A Cinemateca da Embaixada da França propõe a nova plataforma de filmes on demandIFcinéma, disponibilizada pelo Institut Français, agência do Ministério das Relações Exteriores e Européias para a ação cultural exterior da França.

O que é?

A plataforma IFcinéma propõe para download um catálogo de filmes inéditos para a organização de projeções públicas não comerciais no Brasil. O catálogo do IFcinéma possui em torno de 100 títulos, entre filmes de ficção e documentários cujos temas variam entre espetáculos, artes visuais, ciência, debates, entre outros. Sua linha editorial é variada e aberta ao cinema francês e também a outras cinematografias, com uma seleção de filmes da Cinémathèque Afrique e filmes que receberam o apoio do Fonds Sud Cinéma.

Desenvolvido e gerido pelo Universciné, esse serviço conta a colaboração dos parceiros do Institut français, como TV5MONDE, UniFrance films, Alliance Française, Arte e INA, estando ligado também  com as distribuidoras francesas.

A quem se destina?

A plataforma IFcinéma é destinada à rede cultural francesa (Rede das Alianças francesas no Brasil, Serviços culturais da Embaixada, Liceus franceses) assim como a instituições culturais ou educativas brasileiras, exceto festivais internacionais e salas de cinema comerciais.

Como solicitar filmes da plataforma?

Somente os parceiros da Cinemateca podem solicitar filmes da plataforma. Para se tornar parceiro da Cinemateca, clique aqui.

Para solicitar um filme no formato IFcinéma, basta acessar a ficha do filme no catálogo e clicar no link "solicitar locação deste filme". Você terá acesso ao calendário e deverá preencher o pedido, indicando as datas de exibição. Pedimos aos parceiros que realizem sua solicitação no site com, no mínimo, um mês de antecedência da data pretendida.

Após aprovação do pedido, um login temporário lhe será enviado para baixar o filme na plataforma. O filme ficará disponível durante um mês.

Contrapartidas

Solicitamos de forma impreterível, que:

  • Sejam inseridas devidamente aslogomarcas da Embaixada da França no Brasil, do Institut français e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil no material de divulgação (seja em suporte físico ou web). No caso de haver divulgação online, divulgar também a url do site cinefrance.com.br
    BAIXAR AS 3 LOGOMARCAS AQUI
  • O apoio do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil seja informado no release para a imprensa.

  • Toda divulgação do evento seja enviada para Thomas Sparfel para arquivo e divulgação. Elementos de comunicação (como programa, flyer, convite eletrônico, link de site) devem ser enviados com antecedência mínima de uma semana da exibição para thomas.sparfel@diplomatie.gouv.fr. Após o evento, deve ser enviada cópia do clipping de imprensa, catálogo, folheto e todos outros suportes materiais de divulgação do evento para:
    Thomas Sparfel
    Cinemateca da Embaixada da França
    Av. Presidente Antônio Carlos, 58 - 4° andar,
    20020-010 Rio de Janeiro - RJ.

Descubra:

Catálogo de filmes legendados em português e livres de direito para o Brasil

Manual de utilização

Perguntas frequentes

Teste de configuração