Hiner Saleem

Biografia

Nasceu em 1964, no Curdistão iraquiano. Aos 17 anos, deixou o país, para fugir da opressão de Saddam Hussein. Morou na Síria, na Itália e atualmente vive em Paris. Era artista plástico antes de se dedicar ao cinema. Seu primeiro filme, Vive la Mariée... et la Libération du Kurdistan, foi rodado em 1997. Fez também Passeurs de Rêves, em 2000. Participou da 27ª Mostra com Vodka Lemon, de 2003, prêmio de melhor filme em Veneza, na sessão Contracorrente.




Participação nos filmes

  • Les Toits de Paris
  • Les Toits de Paris
  • Les Toits de Paris
  • Les Toits de Paris

Les Toits de Paris

(França 2007). De Hiner Saleem. Com Michel Piccoli. Em cores/98’.

Sinopse

Sinopse

Quando as crianças crescem e não dão mais notícias, é bom ter um amigo. Para ir à piscina. Almoçar na churrascaria. Atravessar serenamente os massacrantes dias do verão. Mas quando até o amigo acaba faltando, a existência torna-se perigosa. Tanto mais perigosa quanto envelhecemos, ficamos fragilizados e sós, e moramos em Paris... sob os telhados. Mas o coração ainda bate. Esperando o dia em que a força virá a faltar, quando preferiremos não mais abrir a porta, podemos ainda acreditar nos encontros... e no amor. Prêmio de Interpretação para Michel Piccoli no Festival de Locarno 2007.
  • Minha Doce Pepper Land
  • Minha Doce Pepper Land

Minha Doce Pepper Land

My Sweet Pepper Land (Alemanha, França 2013). De Hiner Saleem. Com Golshifteh Farahani, Korkmaz Arslan. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse

Após a queda de Saddam Hussein, Baran, um herói de guerra da independência do Curdistão, pensa em abandonar seu trabalho na polícia. Ele acaba aceitando uma posição em uma cidade distante na fronteira entre o Irã, o Iraque e a Turquia – uma verdadeira meca de contrabando e ilegalidade. Lá chegando, Baran conhece Govend, uma bela e jovem mulher que chegou lá para lecionar na escola local recém-aberta, apesar dos 12 irmãos que se opõem radicalmente à ideia.
  • Quilômetro Zero
  • Quilômetro Zero
  • Quilômetro Zero
  • Quilômetro Zero
  • Quilômetro Zero

Quilômetro Zero

Kilomètre Zéro (França, Iraque 2005). De Hiner Saleem. Em cores/96’.

Sinopse

Sinopse


Fevereiro de 1988, em plena guerra Irã/Iraque. Ako, um jovem curdo obrigado a se alistar no exército de Saddam Hussein, sonha fugir do país. Mas sua mulher, Selma, não quer deixar o pai. Na frente de combate, Ako considera uma sorte quando é destacado para levar o corpo de um soldado morto de volta para a família. Porém, o motorista que o leva é um árabe que odeia os curdos. A dupla de rivais terá de fazer uma longa viagem pelas terras do Iraque, onde suas profundas diferenças virão à tona, especialmente ao enfrentar as contradições de um país destroçado pela guerra.

Vodka Lemon

(Armênia, França, Itália, Suíça 2003). De Hiner Saleem. Com Lala Sarkissian, Romik Avinian. Em cores/88’.

Sinopse

Sinopse

Hamo, militar na reserva, vive num vilarejo curdo do Cáucaso. Viúvo, ele só possui um velho armário vermelho, um velho aparelho de televisão soviético, seu uniforme militar e ganha sete dólares por mês de pensão, sua única fonte de renda. Todos os dias, Hamo vai ao cemitério para tirar a neve do túmulo de sua mulher. Não muito distante, Nina, uma bela viúva de seus quarenta anos, faz a mesma coisa. No ônibus que os reconduz ao vilarejo, seus olhares se cruzam... De volta a casa, Hamo recebe uma carta do filho. O rumor de que a carta está repleta de dólares se propaga. Mas os pensamentos de Hamo não conseguem se afastar do rosto da bela estranha que cruzou no cemitério...