESENÇA FRANCESA NA 42ª MOSTRA DE SÃO PAULO

A 42ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece no mês de outubro entre os dias 18 a 31. Durante as duas semanas de duração, serão exibidos diversos filmes em cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.

Neste ano, a Mostra de São Paulo conta com a presença de artistas franceses. A atriz francesa Astrid Adverbe vem ao evento para apresentar o último filme de Paul Vecchiali, Life trains or the travels of Angelique, e também para fazer parte do Júri Internacional da Competição Novos Diretores. Nicolas Champeaux, jornalista da Radio France International também estará presente para apresentar seu primeiro longa-metragem, O Estado contra Mandela e os outros. Finalmente, Marc Lopato estará na Mostra SP para apresentar os conteúdos da Diversion Cinéma,plataforma de realidade virtual.

Além disso, três filmes que fizeram sucesso do Festival de Cannes deste ano, também têm presença confirmada na programação da Mostra de SP: Assunto de família, pelo qual o diretor japonês Hirokazu Kore-Eda venceu a Palma de Ouro no festival francês; Infiltrado na Klan, filme de Spike Lee; e 3 faces do iraniano Jafar Panahi.

Mais informações sobre a programação no site da Mostra de São Paulo.


FESTIVAL PERNAMBUCANO ANIMAGE NO RIO

A nona edição do ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco ocorre em Recife entre os dias 12 e 21 de outubro. Nesta edição, o festival apresenta uma programação variada que inclui: Mostra Competitiva de Curtas, Sessões e Mostras Especiais de Curtas e Longas, Mostra Parque (mostra de curtas em parques públicos), oficinas, masterclass, debates e participação de convidados nacionais e internacionais. O festival conta ainda com uma forte presença francesa através de mais de 15 títulos.

 Após seu encerramento no dia 21 em Recife, o Animage passa pelo Rio de Janeiro: no dia 22 de outubro será realizada uma projeção exclusiva do filme The Man Woman Case, de Anaïs Caura no Cinemaison. A exibição do filme contará ainda com a presença da diretora.

O ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco é uma realização da rEc bEat e conta com apoio do Instituto Francês do Brasil, Cepe, Porto Digital, Porto Mídia, Cinema da Fundação, Fundação Joaquim Nabuco e Cinema São Luiz.


O CINEMA INTERIOR DE PHILIPPE GARREL

Este mês, entre os dias 17 de outubro e 5 de novembro, o CCBB Rio de Janeiro apresenta, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, O Cinema Interior de Philippe Garrel.

O evento traz a retrospectiva mais completa do cineasta francês já realizada no Brasil. Tributária da Nouvelle Vague e atravessada por uma dimensão autobiográfica, sua obra aborda a experiência da juventude de Maio de 1968 e seus desdobramentos. Garrel continua a filmar em 35 mm, formato que será privilegiado na mostra, enriquecida também pela projeção de filmes de cineastas com os quais ele dialogou (Andy Warhol e Jean Eustache).

Para mais informações sobre a programação e a bilheteria do evento, acesse o site.


HYPER VR FESTIVAL 2018

Este ano, o Hyper Festival Brasil, festival exclusivo sobre a produção e o mercado de realidades imersivas, acontece no dia 27 de outubro no Ebac, em São Paulo.Nesta edição, serão exibidos os filmes de produção e coprodução francesa Battlescar, de Martín Allais e Nico Casavecchia; L’Ile des Morts, de Benjamin Nuel; e The Real Thing, de Benoit Felici e Mathias Chelebourg.Além disso, Marc Lopato, representante da Diversion Cinéma, responsável pela distribuição de The Real Thing, estará presente no evento. O francês vem ao Brasil através do Institut Français no âmbito do Novembre Numérique, um festival de um mês de duração sobre a cultura digital.

Hyper Festival Brazil é produzido pela Hyper Immersive que também tem como iniciativas a produção de conteúdo com a Hyper Virtual Reality Stories, a exportação de conteúdo brasileira pela Hyper Immersive Brazil e consultoria de negócios com imersão pela Hyper Virtual Reality In Company.

Para mais informações sobre a edição deste ano do Hyper Festival Brasil, acesse o site.


A FRANÇA NO CURTA CINEMA 2018

A 28ª edição do Festival Curta Cinema - Festival Internacional de Curta Metragem do Rio de Janeiro acontece esse mês entre os dias 24 e 31. Serão exibidos cerca de 200 filmes, nacionais e internacionais, que traçam um amplo panorama da atual produção audiovisual em curta metragem.

Para esta edição do festival, foram selecionados 10 títulos de produção e coprodução francesa. São eles: Chien Bleu, de Fanny Liatard e Jeremy Trouilh; L'étrange Histoire de Prince Dethmer, de Hadrien La Vapeur e Corto Vaclav; Como Fernando Pessoa Salvou Portugal, de Eugène Green, coprodução entre Portugal e França; Guaxuma, da brasileira Nara Normande; La Bouche, de Camilo Restrepo; Celui que brûle, de Slimane Bounia; Herculanum, de Arthur Cahn; Belle à croquer, de Axel Courtière; e Chahine, de Youcef Khemane.

Além disso, o Cinemaison recebe o Curta Cinema 2018, realizando sessões nos dias 30 e 31 de outubro. Dentro da programação, haverá a uma sessão especial com a presença de Anaïs Colpin. Nesta ocasião, a francesa apresentará a experiência do “Manifest”, um trabalho de colaboração entre produtores franceses para a promoção e difusão do curta-metragem na França e no mundo.


RIO WEB FEST APRESENTA FILMES FRANCESES EM SUA 4ª EDIÇÃO

A 4ª edição do Rio Web Fest, primeiro Festival Internacional de Webséries do Brasil, acontece este ano no Rio de Janeiro entre os 15 e 18 de novembro.

Recentemente foi divulgada a Seleção Oficial de filmes a serem exibidos no festival. Nela, constam oito filmes franceses: A Jamais, de Luc Murat; NIID - ALL WE NEED, de Stephane Benini; THE CELL, de Guillaume Lubrano; Public Defenders, de Festival Team; Life Underground, de Julien Beaunay; RANDOM - Season 2, de Sullivan Le Corvic; TRÍPTICO, de Virginie Kahn; e Nemausus, de Quentin Uriel.

Para conferir todos os selecionados e outras informações sobre o Rio Web Fest 2018, acesse o site.


INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO FIPADOC 2019

Entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2019, ocorre, em Biarritz, no âmbito dos circuitos dos festivais europeus de documentário na França, a primeira edição do FIPADOC - International Documentary Festival. O festival apresenta o melhor do gênero de documentário e reúne profissionais de narrativa, da imagem e do som, proporcionando encontros entre profissionais da área e permitindo que novos projetos sejam pensados, criados e desenvolvidos.

Durante o festival, diretores, produtores, emissoras, estudantes e espectadores poderão conferir uma seleção inédita composta por 100 filmes vindos dos quatro cantos do mundo. Os filmes serão exibidos em mostras competitivas e não competitivas, subdivididas em categorias específicas (curta, média, longas, séries ou séries). O FIPADOC também promove reuniões, workshops e encontros profissionais e festivos por toda a cidade de Biarritz.

As chamadas para documentários da seleção oficial e da seleção Jovem Criação do festival ainda estão abertas e os filmes poderão ser mandados até o dia 9 de novembro. As informações sobre o regulamento estão disponíveis aqui.


COPRODUÇÕES ENTRE FRANÇA E BRASIL SÃO PREMIADAS NO FESTIVAL DE BRASÍLIA

Encerrou-se no dia 23 de setembro a 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Diversos prêmios foram distribuídos ao final da Mostra Competitiva do festival. Dentre os premiados, o curta franco-brasileiro Guaxuma, de Nara Normande, recebeu 3 prêmios: Melhor Direção, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. Além disso, Beatriz Seigner, diretora do filme de coprodução entre Colômbia, França e Brasil Los Silencios, recebeu o prêmio de melhor direção pelo longa.

Para conferir todos os vencedores da 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acesse o site.


ÚLTIMAS SEMANAS DE INSCRIÇÕES PARA O 11º PRÊMIO DE APOIO À DISTRIBUÇÃO DO CINEMA DO BRASIL

Na última edição, encerrada no primeiro semestre deste ano, sete filmes brasileiros receberam apoio e fecharam acordos de lançamento comercial em 11 países da Europa, América Latina e América do Norte.

As Boas Maneiras, coprodução entre Brasil e França com direção de Juliana RojasMarco Dutra,e Zama, dirigido por  Lucrecia Martel eproduzido por Argentina, Espanha, França, EUA, Holanda, Brasil, Portugal e México serão os filmes distribuídos na França, além de Estados Unidos e Áustria, respectivamente. Para além da França, Arábia será distribuído na Argentina; Tinta Bruta na Polônia; Aos teus olhos na Suíça; Ninguém olha para nós na Alemanha; Benzinho na República Tcheca, Polônia, Espanha, México e na Grécia.

Para as informações completas, acesse o site do Cinema do Brasil.


Cinemaison no Rio de Janeiro

Cinemaison 08.10


NA EUROPA

FRANCESES E BRASILEIROS PREMIADOS EM SAN SEBASTIÁN

Foi encerrada no dia 29 de setembro a 66ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha.

A lista de premiados contou com inúmeras produções e coproduções da França e do Brasil. O filme Rojo, de coprodução entre Argentina, Bélgica, Brasil, Alemanha, França e Suíça, recebeu três prêmios: Concha de Prata de Melhor Diretor para Benjamín Naishtat, Concha de Prata de Melhor Ator para Dario Grandinetti, e Prêmio do Júri de Melhor Fotografia para Pedro Sotero.

Os filmes Journey to a Mother’s Room, de Celia Rico Clavellino (Espanha, França), eThe Snatch Thief, de Agustín Toscano (Argentina, Uruguai, França) receberam uma Menção Especial durante o festival, enquanto Family Submerged, de Maria Alché, realizado por Argentina, Brasil, Alemanha e Noruega, recebeu o prêmio Horizontes. Paralelamente, High Life, de Claire Denis, coproduzido por França, Alemanha, Reino Unido, Polônia e EUA, recebeu o prêmio FIPRESCI, enquanto Journey to a Mother’s Room, de Celia Rico Clavellino, coproduzido por Espanha e França, recebeu o Prêmio da Juventude.

Para mais informações sobre a 66ª do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, acesse o site.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.