Audrey Tautou

Audrey Tautou

(1978)

Biografia

Audrey Tautou nasceu em Puy-de-Dôme, localidade de Auvergne e foi criada em Montluçon. Seu pai era dentista e sua mãe professora. Se interessou pela comédia ainda pequena e começou a ter aulas de atuação na escola de alto prestígio Corus Florent.

Tautou disse que Meryl Streep, Paul Newman, Juliette Lewis, Jodie Foster e Julianne Moore são seus ídolos de atuação. Em 1998 Tautou participou de um casting em um canal de televisão francês, chamado "Jeunes Premiers", e ganhou na categoria Melhor Atriz Jovem no 9° Festival de Béziers. Depois participou do filme Venus Beauty Institute, pelo qual ganhou o César de Melhor Atriz Revelação. Em 2000 ganhou um Prix Suzanne Bianchetti por ser a atriz mais promissora de seu país.

Já sendo conhecida na França pelo seu Trabalho em Venus Beauty Institute, em 2001, Tautou ganhou fama mundial pela sua atuação na comedia romântica francesa Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain. Em junho de 2004, foi convidada para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, da qual é membro desde 1 de setembro de 2006.

Em 2005 trabalhou na sua produção de Hollywood ao lado de Tom Hanks na adaptação de O Código Da Vinci, interpretando a criptologa Sophie Neveu. Também trabalhou ao lado de Gad Elmaleh em Hors de prix. Tautou disse que considera a França sua base no trabalho. Até disse em uma entrevista: "Sou uma atriz francesa. Não estou dizendo que nunca mais trabalharei em um filme que fala inglês, mas minha casa e minha carreira estão na França. Eu nunca me mudaria para Los Angeles".

Em 2008 começam as gravações do filme Coco avant Chanel, no qual irá protagonizar sendo Coco Chanel, a direção é de Anne Fontaine e o longa baseia-se no livro, L'Irrégulière, da jornalista Edmonde Charles-Roux.




Participação nos filmes

  • A Espuma dos Dias
  • A Espuma dos Dias
  • A Espuma dos Dias

A Espuma dos Dias

L'Écume des jours (França 2013). De Michel Gondry. Com Alain Chabat, Audrey Tautou, Omar Sy, Romain Duris. Em cores/125’.

Sinopse

Sinopse

Baseado no magnífico romance de Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloé, eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões.
  • Albergue Espanhol
  • Albergue Espanhol
  • Albergue Espanhol
  • Albergue Espanhol
  • Albergue Espanhol

Albergue Espanhol

L'Auberge espagnole (França 2002). De Cédric Klapisch. Com Audrey Tautou, Cécile de France, Judith Godrèche, Kevin Bishop, Romain Duris. Em cores/122’.

Sinopse

Sinopse


Xavier chega à Espanha totalmente despreparado – sem saber falar espanhol e catalão, triste em deixar sua namorada para trás, confuso sobre quem é ou que laços pode criar nessa cidade estrangeira. Procurando um lugar para ficar, ele acaba encontrando um casal francês recém-casado, um médico e sua solitária esposa, Anne Sophie, que lhe oferecem o sofá. Depois, encontra um lugar definitivo: um apartamento com sete estudantes de nacionalidades tão variadas quanto suas personalidades e sexualidade. Segundo Xavier, a multiplicidade de línguas faz lembrar o caos que existe em sua cabeça.

  • Amar... não tem preço
  • Amar... não tem preço
  • Amar... não tem preço
  • Amar... não tem preço

Amar... não tem preço

Hors de Prix (França 2006). De Pierre Salvadori. Com Audrey Tautou, Gad Elmaleh. Em cores/103’.

Sinopse

Sinopse

Jean, funcionário tímido de um hotel de luxo, se faz passar por milionário frente a Irène, uma aventureira interesseira. Quando ela descobre quem ele é de verdade , ela logo foge. Mas Jean, já apaixonado, vai em busca de Irène e a encontra na Côte d´Azur. Em pouco tempo arruinado, acaba imitando o estilo de vida da mulher que ama, e se torna homem de companhia num palácio magnífico. Este novo papel o aproxima de Irène que aceita finalmente a sua presença e até ensina alguns truques para ele. Também pouco a pouco começa a gostar dele...
  • Beleza Francesa
  • Beleza Francesa

Beleza Francesa

French Beauty (França, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK) 2005). De Pascale Lamche. Com Juliette Binoche, Audrey Tautou, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Sara Forestier. Em cores/68’.

Sinopse

Sinopse

Documentário que investiga o estatuto da beleza feminina no cinema e na cultura franceses. Através da exibição de trechos de filmes, imagens de arquivo e comerciais de televisão, o filme examina a relação entre o cinema e as indústrias de cosméticos, perfumes e moda. Depoimentos e imagens de ícones como Catherine Deneuve, Jeanne Moreau e Brigitte Bardot ilustram o glamour, o charme e a beleza das atrizes francesas.
  • Bem Me Quer, Mal Me Quer
  • Bem Me Quer, Mal Me Quer
  • Bem Me Quer, Mal Me Quer
  • Bem Me Quer, Mal Me Quer
  • Bem Me Quer, Mal Me Quer

Bem Me Quer, Mal Me Quer

À la folie, pas du tout! (França 2002). De Laetitia Colombani. Com Audrey Tautou, Clément Sibony, Eric Savin, Samuel Le Bihan, Sophie Guillemin. Em cores/92’.

Sinopse

Sinopse

Angelique está apaixonada por Loïc, um médico casado, prestes a ser pai. Ela parece não se importar com este obstáculo e outros que enfrentará para consquistar o amor dele. Saber esperar e chegar até à loucura são duas qualidades de Angelique. Laetitia Colombani estréia como diretora neste filme, cujo roteiro surgiu de uma tese de graduação dedicada à loucura no cinema. * Apresentado na Seção Oficial do Festival de Cinema de Valladoid, 2002.

  • Bonecas Russas
  • Bonecas Russas
  • Bonecas Russas
  • Bonecas Russas
  • Bonecas Russas

Bonecas Russas

Les Poupées russes (França, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK) 2005). De Cédric Klapisch. Com Audrey Tautou, Cécile de France, Romain Duris. Em cores/125’.

Sinopse

Sinopse


Continuação de Albergue Espanhol, reúne o diretor Cédric Klapisch com o mesmo elenco do filme anterior para narrar os eventos que dão seqüência à história de Xavier e seus amigos.


Agora com trinta e poucos anos, Xavier trabalha como escritor de telenovelas e jornalista free-lancer, mas sonha poder ser livre para escrever suas próprias histórias. Ele continua em contato com sua ex-namorada Martine, agora mãe solteira. Dividido entre Wendy, a amiga britânica, e uma modelo, Xavier conta com a ajuda de Isabelle, sua amiga lésbica, para encontrar o verdadeiro amor.

  • Coco antes de Chanel
  • Coco antes de Chanel
  • Coco antes de Chanel
  • Coco antes de Chanel
  • Coco antes de Chanel

Coco antes de Chanel

Coco avant Chanel (França 2009). De Anne Fontaine. Com Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Emmanuelle Devos, Marie Gillain. Em cores/110’.

Sinopse

Sinopse


Após a morte da mãe, Gabrielle “Coco” Chanel é deixada pelo pai num orfanato, junto com a irmã. Na juventude, trabalha numa alfaiataria durante o dia e canta à noite num cabaré. Lá conhece o milionário Étienne Balsan, que a leva para viver com ele. É fazendo roupas para o amante que Chanel desenvolve o talento de estilista. Sem colocar limites entre a vida, o amor e o trabalho, passa a usá-las também. Mesmo vivendo apaixonadamente, sabia no entanto que nunca se casaria. Nem com o homem de sua vida, Boy Capel. Afrontando as convenções do seu tempo, Chanel inventa a mulher moderna.

  • Enfim, Juntos
  • Enfim, Juntos
  • Enfim, Juntos
  • Enfim, Juntos
  • Enfim, Juntos

Enfim, Juntos

Ensemble, c'est tout (França 2007). De Claude Berri. Com Guillaume Canet, Audrey Tautou, Françoise Bertin, Hélène Surgère. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

Adaptação do livro homônimo de Anna Gavalda.


A história se passa na romântica cidade de Paris. O filme mostra o encontro de quatro pessoas que aparentemente não têm nada em comum, exceto o fato de serem absolutamente solitárias.

  • Eterno Amor
  • Eterno Amor
  • Eterno Amor
  • Eterno Amor
  • Eterno Amor

Eterno Amor

Un long dimanche de fiançailles (Estados Unidos, França 2004). De Jean-Pierre Jeunet. Com André Dussolier, Audrey Tautou, Jean-Claude Dreyfus, Jean-Pierre Darroussin, Julie Depardieu, Marion Cotillard. Em cores/134’.

Sinopse

Sinopse

Após o término da 1ª Guerra Mundial, a jovem Mathilde aguarda notícias sobre Maneth, seu noivo. Mathilde fica sabendo que Maneth fez parte de um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram sua própria mutilação, para que deixassem a frente de batalha da guerra. Os cinco são condenados à morte pela Corte Marcial e, após serem levados a uma trincheira francesa, são deixados à morte no território existente entre o local em que estavam e a trincheira alemã. Apesar de todos serem considerados mortos pelo exército francês, Mathilde acredita que Maneth está vivo e inicia, por conta própria, uma busca por pistas que confirmem isto.

Festival Varilux de Cinema Francês

Festival Varilux de Cinema Francês

(França 2011). De Abdellatif Kechiche, Alain Gagnol, François Ozon, Marc Fitoussi, Mia Hansen-Løve, Michel Leclerc, Pierre Salvadori. Com Audrey Tautou, Aure Atika, Catherine Deneuve, Fabrice Luchini, Gérard Depardieu, Isabelle Huppert, Jacques Gamblin, Jérémie Renier, Judith Godrèche, Karin Viard, Nathalie Baye, Sami Bouajila, Sandrine Bonnaire, Sara Forestier, Zinedine Soualem. Em cores/’.

Sinopse

Sinopse

Grandes nomes da cinematografia francesa; exibição de 10 filmes inéditos em 22 cidades; uma mostra em homenagem à atriz Sandrine Bonnaire com oito longas-metragens graças ao Institut Français; exibição de dois filmes ao ar livre e encontro profissional para discutir a distribuição cinematográfica entre o Brasil e a França: essa é a programação do Festival Varilux de Cinema Francês que acontece a partir de 8 de junho em 22 cidades brasileiras. O evento será simultâneo no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23, e em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.

Mais informações sobre a programação aqui.