Romain Duris

Romain Duris

(1974)

Biografia

Nascido em Paris, Romain Duris não pensava em fazer carreira no Cinema. Ele foi chamado pelo Cedric Klapisch que tinha reparado ele na saída do licéu. Ele fez <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Le Péril Jeune</span> (1994) com este diretor e se tornou o seu ator de predileção. Depois deste, eles trabalharam juntos em (1996), <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Chacun cherche son chatL'Auberge espagnole</span> (2002),<span style="font-weight: bold; font-style: italic;"> Les Poupées russes </span>(2005) e <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Paris </span>(2008). Ele trabalhou com vários diretores de referênça como o Tony Gatlif (Gadjo Dilo (1997), Exils (2004)), Patrice Chéreau (Persécution (2009)). Hoje em dia, é um dos atores franceses mais celebrados da sua geração.<br />




Participação nos filmes

Em Paris

Em Paris

Dans Paris (França 2006). De Christophe Honoré. Com Louis Garrel, Guy Marchand, Joana Preiss, Marie-France Pisier, Romain Duris. Em cores/90’.

Sinopse

Sinopse

Mirko tem dois filhos: os jovens Paul e Jonathan. O primeiro é confuso e, o segundo, irresponsável. Paul sofre do mesmo tipo de depressão que levou sua irmã ao suicídio alguns anos antes. Ele vive com a namorada Anna, mas a relação está desgastada. Quando volta a morar com o pai, atinge o fundo do poço. Enquanto Jonathan vive aventuras românticas pela cidade, Paul se recusa a sair da cama e do quarto. Nem mesmo a insistência do pai e a visita da mãe o convencem. Mas uma noite ele finalmente sai e parte em direção a uma ponte sobre o rio Sena.

* Participou da Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2006. *

  • Exílios
  • Exílios
  • Exílios
  • Exílios
  • Exílios

Exílios

Exils (França 2004). De Tony Gatlif. Com Habib Cheik, Leila Makhlouf, Lubna Azabal, Romain Duris, Zouhir Gacem. Em cores/104’.

Sinopse

Sinopse

Um dia, o músico Zano sugere para sua companheira Naïma atravessar a França e a Espanha para chegar à Argélia, onde eles finalmente conheceriam a cidade natal de seus pais e saberiam por que eles tiveram de fugir. Quase como um desafio, levando apenas música na bagagem, os dois caem na estrada. Apaixonados pela liberdade, envolvidos pela sensualidade de Andaluzia, eles deixam o tempo passar, até finalmente decidirem atravessar o mediterrâneo. Zano e Naïma reconstroem ao contrário o caminho do exílio... Terminando a viagem com a promessa de reencontrar a si mesmos. * Melhor Diretor - Festival de Cannes 2004 * * Indicado à Palma de Ouro - Festival de Cannes 2004

Le Péril Jeune

Le Péril Jeune

(França 1995). De Cédric Klapisch. Com Romain Duris, Vincent Elbaz. Em cores/81’.

Sinopse

Sinopse

  • Nasci de uma cegonha
  • Nasci de uma cegonha
  • Nasci de uma cegonha
  • Nasci de uma cegonha

Nasci de uma cegonha

Je suis né d'une cigogne (França 1999). De Tony Gatlif. Com Ouassini Embarek, Romain Duris, Rona Harter. Em cores/80’.

Sinopse

Sinopse


Otto é um jovem francês desempregado que vive com sua mãe. Já sem esperança de conseguir um emprego, cansa de sua vida sem sentido, da sociedade e do sistema. O mesmo se passa com Louna, uma alemã que acabou de ser despejada e demitida, e Ali, um jovem imigrante árabe, cuja família tenta esconder suas origens étnicas, trocando seus costumes pelos costumes franceses. Os três acabam caindo na estrada, roubando carros e cometendo delitos, em um espírito anarquista de rebelião contra tudo. Encontram também pelo caminho uma cegonha ferida, que simboliza os anseios dos imigrantes e as dificuldades e limitações enfrentadas por eles, tentando manter um espírito que sonha em voar livremente.

  • O Enigma Chinês
  • O Enigma Chinês
  • O Enigma Chinês
  • O Enigma Chinês

O Enigma Chinês

Casse-tête chinois (França 2013). De Cédric Klapisch. Com Audrey Tautou, Cécile de France, Romain Duris. Em cores/117’.

Sinopse

Sinopse


Aos 40 anos, Xavier está se separando de Wendy, com quem tem dois filhos. Ela decide se mudar para Nova York após conhecer John, levando consigo as crianças. Sem aguentar ficar longe dos filhos, Xavier logo resolve deixar Paris e também se mudar para Nova York. Com o tempo, Xavier se adequa aos inevitáveis choques culturais e começa a criar uma rotina que lhe permita se manter economicamente, tendo que driblar a fiscalização do departamento de imigração, e ainda passar algum tempo com os filhos.
  • O Estrangeiro Louco
  • O Estrangeiro Louco
  • O Estrangeiro Louco

O Estrangeiro Louco

Gadjo Dilo (França, Romênia 1997). De Tony Gatlif. Com Romain Duris, Rona Harter. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse


Um músico francês, Stéphane, viaja à Romênia em busca de uma cantora cigana, que apenas conhece pela voz, graças a cassetes que o seu pai ouvia. Chega a uma aldeia cigana e tenta falar com um velho, apesar de não falar a língua dele e de não ser entendido na sua. O velho acaba por hospedá-lo em sua casa...

O Gato Sumiu

O Gato Sumiu

Chacun cherche son chat (França 1996). De Cédric Klapisch. Com Romain Duris, Zinedine Soualem. Em cores/91’.

Sinopse

Sinopse

Chloe é uma jovem moça que sai de férias e deixa seu gatinho, Gris-Gris, com Madame Renée, uma senhora que vive sozinha no quarteirão da Bastilha. Gris-Gris desaparece. Quando Chloe retorna à Paris, ela sai à procura de seu gato preto. Durante essa busca ela encontra seus vizinhos dispostos a ajudá-la nesta tarefa. O filme é um divertido retrato de um bairro tipicamente francês.
  • Paris
  • Paris
  • Paris
  • Paris
  • Paris

Paris

(França 2008). De Cédric Klapisch. Com Juliette Binoche, Albert Dupontel, Audrey Lamy, Fabrice Luchini, Mélanie Laurent, Romain Duris. Em cores/130’.

Sinopse

Sinopse


O parisiense Pierre está doente e se pergunta se irá morrer em breve. O fato de contemplar a morte lhe faz dar mais valor à vida, seja a sua, a dos outros ou a da própria cidade. E seu estado faz com que ele olhe de forma diferente para as pessoas com quem cruza. Um dançarino, um arquiteto, uma agente social, um sem-teto, um imigrante africano, vendedores de frutas e legumes... todos parecem pessoas comuns, mas todos são, cada um à sua maneira, seres singulares. E, para cada um, seus próprios problemas são o que há de mais importante no mundo.

  • Perseguição
  • Perseguição
  • Perseguição
  • Perseguição
  • Perseguição

Perseguição

Persecution (Alemanha, França 2009). De Patrice Chéreau. Com Charlotte Gainsbourg, Jean-Hugues Anglade, Romain Duris. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse


Daniel e Sônia possuem um relacionamento complicado. Ao mesmo tempo que distantes, possuem uma forte dependência emocional um do outro. Certo dia, um desconhecido que há tempos espionava e perseguia Daniel, intercepta-o dizendo: "Você é o homem de minha vida". Daí em diante, nem seu relacionamento com Sônia e nem sua vida poderão ser como antes.


* Seleção Oficial - Festival de Veneza 2009.
  • Uma Nova Amiga
  • Uma Nova Amiga
  • Uma Nova Amiga

Uma Nova Amiga

Une nouvelle amie (França 2014). De François Ozon. Com Anaïs Demoustier, Romain Duris. Em cores/97’.

Sinopse

Sinopse

Claire tinha Laura como sua melhor amiga. Parceiras desde a infância, as duas eram inseparáveis. Quando Laura fica doente e morre, Claire se aproxima de seu marido, David, e surpreende-se ao descobrir o segredo íntimo do viúvo.