Gérard Depardieu

Gérard Depardieu

Biografia

Com origens humildes, filho de um operário metalúrgico, fugiu de casa aos treze anos. Após uma juventude delinquente, é encaminhado por uma assistente social a trabalhar no teatro, iniciando-se no grupo <span style="font-weight: bold;">Café de la Gare</span>, onde conhece <span style="font-weight: bold;">Patrick Dewaere</span> e <span style="font-weight: bold;">Miou-Miou</span>. Estreia-se no cinema, ainda adolescente, com a curta-metragem <span style="font-style: italic;">Le Beatnik</span> <span style="font-style: italic;">et le minet </span>(1965). <br />Depois de actuar em pequenos papéis, populariza-se em <span style="font-style: italic;">Os Corações Loucos</span> (1974) de Bertrand Blier. Na década de 1980 consolida-se como um dos mais importantes actores franceses. Trabalha com F. Truffaut, M. Pialat, P. Weber, C. Berri, e muitos outros. <br />Foram-lhe atribuídas duas vezes o prémio César, pelas suas interpretações em <span style="font-style: italic;">Le Dernier métro</span> (1980) de François Truffaut e <span style="font-style: italic;">Cyrano </span>(1990) de Jean-Paul Rappeneau. O último valeu-lhe igualmente a nomeação ao Óscar de Melhor Actor Estrangeiro. O seu porte favorece igualmente a sua interpretação do herói dos quadrinhos Obélix em <span style="font-style: italic;">Astérix e Obélix Contra César</span>, adaptação para o cinema da obra de Goscinny e Uderzo. O filme foi um enorme sucesso na França e no mundo, sendo continuado em 2002 por <span style="font-style: italic;">Astérix & Obélix: Missão Cleópatra</span>. E hoje em dia o ator francês mais conhecido no mundo. <br />




Participação nos filmes

Un Pont entre Deux Rives

(França 1998). De Gérard Depardieu. Com Gérard Depardieu, Carole Bouquet, Dominique Reymond, Mélanie Laurent. Em cores/88’.

Sinopse

Sinopse

Mina, jovem e bela jovem cheia de sonhos, desposou Georges, que a fascinava por seu espírito empreendedor. Mas quinze anos depois do nascimento do filho Tommy, os sonhos evaporados a deixam disponível para a aventura que pode lhe proporcionar o belo Mathias, engenheiro que percorre o mundo construindo pontes e portos. Inevitavelmente esta história de amor irá preencher os sonhos de Nina…
Uranus

Uranus

(França 1990). De Claude Berri. Com Gérard Depardieu, Michel Blanc. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

Primavera de 1945. Uma pequena cidade do interior severamente destruída pelos bombardeios. Todos deveriam regozijar-se pelo fim da guerra, mas entre comunistas e colaboracionistas a paz custa a voltar. A tensão aumenta quando se sabe que Maxime Louin, autor de artigos pró-Hitler durante a Ocupação, está de volta e esconde-se em algum lugar da cidade.
  • Vale do amor
  • Vale do amor
  • Vale do amor

Vale do amor

The Valley of Love (França 2016). De Guillaume Nicloux. Com Gérard Depardieu, Isabelle Huppert. Em cores/93’.

Sinopse

Sinopse

Um casal de meia idade vive o luto por perder um filho quando encontram uma carta do falecido pedindo para encontrá-los no Vale da Morte, nos Estados Unidos. Intrigados, eles resolvem fazer a viagem e comparecer ao encontro.
Vatel: um Banquete para o Rei

Vatel: um Banquete para o Rei

Vatel (França 2000). Com Gérard Depardieu. Em cores/103’. Classificação etária 14.

Sinopse

Sinopse

Durante o reinado de Luís XIV, o Príncipe de Condé tenta seduzir o rei com um fim de semana com muito luxo para acabar com as dívidas da província. Porém, Vatel, o mordomo do Príncipe, se apaixona e passa disputar uma mulher com o monarca, atrapalhando todos os planos do príncipe. Oscar (indicação) Direção de Arte - 2001
  • Viagem do Coração
  • Viagem do Coração
  • Viagem do Coração
  • Viagem do Coração
  • Viagem do Coração

Viagem do Coração

Bon voyage (França 2004). De Jean-Paul Rappeneau. Com Aurore Clement, Edith Scob, Gérard Depardieu, Grégori Dérangère, Isabelle Adjani, Michel Vuillermoz, Virginie Ledoyen. Em cores/114’.

Sinopse

Sinopse

Pouco após o início da 2ª Guerra Mundial a Alemanha invade a França, ocupando Paris. Figuras importantes, como parlamentares, jornalistas, médicos e intelectuais, se refugiam no hotel Splendide, em Bordeaux - cidade livre do domínio nazista. Quando essa elite se vê obrigada a conviver com espiões e criminosos, passa a surgir toda espécie de intrigas e alianças políticas. Mas também nascem tórridos romances, como o vivido por um jovem que precisa escolher entre uma atriz famosa e uma estudante, enquanto se posiciona frente a questões políticas.

  • Vidocq
  • Vidocq
  • Vidocq
  • Vidocq

Vidocq

(França 2001). De Pitof. Com Guillaume Canet, André Dussolier, Edith Scob, Gérard Depardieu, Gilles Arbona, Isabelle Renaud, Moussa Maaskri. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse

Paris, 1830. Às vésperas de uma segunda revolução, a capital está em rebuliço e o barulho da revolta só cresce. Carlos X acaba de abdicar. Vidocq, o chefe da segurança nacional, persegue uma estranha criatura conhecida como O Alquimista, ­a qual, supõe-se, é responsável por uma série de crimes e raptos. Quando finalmente encontra o inimigo, Vidocq é vencido e, horrorizado ao descobrir o verdadeiro rosto do Alquimista, joga-se num poço em chamas. Etienne, um jornalista que pretendia escrever um livro sobre Vidocq, passa então a seguir os últimos passos de seu personagem e acaba tendo surpreendentes revelações em sua viagem ao submundo de Paris.

Volpone

(França 2003). De Frédéric Auburtin. Com Gérard Depardieu. Em cores/90’. Classificação etária 12.

Sinopse

Sinopse

Golpista viaja de cidade em cidade se passando por um homem rico que tem um testamento por fazer.