Melvil Poupaud



Participação nos filmes

  • À Francesa
  • À Francesa
  • À Francesa

À Francesa

Le Divorce (Estados Unidos, França 2003). De James Ivory. Com Catherine Samie, Kate Hudson, Melvil Poupaud, Naomi Watts, Nathalie Richard, Samuel Labarthe, Thierry Lhermitte. Em cores/117’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse


Isabel Walker segue para França afim de consolar sua irmã Roxeanne, que foi abandonada grávida pelo marido. Lá, Isabel se envolve com um francês importante, mas casado e também parente do ex-marido de sua irmã. Para esquecer as tristezas amorosas, decidem curtir a cidade de um jeito bem americano.

  • A Hora Zero
  • A Hora Zero
  • A Hora Zero
  • A Hora Zero
  • A Hora Zero

A Hora Zero

L'Heure zéro (França 2007). De Pascal Thomas. Com Chiara Mastroianni, Danielle Darrieux, Dominique Reymond, Laura Smet, Melvil Poupaud. Em cores/107’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse


Que ideia estranha teve o Sr. Guillaume Neuville, de juntar para férias de verão sua ex-esposa Aude e a nova, a explosiva Caroline, com o pretexto de torná-las amigas. Isto na casa de Camila Tressilian, sua tia rica, que não gosta da idéia. Idéia bizarra mesmo, já que está chegando a Hora Zéro, aquela onde tudo converge para que o crime perfeito seja executado com minúcia. Esta estranha reunião familiar vira tragédia quando é encontrada pela manhã a Sra. Tressilian, assassinada na sua cama, com o crânio esmagado...

À Luz das Estrelas

À Luz das Estrelas

A la belle étoile (França 1993). Com Chiara Mastroianni, Julie Gayet, Mathieu Demy, Melvil Poupaud. Em cores/85’.

Sinopse

Sinopse

De Antoine Desrosières.

A educação sentimental de um jovem rapaz, marcado por quatro mulheres.

  • A odisséia de Alice
  • A odisséia de Alice
  • A odisséia de Alice

A odisséia de Alice

Fidelio, l'odyssée d'Alice (França 2016). Com Melvil Poupaud. Em cores/97’.

Sinopse

Sinopse

Alice é marinheira e embarca num navio de carga, o Fidelio, deixando seu namorado para trás. Além de ser a unica mulher a bordo, ela descobre que seu primeiro amor é o comandante do navio. Ela ama o seu trabalho e é muito competente, mas mesmo desapegada da vida em terra firme, uma mulher vai ser sempre uma mulher, com o seu coração, seus desejos e sua sedução… Em tais condições, poderia uma tripulação só de homens permanecerem insensíveis aos encantos de uma linda mulher?
  • Conto de verão
  • Conto de verão
  • Conto de verão

Conto de verão

Conte d'été (França 1996). De Eric Rohmer. Com Amanda Langlet, Gwenaëlle Simon, Melvil Poupaud. Em cores/113’.

Sinopse

Sinopse

Gaspard é um jovem que viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha. Ele pretende encontrar Lena, por quem está apaixonado. Logo após sua chegada ele conhece Margot, que trabalha como garçonete na creperia de sua tia. Eles logo se tornam amigos e passam a ficar um bom tempo juntos, mas Gaspard sente-se reticente em contar a ela a verdade sobre sua viagem.

FICHA PEDAGÓGICA :
Baixar a ficha aluno
Baixar a ficha professor
Indicação: Ensino Médio
  • Genealogia de um crime
  • Genealogia de um crime
  • Genealogia de um crime

Genealogia de um crime

Généalogie d'un crime (França 1996). De Raul Ruiz. Com Michel Piccoli, Catherine Deneuve, Melvil Poupaud. Em cores/103’.

Sinopse

Sinopse

O diretor Raoul Ruiz se inspirou num caso da história da psicanálise para criar este filme. Hermine Hellmut von Hug, uma psicóloga infantil de Viena, na virada do século, descobre que seu sobrinho de cinco anos tem tendências homicidas. Discípula de Freud, ela acredita firmemente que a personalidade do menino, mesmo nesta idade, já está definida. Resolve, assim, acompanhar o crescimento dele até o dia em que venha a cometer o esperado crime. Acontece, porém, que o sobrinho acaba matando a própria tia, a única a saber de suas tendências criminosas. Ele é defendido nos tribunais por Solange, uma advogada que tem a intenção de analisar, por um período de dez anos, a complexa e sutil relação entre a vítima e o assassino. Parece, a princípio, que a tia queria não apenas investigar suas características homicidas mas também provar uma nova teoria da psicanálise. O rapaz, por sua vez, além de querer punir a tia por sua mórbida curiosidade, parece ter seguido seus irrestíveis convites a cometer um assassinato. Em outras palavras, é um dilema entre a determinação e a liberdade de escolha. Para Solange, a advogada, o caso toma rumos inesperados no decorrer de suas investigações. O rapaz se torna cada vez mais convencido de que a tia e a advogada são, na verdade, a mesma pessoa. Ao mesmo tempo, Solange vê em seu cliente a reencarnação de seu próprio filho, que morreu num acidente na estrada. Os dois se envolvem e decidem morar juntos. Desta forma, o círculo vicioso volta a se repetir.
Le ballet aquatique

Le ballet aquatique

(França 2011). De Raul Ruiz. Com Melvil Poupaud. Em cores/50’.

Sinopse

Sinopse


Em um de seus últimos projetos, Raul Ruiz celebra os filmes de seu histórico antecessor Jean Painlevé, um inovador documentarista cujo trabalho sempre misturou ciência com surrealismo. Ruiz e amigos aperfeiçoam ainda mais a arte da mistificação. Por que é tão difícil contar os peixes em um aquário? Ruiz, seu leal ator Melvil Poupaud e seu produtor François Margolin chegam a uma ampla gama de hipóteses. Com sua sagacidade seca, mantêm-se a tradição da patafísica francesa: a ciência das soluções imaginárias.

  • Les Gens normaux n'ont rien d'exceptionnel
  • Les Gens normaux n'ont rien d'exceptionnel
  • Les Gens normaux n'ont rien d'exceptionnel
  • Les Gens normaux n'ont rien d'exceptionnel
  • Les Gens normaux n'ont rien d'exceptionnel

Les Gens normaux n'ont rien d'exceptionnel

(França 1992). De Laurence Ferreira Barbosa. Com Melvil Poupaud, Valeria Bruni Tedeschi. Em cores/83’.

Sinopse

Sinopse

Martine, jeune femme de 25 ans qui gère sa vie au jour le jour, ne supporte plus de ne connaître que de brèves aventures sentimentales. Au cours d'une dispute avec François, qui vient de la quitter, elle provoque involontairement un accident et devient partiellement amnésique. Envoyée dans un hopital psychiâtrique, elle se met à changer du tout au tout : de passive et indifférente aux autres, elle se met subitement à prendre en main les événements et devient très attentionnée... voire un peu trop au goût des autres patients, qui n'en demandaient pas tant ! A leur contact, saura-t-elle finalement trouver un équilibre et reprendre sa vie en main ?
  • Linhas de Wellington
  • Linhas de Wellington
  • Linhas de Wellington

Linhas de Wellington

Les lignes de wellington (França, Portugal 2012). De Valeria Sarmiento. Com John Malkovich, Marisa Paredes, Mathieu Amalric, Melvil Poupaud. Em cores/151’.

Sinopse

Sinopse


Em 27 de setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se forçadamente diante do inimigo, numericamente superior, com o objetivo de atraí-los até Torres Vedras, onde Wellington construiu linhas fortificadas. Ao mesmo tempo, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que impede os franceses de coletarem suprimentos.

  • O Amante
  • O Amante
  • O Amante
  • O Amante
  • O Amante

O Amante

L'Amant (França, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK) 1992). De Jean-Jacques Annaud. Com Melvil Poupaud, Tony Leung. Em cores/115’.

Sinopse

Sinopse

1929, Saigon, capital da então colônia francesa do Vietnã. A filha de colonos franceses em dificuldades financeiras envolve-se com um aristocrata chinês rico e bem-sucedido, muito mais mais velho do que ela. Tudo começa a partir de uma carona que ele lhe oferece em sua limusine. A tórrida relação que nasce entre os dois é alvo do forte preconceito da sociedade, que não aceita a diferença de idade existente entre eles, muito menos a de classes sociais, o que acaba interferindo no relacionamento do casal. Por mais que queiram ficar juntos, o futuro dos amantes jamais será admitido pela sociedade colonial francesa. Baseado em obra de Marguerite Duras.