Mediacine
Destaques da semana

RIO2C 2019

Acontece entre os dias 23 de 28 abril na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o Rio2C. O evento funciona como uma plataforma de discussão de tendências e reflexões sobre as dinâmicas do mercado, fomentando a convergência entre as variadas áreas da economia criativa.

Novamente, uma grande delegação francesa tem presença confirmada na edição deste ano. Representando a Gaumont, vêm ao Brasil Vanessa Shapiro, diretora mundial de distribuição e coprodução para a TV Gaumont, co-produção da TV Gaumont na América, e Soizic Gelbard, produtora da Gaumont, Ezequiel Martin Olzanski, codiretor de distribuição que apresentará a conferência "Conteúdos para roteiro: O que a audiência quer".

Vem também ao Brasil a Studiocanal, subsidiária do Grupo CANAL+. Valentine Bardolle, produtora e desenvolvedora executiva na Studiocanal em Paris, representa a empresa no Rio2C. Valentine, assim como Ezequiel Martin Olzanski, apresenta no Rio2C a "Conteúdos para roteiro: O que a audiência quer". Além disso, Géraldine Soto, chefe de aquisições do Kids CANAL+ e Ann-Sophie Müller, editora de gestão digital de cinema, série e ficção) pela empresa Arte, também estarão presentes no evento. Ann-Sophie Müller apresentará no Rio2C a conferência Arte apresenta Web Series.

Representando a Orange Studio, empresa subsidiária da Orange dedicada à co-produção e aquisição de obras francesas e europeias de longa metragem, vem, também apresentando conferências, Thomas Triboit, chefe de aquisições e responsável pelo desenvolvimento e co-produções pela Orange Studios.

A Swan, representada por Alexandre Charlet, fundador e CEO, e Christian Burnel, produtor executivo, também estará presente. Alexandre e Christian vão ao evento para apresentar a conferência "De cabeça para baixo - Tax Rebate" e também para dividir com o público como foi a experiência de acompanhar as filmagens do longa brasleiro De Pernas Para o Ar 3 em Paris.

O Instituto Francês do Brasil selecionou e convidou três produtores franceses para  apresentar seus projetos nas rodas de negócios do R2C: Ségolène Dujardin-Fossard da produtora Découpage; Marco Tulio Ferreira  da Mezzanine Films; e Gaëlle Bayssière da On Deck.

Vem também ao Rio2C Eleanor Coleman (gestora de desenvolvimento internacional e pré-vendas) pela Blue Spirit, apresentando a conferência Comercialização para o Mercado InternacionalMelissa Vega, assistente internacional de vendas da Dandeloo, e Marc Dhrami (chefe de desenvolvimento de negócios) vem representando a empresa Normaal.

O Rio2C ocorre com parceria e apoio do Instituto Francês do Brasil.

Para mais informações, acesse o site oficial do festival.


#Gonzervatory2019

Já estão abertas as chamadas para o #Gonzervatory2019. À procura de “estudantes” de origens e gostos musicais diversos, o Gonzervatory, projeto do pianista e compositor Chilly Gonzales, é um ateliê de aperfeiçoamento de habilidades musicais. Em 2019, acontece sua segunda edição e cinco candidatos serão selecionados.

Estão aptos à candidatura compositores e intérpretes do mundo inteiro, não importando se são profissionais ou amadores. No ano passado, foram registradas cerca de 800 candidaturas de mais de 60 países, incluindo o Brasil. A restrição é de que os candidatos sejam maiores de 18 anos no momento da inscrição.

O projeto de Chilly Gonzales é não-lucrativo. A organização do festival se responsabiliza pelas passagens de avião dos selecionados (independentemente da cidade de partida), viagens, refeições e alojamento no local.

Um dos objetivos do Gonzervatory é exaltar aquilo que Chilly Gonzales chama de Humanismo Musical, a comunicação através da música, através da qual as pessoas possam se reunir e interagir para ouvir e contar histórias. Para o músico, quaisquer que sejam os tempos, a evolução das tecnologias e dos movimentos sociais, os elementos constitutivos da música não mudam e, por isso, estudar esse fenômeno seria algo essencial.

O Gonzervatory acontecerá de 28 de outubro a 8 de novembro em Colônia, na Alemanha.

Confira aqui o vídeo oficial da edição de 2019 do projeto The Gonzervatory.

As candidaturas podem ser realizadas até o dia 1º de maio(23h59 no horário de Londres).


Mostra Mundo Árabe Contemporâneo

Entre os dias 6 e 14 de abril, o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, organiza a mostra de filmes Mundo Árabe Contemporâneo como parte da exposição Taswir - A Fotografia árabe Contemporânea”.

Dentre os dias de mostra, serão exibidos os filmes Assim que abro os olhos, de Leyla Bouzid; Yema, de Djamila Sahraoui; Febre, de Hicham Ayouch; A Virgem, os Coptas e eu, de Namir Abdel Messeeh; Queime o Mar, de Nathalie Nambot e Berchache Maki; Minha doce Pepper Land, de Hiner Saleem; Cinco Câmeras Quebradas, de Emad Burnate Guy Davidi; e O Navalha de Tunis, de Kaouther Ben Hania.

Para conferir todos os detalhes da programação, acesse o site oficial do instituto.

A mostra Mundo Árabe Contemporâneo acontece em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França e do Instituto Francês do Brasil.


4º CINECLUBE FRANCO-GERMÂNICO

O Cineclube Franco Germânico, uma parceria entre o Consulado da França,o Institut Français e o Goethe-Institut, com curadoria de Andrea Ormond, retorna no dia 8 de abril com a dobradinha de filmes das duas nacionalidades que é exibida em torno de uma temática central.

Para esta quarta sessão do cineclube, será exibido às 18h no Cinemaison no Rio de Janeiro o filme O Medo Consome a Alma, de Rainer Werner Fassbinder. Em seguida, às 20h, será exibido o longa clássico Os Olhos Sem Rosto, de Georges Franju.

Para mais informações, acesse o evento oficial do Cineclube Franco-Germânico no Facebook.


CINEMA + DEBATE: NOUR NO CINEMAISON

O Cinemaison no Rio de Janeiro apresenta, no dia 9 de abril, o filme libanês Nour, de Khalil Dreyfus Zaarour.

O longa, lançado há pouco mais de um mês, aborda o drama do casamento infantil, é uma ficção com substrato de comentário social. O filmecomeça como uma comédia romântica. Dias de verão repletos de brincadeiras, de sonhos e de amor. Esse é o cotidiano de Nour, uma adolescente de 15 anos, e de seu grupo de amigos. Sempre com um sorriso iluminado no rosto, Nour adora a companhia do amigo Wassim, chegam a ensaiar um namoro, mas nada que vá além de um furtivo beijo no rosto. Até que surge Maurice, de 35 anos, que aponta sua escolha sobre Nour, e a jovem se vê obrigada a se casar com ele. Sua vida alegre e despreocupada transforma-se subitamente em um lúgubre cotidiano.

Logo após a exibição, haverá debate sobre o filme com Claudine Aoun Roukoz, Presidente do Conselho da Mulher Árabe e Comissão da Mulher Libanesa. A libanesa é especialista em comunicação, engajada há mais de 20 anos em política, mídia, empreendedorismo, ativismo ambiental e de direitos das mulheres, com mestrado em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade da Sorbonne em Paris.

O evento é gratuito com retirada de ingressos na bilheteria do Cinemaison. Para mais informações, acesse o evento oficial no Facebook.


É TUDO VERDADE 2019

Já está no ar o festival É Tudo Verdade 2019 – 24º Festival Internacional de Documentários. A ediçãodeste ano apresenta 66 filmes, em sessões gratuitas, entre os dias 4 e 14 de abril em São Paulo e 8 e 14 de abril no Rio de Janeiro.

A França vem forte na programação deste ano. Nas Competições Internacionais, o filme de coprodução com a Argentina Piazzolla: Os Anos do Tubarão, com direção de Daniel Rosenfeld eSwatted, de Ismaël Joffroy Chandoutis, representam a França nas categorias de Médias e Longas-Metragens e de Curtas-Metragens, respectivamente.

A presença francesa também se dá na Competição Latino-Americana, com os filmes Piazzolla: Os Anos do Tubarão, de Daniel Rosenfeld, e com a coprodução entre França, Cuba e Brasil, A Arrancada, de Aldemar Matias. Na programação o Estado das Coisas, a França se expressa na exibição de Marceline. Uma Mulher. Um Século, uma coprodução com a Holanda dirigida por Cordelia Dvorák, ela que estará presente em São Paulo, a convite do Instituto Francês do Brasil, para apresentar seu filme e particiar da bancada de júri.

Além disso, o É Tudo Verdade 2019 apresenta uma mostra de filmes dedicada ao aclamado diretor francês Claude Lanzmann, falecido no ano passado.A programação Claude Lanzmann: Os Últimos Retratos exibe os filmes da série As Quatro Irmãs: A Arca de Noé, Baluty, O Juramento de Hipócrates e A Pulga Alegre.

Os ingressos são gratuitos e distribuídos 1h antes de cada sessão na bilheteria das salas.

Para conferir todas as informações sobre o É Tudo Verdade 2019 acesse o site oficial do evento.


VIVA VARDA!

Agnès Varda é uma das diretoras mais importantes da história do cinema mundial. Pioneira no movimento da Nouvelle Vague, a cineasta belga, radicada na França, Varda foi única mulher a ganhar a Palma de Ouro honorária e a primeira diretora da história a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra.

Em fevereiro deste ano, a diretora encerrou sua carreira com chave de ouro no Festival de Berlim apresentando o documentário autobiográfico "Agnès par Varda". No filme, Agnès expôs seus processos de criação e revelou toda sua experiência do fazer cinematográfico.

Agnès Varda faleceu no último mês aos 90 anos, deixando um legado revolucionário de muita influência, criatividade e autenticidade.

No dia 15 de abril, em Porto Alegre, o Cineclube Academia das Musas e a Cinemateca Capitólio Petrobras celebram o cinema de Agnès Varda com a exibição do filme Uma Canta, Outra Não (1977). A sessão Viva Varda! marca o lançamento da terceira edição da revista produzida pelo cineclube, com textos sobre realizadoras pesquisadas nas atividades ao longo do último ano.

A partir da frase de Simone de Beauvoir “não se nasce mulher, torna-se mulher”, o filme ilustra as vidas cruzadas de duas amigas na França da década de 1970, tendo como pano de fundo a luta do movimento feminista.

Para conferir mais detalhes sobre a sessão Viva varda!, acesse o site da Cinemateca Capitólio.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O BRLAB 2019

Já estão abertas as inscrições para o BrLab2019. A nona edição do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais acontecerá entre os dias 3 e 9 de outubro de 2019 em São Paulo.

Para a edição deste ano, serão selecionados 11 projetos para participar de atividades direcionadas à qualificação de profissionais do setor audiovisual dessas regiões e ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem ficcional..

Podem ser inscritos projetos de longa-metragem de ficçãoem desenvolvimento de qualquer país da América Latina e Península Ibérica (mais Itália, segundo critério do Programa Ibermedia). O critério é que o projeto já tenha produtor(a) e diretor(a) definido(a)s. Para conferir o regulamento completo, clique aqui.

Os interessados em participar do workshop para projetos em desenvolvimento poderão inscrever seus projetos gratuitamente até às 18h (horário de Brasília) o dia 26 de abril de 2019 no site oficial do BrLab.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O BIG FESTIVAL 2019

Já estão abertas as inscrições para o BIG Festival 2019, festival brasileiro internacional de jogos

Em 2018, mais de 36.000 visitantes passaram pelo festival, conferindo mais de 80 jogos expostos e mais de 180 palestras gratuitas. ?53 países enviaram jogos ao festival. No BIG Business Fórum, foram mais de 400 palestrantes e 3 mil reuniões com a participação de ?880 profissionais (sendo 125 delas internacionais), abrindo, assim, mais oportunidades para negócios e aprendizagens entre empresas nacionais e internacionais.

Na última edição, a França esteve representada por Dead Cells (Motion Twin) nas categorias Melhor Jogo e Melhor Arte, Double Kick Heroes (Headbang Club) em Melhor Som e por Impulsion (desenvolvido por Driving Force Games, no Institut de l'Internet et du Multimédia) em Melhor Jogo de Estudante.

As inscrições para o BIG Festival 2019 podem ser realizadas até o dia 26 de abril.

Para mais informações, acesse o site oficial do BIG Festival.


Cinemaison no Rio de Janeiro

CINEMAISON 08.04


Em cartaz no Brasil
Los silencios

11.04 LOS SILENCIOS

(Brasil, Colômbia, França 2017).

De Beatriz Seigner. Com Enrique DiazMaría Paula Tabares PeñaMarleyda Soto. Drama em cores/89’. Classificação etária 12 Anos.

Amparo precisa lidar com o desaparecimento da filha e do marido enquanto espera seus documentos para passar pela fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru, fugindo dos conflitos armados na região.

Distribuição: Vitrine Filmes


Em trânsito

11.04 EM TRÂNSITO

Transit (Alemanha, França 2018).

De Christian Petzold. Com Franz RogowskiPaula Beer. Drama em cores/101’. Classificação etária Livre.

Quando Georg tenta fugir da França após a invasão nazista, ele assume a identidade de um autor falecido cujos documentos ele possui. Preso em Marselha, Georg conhece Marie, uma jovem que está desesperada para encontrar seu marido desaparecido, o mesmo homem que ele assumiu a identidade, e acaba se apaixonando por ela.

Distribuição: Supo Mungam Films.


Primeiro ano

11.04 PRIMEIRO ANO

Première année (França 2018).

De Thomas Lilti. Com Michel LerousseauVincent LacosteWilliam Lebghil. Drama em cores/92’. Classificação etária 12.

Antoine começa seu primeiro ano de medicina pela terceira vez. Benjamin chega diretamente do ensino médio, mas ele rapidamente percebe que este ano não será uma jornada tranquila. Em um ambiente altamente competitivo, com aulas e noites difíceis dedicadas a revisões e estudo em vez de festas, os dois alunos terão que trabalhar duro para encontrar o equilíbrio certo entre as dificuldades de hoje e as expectativas de amanhã.

Distribuição: A2 Filmes.


Quando Margot encontra Margot

04.04 Quando Margot Encontra Margot

La belle et la belle (França 2018).

De Sophie Fillières. Com Sandrine Kiberlain. Comédia em /95’.

Margot, 25 anos, tem uma vida despreocupada, pontuada por frequentes noitadas em Paris. Uma noite, durante uma festa, ela conhece outra Margot, 20 anos mais velha. Detalhes curiosos e grandes semelhanças fazem com que elas descubram que são a mesma pessoa em fases diferentes. Na manhã seguinte, no mesmo trem para Lyon, elas se deparam com Marc, o ex de uma delas, cujo charme desperta grande atração em ambas. Daí em diante, Margot e Margot acharão cada vez mais difícil se desligar uma da outra e também de Marc.

Distribuição: Pandora Filmes.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.