Mediacine
Destaques da semana

NOVEMBRE NUMÉRIQUE 2019

No âmbito do Novembre Numérique, o Institut Français do Brasil põe em prática projetos educativos e artísticos, a fim de reduzir o abismo digital, sensibilizar o público para o uso positivo do universo digital, contribuir para que a Internet seja um espaço de enriquecimento, e transformar as ferramentas digitais em fontes de criatividade, de partilha e de encontro. 

Este ano, o Novembre Númerique acontece com a seguinte programação gratuita:

Exposição de filmes em Realidade Virtual – Festival NewImages : Rio de Janeiro (Bibliomaison)27/11 - 29/11 (11h às 19h)

Realizado em parceria com o festival NewImages (Forum des Images), um festival sobre criação digital e mundos virtuais que aconteceu em Paris em junho 2019. Serão apresentados os filmes : Accused #Walter Sisulu, de Nicolas Champeaux e Gilles Porte- 22.7°C, de Jan Kounen e Amaury La Burthe, e  Notre-Dame, de Raphael Beaugrand. Além disso, apresentaremos duas experiências interativas que também obtiveram sucesso no festival : Florence e Clit-moi.

Workshop: Eu não tenho nada a esconder, será? com Florence PoznanskiRio de Janeiro (Bibliomaison)28/11 (18h)

Com essa oficina, a ONG Internet Sem Fronteiras - Brasil se propõe esclarecer de forma lúdica para o público como funciona a nova economia digital e como cada cidadão vem sendo impactado por isso de acordo com seu perfil. Serão abordados alguns princípios básicos do funcionamento da Internet e apresentados algumas soluções simples para proteger nossa privacidade no dia dia sem afetar nosso direito à comunicação e informação.

Inscrições através do e-mail eventosmaison@maisondefrance.org.br 

Workshop de Realidade Virtual

A Embaixada da França e o Institut Français du Brésil convidam Damien Gires, da empresa Herve, para ministrar workshops de Realidade Virtual em três cidades brasileiras: em Brasília, acontece o Workshop de Realização VR, entre 25 e 27/11 (9h30 às 18h30); em Belo Horizonte, será realizado o curso VR nas Mediatecas no dia 28/11 (14h às 17h); e em São José dos Campos, o Workshop VR + Masterclass, no dia 30/11 (9h30 às 12h30 - 14h às 17h).

Maiores informações estão disponíveis na página oficial do Novembre Numérique.


IMOVISON CELEBRA SEUS 30 ANOS NA PRESENÇA DE JULIETTE BINOCHE E CÉDRIC KAHN

Em 2019, a distribuidora Imovison celebra seus 30 anos no Brasil.

Uma das maiores incentivadoras do cinema mundial na América Latina, a distribuidora já lançou mas de 500 filmes no país, como a produção francesa Estaremos sempre juntos, de Guillaume Canet, que acaba de estrear nos cinemas.

Responsável pela fortificação do cinema francês no Brasil, a Imovision conta com a parceria da Embaixada da França na realização desta celebração.

Como parte das comemorações, que terão início no dia 29/11 no Reserva Cultural de Niterói e em 01/12 no Reserva Cultural de São Paulo, a atriz Juliette Binoche virá pela primeira vez ao Brasil. Em sua homenagem, a Imovision exibirá o filme A liberdade é azul (1993), de Krzysztof Kieslowski.

O diretor francês Cédric Kahn também fará parte das celebrações  exibindo seu mais recente filme Feliz aniversário (2019), estrelado por Catherine Deneuve. O filme também será apresentado pelo diretor no Cinemaison no dia 02/12.

Além disso, após a abertura as comemorações se estenderão por uma dezena de cidades brasileiras.


CABÍRIA FESTIVAL - MULHERES & AUDIOVISUAL NO RIO DE JANEIRO

Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual terá a sua primeira edição no Rio de Janeiro de 22 a 26 de novembro de 2019. 

Uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 promove histórias protagonizadas e escritas por mulheres, sob o lema "Por mais mulheres à frente e atrás das câmeras", o evento propõe a ampliação da agenda de debate sobre gênero, empoderamento feminino e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual.

Através de uma programação diversificada e gratuita, oferecerá sessões de curtas e longas, debates com as realizadoras, painéis, masterclasses e oficinas, além da premiação de roteiros, que vai para sua quarta edição.

O Festival acontecerá na Cinemateca do MAM (22 - 24/11), no Cinemaison (25 - 26/11)e na Casa de Rui Barbosa (25 - 26/11)

O evento no Cinemaison contará com a presença das convidadas Maeve Jinkings, Cleo Pires, Vilma Melo, Isabel de Luca, Carol Albuquerque e Suzi Pires


EXPOSIÇÃO MUSICAIS NO CINEMA EM SÃO PAULO

Entre 13 de novembro e 16 de fevereiro de 2020, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo apresenta a exposição Musicais no cinema.

Concebida pelo Musée de la Musique - Philharmonie de Paris e inédita no Brasil, a mostra traça um panorama sobre o universo do gênero musical no cinema nacional e internacional a partir de fotografias, vídeos, cartazes, documentos de produção, figurinos e depoimentos.

Fazem parte da exposição trechos de filmes dos cineastas franceses Jacques Demy, François Ozon, Christophe Honoré, Jean Renoir, Olivier Ducastel e Jacques Martineau.

A exposição também conta com uma programação paralela que envolve mostras de cinema, cursos, workshops, palestras e atividades infantis.


MIMO FESTIVAL EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO

Com 16 anos de estrada e mais de um milhão e setecentas mil pessoas de público, o MIMO Festival, é o maior evento de música inteiramente gratuito do país.

Realizará sua estreia na capital paulista nos dias 22, 23 e 24 de novembro, e ele retornará para sua 4ª edição no Rio de Janeiro, entre os dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, com apoio da Embaixada da França.  O festival ocupará espaços culturais e marcos históricos das cidades com uma programação majoritariamente feminina, com artistas de diferentes nacionalidades e estilos musicais

Participam do festival os artistas e grupos: Jards MacaléMarta Pereira da Costa, Egberto Gismonti Quarteto, DJ Montano, Chico da Tina, Edgar, Noura Mint Seymali, Xenia França, Amadou & Mariam, Feminie Hi-Fi, Fortuna, Coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Hamilton de Holanda, Luísa Miltre Quinteto e Ana de Oliveira e Ségio Ferraz com Marcos Suzano. 


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O É TUDO VERDADE 2020 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIO

Encerram-se no dia 12 de dezembro as inscrições para a 25ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
 
O Festival, que acontecerá entre 26 de março e 05 de abril de 2020 simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, seleciona filmes nacionais e internacionais nos formatos de curta, média e longa-metragem.
 
Estão aptas a se inscrever no festival produções finalizadas a partir de janeiro de 2019. As inscrições para competições internacionais só podem ser realizadas para documentários produzidos fora do Brasil ou em coprodução de empresas produtoras brasileiras com homólogas de outro país.
 
Para mais informações, confira o regulamentoA inscrição pode ser feita gratuitamente através do site.

CINE ESQUEMA NOVO EM PORTO ALEGRE

Em 2019, o Cine Esquema Novo chega a sua 13ª edição, de 21 a 27 de novembro na Cinemateca Capitólio Petrobras em Porto Alegre, renovando sua proposta de exibir e debater o audiovisual brasileiro em suas mais diversas vertentes. 

Convidado da Embaixada da França no evento, Bernard Payen participará de uma mesa no dia 21/11. Junto de Dieison Marconi, ele participará de um debate sobre Estética e política no cinema contemporâneo, mediado por Gabriela Almeida.


FILME FRANCÊS ABRE O FESTIVAL MIX BRASIL DE CULTURA E DE DIVERSIDADE EM SÃO PAULO

O Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade acontece em São Paulo entre os dias 13 e 20 de novembro.

O filme francês Retrato de uma Jovem em Chamas (2019), de Céline Sciamma, que compõe a sessão Panorama Internacional, abre o festival.

Além disso, o Festival também exibe mais de uma dezena de produções e coproduções francesas ao longo de sua programação.


COPRODUÇÕES FRANCESAS PREMIADAS NO JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE

O Janela Internacional de Cinema do Recife realizou sua 12ª edição entre 6 e 10 de novembro.

O festival possui três premiações: o Prêmio do Júri, o Prêmio Canal Brasil, e o Prêmio ABD-PED/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas/Associação Pernambucana de Cineastas).

Na lista de filmes premiados, constam as seguintes coproduções francesas:

Prêmio do Júri - ImagemNoite Passada Te Vi Sorrindo (2019, Camboja, França), de Kavich Neang;

Prêmio do Júri - Som e  Prêmio do Júri - Melhor FilmeA Febre (2019, Brasil, França, Alemanha), de Maya Da-Rin;

Prêmio Canal Brasil - Melhor Longa-MetragemSo Pretty (2019, EUA, França), de Jessie Jeffrey Dunn Rovinelli;  

Prêmio Canal Brasil - Menção HonrosaCisne Elétrico (2019, Argentina, Grécia, França), de Konstantina Kotzamani.


FILME FRANCÊS PREMIADO NO CURTA CINEMA 2019

A 29ª edição do Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro terminou no último dia 06. 

Dentre os filmes premiados, a produção francesa, Tigre (2018), de Delphine Deloget, recebeu uma Menção Especial por retratar uma intimidade feminina com honestidade, ternura e crueldade.

A lista completa com as produções premiadas está disponível no site do Festival.


Cinemaison no Rio de Janeiro

18 E 19.11 CINEMAISON


Em cartaz no Brasil
Adam

14.11 ADAM

(França, Marrocos 2019).

 De Maryam Touzani. Com Loubna Azabal, Nessrine Erradi, Daoua BelkhaoudaDrama em /98’. Classificação etária 12 anos.

A viúva Abla dirige uma modesta padaria em sua casa em Casablanca, onde vive com sua filha de oito anos Warda. Sua rotina é interrompida pela chegada de Samia, uma jovem grávida procurando por emprego e moradia. Abla não imaginava que ao deixá-la entrar sua vida mudaria para sempre.


Um amante francês

14.11 UM AMANTE FRANCÊS

Just a gigolo (França 2019).

De Olivier Baroux. Com Anne CharrierKad MeradLéopold Moati. Comédia em /94’.

Depois de 25 anos vivendo com Denise, Alex o “gigolô” é dispensado do seu papel e se encontra na rua. Forçado a se instalar na casa de sua irmã e seu sobrinho de 10 anos, possui apenas uma obsessão: encontrar o mais rápido possível uma mulher rica para lhe proporcionar uma vida de luxo novamente. Para isso, conta com a ajuda de seu sobrinho para encontrar a próxima milionária.


Na França

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA LES RENCONTRES DU CINEMA LATINO-AMÉRICAIN

Organizado pela Associação França América Latina de Bordeaux, o Festival Les Rencontres du Cinema Latino-américain recebe inscrições para sua 37ª edição até 30 de novembro.

O evento acontecerá entre 18 e 24 de março de 2020 em Bordeaux/Pessac.

Podem participar filmes, de pelo menos 45 minutos, que abordem aspectos da América Latina, ou cujos diretores residam na América Latina, e que tenham sido produzidos entre 2018 e 2020.

Os interessados devem escrever para lesrencontres@fal33.org ou se inscrever através da plataforma Festhome


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O RENCONTRES DU CINÉMA SUD-AMÉRICAIN DE MARSEILLE ET RÉGION

As inscrições para  22ª edição do Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région ficam abertas até 10 de dezembro.

Organizado pela Association Solidarite Provence Amerique du Sud (ASPAS), o festival acontecerá entre 27 de março e 4 de abril de 2020 em Marseiile.

A Competição Oficial, que será composta por oito longas e oito curtas-metragens, aceita filmes produzidos ou dirigidos por latino-americanos, produzidos há no máximo dois anos, e que ainda não tenham sido distribuídos comercialmente na França. 

As inscrições podem ser realizadas através do site do festival. 


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FESTIVAL INTERNACIONAL DO CINEMA DE ANIMAÇÃO DE ANNECY

Já estão abertas as inscrições para a edição de 2020 do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy,  que será realizado entre 15 a 20 de junho.

Os curtas-metragens, filmes de televisão, graduação e publicitários podem ser inscritos até 15 de fevereiro. Já os longas-metragens, podem ser inscritos até 15 de março, enquanto que filmes VR (realidade virtual) até 6 de abril.

Em relação ao Mifa, evento de negócios do festival, as inscrições dos projetos acontecem até 05 de fevereiro para as categorias: curtas e longas-metragens, séries de TV e experiências digitais.

Para maiores informações sobre o processo de inscrição, acesse o site do festival


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FESTIVAL OJOLOCO DU CINÉMA IBÉRIQUE ET LATINO-AMÉRICAIN DE GRENOBLE

Festival Ojoloco du Cinéma Ibérique et Latino-américain de Grenoble se encontra com inscrições abertas para sua 8ª edição, a ser realizada entre 31 de março e 12 de abril de 2020.

Podem ser inscrever longas, médios e curtas-metragens de ficção, documentário ou animação dirigidos por diretores ibéricos/latino-americanos ou com uma temática sobre estes países. Os filmes devem ter sido finalizados depois de janeiro de 2017 e possuírem legendas em francês até a data de exibição. 

As inscrições são realizadas no site do festival. 


NA EUROPA

19ª SEMANA DO FILME FRANCÊS EM BERLIM

Em 2019, Berlim sediará a 19ª edição da Semana do Filme Francês entre os dias 27 de novembro e 04 de dezembro.

Organizado pelo Institut Français, o festival exibirá 40 filmes, dentre estreias, filmes exclusivos, filmes do patrimônio Gaumont, produções de países fancrofónos e programção infantil. 

O candidato francês ao Oscar 2020, Les Misérables, de Ladj Ly, será o filme de abertura evento.


FILMES FRANCESES NO FESTIVAL CINÉMA MÉDITERRANÉEN DE BRUXELLES

O Festival Cinéma Méditerranéen de Bruxelles realiza sua 19ª edição entre 29 de novembro a 07 dezembro na capital da Bélgica.

Dentre os filmes programados estão presentes as produções e coproduções francesas: Gloria Mundi (2019, França, Itália), de Robert Guédiguian; A luta de classes (2018, França, Bélgica), de Michel Leclerc; Les hirondelles de Kaboul (2019, França), de Zabou Breitman e Éléa Gobbé-Mévellec; Ma famille et le loup (2019, França), de Adrià Garcia; The End of Love (2019, França), de Keren Ben Rafael; e Un divan à Tunis (2019, Tunísia, França), de Manele Labidi Labbé.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.