Gérard Depardieu

Gérard Depardieu

Biografia

Com origens humildes, filho de um operário metalúrgico, fugiu de casa aos treze anos. Após uma juventude delinquente, é encaminhado por uma assistente social a trabalhar no teatro, iniciando-se no grupo <span style="font-weight: bold;">Café de la Gare</span>, onde conhece <span style="font-weight: bold;">Patrick Dewaere</span> e <span style="font-weight: bold;">Miou-Miou</span>. Estreia-se no cinema, ainda adolescente, com a curta-metragem <span style="font-style: italic;">Le Beatnik</span> <span style="font-style: italic;">et le minet </span>(1965). <br />Depois de actuar em pequenos papéis, populariza-se em <span style="font-style: italic;">Os Corações Loucos</span> (1974) de Bertrand Blier. Na década de 1980 consolida-se como um dos mais importantes actores franceses. Trabalha com F. Truffaut, M. Pialat, P. Weber, C. Berri, e muitos outros. <br />Foram-lhe atribuídas duas vezes o prémio César, pelas suas interpretações em <span style="font-style: italic;">Le Dernier métro</span> (1980) de François Truffaut e <span style="font-style: italic;">Cyrano </span>(1990) de Jean-Paul Rappeneau. O último valeu-lhe igualmente a nomeação ao Óscar de Melhor Actor Estrangeiro. O seu porte favorece igualmente a sua interpretação do herói dos quadrinhos Obélix em <span style="font-style: italic;">Astérix e Obélix Contra César</span>, adaptação para o cinema da obra de Goscinny e Uderzo. O filme foi um enorme sucesso na França e no mundo, sendo continuado em 2002 por <span style="font-style: italic;">Astérix & Obélix: Missão Cleópatra</span>. E hoje em dia o ator francês mais conhecido no mundo. <br />




Participação nos filmes

Festival Varilux de Cinema Francês

Festival Varilux de Cinema Francês

(França 2011). De Abdellatif Kechiche, Alain Gagnol, François Ozon, Marc Fitoussi, Mia Hansen-Løve, Michel Leclerc, Pierre Salvadori. Com Audrey Tautou, Aure Atika, Catherine Deneuve, Fabrice Luchini, Gérard Depardieu, Isabelle Huppert, Jacques Gamblin, Jérémie Renier, Judith Godrèche, Karin Viard, Nathalie Baye, Sami Bouajila, Sandrine Bonnaire, Sara Forestier, Zinedine Soualem. Em cores/’.

Sinopse

Sinopse

Grandes nomes da cinematografia francesa; exibição de 10 filmes inéditos em 22 cidades; uma mostra em homenagem à atriz Sandrine Bonnaire com oito longas-metragens graças ao Institut Français; exibição de dois filmes ao ar livre e encontro profissional para discutir a distribuição cinematográfica entre o Brasil e a França: essa é a programação do Festival Varilux de Cinema Francês que acontece a partir de 8 de junho em 22 cidades brasileiras. O evento será simultâneo no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23, e em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.

Mais informações sobre a programação aqui.

Forte Saganne

Fort Saganne (França 1984). De Alain Corneau. Com Gérard Depardieu, Hippolyte Girardot, Philippe Noiret. Em cores/182’. Classificação etária 12.

Sinopse

Sinopse

Homem simples alista-se no exército francês et vai para Oriente Médio, tornando-se um grande militar, diplomata e heroí.
  • Germinal
  • Germinal
  • Germinal
  • Germinal
  • Germinal

Germinal

(Bélgica, França, Itália 1993). De Claude Berri. Com Jean Carmet, Miou-Miou, Bernard Fresson, Frédéric Van Den Driessche, Gérard Depardieu, Jacques Dacqmine, Jean-Roger Milo, Judith Henry. Em cores/160’.

Sinopse

Sinopse

O filme aborda os movimentos grevistas de um grupo de mineiros no norte da França do século XIX contra a exploração de que são vítimas. Ao se levantarem contra o sistema, passam ser alvos da repressão das autoridades. Baseado no romance homônimo de Émile Zola.
  • Infelizmente para Mim
  • Infelizmente para Mim
  • Infelizmente para Mim
  • Infelizmente para Mim

Infelizmente para Mim

Hélas Pour Moi (França, Suíça 1993). De Jean-Luc Godard. Com Gérard Depardieu. Em cores/95’. Classificação etária 12.

Sinopse

Sinopse

A vontade que Deus sente de experimentar o desejo humano, o sofrimento, o prazer e de saber como começa o amor. Para isso, Ele entra no corpo do cineasta Simon Donnadieu. Uma crítica à Igreja Católica.
  • Inimigo Público Nº 1 - Instinto de Morte
  • Inimigo Público Nº 1 - Instinto de Morte
  • Inimigo Público Nº 1 - Instinto de Morte
  • Inimigo Público Nº 1 - Instinto de Morte

Inimigo Público Nº 1 - Instinto de Morte

L'Ennemi public n°1 - L'Instinct de mort (Canadá, França, Itália 2008). De Jean-François Richet. Com Cécile de France, Florence Thomassin, Gérard Depardieu, Ludivine Sagnier, Roy Dupuis, Vincent Cassel. Em cores/110’.

Sinopse

Sinopse

Esta primeira parte de dois filmes retrata a vida de um dos maiores gângsteres da França.


Ao retornar para a casa dos pais após a Guerra da Argélia, Jacques Mesrine prefere uma vida de pequenos delitos a seu emprego medíocre. Aos poucos sobe na hierarquia criminosa e torna-se um fugitivo da polícia.

  • Jean de Florette
  • Jean de Florette
  • Jean de Florette
  • Jean de Florette
  • Jean de Florette

Jean de Florette

(França, Itália, Suíça 1986). De Claude Berri. Com Daniel Auteuil, Emmanuelle Béart, Gérard Depardieu, Yves Montand. Em cores/122’.

Sinopse

Sinopse


Para forçar o dono da propriedade a vender tudo, vizinho planeja cortar a única fonte de água do lugar para levá-lo à falência.

Le Sucre

Le Sucre

(França 1978). Com Michel Piccoli, Gérard Depardieu. Em cores/104’.

Sinopse

Sinopse

De Jacques Rouffio.
Les valseuses

Les valseuses

(França 1974). De Bertrand Blier. Com Gérard Depardieu. Em cores/113’. Classificação etária 12.

Sinopse

Sinopse

Jean-Claude e Pierrot, dois marginais da periferia, aprontam todas e divertem-se aterrorizando os moradores do bairro roubando bolsas dos pedestres e carros. Certa noite, depois de roubar um carro, eles fogem levando junto Marie-Ange, uma moça delicada e tímida...
  • Loulou
  • Loulou

Loulou

(França 1981). De Maurice Pialat. Com Gérard Depardieu. Em cores/101’.

Sinopse

Sinopse

Certa noite, Nelly conhece Loulou, um jovem sem rumo, que passou alguns meses na prisão por conta de pequenos roubos. Violentamente colocada pra fora de casa pelo marido, ela vai viver com ele. Logo Nelly está grávida, mas Loulou não muda sua vida de marginal e fica dividido entre os amigos e os pequenos golpes noturnos. Magoada com a atitude de Loulou, Nelly resolve tirar o filho...
  • Mais que o Máximo
  • Mais que o Máximo
  • Mais que o Máximo
  • Mais que o Máximo
  • Mais que o Máximo

Mais que o Máximo

Coco (França 2009). De Gad Elmaleh. Com Gad Elmaleh, Daniel Cohen, Gérard Depardieu, Jacques Spiesser. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

Aos 40 anos de idade, Coco é um exemplo de sucesso. Há 15 anos, imigrou para a França sem um centavo, e agora, graças à invenção de uma água vibrante, tornou-se um rico empresário. Mas sua grande recompensa ainda está por vir: o Bar Mitzvah de seu filho Samuel, daqui a seis meses. Por isso, ele concentra todas as suas energias na organização do que considera o evento nacional do ano. Coco, no entanto, fica tão obsessivo em impressionar todo mundo que se aproxima da loucura. Sem perceber, ele faz sua mulher, sua mãe e mesmo seu querido filho gradualmente se distanciarem dele.