Charlotte Gainsbourg

Charlotte Gainsbourg

Biografia

<span style="font-weight: bold;">Charlotte Gainsbourg</span> (Londres, 21 de Julho de 1971) é uma atriz e cantora francesa. É filha do poeta e cantor francês <span style="font-weight: bold;">Serge Gainsbourg</span> e da actriz <span style="font-weight: bold;">Jane Birkin</span>. Crescendo numa família ligada ao teatro e à música, fez o seu primeiro filme em 1984, <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">Paroles et musique</span>. Em 1986 ganhou o César de actriz mais promissora, pela sua participação no filme <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">L'Effrontée</span> e, em 2000, voltou a ganhá-lo, desta vez de melhor actriz coadjuvante no filme <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">La Bûche</span>. Em 2009, ela recebeu o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu trabalho em <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">Antichrist</span>. Para além da sua carreira como actriz, gravou dois álbuns e cantou a canção-título de um dos seus filmes. Atualmente vive e trabalha em França, onde é casada com o ator e realizador <span style="font-weight: bold;">Yvan Attal</span>, pai dos seus dois filhos.




Participação nos filmes

  • 3 Corações
  • 3 Corações
  • 3 Corações

3 Corações

3 Coeurs (Alemanha, Bélgica, França 2014). De Benoit Jacquot. Com Benoît Poelvoorde, Charlotte Gainsbourg, Chiara Mastroianni. Em cores/106’.

Sinopse

Sinopse

Após perder o trem de volta para Paris, Marc encontra Sylvie em uma cidade provincial francesa. Eles andam pelas ruas até de manhã, conversando sobre tudo, menos sobre suas vidas pessoais. A química entre os dois é muito forte, mas Marc tem que pegar o trem. Então, ele combina um reencontro, alguns dias depois. Mas, por causa de imprevistos, os dois não se veem. Marc acaba conhecendo Sophie e se aproxima dela, sem saber que ela é irmã de Sylvie.
  • A Árvore
  • A Árvore
  • A Árvore
  • A Árvore

A Árvore

L'Arbre (Austrália, França 2010). De Julie Bertuccelli. Com Charlotte Gainsbourg. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse

Um casal vive feliz com seus quatro filhos em um vilarejo da Austrália. Depois da morte repentina de seu pai, Simone, de oito anos, passa a dividir um segredo com sua mãe Dawn: ela acredita que seu pai pode conversar com ela através das folhas de sua árvore preferida e passa horas ali, sentindo a presença dele. O novo vínculo entre mãe e filha é ameaçado quando Dawn começa um relacionamento com George, o encanador contratado para remover as raízes incômodas da árvore. Quando os galhos da árvore começam a entrar pela casa, a família é forçada a tomar uma decisão.

A noiva perfeita

A noiva perfeita

Prête-moi ta main (França 2006). De Alain Chabat. Com Alain Chabat, Aïssa Maiga, Bernardette Lafont, Charlotte Gainsbourg. Em cores/90’.

Sinopse

Sinopse

O solteirão Luis não tem sossego com sua família, que quer que ele se case de qualquer maneira. Ele resolve bolar um plano: encontrar uma mulher disposta a se passar por sua noiva e abandona-lo no dia do casamento. Assim, ele nunca mais precisará ouvir falar no assunto.

A Pequena Ladra

La Petite Voleuse (França 1988). De Claude Miller. Com Chantal Banlier, Charlotte Gainsbourg, Didier Bezace, Raoul Billerey, Simon de La Brosse. Em cores/110’.

Sinopse

Sinopse

Numa pequena cidade do centro da França, Janine, uma jovem colegial criada por seus tios, se entedia. Sonhando em escapar desta existência morna, a adolescente provinciana resolve arriscar uns pequenos furtos... Para desembaraçar-se da pequena ladra, seus tutores a colocam como empregada de uma família rica da região. Janine começa finalmente a sentir o gosto da liberdade….
  • Anticristo
  • Anticristo
  • Anticristo
  • Anticristo
  • Anticristo

Anticristo

Antichrist (Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Suécia 2009). De Lars Von Trier. Com Charlotte Gainsbourg, Willem Dafoe. Em cores/106’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse


Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista que tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Mas as coisas acabam ficando ainda piores na vida dos dois...

Confissões  de um  jovem apaixonado.

Confissões de um jovem apaixonado.

Confession d'un enfant du siècle (Alemanha, França, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK) 2011). De Sylvie Verheyde. Com Charlotte Gainsbourg, Peter Doherty. Em cores/120’.

Sinopse

Sinopse

Em 1830, na cidade de Paris, Octave vive depressivo, desde que foi abandonado por sua amante. Quando seu pai morre, ele volta ao seu país de origem, onde encontra Brigitte, uma viúva dez anos mais velha do que ele. Octave se apaixona perdidamente, mas não consegue se entregar facilmente a este amor.

Felix e Lola

Felix et Lola (França 2001). De Patrice Leconte. Com Charlotte Gainsbourg. Em cores/89’.

Sinopse

Sinopse

Profissional de um parque de diversões conhece Lola, uma jovem triste e silenciosa. Ao se apaixonar por ela, percebe que há um mistério envolvendo seu passado.
  • Incompreendida
  • Incompreendida

Incompreendida

L'Incompresa (França, Itália 2014). De Asia Argento. Com Charlotte Gainsbourg. Em cores/107’.

Sinopse

Sinopse

Em meio à um violento divórcio, os pais infantis e egoístas de Aria estão preocupados demais com suas carreiras e casos extra-conjugais para cuidar adequadamente das necessidades da filha. Enquanto suas duas irmãs mais velhas são mimadas, Aria é tratada com fria indiferença. No entanto, ela deseja amar e ser amada. Na escola, Aria se destaca academicamente, mas é considerado um desajuste por todos. Ela é mal compreendida. Expulsa da casa de ambos os pais, abandonado por todos, até mesmo por sua melhor amiga, Aria vagueia pela cidade com sua mochila e seu gato preto, tentando preservar a sua inocência da falta de esperança.
  • Incompreendida
  • Incompreendida
  • Incompreendida

Incompreendida

Incompresa (França, Itália 2014). De Asia Argento. Com Charlotte Gainsbourg. Em cores/110’.

Sinopse

Sinopse

Aria é uma menina de 9 anos que se vê de repente no meio do violento divórcio de seus pais e separada de sua meia-irmã em uma família despedaçada. Ela não se sente tão amada quanto gostaria. No meio da disputa entre o pai e a mãe, Aria sai de casa e vagueia pelas ruas da cidade com seu gato preto e uma mochila nas costas. À beira do abismo e da tragédia, ela tenta se proteger.

Jane B. por Agnès V

Jane B. par Agnes V. (França 1986). De Agnès Varda. Com Agnès Varda, Alain Souchon, Charlotte Gainsbourg, Farid Chopel, Henri Piednoir, Ian Marshall, James Milliard, Jane Birkin, Jean-Pierre Léaud, Laura Betti, Mathieu Demy, Monique Godard, Pascale Torsat, Philippe Leotard. Em cores/97’.

Sinopse

Sinopse

O filme é um retrato-cinematográfico, no qual descobre-se Jane Birkin sob várias facetas, em todos seus estados e em diferentes estações, como ela mesma ou como outras Jane: d’Arc, Calamity Jane, a Jane do Tarzan e a Jane do Gainsbourg. Mulher de mil reflexos, ela muda de cara e de papel para divertir-se com Agnès, que a rodeia, disfarçando-a ao propor ficções ou homenagens: Marilyn, Laurel. Um retrato semeado de mini-ficções, uma ficção semeada de mini-confidências de Jane B., no melhor de sua forma, em livre diálogo com quem a filma, Agnès V.