Tudo sobre a Cinemateca

da Embaixada da França no Brasil

Funcionamento

A Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, sediada no Rio de Janeiro, possui um acervo de cerca de filmes de ficção, assim como  documentários, a maioria com direitos liberados para exibições não-comerciais em território brasileiro, em formatos 16 mm, 35 mm e digital.

Os filmes da cinemateca estão disponíveis para exibições públicas com divulgação ampla para o público em geral (através de cartazes, flyers, site, e-mailing...). A exibição deve ser gratuita ou, em caso de cobrança do ingresso, o preço deste deve ser módico, apenas o necessário para cobrir os gastos de funcionamento da sala. Cineclubes, centros culturais, universidades, associações, salas não comerciais e festivais interessados em divulgar cinema francês podem estabelecer parceria com a Cinemateca gratuitamente. Pessoas físicas não podem solicitar o empréstimo dos filmes.

As instituições parceiras da Cinemateca deverão prever a quitação, junto ao Ecad, dos direitos autorais referentes à parte musical das obras incorporadas nas obras cinematográficas.

Contrapartidas

Como contrapartida ao empréstimo gratuito de filmes, solicitamos de forma impreterível, que:

  • Cada parceiro arque com o transporte de ida e volta dos filmes.
  • Se as sessões forem pagas, o valor do ingresso cobrado não exceda a tarifa "cultural" de R$ 8, no máximo (preço inteiro).
  • Sejam inseridas devidamente as logomarcas da Cinemateca, da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français no material de divulgação (seja em suporte físico ou web). No caso de haver divulgação online, divulgar também a url do site www.cinefrance.com.br
    Baixar as 3 logomarcas.

    Logos

  • O apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français seja informado no release para a imprensa. O Institut Français é a agência do Ministério das Relações Exteriores e Européias para a difusão cultural exterior da França.
  • Toda divulgação do evento seja enviada para Thomas Sparfel para arquivo e divulgação. Elementos de comunicação web (como programa, flyer, convite eletrônico, link de site) devem ser enviados com antecedência mínima de uma semana da exibição para thomas.sparfel@diplomatie.gouv.fr.
    Após o evento, deve ser enviada cópia do clipping de imprensa, catálogo, folheto e todos outros suportes materiais de divulgação do evento para: Thomas Sparfel, Cinemateca da Embaixada da França, Av. Presidente Antônio Carlos, 58, 4° andar, 20020-010 Rio de Janeiro - RJ.
  • O parceiro envie o relatório do público presente durante as projeções.
  • O parceiro se responsabilize de que as cópias dos filmes emprestados sejam devolvidas no prazo estabelecido.

Caso uma dessas contrapartidas não seja cumprida, a Cinemateca se reserva o direito de suspender a parceria.

Reservas

  • Após aceitação da proposta de parceria, o usuário recebe por e mail um login e uma senha que serão usados para solicitar reservas.
  • No site www.cinefrance.com.br/cinemateca, basta acessar ao acervo de ficções ou documentários da Cinemateca. Nas propias fichas, estão informados os formatos disponíveis.  Escolher a cópia e clicar no link Solicitar locação desta cópia.
  • Terá acesso ao calendário de disponibilidade do filme e poderá preencher o pedido, indicando as datas de exibição. As datas de envio e retorno dos filmes são calculadas por nós em função do prazo de transporte. Pedimos aos parceiros que realizem sua solicitação no site com, no mínimo, um mês de antecedência da data pretendida.
  • A reserva somente é efetiva e válida após o envio de nossa confirmação por e-mail.

Transporte, coleta e devolução

  • Os filmes em DVD são enviados por SEDEX A COBRAR. O n° de sedex será enviado por Gustavo Andreotta por e-mail logo após a data de envio, para que a remessa possa ser retirada na agência de correio. Caso não o receba, favor solicitá-lo por e-mail.
  • Os filmes em 35mm devem ser coletados e devolvidos por transportadoras conhecidas: Jamef, Air Time ou Internight. Caso prefira outra, favor nos pedir autorização. A busca dos filmes pelas transportadoras deve ser feita na Cinemateca da Embaixada da França, conforme dados abaixo.

Contato

Cinemateca da Embaixada da França
Contatos: Gustavo Andreotta ou Thomas Sparfel
Consulado Geral da França
Av. Presidente Antônio Carlos, 58 - 4° andar
20020-010 Rio de Janeiro - RJ
CNPJ: 04.125.580/0001-02
Telefone: 21-3974 6651