Audrey Tautou

Audrey Tautou

(1978)

Biografia

Audrey Tautou nasceu em Puy-de-Dôme, localidade de Auvergne e foi criada em Montluçon. Seu pai era dentista e sua mãe professora. Se interessou pela comédia ainda pequena e começou a ter aulas de atuação na escola de alto prestígio Corus Florent.

Tautou disse que Meryl Streep, Paul Newman, Juliette Lewis, Jodie Foster e Julianne Moore são seus ídolos de atuação. Em 1998 Tautou participou de um casting em um canal de televisão francês, chamado "Jeunes Premiers", e ganhou na categoria Melhor Atriz Jovem no 9° Festival de Béziers. Depois participou do filme Venus Beauty Institute, pelo qual ganhou o César de Melhor Atriz Revelação. Em 2000 ganhou um Prix Suzanne Bianchetti por ser a atriz mais promissora de seu país.

Já sendo conhecida na França pelo seu Trabalho em Venus Beauty Institute, em 2001, Tautou ganhou fama mundial pela sua atuação na comedia romântica francesa Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain. Em junho de 2004, foi convidada para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, da qual é membro desde 1 de setembro de 2006.

Em 2005 trabalhou na sua produção de Hollywood ao lado de Tom Hanks na adaptação de O Código Da Vinci, interpretando a criptologa Sophie Neveu. Também trabalhou ao lado de Gad Elmaleh em Hors de prix. Tautou disse que considera a França sua base no trabalho. Até disse em uma entrevista: "Sou uma atriz francesa. Não estou dizendo que nunca mais trabalharei em um filme que fala inglês, mas minha casa e minha carreira estão na França. Eu nunca me mudaria para Los Angeles".

Em 2008 começam as gravações do filme Coco avant Chanel, no qual irá protagonizar sendo Coco Chanel, a direção é de Anne Fontaine e o longa baseia-se no livro, L'Irrégulière, da jornalista Edmonde Charles-Roux.




Participação nos filmes

  • Finalmente livres
  • Finalmente livres
  • Finalmente livres

Finalmente livres

En liberté! (França 2017). De Pierre Salvadori. Com Adèle Haenel, Audrey Tautou, Pio Marmai. Em cores/108’.

Sinopse

Sinopse

Em uma cidade na Riviera Francesa, a detetive Yvonne é a jovem viúva do chefe de polícia Santi, um herói local. Quando ela descobre que seu marido não era exatamente o modelo de virtude tão idealizado pelo seu filho, e que o jovem rapaz, Antoine, passou 8 anos na prisão como bode expiatório de Santi, ela é jogada em um redemoinho. Yvonne quer fazer tudo o que ela pode para ajudar o atraente Antoine a recuperar sua vida e sua esposa. Tudo, no caso, menos dizer a verdade.
  • Imprevistos de uma noite em Paris
  • Imprevistos de uma noite em Paris

Imprevistos de uma noite em Paris

Overt la nuit (França 2016). De Edouard Baer. Com Audrey Tautou, Edouard Baer. Em cores/97’.

Sinopse

Sinopse

Luigi tem uma noite para salvar seu teatro em Paris. A missão envolve várias tarefas, como encontrar um macaco ator e reerguer a autoestima de um diretor japonês.
  • Instituto de Beleza Vênus
  • Instituto de Beleza Vênus
  • Instituto de Beleza Vênus
  • Instituto de Beleza Vênus

Instituto de Beleza Vênus

Vénus Beauté Institut (França 1990). De Tonie Marshall. Com Audrey Tautou, Bulle Ogier, Mathilde Seigner, Nathalie Baye. Em cores/102’. Classificação etária 12 anos.

Sinopse

Sinopse

Três mulheres trabalham no salão de beleza Vênus: uma é atraente mas não quer compromisso; outra tem tantos namorados que não sabe o que fazer com eles; e a mais nova ainda está aprendendo sobre o amor.

  • Meninas Molecas
  • Meninas Molecas
  • Meninas Molecas
  • Meninas Molecas

Meninas Molecas

Voyous, voyelles (França 1999). De Serge Meynard. Com Audrey Tautou, Axelle Adepasdeloup, Didier Bezace, Olivia Bonamy. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse


Léa, 18 anos, é geniosa e revoltada. Já sua irmã, Aurélie, 14 anos, é esperta e estudiosa. Anos antes, o pai, um fanático por mergulho, morre acidentalmente. A estabilidade familiar é abalada. Léa e Aurélie ficam sob os cuidados da mãe, que trabalha o dia inteiro para sustentá-las e pouco sabe de suas vidas: as duas irmãs passam o tempo aprontando na escola e nos arredores de casa. Um dia, conhecem Anne-Sophie, 19 anos, com quem não só dividem as travessuras como também um segredo...
* Bruxelles 2000: Indicado a Melhor Filme Europeu.

  • Na boca, não
  • Na boca, não
  • Na boca, não

Na boca, não

Pas sur la bouche (França 2003). De Alain Resnais. Com Audrey Tautou, Isabelle Nanty, Sabine Azema. Em cores/116’.

Sinopse

Sinopse

Um próspero industrial de metalurgia, Georges Valandrey, é casado com Gilberte e acha que é seu primeiro homem. Gilberte esconde-lhe que já havia sido casada, com o americano Eric Thomson e que quebrou seus votos porque este não suportava ser beijado na boca. Por um conjunto de circunstâncias extraordinárias, Georges convida Eric para jantar em sua casa, para tratarem de negócios. Enquanto isso, o jovem artista Charly persegue Gilberte, mas a irmã desta, Arlette, tenta casá-lo com a jovem Huguette.

Baseado na opereta cômica "Pas sur la Bouche!", de 1925.

  • O Enigma Chinês
  • O Enigma Chinês
  • O Enigma Chinês
  • O Enigma Chinês

O Enigma Chinês

Casse-tête chinois (França 2013). De Cédric Klapisch. Com Audrey Tautou, Cécile de France, Romain Duris. Em cores/117’.

Sinopse

Sinopse


Aos 40 anos, Xavier está se separando de Wendy, com quem tem dois filhos. Ela decide se mudar para Nova York após conhecer John, levando consigo as crianças. Sem aguentar ficar longe dos filhos, Xavier logo resolve deixar Paris e também se mudar para Nova York. Com o tempo, Xavier se adequa aos inevitáveis choques culturais e começa a criar uma rotina que lhe permita se manter economicamente, tendo que driblar a fiscalização do departamento de imigração, e ainda passar algum tempo com os filhos.
  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain (França 2001). De Jean-Pierre Jeunet. Com Audrey Tautou, Mathieu Kassowitz, Rufus. Em cores/120’. Classificação etária Livre.

Sinopse

Sinopse

O filme conta a história de Amélie, uma menina cujos pais a privaram de freqüentar a escola e ter contato com outras crianças, por acharem que ela apresentasse uma anomalia no coração. Ao crescer, Amélie muda-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete em um pequeno café e mora em um apartamento alugado onde vive suas fantasias. Certo dia porém, sua vida sofre uma transformação radical no dia em que descobre, em seu banheiro, uma antiga caixa cheia de objetos infantis pertencentes ao antigo morador do apartamento, Dominique. Empolgada, assume a missão de encontrar o dono e entregar o que achou, anonimamente. Essa jornada irá conduzi-la a um mundo totalmente novo. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo. A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre… * César de Melhor Filme, Diretor, Trilha Sonora e Diração de Arte *; * Bafta de Melhor Roteiro Original e Diração de Arte *; * 5 Indicações para o Oscar.

  • Pelo amor de Deus
  • Pelo amor de Deus
  • Pelo amor de Deus

Pelo amor de Deus

Dieu est grand je suis toute petite (França 2001). De Pascale Bailly. Com Audrey Tautou, Catherine Jacob, Edouard Baer. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse

Estrelado por Audrey Tautou, a atriz de O Código Da Vinci, Pelo Amor de Deus!!! narra a divertida história de Michèle, uma garota de 20 anos que está arrasada por ter terminado com seu namorado. É quando ela conhece Francois, um vegetariano e judeu. Apaixonada, Michèle decide converter-se ao judaísmo porque ela tem de acreditar em algo ou pelo menos em alguém.
Thérèse Desqueyroux

Thérèse Desqueyroux

Thérèse Desqueyroux (2012) (França 2012). De Claude Miller. Com Anaïs Demoustier, Audrey Tautou, Gilles Lellouche. Em cores/’.

Sinopse

Sinopse

França, década de 1920. Thérèse (Audrey Tautou), é uma adorável e espirituosa jovem mulher que se casa com Bernard Desqueyroux (Gilles Lellouche), seu vizinho, transformando assim suas respectivas terras em uma grande propriedade. Bernard tolera a personalidade e as opiniões fortes de sua brilhante esposa, mas ela logo se vê sufocada pelo tédio de sua vida provincial e pela mediocridade intelectual de seu marido. Ela sonha com o a efervecência cultural de Paris e começa a procurar uma maneira de revolucionar sua vida.
  • Uma Doce Mentira
  • Uma Doce Mentira
  • Uma Doce Mentira
  • Uma Doce Mentira
  • Uma Doce Mentira

Uma Doce Mentira

De vrais mensonges (França 2009). De Pierre Salvadori. Com Audrey Tautou, Nathalie Baye, Sami Bouajila. Em cores/105’. Classificação etária 12 anos.

Sinopse

Sinopse


Numa manhã de primavera, Emilie recebe uma linda carta de amor anônima. Sua primeira reação é jogar a carta no lixo. Mas ela vislumbra uma forma de salvar sua mãe, uma mulher triste e isolada desde a partida de seu marido. Sem pensar muito, ela envia a carta para a mãe, sem saber que o autor é Jean, seu tímido empregado. Emilie não imagina que seu gesto desencadeará uma série de desentendimentos, criando situações fora de controle.
"Do encadeamento perfeito das esquetes que valorizam o cômico de situação, Pierre Salvadori extrai esta maravilhosa diversão, cuja encenação evidencia discretamente a confusão entre o teatro e a vida. Os atores contribuem enormemente para o sucesso do filme." -Jean-Luc Douin, Le Monde