Marc Fitoussi

Marc Fitoussi

Biografia

Nasceu em Paris em 1974. Estudou Inglês e Históra da Arte, em seguida ingressou no Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, onde estudou escrita de roteiro. Realizou diversos curtas e médias metragens, entre eles <span style="font-weight: bold;">Bonbon au poivre</span> (2005), indicado ao César. Em 2006 dirigiu um documentário para a televisão, <span style="font-weight: bold;">L’Éducation anglaise</span>, e em 2007 <span style="font-weight: bold;">La Vie d’artiste</span>, seu primeiro longa-metragem. <span style="font-weight: bold;">Copacabana </span>é o seu segundo longa. Quer trate de um amplo panorama das vicissitudes dos meios artísticos ou do estudo amargo de um microcosmo profissional, Marc Fitoussi faz da sátira um manual brincalhão de resistência ao sistema.<br />




Participação nos filmes

  • A garota do armário
  • A garota do armário
  • A garota do armário

A garota do armário

Maman a tort (França 2017). De Marc Fitoussi. Em cores/110’.

Sinopse

Sinopse

O mundo de Anouk, uma menina de 14 anos, vira de cabeça para baixo quando ela descobre que sua mãe está explorando as pessoas em seu trabalho.

Bonbon au poivre

(França 2005). De Marc Fitoussi. Com Aure Atika, Chantal Banlier. Em cores/35’.

Sinopse

Sinopse

Mélanie, trinta e poucos anos, dedica-se todos os dias a formar futuros representantes de uma famosa marca de doces. Completamente devotada aos produtos do Lutin Gourmand, ela não tolera nenhum deslize da parte de seus estagiários. Entre eles, contudo, Annick, cinqüentona, não esconde seu desprezo pelas técnicas agressivas de venda. Um conflito entre as duas mulheres seria certo, não fossem certas circunstâncias, imprevisíveis, para aproximá-las.

* Prêmio Lutin de Melhor Atriz para Chantal Banlier

  • Copacabana
  • Copacabana
  • Copacabana
  • Copacabana

Copacabana

(França 2009). De Marc Fitoussi. Com Aure Atika, Isabelle Huppert. Em cores/107’.

Sinopse

Sinopse


Babou passou a vida ignorando as convenções sociais. Jovial e inconsequente, nunca se casou ou teve um emprego fixo, levando uma vida nômade ao lado da filha Esmeralda. Crescida, Esmeralda se envergonha da mãe e não planeja convidá-la para seu casamento. Ferida em seu amor maternal, Babou decide mudar. Vai atrás de um emprego e é contratada para vender apartamentos no litoral em pleno inverno. Para sua própria surpresa, torna-se a funcionária modelo, e agora precisa encontrar um presente de casamento digno de sua filha e, ao mesmo tempo, sincero de sua parte.
* Semana da Crítica de Cannes 2010.
"A sutileza está também na delicadeza do roteiro. Rimos com Copacabana: o pano de fundo é bom, humanamente bom." -Lucie Calet , Nouvel Obs.

Festival Varilux de Cinema Francês

Festival Varilux de Cinema Francês

(França 2011). De Abdellatif Kechiche, Alain Gagnol, François Ozon, Marc Fitoussi, Mia Hansen-Løve, Michel Leclerc, Pierre Salvadori. Com Audrey Tautou, Aure Atika, Catherine Deneuve, Fabrice Luchini, Gérard Depardieu, Isabelle Huppert, Jacques Gamblin, Jérémie Renier, Judith Godrèche, Karin Viard, Nathalie Baye, Sami Bouajila, Sandrine Bonnaire, Sara Forestier, Zinedine Soualem. Em cores/’.

Sinopse

Sinopse

Grandes nomes da cinematografia francesa; exibição de 10 filmes inéditos em 22 cidades; uma mostra em homenagem à atriz Sandrine Bonnaire com oito longas-metragens graças ao Institut Français; exibição de dois filmes ao ar livre e encontro profissional para discutir a distribuição cinematográfica entre o Brasil e a França: essa é a programação do Festival Varilux de Cinema Francês que acontece a partir de 8 de junho em 22 cidades brasileiras. O evento será simultâneo no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23, e em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.

Mais informações sobre a programação aqui.

La Vie d'Artiste

(França 2006). De Marc Fitoussi. Em cores/104’.

Sinopse

Sinopse

Alice, atriz, sonha em encontrar um papel à sua altura. Teatro, cinema, pouco importa, contato que seu nome esteja no letreiro. Bertrand, professor de francês de uma escola, gostaria de se tornar um escritor de sucesso. Por enquanto, ele pena para terminar seu segundo romance. Quanto a Cora, ela espera mudar o mundo da canção francesa. Enquanto espera, ela se contenta com um modesto trabalho de animadora de um bar karaokê... Todos os três estão resolvidos a atingir seus objetivos. E tanto pior se o caminho da glória é entremeado de armadilhas...
  • Pauline Detetive
  • Pauline Detetive
  • Pauline Detetive

Pauline Detetive

Pauline Détective (França 2012). De Marc Fitoussi. Com Audrey Lamy, Sandrine Kiberlain. Em cores/101’.

Sinopse

Sinopse


Depois de ser abandonada por seu namorado, Pauline se deixa arrastar por sua irmã para um luxuoso hotel na Riviera italiana. Em vez de entregar-se aos prazeres da se deitar ao sol e não fazer nada, Pauline se convence de que um crime tenha sido cometido no hotel e começa a brincar de ser detetive, carregando consigo um salva-vidas sedutor em suas investigações.

  • Um amor em Paris
  • Um amor em Paris

Um amor em Paris

Paris follies (França 2012). De Marc Fitoussi. Com Isabelle Huppert, Pio Marmai. Em cores/114’.

Sinopse

Sinopse

Com 50 anos mas ainda muito dinâmicos, Brigitte e Xavier são criadores em Charolles. Seus dois filhos partiram e o casal se vê num face a face incerto, fechado numa rotina que é cada vez mais pesada para Brigitte. Um dia, a festa surpresa de jovens parisienses na casa vizinha vem acelerar a crise latente…