Laurent Cantet

Laurent Cantet

(1961)

Biografia

Nasceu em Melle, na Alemanha, em 1961. <span style="font-style: italic; font-weight: bold;"><br />Tous à la manif</span>, seu primeiro curta-metragem, ganhou o prêmio Jean Vigo em 1995. Em 1998, representou a França na série 2000 visto por... com Sanguinaires – A ilha do fim do milênio. <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Recursos humanos</span> (1999), seu primeiro filme feito para o cinema, ganhou o César de melhor diretor estreante. Seu filme seguinte, <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">A agenda</span> (2001), foi premiado em Veneza. Ganha a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008 para <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Entre os muros da escola</span>.




Participação nos filmes

  • 7 Dias em Havana
  • 7 Dias em Havana
  • 7 Dias em Havana

7 Dias em Havana

7 jours à la Havane (Espanha, França 2012). De Benicio Del Toro, Gaspar Noé, Juan Carlos Tabío, Julio Medem, Laurent Cantet, Pablo Trapero, Elia Suleiman. Com Elia Suleiman, Daniel Brühl, Emir Kusturica. Em preto e branco/’.

Sinopse

Sinopse


7 Days in Havana é um retrato de Havana em 2011: uma imagem contemporânea desta cidade eclética, cheia de vida e com os olhos no futuro, contada numa longa metragem em 7 capítulos, realizados por 7 reconhecidos realizadores internacionais.Cada episódio acontece num dia da semana, e segue a rotina de vida das suas extraordinárias personagens. Um mundo longe dos conhecidos clichés turísticos, 7 Days in Havana tem como objectivo mostrar a alma da cidade e os seus diversos bairros, atmosferas, gerações e culturas, num estilo emocionante e engraçado.Sete realizadores (um cubano e seis de outros países) partilham um mesmo propósito: capturar, através das suas sensibilidades, origens e géneros cinematográficos, a energia e vitalidade que tornam Havana única. Alguns escolheram ver a cidade através do seu olhar estrangeiro, outros preferiram uma abordagem mais profunda e buscaram a inspiração nos habitantes locais.Todas as sete histórias têm argumentos independentes, mas as muitas ligações entre elas ajudam a criar uma forte unidade dramática. Lugares partilhados ajudam a esta ligação: paisagens emblemáticas de Havana, como a praia ou o Hotel Nacional constituem o pano de fundo de alguns dos capítulos. Vários personagens aparecem em mais do que uma história – o protagonista de um dos argumentos desempenha um papel secundário em outro – ligando subtilmente as histórias e mostrando que em Havana todas as esferas sociais se movimentam lado a lado, entrelaçando-se e cruzando-se em vários momentos da semana.

  • A Agenda
  • A Agenda

A Agenda

L'Emploi du temps (França 2001). De Laurent Cantet. Com Karin Viard. Em cores/128’.

Sinopse

Sinopse

Vincent está desempregado, mas sem coragem de contar à esposa e aos três filhos. Todas as manhãs ele sai para "trabalhar", mas na verdade fica perambulando pela cidade. No seu desespero por se reintegrar à sociedade, Vincent simula viagens de negócios e chega ao cúmulo de entrar em escritórios e cumprimentar as pessoas como se fosse parte da equipe. Quanto mais o tempo passa, mais Vincent se enrola para convencer a família de que tem uma agenda cheia de compromissos e suas mentiras começam a surtir efeito, aumentando os problemas familiares e sua angústia pessoal.
  • A trama
  • A trama
  • A trama

A trama

L'atelier (França 2017). De Laurent Cantet. Com Marina Foïs. Em cores/113’.

Sinopse

Sinopse

Antoine aceita um convite para participar de um grupo de escrita, em que alguns jovens têm a tarefa de escrever um romance policial com a ajuda de Olivia, uma famosa romancista. Durante o processo, o texto vai acabar revisitando assuntos antigos da cidade, fazendo com que Antoine perca o interesse e criando uma complicada inimizade com o grupo.
  • Em Direção ao Sul
  • Em Direção ao Sul
  • Em Direção ao Sul
  • Em Direção ao Sul
  • Em Direção ao Sul

Em Direção ao Sul

Vers le sud (Canadá, França 2005). De Laurent Cantet. Com Charlotte Rampling, Karen Young, Louise Portal, Lys Ambroise, Ménothy Cesar. Em cores/105’.

Sinopse

Sinopse


No Haiti dos anos de 1980, três mulheres americanas aproveitam suas férias e vivem emoções tropicais de forma diferente, com o mesmo homem. Ellen é uma mulher arrogante de Boston, mandona e afetada. Brenda é uma inocente do meio oeste com desejos masoquistas escondidos. Sue é brincalhona e adora sexo. Todas as três têm Legba como objeto de seu desejo. Ele é um jovem haitiano que proclama sua liberdade para se comportar como bem quiser. A curiosa ligação que as três americanas estabelecem com Legba fará com que elas descubram a outra face do Haiti, feita de pobreza e violência.

  • Entre os Muros da Escola
  • Entre os Muros da Escola
  • Entre os Muros da Escola
  • Entre os Muros da Escola
  • Entre os Muros da Escola

Entre os Muros da Escola

Entre les murs (França 2008). De Laurent Cantet. Com François Bégaudeau, Laura Baquela, Nassim Amrabt. Em cores/128’.

Sinopse

Sinopse

François Marin é professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e os colegas buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com qeu os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Sua sala de aula reflete a realidade contemporânea francesa com os choques entres diferentes culturas, e ele tem que lidar com o difícil comportamento e descaso dos alunos, junto com o baixos salário. * Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2007 * * Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro

Foxfire, Confessions d'un Gang de filles

Foxfire, Confessions d'un Gang de filles

(Canadá, França 2012). De Laurent Cantet. Em cores/143’.

Sinopse

Sinopse

Com Raven Adamson, Katie Coseni, Claire Mazerolle, Madeleine Bisson


Nos anos 1950, em um bairro popular de uma pequena cidade americana, um grupo de adolescentes se une em uma gangue chamada Foxfire. Reunidas em torno da destemida Legs, elas protegem umas às outras e combatem os frequentes abusos de homens da região. Em atos de vingança, as jovens se rebelam contra uma sociedade na qual as mulheres se veem condenadas à opressão e a poucas perspectivas de ascensão social. Adotando atos igualmente violentos, a Foxfire terá agora que lidar com as consequências de suas ações. Adaptação do livro de Joyce Carol Oates.

  • Recursos Humanos
  • Recursos Humanos
  • Recursos Humanos

Recursos Humanos

Ressources humaines (França 2000). De Laurent Cantet. Com Jalil Lespert. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse


Franck é um jovem estudante de uma grande faculdade de comércio. Ao voltar para a casa dos pais, consegue um estágio na empresa onde seu pai é porteiro há trinta anos. Trabalhando no setor de recursos humanos, achou que conseguiria mudar o conservadorismo da empresa, negociando para que houvesse uma redução nas horas de trabalho dos empregados. Mas logo descobre que sua tarefa é preparar caminho para uma reestruturação que levará a demissão de doze pessoas, inclusive do seu pai.

  • Retorno à Ítaca
  • Retorno à Ítaca

Retorno à Ítaca

Retour à Ithaque (França 2014). De Laurent Cantet. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

O sol se põe em Havana. Cinco amigos se reúnem para celebrar o retorno de Amadeo após 16 anos de exílio em Madri.

Todos para a manifestação!

Tous à la manif (França 1995). De Laurent Cantet. Em cores/26’.

Sinopse

Sinopse

Os estudantes de ensino médio preparam uma manifestação em um café. Serge, garoto tímido e filho do patrão, trabalha como servente. Ele decide se misturar com o grupo de estudantes.

* Primeiro curta-metragem de Laurent Cantet.
* Prêmio Jean Vigo 1995 - Melhor curta-metragem