Mediacine
Destaques da semana

PRESENÇA FRANCESA NA SELEÇÃO DE CURTAS DO FESTIVAL KINOFORUM

Como é feito anualmente, em fevereiro de 2020, o Festival Curta Kinoforum abriu suas inscrições. 5 meses depois, o público pode conhecer a lista dos filmes selecionados para a 31ª edição do festival, que será também a primeira a ser realizada online. Desta vez, os filmes listados estarão disponíveis não só para São Paulo, mas para todo o Brasil! Na seleção de curtas internacionais, mais de 10 curtas são franceses. Confira:

Na Mostra infantojuvenil: Attention au loup de Nicolas Bianco-Levrain e Julie RembauvilleGlace à l´eau de Mathieu BarbeDamien Desvignes, Victor HayéLe monde de Dalia de Javier Navarro AvileLes baleines ne savent pas nager de Matthieu Ruyssen, Opera Night Feather de Lanyibo DongWenpai SongOriane ThibaultAudrey Von Hatten e Christine ZhengRehak de Pierre B (Reino Unido, França), Saisons instables de Florian Goralsky Superbot de Emmanuel Pierrat, Pierre-André Fontaine e Rémy Leroy.

Na Mostra Internacional: Buck de Anne Cissé, Différent de Lucie AmherdtPremier amour de Haris RaftogiannisQu´importe si les bêtes meurent de Sofia Alaoui, (França/Marrocos) e Tryphon & Pharailde de Casimir Verstraete e Edgar Verstraete.

Na Mostra Limite: Bab Sebta de Randa Madoufi (França/Marrocos) e Mon corps livré pour vous de Anna-Claria Ostasenko Bogdanoff.

Na seção Programas Especiais: Bablinga de Fabien DaoNever look at the sun de Baloji Sonnez après minuit de Sabrina Tenfiche

Para descobrir a lista completa da seleção: http://kinoforum.org.br/curtas/2020/lista-selecionados-2020.pdf


FRANCE 24 EM ESPANHOL CHEGA NO BRASIL

France 24 é um canal de informações contínuas em francês, inglês, árabe e agora em espanhol. O canal oferece aos telespectadores informações abertas ao mundo e sua diversidade de culturas e pontos de vista, por meio de noticiários, reportagens e programas de debate exclusivos e de altíssima qualidade. France 24 em espanhol estará disponível em 5 milhões de novos lares no Brasil e Peru e continua o seu desenvolvimento na América Latina após a assinatura de dois novos acordos de distribuição no Peru e no Brasil que permitem a cadeia mundial de informação continua a ser transmitido em mais 5 milhões de lares. No Peru, França 24 em espanhol está agora disponível na oferta do operador Telefonica/ Movistar Perú no canal 547. Este acordo torna o canal acessível a mais um milhão de lares no país. No Brasil, a France 24 celebrou um acordo de distribuição com o operador Claro TV Brazil para a transmissão do canal em espanhol em cerca de 4 milhões de lares brasileiros nas próximas semanas.

A França 24 está hoje disponível em 17 dos 19 países hispânicos da América Latina e está disponível em 13,34 milhões de lares (+60% vs 2019), aos quais se acrescentam 12 milhões de lares em difusão parcial no México. Tendo passado para 12 horas de transmissão diária em dezembro de 2019, o canal foi particularmente ilustrado durante a crise de saúde relacionada com a pandemia de Covid19, multiplicando por cerca de 6 o número de visitas aos seus ambientes digitais entre março e abril de 2020. A audiência digital da France 24 em espanhol durante este período ilustra a expectativa dos públicos e o papel essencial desempenhado pelo canal ao propor uma informação crítica, confiável  e rigorosa.


PROJETO PARADISO CRIOU WEB-PROGRAMA APÓS O MERCADO DO FILME DE CANNES

Durante o Marché du Film de Cannes, o maior mercado de cinema do mundo, o Projeto Paradiso usou a oportunidade para aprender e conhecer players internacionais com o intuito de firmar mais parcerias com instituições reconhecidas. Nesta edição especial, à distância, decidiram ouvir o que os participantes do Marché du Film têm a dizer sobre as mudanças que a indústria audiovisual está atravessando. Para isso, criaram um web-programa de 12 entrevistas, “Admirável mundo novo: o futuro do cinema segundo…”. Entrevistaram diretores, produtores, exibidores, distribuidores, fundos, agentes de venda e outros players para nos ajudar a interpretar o que significa pensar e fazer cinema em meio a um ano atípico, além de refletir sobre o lugar do Brasil nesta realidade. As entrevistas são conduzidas por Flávia GuerraO primeiro episódio da série traz Severine Roinssard, produtora de cinema e coordenadora do La Fabrique des Cinémas Du Monde, além da produtora Alice Riff e do diretor Francisco Bahia, que participam da Fabrique 2020 e do Marché du Filme com o projeto BabilôniaO programa traz outros profissionais franceses como Yohann Comte, um dos fundadores da companhia Charades e tambem Antoine Sebire, diretor do festival Biarritz Amérique Latine.

Para mais informações: https://www.projetoparadiso.org.br/nova-serie-de-entrevistas-no-marche-du-film-de-cannes/

 


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA

As inscrições para a 16ª edição do festival Panorama Internacional Coisa de Cinema estão abertas. Ele acontecerá na Bahia, na cidade de Salvador e na de Cachoeira, em novembro de 2020. Ancorado desde sempre na importância dos cinemas de rua e nos centros históricos das cidades, o festival sonha com poder celebrar mais uma edição em 2020 explorando toda uma diversidade cinematográfica.

As inscrições estão abertas até 1 de agosto.
Para mais informações: http://www.coisadecinema.com.br/panorama-internacional/inscricoes/


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURITIBA LAB

As inscrições para o Curitiba Lab, laboratorio de desenvolvimento de projetos do Olhar de Cinema- Festival Internacional de Curitiba, estão abertas até 21 de agosto. O Curitiba Lab é voltado exclusivamente para projetos de primeiras longas-metragens de ficção na etapa de desenvolvimento. A grande proposta do Lab é consolidar-se como um espaço de escuta, troca e construção de conhecimentos para quem está começando no universo dos longas-metragens. O evento será completamente online, por meio de videoconferência. Seis projetos brasileiros de primeiro longa-metragem de fiçcão serão selecionados para receber, ao longo de 4 dias, consultorias nas áreas de Roteiro, Direção e Produção, assim como terão acesso à palestras e rodas de conversa com outros profissionais que participarão de programações paralelas do festival. 

Para mais informações: https://olhardecinema.com.br/


Na França

PRESENÇA BRASILEIRA NA SELEÇÃO DA XR COMPETITION DO FESTIVAL NEWIMAGES

O Newimages Festival anunciou as 16 experiências selecionadas no âmbito da XR Competition. Tendo se tornado rapidamente um evento internacional de referência, o Newimages Festival suscitou ainda este ano um vivo interesse entre profissionais do mundo inteiro. Assim, apesar dos acontecimentos recentes, o festival recebeu um total de mais de 250 projetos, 130 dos quais foram apresentados por criadores, produtores e difusores para participar na XR Competition, ou seja, 30% mais do que no ano de 2019. 

Duas obras brasileiras  participarão da competição XR durante o festival que acontecerá entre 23 e 27 de setembro de 2020.  

As obras são: 

Gravity VR  projeto em realidade virtual concebido por Fabito Rychter, roteirista de TV e criador da empresa Delirium XR e Amir Admoni, animador especializado tanto em stop motion quanto em técnicas 3D, e animador das vinhetas da Mostra Internacional de SP. Juntos, resgataram a ideia guardada há alguns anos e chegaram ao curta-metragem, selecionado nos festivais de Tribeca e Cannes. 

Gravity VR ocorre em um mundo surreal onde tudo o que existe está sempre caindo. Casas, roupas, carros. Tudo cai. Você conhece dois velhos irmãos vivendo uma vida surpreendentemente comum. Parece que nada neste mundo caótico perturbaria sua rotina solitária e lenta, até que um dia tudo muda. 

 A linha de Ricardo Laganarodiretor brasileiro que trabalhou por anos na produtora O2 Filmes. Coordenou os efeitos visuais em 3D de filmes como 360: A Vida É um Círculo (2011), de Fernando Meirelles, e Xingu (2011), de Cao Hamburge.  

O filme A linha, experiência narrativa em realidade virtual dirigida pelo cineasta Ricardo Laganaro e produzida pelo estúdio paulista ARVORE, estreou no 76º Festival de Veneza, onde foi premiada como "Melhor Experiência em Realidade Virtual". Participou de diversos festivais internacionais e teve seu lançamento comercial global no Oculus Quest, maior dispositivo de realidade virtual. Durante a edição online do mercado do Festival de Cannes, o filme foi apresentado virtualmente no museu imersivo online, Museum Of Other Realities, entre os dias 24 e 26 de junho. 

Na São Paulo dos anos 1940 , o filme conta a história de dois bonecos em miniatura chamados Pedro e Rosa que são perfeitos um para o outro, mas relutam em romper as fronteiras para viver sua história de amor.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS RENCONTRES INTERNATIONALES PARIS/BERLIN

As inscrições para as próximas Rencontres Internationales Paris/Berlin em 2021 estão abertas até 31 de julho de 2020!

Les Rencontres Internationales Paris/Berlin é um grande evento dedicado às práticas contemporâneas da imagem em movimento que oferece um espaço para descobrir e refletir sobre o novo cinema e a arte contemporânea.

Qualquer indivíduo ou organização pode apresentar uma ou várias propostas. O convite à apresentação de candidaturas está aberto à apresentação de filmes, vídeos e multimídia, sem quaisquer restrições de duração ou gênero. As candidaturas são gratuitas, independentemente da origem geográfica.

Para mais informações: https://www.art-action.org/


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.