Jean-Paul Belmondo

Jean-Paul Belmondo

(1933)

Biografia

Jean-Paul Belmondo é um ator francês.<br />É filho do famoso escultor parisiense Paul Belmondo (1898-1982) e da dançarina Madeleine Belmondo. É também conhecido como "Bébel".<br />Na juventude, não foi muito bem nos estudos, mas desenvolveu uma grande paixão pelo box e pelo futebol. Pensou em se tornar boxeador profissional, mas desistiu e começou a atuar aos 17 anos de idade. <br />Em 1954, conseguiu o ingresso no Conservatório de Paris e iniciou sua carreira no cinema em 1955, com diversos papéis secundários.<br />Sua primeira grande performance foi em <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">À bout de souffle</span> (Acossado) de <span style="font-weight: bold;">Jean-Luc Godard</span> em (1960), que o tornou um dos grandes icones da Nouvelle Vague. Trabalhou de novo com Godard em <span style="font-weight: bold;"><em>Une femme est une femme</em></span> (1961) e <span style="font-weight: bold;"><em>Pierrot le fou</em></span> (1965).<br />Em 1964 esteve no Brasil para filmar <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">O Homem do Rio</span>, em cenas coloridas no qual aparece a recém-fundada Brasília, uma relíquia histórica da nova capital.<br />Começou a sua carreira em filmes de autor e fez muitos filmes de grande audiência na década de 70. Se tornou um dos atores franceses mais importantes da sua geração. <br />




Participação nos filmes

  • A double tour
  • A double tour
  • A double tour

A double tour

(França, Itália 1959). De Claude Chabrol. Com Jean-Paul Belmondo, Madeleine Robinson. Em cores/93’.

Sinopse

Sinopse


Numa magnífica propriedade perto de Aix-en-Provence, a família Marcoux vive sob a máscara da respeitabilidade. Na verdade, Henri Marcoux trai sua mulher com a bela Léda, o filho é instável e a filha fica noiva de um homem pouco recomendável. Quando Léda é achada assassinada, toda a família é suspeita.

  • A Estranha Herança de Bart Cordell
  • A Estranha Herança de Bart Cordell
  • A Estranha Herança de Bart Cordell
  • A Estranha Herança de Bart Cordell

A Estranha Herança de Bart Cordell

L'Héritier (França, Itália 1973). Com Jean Dessailly, Jean Rochefort, Jean-Paul Belmondo, Maurice Garrel. Em cores/112’.

Sinopse

Sinopse

De Philippe Labro.


Com a morte do pai, Bart Cordell volta para os Estados Unidos e herda um vasto império industrial, assim como um jornal, «The Globe». Ameaçado, ele escapa por pouco de um atentado. Bart descobre então que o pai foi assassinado por um grupo industrial dirigido por seu próprio sogro, o conde Galazzi, que financia um partido neofascista. Correndo risco de vida, Cordell denuncia o escândalo...

A Francesa e o Amor

A Francesa e o Amor

La Française et l'amour (França 1960). Com Annie Girardot, Claude Rich, Jean-Paul Belmondo. Em preto e branco/132’.

Sinopse

Sinopse

O filme concentra-se na natureza do amor, ilustrando este sentimento em sete aspectos distintos. Na infância, aos 9 anos Pierre-Jean Vaillard, sofre uma experiência traumática quando é tirado dos pais, contrariando literalmente a teoria de concepção. Na adolescência, uma pequena menina (Annie Sinigalla) constrói um mundo de fantasia elaborado na ocasião do primeiro beijo. Quanto a virgindade, este é um estudo da frustração, como um jovem casal de noivos, Valerie Lagrange e Pierre Michel, agonizam enquanto esperam a consumação do casamento. O matrimônio, uma união que quase termina antes de começar. Os recém-casados (Marie-Jose Nat e Claude Rich) brigam o tempo todo, até na lua-de-mel. O adultério permite ao marido, Paul Meurisse, a oportunidade de calmamente ensinar ao amante de sua esposa, Jean- Paul Belmondo, como lidar com ela. No divórcio, o casal Annie Girardot e François Pierer descobrem que é impossível separar-se civilizadamente. E com Uma Mulher Solitária, o bígamo Robert Lamoreaux conhece sua Batalha de Waterloo nos personagens, Carol de Martine e Sylvia Montfort. Obra-prima ímpar e indiscutível que reúne os maiores mestres do cinema europeu.
  • A Sereia do Mississipi
  • A Sereia do Mississipi
  • A Sereia do Mississipi
  • A Sereia do Mississipi
  • A Sereia do Mississipi

A Sereia do Mississipi

La Sirene du Mississipi (França 1969). De François Truffaut. Com Catherine Deneuve, Jean-Paul Belmondo, Michel Bouquet, Nelly Borgeaud. Em cores/120’.

Sinopse

Sinopse

Louis Mathé é um rico industrial plantador de tabaco das ilhas Reunião que decide se casar, e para isso coloca anúncios no jornal. Conhece assim Julie Roussel, mulher maravilhosa, que conheceu primeiramente por cartas. Depois do casamento, ela desaparece, levando consigo todo o dinheiro de Louis. Ele parte atrás da farsante e a reencontra casualmente na França, depois de colocar um detetive no seu encalço. Na realidade, seu nome é Marion, garota de programa que tomou o lugar da verdadeira Julie. Entretanto, ela consegue sensibilizar Louis. Nesse momento, o detetive reaparece. Temendo não conseguir livrá-la da polícia, Louis o mata. Ele e ela fogem e se refugiam num chalé. Ela tenta envenená-lo e ele confessa estar louco de amor. Eles partem juntos pela neve.

  • Acossado
  • Acossado
  • Acossado

Acossado

À bout de souffle (França 1960). De Jean-Luc Godard. Com Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo. Em preto e branco/80’. Classificação etária 12 anos.

Sinopse

Sinopse


Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard segue Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade. Em Paris, ele persuade a relutante Patricia Franchisi, uma estudante americana com quem se envolveu, a escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde entre conversas e namoras, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

CONFIRA O DOSSIÊ PEDAGÔGICO DO FILME DISPONÍBILIZADO EM FRANCÊS PELO CNC

As Cento e uma noites

As Cento e uma noites

Les Cent et une nuits (França 1994). De Agnès Varda. Com Daniel Auteuil, Michel Piccoli, Alain Delon, Anouk Aimée, Fanny Ardant, Gérard Depardieu, Jane Birkin, Jean-Paul Belmondo, Jeanne Moreau, Marcello Mastroianni, Mathieu Demy, Patrick Bruel, Robert de Niro, Romane Bohringer, Sandrine Bonnaire. Em cores/122’.

Sinopse

Sinopse

O Senhor Cinema é quase centenário! Ex-ator, diretor e produtor, ele acredita personificar o próprio cinema e vive num castelo-museu, com seu mordomo-guardião, Firmin. Ele contrata uma jovem estudante, Camille, para exercitar aerobicamente sua memória, mas ela e seu amigo, Mica, querem fazer cinema. Eles armam então um complô para roubar dinheiro do velho, enquanto ele recebe seus amigos.
  • Cartouche
  • Cartouche
  • Cartouche
  • Cartouche
  • Cartouche

Cartouche

(França, Itália 1961). De Philippe De Broca. Com Claudia Cardinale, Jean Rochefort, Jean-Paul Belmondo, Jess Hahn, Marcel Dalio, Odile Versois. Em cores/111’.

Sinopse

Sinopse

Em Paris, sob a Regência, as aventuras movimentadas de Cartouche, ladrão do bem. Depois de ter-se revoltado contra o chefe da gangue Malichot, ele se engaja no exército, onde rouba o soldo do regimento, que distribui aos bandidos. Estes o aceitam como chefe no lugar de Malichot...

  • Cem Mil Dólares ao Sol
  • Cem Mil Dólares ao Sol
  • Cem Mil Dólares ao Sol
  • Cem Mil Dólares ao Sol
  • Cem Mil Dólares ao Sol

Cem Mil Dólares ao Sol

Cent mille dollars au soleil (França, Itália 1964). De Henri Verneuil. Com Bernard Blier, Jean-Paul Belmondo, Lino Ventura. Em preto e branco/130’.

Sinopse

Sinopse


Às portas do deserto, Castigliano dirige uma empresa de transportes rodoviários. Certo dia, ele contrata Hans Steiner, a quem confia a missão de conduzir um carregamento clandestino de cem mil dólares ao coração da África. Ao saber disso, Rocco se vê livre do motorista e rouba o veículo. Castigliano promete então uma grande recompensa a Marec, seu melhor motorista, se ele recuperar o caminhão. Começa assim uma incrível perseguição.

Flic ou Voyou

(França 1978). De Georges Lautner. Com Jean-Paul Belmondo, Michel Galabru. Em cores/102’.

Sinopse

Sinopse

Dois chefões dominam a cidade de Nice com o conluio de alguns policiais. Um delegado e uma prostituta são achados mortos. Para pôr ordem, apela-se para Stanislas Borowitz da "polícia das ploícias". Borowitz age incógnito e sem se preocupar com as regras. Um policial com métodos de marginal. Mas a chegada inesperada de sua filha de treze anos irá contrariar seus planos....
  • Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague
  • Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague
  • Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague

Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague

Deux de la vague (Estados Unidos, França 2009). De Emmanuel Laurent. Com Anouk Aimée, Charles Aznavour, Jean-Claude Brialy, Jean-Paul Belmondo, P. Klossowski. Em cores/91’. Classificação etária 12 anos.

Sinopse

Sinopse


Documentário sobre o nascimento do movimento que mudou a forma de se fazer cinema na França, a Nouvelle Vague, que revelou ao mundo dois dos maiores cineastas de todos os tempos: François Truffaut e Jean-Luc Godard.