Mathieu Amalric

Mathieu Amalric

Biografia

Nasceu em 1965, na França. Iniciou sua carreira em cinema realizando pequenas tarefas, até chegar a assistente de direção e passar a atuar. Em 1997, ganhou o César de Melhor Ator Promessa por <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Comment je me suis disputé (Ma vie sexuelle)</span>, de Arnaud Desplechin, e dirigiu seu primeiro longa, <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Mange ta soupe</span>. Seu longa <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">La Chose publique</span>(2003) estreou na Quinzena dos Realizadores. Como ator participou de filmes como <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Munique</span>, de Spielberg, e <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">O Escafandro e a Borboleta</span>, de Julian Schnabel.




Participação nos filmes

  • Frango com Ameixas
  • Frango com Ameixas
  • Frango com Ameixas
  • Frango com Ameixas
  • Frango com Ameixas

Frango com Ameixas

Poulet aux prunes (Alemanha, França 2011). De Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud. Com Chiara Mastroianni, Didier Flamand, Edouard Baer, Eric Caravaca, Jamel Debbouze, Mathieu Amalric, Rona Harter, Serge Avedikian. Em cores/91’.

Sinopse

Sinopse


Teerã, 1958. Nasser Ali Khan, o mais célebre dos violinistas, vê seu amado instrumento ser quebrado. Incapaz de achar outro para substituí-lo, a vida sem música lhe parece intolerável. Ele passa seus dias na cama e se afunda cada vez mais em devaneios que vão da sua juventude ao futuro dos seus filhos. No decorrer das semanas que se seguem, e enquanto os pedaços dessa história se encaixam, seu doloroso segredo é revelado, assim como evolui sua decisão de abrir mão da vida pela música e pelo amor.

  • História(s) de Elle
  • História(s) de Elle

História(s) de Elle

Histoire(s) d'Elle (França 2005). De David Teboul. Com Emmanuelle Béart, Catherine Deneuve, Mathieu Amalric. Em cores/84’.

Sinopse

Sinopse


60 anos de celebridades, de conselhos de beleza, de fichas de cozinhas e de... reivindicações. Entre glamour e feminismo, a epopeia da mais popular e famosa revista feminina, em um filme brincalhão, repleto de imagens de arquivo e de cenas fortes interpretadas por atrizes do cinema francês.


Hopper Stories

Hopper Stories

Hopper vu par (França 2013). De Dominique Blanc, Mathieu Amalric, Sophie Barthes, Valérie Mréjen. Em cores/50’.

Sinopse

Sinopse

Uma série de oito curtas-metragens realizados por oito diretores europeus. Cada um deles se inspirou numa obra célebre do lendário pintor americano Edward Hopper. A série foi rodada em Berlim, Nova York, Washington, Paris, Londres e México.
  • Inimigo Público nº 1 - parte 2
  • Inimigo Público nº 1 - parte 2
  • Inimigo Público nº 1 - parte 2
  • Inimigo Público nº 1 - parte 2

Inimigo Público nº 1 - parte 2

L'Ennemi public n°1 - Mesrine (Canadá, França 2008). De Jean-François Richet. Com Gerard Lanvin, Ludivine Sagnier, Mathieu Amalric, Michel Duchaussoy, Olivier Gourmet, Samuel Le Bihan, Vincent Cassel. Em cores/133’.

Sinopse

Sinopse

A continuação da história real do "homem dos mil disfarces" - outros o chamavam de "Robin Hood francês" - que foi declarado pela polícia como Inimigo Público nº 1, capturado e enviado para a prisão de La Santé, de onde escreveu sua biografia, na qual revelava crimes que a polícia desconhecia.


Depois de várias fugas incríveis, o próprio presidente da França ordenou a criação de uma brigada para capturá-lo, até que, em 2 de novembro de 1979, a polícia conseguiu localizá-lo e matá-lo.

  • John McEnroe - O Império da Perfeição
  • John McEnroe - O Império da Perfeição
  • John McEnroe - O Império da Perfeição

John McEnroe - O Império da Perfeição

L'Empire de La Perfection (França 2018). De Julien Faraut. Com John McEnroe, Mathieu Amalric. Em cores/90’. Classificação etária LIVRE.

Sinopse

Sinopse

Durante os anos 80, o cineasta obcecado por tênis, Gil de Kermadec, gravou em detalhes as partidas do famoso atleta John McEnroe durante o French Open, em Paris. Uma visão irônica dos paralelos entre filme e o mundo esportivo revela os problemas de convivência entre um campeão perfeccionista e árbitros impecáveis, um público ansioso por entretenimento e uma equipe de filmagem que decidiu capturar cada movimento do tenista americano.
Le grand appartment

Le grand appartment

(França 2005). De Pascal Thomas. Com Mathieu Amalric, Pierre Arditi. Em cores/103’.

Sinopse

Sinopse

Francesca mora num enorme apartamento que se beneficia ainda de antigas leis de inquilinato. Ela mora com o marido, Martin, a filha, a sogra e Adrien, um diretor de teatro sem dinheiro. A nova proprietária procura reaver os direitos para aumentar o aluguel. Enquanto Francesca luta para não ser despejada, Martin a trai com outra...
  • Linhas de Wellington
  • Linhas de Wellington
  • Linhas de Wellington

Linhas de Wellington

Les lignes de wellington (França, Portugal 2012). De Valeria Sarmiento. Com John Malkovich, Marisa Paredes, Mathieu Amalric, Melvil Poupaud. Em cores/151’.

Sinopse

Sinopse


Em 27 de setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se forçadamente diante do inimigo, numericamente superior, com o objetivo de atraí-los até Torres Vedras, onde Wellington construiu linhas fortificadas. Ao mesmo tempo, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que impede os franceses de coletarem suprimentos.

  • O amor é um crime perfeito
  • O amor é um crime perfeito
  • O amor é um crime perfeito

O amor é um crime perfeito

L'amour est un crime parfait (França 2013). De Arnaud Larrieu, Jean-Marie Larrieu. Com Karin Viard, Mathieu Amalric, Sara Forestier. Em cores/111’.

Sinopse

Sinopse

Professor de literatura na universidade de Lausana, Marc tem a fama de colecionar aventuras amorosas com suas alunas. Alguns dias após o desaparecimento da mais brilhante entre elas que foi sua última conquista, ele encontra Anna que tenta saber mais sobre sua nora desaparecida.
  • O Bigode
  • O Bigode
  • O Bigode
  • O Bigode
  • O Bigode

O Bigode

La Moustache (França 2005). De Emmanuel Carrère. Com Cylia Malki, Emmanuelle Devos, Hippolyte Girardot, Mathieu Amalric, Vincent Lindon. Em cores/86’.

Sinopse

Sinopse


Num dia qualquer, Marc decide tirar o bigode que é sua marca registrada há anos. Quando Agnès, sua mulher, volta das compras, não percebe nada de diferente. Quando ele pergunta a Agnès sobre a retirada do bigode, ela responde: "Você nunca teve bigode". O mesmo acontece com os amigos e com os colegas de trabalho: ninguém repara na mudança. O que seria isso? Será que Marc está ficando louco? Um simples bigode será motivo de um questionamento sobre a própria existência e sobre os mecanismos do universo.
Baseado no livro homônimo escrito pelo próprio diretor.
* Participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2005.

  • O Buquê
  • O Buquê
  • O Buquê
  • O Buquê
  • O Buquê

O Buquê

C'est le bouquet (França 2002). De Jeanne Labrune. Com Didier Bezace, Dominique Blanc, Jean-Claude Brialy, Jean-Paul Bonnaire, Jean-Pierre Darroussin, Mathieu Amalric, Maurice Benichou, Sandrine Kiberlain. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

Sete horas da manhã. Um simples telefonema transforma a vida de Catherine e Raphael num verdadeiro turbilhão de valores e oportunidades. Um buquê enviado por Kirsch, a pessoa que telefonou, é a chave para que todas as surpresas, descobertas e principalmente, fraquezas da vida, apareçam e amadureçam relacionamentos e amizades. Uma gigantesca e divertida viagem pelo significado poético de um belo buquê de flores.